PESQUISA QUAEST: LULA LIDERA COM 44% E BOLSONARO CHEGA A 26%. CIRO E MORO SEGUEM EMPATADOS (E EMPACADOS) COM 7%

Deu no portal UOL:

Pesquisa da Quaest Consultoria divulgada hoje pela Genial Investimentos aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência no 1º turno com 44%, em um dos cenários testados, com oito pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 26%.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam com 7%, no terceiro lugar. A lista segue com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante), com 2% cada um. Já a senadora Simone Tebet (MDB) tem 1%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em relação às duas pesquisas anteriores do mesmo instituto, não é possível fazer uma comparação, pois houve alteração do cenário pesquisado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não aparece mais no levantamento — na última quarta-feira (9), ele anunciou que não será candidato à Presidência da República.

Desta vez, Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, aparece na pesquisa. Nos dois cenários em que ele participa (veja números abaixo), ele fica com 3% e 1% —nessas situações, há uma quantidade menor de candidatos. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou. Brancos e nulos são 6% e indecisos somam 5%.

Assim como apontou as pesquisas anteriores do mesmo instituto em janeiro e em fevereiro, Lula aparece novamente como o vencedor em todos os cenários testados. Contra Bolsonaro, o petista manteve 54%, enquanto o atual presidente oscilou dois pontos percentuais para cima, de 30% para 32%.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas presencialmente, entre os dias 10 e 13 de março. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%.

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE, a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente em parceria com a Genial Investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *