SEM PETISTAS, OPERAÇÃO ZELOTES TEM PEDIDOS DE PRISÃO INDEFERIDOS E SIGILO DECRETADO

Os prezados leitores já devem ter ouvido falar da “Operação Zelotes“, embora ela esteja sendo ignorada pela grande mídia. Trata-se do maior caso de sonegação fiscal do país, que envolve grandes grupos, inclusive da mídia, como é o caso da RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul.

A Polícia Federal já confirmou prejuízos de R$ 6 bilhões aos cofres públicos, o que representa o triplo do que já ficou constatado no escândalo da Petrobras, o “Petrolão”. Calcula-se, no entanto, que o prejuízo com a sonegação poderá chegar a R$ 20 bilhões. Até onde se sabe, o PT não está envolvido.

E talvez por não envolver o PT, a investigação está enfrentando problemas. Na semana passada, a Corregedoria Nacional de Justiça determinou a notificação do juiz responsável pela 10ª Vara Federal do DF, onde o processo está tramitando, a fim de que ele preste algumas informações, no prazo de 15 dias.

Os motivos? Segundo está informando a Carta Maior, o juiz está sendo criticado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal por prejudicar a apuração dos fatos. Ao contrário do que acontece na Lava Jato, onde o juiz Moro autoriza a prisão até de inocentes, o juiz do caso Zelotes indeferiu os pedidos de prisão temporária de 26 investigados.

Além disso, ele não concedeu a prorrogação do monitoramento das escutas telefônicas e de e-mail dos envolvidos. E determinou o sigilo das investigações, pois isso “provocaria desnecessária exposição da intimidade dos investigados perante os meios de comunicação”.

Não sei se o juiz está correto quanto ao indeferimento das prisões, mas, pessoalmente, acho que ele está certo quanto ao sigilo. Esse tipo de investigação não deveria se tornar um espetáculo de mídia, como acontece na Lava Jato.

Ontem, o ex-presidente FHC declarou, segundo o Estadão, que “a democracia está trabalhando”. Segundo ele, “os tribunais começam a funcionar, a polícia começa a prender quem não era preso, os procuradores acusam e a imprensa divulga“.

Em alguma coisa ele tem razão: ao contrário dos tempos em que tínhamos um engavetador-geral e nenhuma investigação ia adiante, as instituições realmente estão funcionando. E a imprensa está divulgando.

Os dois casos – Lava Jato e Zelotes – estão demonstrando, no entanto, que o funcionamento das instituições e a divulgação da imprensa, estão sendo bastante seletivos.

Em tempo: amigos coxinhas, por favor, sejam educados nos comentários.

14 comentários

  • Finado Zé.

    Inocente!!!Preso…quem? Dirceu…Vacari…Jarbas…ha tenha paciencia.

  • Anônimo

    estar filiado ao PT por si só deveria ser motivo de prisão perpétua.

    Parabéns Moro, o Brasil está contigo. Mas prende logo o chefe maior, o barbudão de 9 dedos, por que o povo está contando os minutos para ver isso acontecendo.

  • Anônimo

    Sem petistas, sem corruptos contumazes, logo, sem prisões. É uma lógica.

  • Neutro

    Cardosinho seu blog é muito interessante e não tenho dúvida mas seja imparcial mostra nos o q acontece no Brasil independente de partido, ataca o pt o psdb pois acompanho seu blog mas ta começando a ficar um pouco menos atrativo

  • DESANIMADO

    AOS FASCISTAS BRASILEIROS;-

    MPF confirma: corrupção na Petrobras é herança maldita de FHC.
    Tags: Aécio Neves, corrupção, fernando henrique cardoso, fhc, Ministério Público, Ministério Público Federal, Operação Lavajato, Paulo Roberto Costa, Petrobrás, psdb
    Na petição feita pelo Ministério Público pedindo para bloquear contas bancárias das empreiteiras envolvidas na Operação Lavajato (indeferida pelo Juiz Sérgio Moro), os procuradores afirmaram que o esquema de corrupção teria começado antes da gestão de Paulo Roberto Costa e Renato de Souza Duque nas diretorias da Petrobrás.
    “Muito embora não seja possível dimensionar o valor total do dano, é possível afirmar que o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobras, pelo que a medida proposta e ora intentada não se mostra excessiva”, argumentaram.
    Logo o esquema vem, pelo menos, desde o governo FHC, como já observamos em notas anteriores. As investigações e ressarcimento aos cofres públicos precisa ir até o período em que os crimes não prescreveram ainda.
    Petrobras
    E mesmo nos casos em que houve prescrição é preciso criar uma espécie de “Comissão da Verdade para casos de corrupção” convocando FHC e seus aliados para explicarem à luz da história os crimes de corrupção em seu governo para não se repetirem nunca mais.
    A notícia vem de “O Globo”
    Até aqui a matéria do Amigos do Presidente Lula
    Cometário do Blog:
    Então: Vão mesmo investigar a corrupção pra valer ou o único objetivo é criar mais instrumentos para dar um golpe “institucional” derrotando o Governo que deixou investigar aquilo que antes a PF e o demais órgãos eram proibidos de investigar? Por que a mídia só fala do PT, se o próprio Ministério Público fala de um período muito maior onde a corrupção supostamente se instalou? A mídia esta preparando o golpe. Culpa o PT e intenta derrubar o Governo Dilma recém eleita. As instituições vão seguir no mesmo diapasão golpista? Ao que tudo indica vão. Há uma luta pela frente. E a luta é pela manutenção do Estado de Direito que conquistamos a duras penas, depois de uma renhida luta contra a Ditadura Militar. Manter os direitos conquistados e avançar mais. É esta a luta a ser travada agora. A mídia quer dar o golpe com suas mentiras diárias, por que sabe que a Lei dos Meios de Comunicação agora virá. E terá que vir também a necessária Reforma Política para acabar com o financiamento Privado de campanha e fortalecer Partidos Políticos verdadeiramente ideológicos , com o voto em Lista.

    • Finado Zé.

      Para de usar o copiar,colar….ninguém ta lendo isso…há o comentário la em cima muito boa..só de ser filiado ao PT já. é suspeito .kkkkkk

  • A culpa e' do juiz

    Quando fazia campanha para a eleiçao, o PT dizia que com o governo dele, a justiça e a policia federal funcionam pois estao prendendo,
    So’ que ele esqueceu de dizer que nao havia delaçao premiada e agora tudo mudou.
    Agora, a (ministro da) justiça e a policia federal sob suas ordens, o PT faz uma campanha contra eles e denigre a imagem de juizes, procuradores, etc
    Isto e’ provado nesta noticia que ele diz o juiz esta’ sendo criticado, o juiz Moro prende ate’ inocentes, o juiz nao manda prender, a investigaçao nao deveria ser espetaculo da midia (golpista), etc
    O PT acha que tem que prender todos menos os petistas, caso contrario, e’ culpa do juiz

  • Bizonho

    É que os envolvidos na Zelostes não são tão nocivos à nação quanto são os petistas.

  • Filiado ao PT

    A luta contra o preconceito, discriminação, desigualdade social, exploração do trabalho, e a favor da democracia, liberdade, dignidade e respeito: qual partido defende isto? O PT. Temos cinco séculos de desigualdade e promoção da desigualdade social brasileira. Já chegamos a ostentar o título de país com a maior desigualdade do mundo. Somente o PT foi capaz de conter e promover inclusão e nos afastar deste titulo vergonhoso. Certamente para as elites isto é um crime, um crime que merece condenação.

    • Reconstruçao do PT

      FILIADO AO PT
      O saudosismo dos petistas leva a depressao pois o PT perdeu o poder para PMDB e agora os chefes do PT estao sendo presos com uma tendencia do maior chefe ser preso tambem.
      Agora depende do apoio de Renan Calheiros, Eduardo cunha e Michel Temer e se esses tres resolverem. a Dilma cai
      Ai, o PT vai ter que se reconstruir senao fechar

  • Palmeirense

    Cardosinho, gostaria que lesse essa matéria: http://m.infomoney.com.br/blogs/blog-da-redacao/post/4202501/economista-uma-aula-economia-resposta-tico-santa-cruz-facebook

    E antes que venha me chamar de coxinha, gostaria de esclarecrer que não ganho dinheiro algum com política e inclusive minha família tem um processo contra o gover do estado de SP. Como percebido por todos vc eh um petista declarado e as vezes me frusto vindo até seu blog para ler as notícias de Jales, dado que não existiu alguém capaz para fazer um como vc fez de muito boa qualidade, Mas enfim o que me entristece eh a defesa do PT. Deus abencoe sua família e que ela não sofra com o que está preparado para nosso país.

  • Limão.

    Discutir quem começou a roubalheira não é importante, mas sim por que ela continuou, continua e continuará.

  • JOSÉ DIRCEU

    AOS GOLPISTAS E FASCISTA DA DIREITA:-

    Procurador da Lava Jato diz não haver evidências contra Dilma e Lula
    O procurador-chefe da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, será o entrevistado de Amanda Klein no ‘É Notícia’, que vai ao ar na madrugada de domingo para segunda à 0h15. Ele disse, em entrevista à jornalista da RedeTV!, que não há evidências de envolvimento do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff no escândalo de corrupção investigado pela operação que comanda
    Publicada: 06/08/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *