PLANO DE PAZ DE LULA PARA GUERRA NA UCRÂNIA GANHA DESTAQUE NA REVISTA TIME

Deu no DCM:

O plano de paz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cessar a guerra entre Rússia e Ucrânia ganhou destaque na mídia internacional. A revista estadunidense Time ressaltou que o petista está intensificando uma pressão diplomática pelo fim do conflito. Eis alguns trechos da reportagem:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está intensificando uma campanha para mediar o fim da guerra da Rússia na Ucrânia enquanto busca a reinserção do Brasil no cenário político mundial.

A ideia lançada pelo presidente brasileiro é criar um grupo de países, possivelmente incluindo Índia, China e Indonésia, para mediar as negociações de paz entre as nações enquanto o cansaço da guerra começa a dominar partes do mundo. (…)

Nenhuma proposta formal foi enviada à Rússia, segundo dois funcionários do governo brasileiro que pediram anonimato para discutir detalhes da ofensiva diplomática. Mas Moscou está discutindo a ideia com base nos comentários públicos de Lula sobre o conflito, e ambas as autoridades consideraram a declaração da Rússia na quinta-feira como um sinal de boa vontade para com Lula.

Nos últimos dias, diplomatas brasileiros intensificaram os esforços para apresentar o plano a seus colegas internacionais e conversaram com pelo menos 21 países sobre a ideia durante a Conferência de Segurança de Munique na semana passada, na Alemanha. (…)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *