PREFEITURA DO RS DERRUBA BUSTO EM HOMENAGEM A EX-PRESIDENTE COSTA E SILVA

costa e silva

É cada coisa que a gente vê. Será que isso vai ajudar o país a ficar melhor? Vejam a notícia do G1:

A prefeitura de Taquari, município a 101 quilômetros de Porto Alegre, derrubou nesta terça-feira (16) o busto em homenagem ao marechal Artur da Costa e Silva, que foi presidente do país durante o regime militar (1964-1985).

O trabalho foi executado por uma máquina da prefeitura, mas até agora o município não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Presidente da República entre março de 1967 a agosto de 1969, Costa e Silva é natural de Taquari.

O monumento com mais de dois metros de altura em granito e bronze negro foi construído em 1976 e estava localizado na Lagoa Armênia, em uma praça central da cidade. A retirada da estrutura ocorreu na véspera dos 45 anos da morte do militar, nesta quarta-feira (17).

Segundo o relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), divulgado semana passada, todos os militares que se tornaram presidentes durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985, são responsáveis pelas violações de direitos humanos. Na lista, figura o nome de Costa e Silva.

Procurada pelo G1, a assessoria do município adiantou que desde a semana passada o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco (PT), analisava a possibilidade remover o busto. Um dos motivos seria o relatório da CNV. Ele deve se manifestar sobre a iniciativa ainda nesta terça.

Após a remoção, a estrutura será levada a casa onde Costa e Silva residia em Taquari, informou a prefeitura. No local, funciona atualmente um museu tombado em homenagem ao ditador.

7 comentários

  • A

    Achi correto, principalmente se o tal nunca lembrou da cidade natal.

  • Marcio

    Também acho certo, esses cretinos destruíram famílias em nome do poder. Na Argentina nestor Kirchner retirou os retratos dos militares da galeria de presidentes. O Brasil tem que seguir o exemplo

  • Cafundó

    Um dos mais ridículos presidentes ditadores que por mais de vinte anos ocuparam o poder com apoio da Globo, do Estadão e da Folha, de banqueiros e da direitona raivosa. Anos de chumbo de trista memória!

  • ESKA RADO

    TEM DE DERRUBAR MESMO, DITADOR, TORTURADOR, ASSASSINO NAO MERECE ESTATUA NEM AQUI NEM NA CHINA

  • podem falar o que quiserem, estamos em uma democracia…
    O investimentos na infra-estrutura do país, foram feitos na época dos militares. Querendo ou não, isso faz parte da história do país. Negar essa história e retira-la do nosso dia a dia, torna-se um meio de induzir as novas gerações. O que mais agora o PT vai querer apagar?

  • vai ser o mensalão, petrolão ou o BNDES?

  • Brasil

    Apesar dos excessos, os Militares fizeram rodovias, usinas e hospitais. As rodovias BRs estão do mesmo jeito e com pedágios. Hoje, mito dinheiro, mas, a corrupção não faz a melhoria. Exemplo. BR 153 não conseguiram duplicar. Trocamos a dureza pela moleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *