PODE ISSO, ARNALDO?

A uma semana das eleições, os candidatos vão apertando o cerco aos eleitores, utilizando-se inclusive de métodos contraproducentes, como, por exemplo, soltar rojões uma tarde inteira.

Vejam, agora, o que um leitor do blog diz ter visto hoje de manhã:

Caro Cardosinho, hoje pela manhã,  nas proximidades do comboio, observei várias crianças e pré-adolescentes pedalando bicicletas com  reboques de um certo candidato a deputado estadual, que usa bigodes e distribui abraços e beijos à vontade. Fui claro?

É exagero meu ou isso configura, digamos, trabalho e exploração de menores? A pergunta principal é: ISSO PODE ARNALDO?

A regra é clara: não pode! O ECA proíbe. Um dia desses, um jornal de Brasília flagrou uma situação parecida. Eis um trecho da reportagem:

Em plena capital do país, a equipe do Brasil Notícia flagrou crianças que aparentam ser menores de idade e adolescentes nas ruas de Brasília fazendo campanha para o candidato a deputado distrital Marcos Nogueira (PRTB), mesmo partido do presidenciável Levy Fidélix. Procurado por nossa reportagem, o pretendente a uma vaga na Câmara Legislativa nem sequer se deu ao trabalho de dar qualquer explicação.

Como alguém que pretende ser eleito exatamente para criar leis já começa descumprindo a legislação em vigor? O que o eleitor brasileiro e do Distrito Federal deve fazer para impedir que “cidadãos” como esse venham a se tornar um parlamentar?

20 comentários

  • Antonio Rodrigues Belon

    Candidaturas lamentáveis e nefastas expressam um campo político lamentável e nefasto. Impressiona muito como essas figuras enganam: eleições e reeleições monotonamente repetitivas, prejudiciais e de deformação em deformação. Para varrer tais concepções e práticas, dá para ir de leve?!

  • macaco prego

    tá mar de criatividade

  • anonimo

    Simplesmente não deveria votar em candidato que se posiciona dessa forma. Desculpe a expressão aquele foguetório encheu o saco de todo mundo, menos o dele claro. De beijoqueiro estamos escaldados.

  • Não sei se o tema é pertinente, mas quais seriam os candidatos por Jales? Alguma chance de citarem os nomes e fazermos uma espécie de campanha para tentar eleger um deputado nativo e ainda morador desta cidade? Estou fora, mas ainda voto em Jales. Alguma dica? Seria contra as regras da Lei Eleitoral? Poderia haver alguma união em pró a este ou estse candidatos ou isso é utópico demais?

  • Tropa de Elite

    Era do ilustríssimo deputado ITAMAR sera que não sabe da lei.
    Exemplo de parlamentar.

  • Não desperdice seu tempo amigo justifique seu voto e fique onde está assistindo o mar de bosta que vai desaguar em brasília,aqui n tem nenhum candidato que vale apena o sacrifício e o gasto que vc vai ter,só tem nome e codinome o resto são meras promessas que nunca se ccumprirão

  • Cróvis do bar

    O professor candidato, ao invés de deflagrar sua ira contra os concorrentes, poderia sair à campo e apresentar suas ideias e projetos.
    Por exemplo, onde o senhor fará campanha essa semana aqui em Jales?
    Apresente os locais (casas, empresas, banco da praça) que farei questão de comparecer para ver suas propostas e projetos, pois até agora, só vi (li) suas criticas.
    Ademais, trabalho desde meus 9 anos de idade e nunca morri por causa disso, pelo contrário, desde cedo aprendi a valorizar a importância de se ter uma profissão.

  • menossssssss

    Arnaldooooo .. professor candidato calmaaa.. críticas não leva a nada. Nosso candidato da região e de Jales ao qual o senhor se refere não trabalha com criança e nem adolescente. Menosssssssss, não pode apelar. Candidatos que não colocarem seus blocos nas ruas vão levar levar pau.Itamar esteve em Jales das 16.30 as 18.30.. é muito????

  • Vem pra rua

    Interessante essa maneira de fazer política e divulgar sua campanha ilustre professor.
    Significa então que para conhecê-lo, saber de suas propostas ou ouvir suas ponderações acerca do cenário político nós eleitores é quem devemos procurá-lo?
    Imagino um empresário que não divulga sua empresa, que não sai à campo para buscar novos clientes e fazer novos contatos, e fica em sua empresa esperando a vinda dos clientes ou o contato deles através de seu e-mail…. O fim de uma empresa dessas poderá ser a falência.
    Seria bom rever seus conceitos e sair a campo pois ainda temos uma semana para a eleição. Venha para as ruas, panflete na porta das escolas, visite as empresas às 6h ou 7h da manhã quando os funcionários estão entrando em serviço, faça uma caminhada pelos bairros de Jales, junto com sua equipe de apoiadores, entregando seu material de campanha e mostrando suas propostas.
    Ficar aí, em berço esplêndido, muito provavelmente não lhe renderá os votos que necessita para o pleito a que se candidatou.

    • Antonio Rodrigues Belon

      Eu sou Antonio Rodrigues Belon, figura pública, trabalhador, sindicalista (ANDES-SN), filiado e militante da CSP-CONLUTAS, militante do PSTU. E você quem é?

  • Vem pra rua

    Eu sou eleitor, trabalhador e pagador de impostos, aquele que vota nos candidatos que se candidatam à um cargo eletivo.
    Sou funcionário de uma empresa de Jales e por aqui já passaram 4 candidatos ou seus representantes, expondo os projetos e pedindo o meu voto e de meus colegas de trabalho.
    Não precisei acessar site ou mandar e-mail, nem ir até a casa dos candidatos, pois nesse momento de eleição, deve acontecer a aproximação entre os que postulam os cargos eletivos e nós eleitores.
    Não sou sindicalista, menos ainda militante de partido político ou figura pública. Sou trabalhador e acima de tudo, eleitor.

    • Antonio Rodrigues Belon

      Eu sou Antonio Rodrigues Belon, figura pública, trabalhador, sindicalista (ANDES-SN), filiado e militante da CSP-CONLUTAS, militante do PSTU. E você quem é?

  • ARNALDO (do pode isso ??)

    ESSE PROFESSOR TÁ DE BRINCADEIRA. SÓ PODE.
    .
    .
    Eu sou Antonio Rodrigues Belon, figura pública, trabalhador, sindicalista (ANDES-SN), filiado e militante da CSP-CONLUTAS, militante do PSTU. E você quem é?
    .
    .
    LAMENTÁVEL.

  • Antigamente Eca significava nojo, eca que coisa fedorenta,esse tal de eca que proibe tudo que se diz contra o adolescente é uma verdadeira porcaria criada pelo governo pra tirar a autoridade de pais e educadores de punir e exigir respeito,por isso que virou essa baderna,o governo que fabricar ignorantes pra mantê-los alienados ao poder público em troca de votos.Vamos votar contra esse sistema.psdb fora da educação.

  • Vem pra rua

    Eu sou aquele que não votarei em candidato cujas propostas e projetos não conheço.
    Não vi seu material de campanha e pelos dias e horários de suas postagens aqui nesse blog, o ilustre candidato deve estar demasiado ocupado, com pouco tempo para sair às ruas e pedir votos para a população.
    Dia 05/10, lá pelas 19h, a resposta virá…. diretamente das urnas.

  • Tonho Toicim

    Eu vou votar no Professor

  • Joao Missoni Filho

    Não quero entrar na discussão acima, até porque em se tratando de politica, religiao e futebol, sempre haverá motivos para controversias, mas, eu RESPEITO MUITO aqueles que tem coragem de disputar votos, e o Prof. Belon é um deles.

  • EU E ELE

    João Missoni Filho li e respeito sua opinião, Belon Prof. honesto,de moral e caráter.
    Meus Respeito Belon independente de qualquer coisa.Não é qualquer um que topa uma briga dessas não(só os homens de caráter e ideologias próprias.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *