PODE ISSO, ARNALDO?

DSC00824

DSC00831

A campanha eleitoral, ao que parece, está começando a esquentar. Ontem, duas pessoas me ligaram para falar sobre possíveis irregularidades com a propaganda eleitoral de alguns candidatos.

A legislação eleitoral diz que, em bens particulares a colocação de faixas, cartazes, placas, pinturas, inscrições, etc, é permitida, desde que não excedam os 4 metros quadrados.

Diz, também, que a propaganda eleitoral está proibida nos bens de uso comum, como cinemas, clubes, igrejas, lojas, etc, mesmo que sejam bens particulares. Nos bens públicos, então, nem pensar.

No caso das placas dos candidatos Carlão Pignatari(PSDB) e Rodrigo Garcia(DEM), há quem diga que elas estariam irregulares, pois estão instaladas em um mesmo terreno e, juntas, passam dos 4 metros quadrados.

No caso da propaganda da candidata Analice Fernandes(PSDB), também existe uma irregularidade aparente. Como se vê ela está afixada na parede de uma loja, ou, se preferirem, um bem de uso comum.

Segundo, no entanto, um dos colaboradores da campanha da deputada, a loja – Essence Lingerie – está desativada. Ele entende que, nesse caso, não existe irregularidade, pois, com a desativação, a loja deixou de ser um bem de uso comum.

As regras parecem claras, mas, como se vê, ainda deixam margens a interpretações.

42 comentários

  • EU E ELE

    Jalesense não votem na Analice. O que ela trouxe de bom para jales: Ungida e Calado.
    O PSDB e Cia. estão acabando com Jales nos que somos jalesense de nascimento precisamos escolher melhor, ou seja quem trabalhou para Jales, Santa Casa e Hospital do Câncer.

    • E o Carlão???

      O Carlão foi acusado pelo Ministério Público no caso da Máfia do asfalto, ninguém fala nada. O Garcia foi acusado no escandalo internacional dos trêns de São Paulo. Ninguém fala nada. Porque Cardosinho??? Só fala da Analice…

    • Zé Bolacha

      Pergunta para o Provedor Venturini quanto ela trouxe para Santa Casa em todos os seus mandatos até hoje….é UMA DECEPÇÃO , UMA GRANDE ENGANADORA

  • Propaganda nao faz mal a ninguem

    Cade as propagandas da oposiçao? Cade as propagandas do PT? Nao temos candidato.
    Como nao tem, vamos brigar com as propagandas da Analice, Carlao, ……
    Inveja mata

  • OLHA ISSO AÍ PODE SIM………SE PODEM ROUBAR, QUE MAIS???? POIS SÓ BURRO VOTA POR PLACAS…..EU NÃO.

    • Demétrio Cesar

      Parabéns. Acompanho o índice de desenvolvimento educacional mundial e, algumas situações me chamaram à atenção. No ano de 2010, o Brasil ficou em 4º lugar na copa do mundo e, na avaliação educacional em 85º lugar no ranking. Após 04 anos, exatamente no ano de 2014, o Brasil ficou em 4º lugar no ranking do futebol (afinal este era o país do futebol) e na avaliação da educação ficamos em 79º lugar, muito bem, subimos 5 pontos. Em ambas as situações vi brasileiros chorando, também fiquei triste, porém mais triste porque ninguém chorou pela posição do ranking na educação, ficamos abaixo de vários países subdesenvolvidos. Então nobre amigo Nilton, estou com você que não devemos votar em placas e, sim em propostas e ações que possam trazer desenvolvimento para a nossa cidade e região, somente com o voto consciente poderemos mudar o rumo de uma nação. Valeu, boa sorte para todos, grande abraço.

  • anônimo

    todos fazendo seu investimento em belas placas e faixas… depois de eleitos seremos nós que pagaremos por elas…

  • Carlos

    O prédio com a placa da deputada esta vazio.
    É de particular.

  • nem com placas, nen sem placas eu nao voto para ninguem.

  • anônimo

    au au au, precisa votar, quem vota em branco ou anula o
    voto, está ajudando os piores, escolha o menos ruim e vote

    • Beija-flor

      Isso mesmo! Votar é preciso!
      Escolher com consciência um representante da cidade para elaborar projetos e leis que beneficie a cidade, as pessoas, o Brasil e o mundo e eleger o candidato da própria cidade.Abster-se de votar é deixar que qualquer um comande sua vida e a de sua família.

  • Bruno Almeida

    Me lembrei de um samba do passado ( Se gritar “pega ladrão”, não fica um; meu irmão ).

    • anônimo

      boa lembrança Bruno Almeida… não fica um, de A a Z… todos trabalhando em “prol” de si mesmos e de sua “famiglia” e do grande filão que é liberar verbas… legislar que é bom, nada.

  • jalesense

    Votem na Analice porque o MAto Grosso e o Beto estão pedindo votos pra ela!
    Votem no Carlão e Rodrigo porque o Gibão e o Juliano Matos tão pedindo votos pra eles!
    Votem pro Gilmar e Pro Rodrigo porque o Bixiga e a Nice estão pedindo votos pra eles

  • Lelito

    O que esses candidatos fizeram na Educação, Saúde, Segurança, obras públicas, pra Jales ?!

  • irmão da batista

    estou em dúvida se voto no Davi Zaia ou no Bolçone. Esses pelo menos não prometeram nada e não cumpriram até hoje.

  • kkkkkkkkkkkkk

    Vamos votar no filho de Jales Juliano Matos

  • Ó

    JALES NÃO TEM 3 CANDIDATOS ???????? VOTE EM UM DELES

    • Beija-flor

      Concordo plenamente com você, Ó, porque são quatro anos de mandato eleitoral.
      Jales possui candidatos e a população deveria se unir para eleger ao menos um.
      Um Deputado Estadual da própria cidade é uma força na política local! É desenvolvimento certo para a cidade!

  • Ó

    CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL

    DEMÉTRIUSSSSSS ESTE É DE JALES 100% JALESENSE

    • Beija-flor

      Demétrio é um homem do povo que ama gente e a cidade e a região onde reside.

    • Demétrio Cesar

      Caro “Ó”, sou nascido em Santa Fé do Sul, morei alguns anos em São Paulo; por ser da região e ter muitos parentes, decidimos que moraríamos em Jales, isto faz 25 anos, mais ou menos o tempo que tivemos o único deputado federal, saudoso Roberto Rollemberg. Faz 50 anos que tivemos o único deputado estadual, o então querido Oswaldo de Carvalho. Acredito que está na hora da cidade de Jales e a sua micro Região recuperar a sua identidade. Somos 03 candidatos que temos a intenção de ser eleito e poder representar o nosso povo no legislativo estadual. Vamos dar uma chance para um representante que possa ouvir e trazer os resultados que o nosso povo tanto clama. Agradeço muito “O”, pelo apoio, tenha a certeza que ser for eleito não vou decepcionar aqueles que depositaram a confiança no meu trabalho. Não esta sendo fácil a caminhada, porém tenham a certeza que vou até o final. Eu viajei muito por estes rincões deste Brasil, em todos os lugares a nossa cidade era lembrada pelo esporte maravilhosos que despontou, no caso o basquete e, também éramos referência no cultivo de uvas na qualidade de mesa como benitaka, centenium, brasil enfim. Eu ficava orgulhoso de ouvir elogios de nossa cidade. Precisamos retomar urgentemente esta posição no ranking para despertar nos empresários novos investimentos e trazer novos moradores, porque a evasão é muito grande de moradores da nossa região por falta de opção de empregos. Meu amigo “O”, já que você esta demonstrando que eu reúno condições para representar Jales, segue o meu número 51.700, divulgue, pois a redes sociais poderá nos ajudar bastante. Boa sorte, grande abraço e que Deus nos proteja.

  • COMPANHEIRO

    Por acaso , estava passando no corredor da Santa Casa e vi uma placa de agradecimento para a Deputada Analice, estranho, também fui ate a FATEC, e vi que estava diferente, reformada, eu muito curioso fui perguntar quanto gastaram nessa reforma , 4.000,000,00, quem consegui esta verba a DEPUTADA ANALICE FERNANDES, legal e ainda falam que ela não faz nada pela sua cidade, só os outros deputados estaduais e federais que fazem tudo, quanto mesmo ele mandaram para Jales, muito pouco , para cidade deles, muito , vamos votar em quem mesmo ???

    • ABSURDO

      CARO COMPANHEIRO, VOÇE DEVE ESTAR DE BRINCADEIRA NÉ !!!

      A DEPUTADA CARONEIRA MAIS UMA VEZ ABRAÇANDO OBRA DO GOVERNO ESTADUAL !!! A FATEC TEM INVESTIMENTO NO ESTADO INTEIRO.

      AGORA NA SANTA CASA OQUE ELA CONSEGUIU MESMO ????????

      JÁ SEI, COM ESTE COMENTÁRIO VOÇE DEVE ESTAR TIRANDO UM SARRO NA ANALICE. SERÁ ?????

    • anônimo

      Oi COMPANHEIRO, ligue para Santa Casa de Jales 3622500, fale com o provedor Zé Pedro Venturini e pergunte p ele qto essa deputada Analice ajudou ele, Zé Pedro, desde que ele assumiu a provedoria da Santa Casa, e olha que ele é do mesmo partido dela PSDB.

      CASO VC NÃO QUEIRA LIGAR, VAI AQUI A RESPOSTA;
      NADA, NADINHA DE NADA,fica prometendo sempre para o próximo ano, o Zé Pedro já está no segundo mandando e NÃO RECEBEU NENHUM CENTAVO ATRAVÉS DE DEPUTADINHA….

      FORA CANALICE

      NICE A PIOR PREFEITA DE JALES

      • Demétrio Cesar

        Caro anonimo, durante a minha campanha não usei de trampolim e não usarei para fins políticos, o hospital de câncer e a santa casa. Lamentável, que continua acontecendo por muitos anos estes métodos de enganação. Se for eleito, pretendo criar mecanismos para que estas instituições tão valorosas possam gerir as suas administrações sem depender de promessas de políticos, principalmente no ano político. Elas tem necessidade de receber recursos o ano todo; não só para comprar e dar manutenções a equipamentos, mas principalmente criar plano de carreiras para os seus funcionários para que eles cada vez mais possam ficar satisfeitos. Não vai depender somente do meu empenho e, sim de um conjuntos de ações para realizar esta proposta. Conto com vocês nesta empreitada. Boa sorte para todos.

  • Anônimo

    Esse Demétrio deveria ter feito igual o Juliano Matos, nem se candidatado. Juliano foi candidato a deputado e sentiu que o buraco é mais embaixo, por isso recuou e sem grana não é mais candidato, segundo ele. se não tiver grana não vai a lugar algum. Infelizmente Jales não terá deputado por mais quatro anos, e oito, e doze, e…., e…..

    • Beija-flor

      Isso mostra que o Demétrio tem coragem, fibra e garra o suficiente para enfrentar uma concorrência desleal onde se compram votos e eleitores a troco de dez ou vinte reais! Pagamentos de contas de água e luz e outros “brindes”.Óculos e dentaduras… Promessas que não se cumprirão…Enganação!
      As eleições no Brasil deveriam cortar todos esses gastos de campanha, uma vez que polui as cidades visualmente, sonoramente e ambientalmente.
      Também tem a questão da política limpa e honesta porque a política em si não foi criada na Antiga Grécia para virar essa politicagem suja e que virou.
      Quem não tem capacidade para convencer com integridade persuade com baixarias denegrindo a imagem do outro.
      A política deveria servir o povo e não o povo servir à política.
      A politica organiza a vida da gente e não deveria ser tratada com tanta banalidade.Política é coisa séria.
      Eu voto em quem campanha sem compra de votos!

    • Demétrio Cesar

      Não é o dinheiro que faz o candidato é a coragem, a determinação, a vontade, o respeito, que faz mudar o pensamento de um povo. Não sou pessimista, se não for desta vez, continuarei lutando para melhorar a imagem de nossa cidade. Vai chegar em um momento que os eleitores vão perceber a necessidade de ter um representante, É uma pena que algumas lideranças continuam puxando a corda para arrebentar do lado que não contribuem com nada. Boa sorte para Jales e região, grande abraço.

  • Beija-flor

    Acho que essas campanhas políticas deveriam mesmo ser realmente apenas com a “sola do sapato” porque quando se precisa de dinheiro… muito dinheiro para campanhar, a política torna-se mercenária e suja.
    É exatamente por esse motivo que a política está desacreditada. Pensam em comprar os votos e os eleitores com “pentinhos e bujigangas” assim como os colonizadores portugueses fizeram com os índios.
    Não pensam em honestidade nem no bem de todos mas no próprio umbigo.
    Desculpem mas eu não voto em candidato que compra voto de eleitorado e depois nem sequer se recorda dele nos quatro anos de mandato.Estou com DEMÉTRIO!

  • povo que não analiza perfil do candidato tem que se ferrar mesmo

    admiro a coragem do jovem Demétrio, mas ele mesmo sabe que não tem chance nenhuma. posso até votar nele, mas sabes que se tiver sorte chegarás nos 500 votos.

    • Demétrio Cesar

      Bom dia, meus amigos. Muito obrigado pela coragem de divulgar o meu nome. Que cada eleitor de Jales e região seja um voto multiplicador. Para que estes políticos chegassem com êxito ao pleito, alguém acreditou, outros se decepcionaram. Que tenhamos a coragem de tentar a mudança em conseguir não o individual e sim o coletivo. O que eu ouço nas ruas, é lamentável, vivemos no passado com negociatas na calada da noite, que não trazem benefícios nenhum para a nossa cidade. Um assessor de um político da nossa região, me disse se o meu patrão não ganhar estou no “sal”, ou seja , este sujeito esta quase uma década sem fazer nada. Será que isto que desejamos que faça com o recolhimento dos nossos impostos. Pense nisto, boa sorte para todos, grande abraço.

    • Demétrio Cesar

      Fico feliz pelo jovem, tenho 51 anos, a minha formação acadêmica, foi o que eu consegui cursar administração de empresa, porém não era o que eu gostaria, mas sou feliz profissionalmente. Todos os votos são bem vindos, até porque não possuo milhões para derreter na campanha. Mas estou feliz com o resultado até agora. A vitória talvez será uma consequência da necessidade de mudança que precisa acontecer em nossa cidade e região. Grande abraço a todos.

  • Barrado na posse

    Demétrio vai pedir votos na rua e para de escrever neste brog, queremos ver vc ter mais votos que a analice e o claidir tiveram

    • Beija-flor

      Vivemos em uma Democracia, Barrado na posse, e as pessoas são livres para se manifestarem onde e quando bem quiserem desde que não afetem a moral e os bons costumes e, isso Demétrio não fez. Perdoe-me mas tive que me manifestar.

  • Anônimo

    DEMETRIUS 120 VOTOS

  • EU E ELE

    Analice não trouxe nenhum centavo para a Santa Casa de jales, por isso a mesma ficou brava pois seu nome não constava na placa na entra da mesma.
    Na Fatec o dinheiro se veio foi do próprio governo e não através dessa candidata, que gosta de pegar carona nas doações.

  • EU E ELE

    DEMÉTRIO CESAR,você terá meu voto, pela sua coragem e pelo que disseste acima, Não é o dinheiro que faz o candidato e sim a coragem,a determinação, a vontade e o respeito, pois tem muita gente que só trabalha por interesse, mesmo que não sejas eleito terás outras oportunidades. Felicida de coração.

  • Beija-flor

    Estamos cansados de ver, ao longo de anos, o esbanjamento durante as campanhas políticas.
    E também estamos “carecas” de saber que depois eles reembolsam todo o dinheiro que gastaram em suas campanhas políticas e nem se lembram que um dia vieram arrebanhar eleitores e votos nas “periferias” do Estado.
    Nem sequer lembram dos interesses das minorias.
    As minorias é quem fazem a produção desse país.
    Pense nisso com carinho antes de escolher em quem votar.

  • popó

    DEMETRIUS PARABÉNS PELA SUA CORAGEM O QUE VALE É A INTENÇÃO VOCÊ COLOCOU O SEU NOME PARA SER JULGADO E VOTADO PELAS PESSOAS SE NÃO DER DESTA VEZ VAMOS TENTAR E MOSTRAR QUE JALES TEM CONDIÇÕES DE TER UM REPRESENTANTE COMO DEPUTADO. FORÇA SE AS PESSOAS QUISEREM VOTAR POR FAVORES E DINHEIRO ,PACIÊNCIA POIS ELES É QUE VÃO ESCOLHER E VÃO SOFRER MAIS ALGUNS TEMPOS .VAI LA FORÇA E SEJA O QUE O POVO QUISER. DEMÉTRIUS O MEU CANDIDATO POSSO DIZER QUE VC É GENUINAMENTE DE JALES POIS 25 ANOS É UMA VIDA EM FAVOR DE JALES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *