SEM FAXINEIRA, ATÉ DENTISTA ESTÁ AJUDANDO NA LIMPEZA DO POSTO DE SAÚDE DO PARAÍSO

Uma usuária da ESF “Francisco Xavier do Rego”, no Jardim Paraíso (não se assustem: a foto foi tirada em dia de vacinação), entrou em contato com este aprendiz de blogueiro para reclamar de uma situação que ela vivenciou dia desses, quando procurou atendimento odontológico naquela unidade de saúde.

Segundo a usuária, a dentista do posto não estava atendendo e a explicação que deram a ela foi no mínimo curiosa: a profissional estava afastada por uns dias em virtude de um acidente sofrido enquanto ela ajudava na limpeza da unidade de saúde.

De acordo com a usuária, há algum tempo que a ESF do Paraíso não conta com uma ASG para fazer a limpeza, que está sendo feita pelas agentes de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiras e, segundo o relato, até pela dentista.

Convenhamos, se a situação está assim em uma ESF, onde a limpeza é um fator primordial, imaginem o resto.

Tudo leva a crer, no entanto, que a Prefeitura já está ciente do problema. Há algumas semanas, o prefeito, com autorização da Câmara, criou 93 novos cargos a serem preenchidos por concurso. Destes, 55 cargos são de “auxiliar de limpeza”. 

8 comentários

  • Anônimo

    Venho aqui expressar a real situação do que acontece nos postos de saúde. Dentista limpando o posto não é novidade, muitos dentistas, enfermeiros, agentes de saúde, enfim todo mundo realizando faxina porque a prefeitura não contrata auxiliar de limpeza. Se o problema de uma dentista fosse apenas limpar o posto tava bom. E em relação a falta de dentistas que existem em alguns bairros? Ex: novo mundo, área central, municipal. Jales tem a pior cobertura na atenção Odontológica de SÃO CARLOS até Santa Fé do Sul. Uma vergonha para uma cidade desse porte. São 51% de área descoberta. Ou seja : as pessoas desses bairros não tem direito a um tratamento odontológico. Apenas emergências, em caso que tenha dor. SÓ TAPANDO BURACO é a verdade. Eu como paciente, procurei me informar da situação para saber se era verdade e é mesmo! Só não entendi porque vai fazer um concurso e não tem cargo para dentista que está faltando, e tem 13 cargos para enfermeira sendo que tem posto que tem até duas. Tirem a conclusão de vocês. E Cardosinho peço que de uma atenção a essa situação relatada porque tô cansada de toda semana ter que procurar um dentista diferente para meus filhos serem atendidos

    • Elias

      Jales não pode abrir concurso para dentista pq se não me engano, o ultimo que teve esta na justiça, inclusive correndo o risco de ser exonerado todos que concursaram em tal concurso.

  • Elias

    Só não entendi o “até a dentista”, quer dizer que os outros cargos podem entrar pra faxina, mas “até a dentista” não pode né. É oq eu falo, todos os cargos e funções devem ser respeitados, dentista executar a função de dentista, médico de médico, recepcionista de recepcionista, telefonista de telefonista, enfermagem de enfermagem e ASG de ASG, cada um é preparado para tal função, ou pelo menos deveria ser, por isso a “dentista” se machucou ma função de “faxina”, ela não esta apta a tal atividade, embora tenha nível superior, assim como um ASG, um Enfermeiro, uma telefonista, um médico, não vai fazer a função de dentista ou vice versa, pq não se tem tal conhecimento na área.
    Me desculpem, mas alguém de enfermagem, de cargo administrativo ou seja lá oq for, ter que entrar na faxina é desvio de função, assim como um ASG exercer outra função tbm seria.

  • Observador

    Dinheiro para pagar horas extras para os apadrinhados tem(sem trabalhar).Acorda MP.

  • CLAUDIA LUÍSA DONATO

    Acho ,que todos dessa gestão estáo fazendo o possível para organizar as coisas,que vem de anos sem direção certa
    Qto a um profissional vendo a dificuldade que estamos enfrentano ,poder disponibilizar um tempinho p ajudar ,não vejo problema

    Tem profissional que não apaga uma lâmpada quando necessário, não desliga o ar condicionado nem papel toalha que acabou de enchugar a mão ,não são capazes de jogar no cesto de lixo ,jogam no chão…
    Agora podermos colaborar em um momento difícil ou ate quando a ASG tira ferias; acho que é questão de educação e amor ao próximo ,precisamos mudar esse pensamento ,nos unirmos por Jales ,superar a crise e assim todos serão beneficiados

    • Sorriso amarelo

      Tem funcionário que faz tudo isso; faz até a mais. E seus chefes são
      incompetentes e não sabem nada !
      Desânimo total…
      Retrocesso…
      Lamentável …… e o pior está por vir marionetes…. marionetes de gente mais incompetente ainda…

    • Funcionário

      Concordo que os funcionários precisam se ajudar! Porém essa situação não é de hoje, são 2 anos, sabe contar, 2 anos não é 2 meses ou 2 dias, são 2 ANOS sem funcionário da limpeza e recepção em alguns postos de saúde.
      Ajudar sim, agora se tornar o responsável por cargo que não é seu, completamente errado. Faz 2 ANOS que os funcionários estão ajudando a administração, acho que já deu né? Ou você continua achando certo, vá lá e faça esse favor para a administração!

  • Humirde

    Funcionários em geral, NÃO estão contentes com o salário, com o chefe, a cidade de FRANCA está com milhares de vagas, mudem prá lá, mas vão logo, porque se não o povo do Lulala invade tudo hein.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *