REVISTA ‘VEJA’ PEDE DESCULPAS POR EXTRATO FALSO MAS SERÁ PROCESSADA POR ROMÁRIO

romário-carta capital

Não custa lembrar que, mesmo desmentida por Romário, a revista ainda insistiu na mentira por mais uma semana. A notícia é da Carta Capital:

O senador Romário (PSB-RJ) divulgou em suas redes sociais e no Plenário do Senado o documento emitido pelo banco BSI, da Suíça, confirmando que o extrato bancário em seu nome publicado pela revista Veja é falso. Segundo a publicação semanal da Editora Abril, Romário teria uma conta não declarada no BSI, na qual estariam depositados cerca de 7,5 milhões de dólares.

“A dita revista menciona que o sr. Romário é titular de uma conta no banco BSI Suíça e publica um extrato bancário de número 032254AA de 1º de janeiro 2015 a 30 de junho 2015. Nós estabelecemos como certo que este extrato bancário é falso e que o sr. Romário de Souza Faria não é o titular desta conta em nosso banco na Suíça”, afirma o BSI em nota oficial.

Segundo banco, os fatos constituem “delitos penais graves” e, por isso, a instituição “solicita a abertura imediata de um procedimento penal” no Ministério Público da Suíça.

No Senado, Romário disse ter tido uma amostra “do que há de pior no jornalismo”, que se manifesta quando alguns profissionais “pensam que detêm a exclusividade da informação e da verdade”.

Romário reafirmou que disse aos repórteres de Veja que não era titular da conta mencionada e que não tinha relação como banco, mas “eles insistiram na veracidade do documento”. Mesmo diante da negativa, disse Romário, os jornalistas “não tiveram a prudência de investigar com afinco a veracidade do documento”.

Romário afirmou que o episódio serviu para mostrar a “falta de ética de Veja”, uma revista “sem credibilidade”, e prometeu pedir indenização por danos morais no valor de dez vezes o valor supostamente sonegado por ele: 75 milhões de reais, portanto.

Em nota publicada em seu site, Veja reconheceu que o extrato publicado por ela é falso e disse estar “revisando passo a passo o processo que, sem nenhuma má fé, resultou na publicação do extrato falso nas páginas da revista”.

A retratação por inverdades publicadas é prática comum na publicação da editora Abril. Em fevereiro deste ano Veja, por exemplo, desculpou-se com a família do ex-presidente Lula por ter publicado, com o título “Comemoração estrelada”, a realização de uma festa infantil de um sobrinho do ex-presidente que teria custado R$ 220 mil e sido paga em dinheiro. Tal festa nunca existiu, e Veja se retratou.

A revista está ainda sendo processada por Lula por conta da reportagem de capa da mesma edição em que foi publicada a denúncia falsa sobre Romário. O ex-presidente  e a suposta fonte da denúncia contra Lula desmentiram a reportagem, que não foi repercutida em nenhum outro veículo.

5 comentários

  • Eagle

    No brasil está institucionalizada a barbárie fascista com nome de PSDB e PMDB contra o próprio brasil…em meses efetivaram uma crise que só os brasileiros comuns sofrem…os políticos trocarão de cadeiras, entrarão os governos anteriores e a roubalheira será ainda maior como foi essa, agora repetidas pelos heróis do país que antes desse governo roubaram muito mais do que hoje. É o rodízio

  • Carra

    tem que processar mesmo revista Veja é muito suja acusa todos os que o grupo Abril não gosta e depois que faz a cagada vem pedir desculpas,ai ja é tarde pois fez uma merda no nome do cara que é o causo do Romário e esta revistinha fez isto com ele pois ele não deve ter atendido alguns pedidos do grupo ABRIL CULTURAL ja que esta revista gosta de levar vantagens em tudo.e ta quebrada e deve ter pedido alguma coisa para favorecer ao grupo ABRIL E O ROMARIO NÃO ATENDEU AI QUISERAM SUJAR O CARREIRA DELE.Pau na cabeça da veja Romario o povo esta com voce

  • animado

    OS MILITONTOS ABUNDAM NOS COMENTÁRIOS, mas o PT acabou, é questão de semanas a renúncia da presidanta ou a abertura de um processo de impedimento legal por atos ilegais. Tchau, petralhas, toda a cúpula está presa, e é questão de tempo para o grande capo – o lula – também ser convidado para conversar com a justiça (juiz federal S.moro).

  • come tudo

    Querido Animado:vc deve ser um multi milionário para ter tanta raiva do PT pois se vc fosse empregado jamais pensaria assim .Entenda como quiser Coxinha se a Dilma for cassada o que não vai acontecer,vai ter nova eleição e vamos bater em voces de novo pode ser com o # Aéciopo #Alkimimsorvetedechuchu#e toda tropa dos tucanoss

    • AMIGÃO, VC DEVE SER UM QUE MAMA EM ALGUM CARGO, POIS OS EMPREGADOS ESTÃO EM ALERTA COM A POSSIVEL DEMISSÃO, POIS ESSE SISTEMA DE GOVERNO FALIU, INDEPENDE DE PARTIDO, E APOSENTADOS VIVEM A RECLAMAR A PERDA DO PODER DE COMPRA DE SEUS SALARIOS,HOJE TODO CIDADÃO POR MENOS INTELIGENTE QUE SEJA, CONSEGUE VER E ENTENDER QUE ESSE SISTEMA DE GOVERNO COM 512 DEPUTADOS FEDERAIS E 81 SENADORES QUE NÃO ESTÃO NEM UM POUQUINHO EMPENHADOS EM CUIDAR DA PATRIA JÁ NÃO DÁ MAIS, CHEGA…. E FAÇO UM DESAFIO, EMBORA NÃO TE CONHEÇO, MAS ACREDITO QUE SE EU E VC CONVERSAR MEIA HORA E TROCARMOS INFORMAÇÕES, COM CERTEZA VAMOS ENCONTRAR MEDIDAS COERENTES PARA A SAUDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, PODE CRER….ABÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *