SENADO APROVA PRORROGAÇÃO DO ‘MAIS MÉDICOS’ POR TRÊS ANOS

A notícia é do G1:

O Senado aprovou nesta quarta-feira (24) uma medida provisória que prorroga por mais três anos o programa Mais Médicos. O texto já havia passado pela Câmara e segue agora para sanção presidencial.

Para que não perdesse a validade, a matéria precisava ser aprovada até a próxima segunda-feira (29). Essa possibilidade preocupava prefeitos de todo o país, que temiam a descontinuidade do serviço. Além disso, os gestores temiam o impacto negativo do esvaziamento dos centros de saúde a poucos meses das eleições de outubro.

O programa, criado em 2013 para aumentar o número de médicos no interior do país, previa que o prazo de atuação dos médicos estrangeiros fosse renovado somente depois que eles tivessem passado por um exame para revalidar o seu diploma.

Pela medida provisória, que havia sido editada em abril pela presidente afastada Dilma Rousseff, os profissionais terão o visto provisório prorrogado por mais três anos e poderão continuar participando como intercambistas do programa mesmo sem ter o diploma revalidado.

A medida entrou em vigor assim que foi editada, mas, para virar lei, precisava passar pela aprovação do Congresso Nacional em até 120 dias, prazo que expirava na próxima semana.
A votação no Senado foi simbólica, sem o registro de votos no painel eletrônico.

Na justificativa enviada ao Legislativo para que seja aprovada a MP, o governo destaca a importância do programa para melhorar o atendimento à saúde da população brasileira em 4.058 municípios do país, atingindo uma cobertura de 63 milhões de pessoas, o que equivalente a cerca de 30% da população. Ainda segundo o governo, 18.240 profissionais participam do programa.

Relator na comissão que analisou a medida, o senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu em seu relatório a aprovação da prorrogação do prazo de visto temporário com o objetivo de “garantir estabilidade e promover a consolidação do projeto nos municípios onde está em atividade” para evitar descontinuidade na prestação dos serviços.

14 comentários

  • anonimo

    Programa mais médico é do PT, não é?

  • CAMARADA MARTINI

    Realmente foi de grande importância MAIS MÉDICOS para nosso pais e profissionais.

    Espero que esse programa seja eterno e próximos governos ampliam não só para 63

    milhões e sim para mais de 200 milhões de brasileiros.

    Hoje no Brasil temos 900 faculdades de direito sendo que no mercado exitem 1.500

    milhões em bacharéis com um total de 750 mil advogados.

    Temos também faculdades em farmácia /bioquímica que formam 16.091 profissionais

    ano.

    Em nosso pais exitem 230.000 médicos odonto e sendo considerados os melhores do

    planeta.

    Na medicina também esta indo para mesma situação dos bacharéis em direito, odonto

    e farmacêuticos/bioquímicos.

    Hoje no Brasil matricula nas escolas de medicina mais de 24.000 mil profissionais ano e

    atual presidente interino Michel Temer ampliou das atuais novas escolas de 39 para 49.

    A meta da presidenta Dilma seria que em 2018 haveriam 28.000 mil matriculando e

    Michel Temer esta ampliando para 30.000 mil.

    Temos também brasileiros estudando no exterior com uma média de 8.000 alunos

    matriculados ano.

    A meta que em 2.018 teremos 18.000 alunos ano em residencia e também CFM e

    CRM espera que siga os mesmos critérios da OAB.

    Sou totalmente contra renovação dos atuais profissionais no programa e sim

    primeiro dar oportunidade aos brasileiros com CRM seguida por formandos no

    exterior, estrangeiros e final OPAS (cubanos)

    Para se ter uma ideia abriu uma vaga em Santa Albertina e mais de 40 profissionais

    brasileiros com CRM indicou essa localidade.

    Nesse ultimo edital com 500 vagas se inscreveram quase 20.000 profissionais com CRM

    e acredito que deve ter sido todas preenchida.

    Mas que me deixa feliz é saber que esse programa deu certo e vamos torcer para ficar

    sempre.

  • Marx

    Camarada Martini, faço minhas suas palavras, Mais Médicos é relevante para nosso país. Um Programa q deu certo e veio para ficar. E tbm modelo a ser copiado por outros países. Ficarei na torcida para q fique. E q nosso povo deste Brasil varonil tenham suas saúdes restauradas e direitos a Médicos , esses q salvam vidas,Obrigada ao Governo Federal pela iniciativa, Obrigada a Dilma. Caramada, sei q faz um trabalho maravilhoso em nossa Região, Parabéns a vc tbm!!

  • CAMARADA MARTINI

    Gostaria de deixar aqui os jovens que pretendem ingressar em medicina um site

    com novas escolas. Esse site pertence aos médicos brasileiros:

    http://www.escolasmedicas.com.br/escolas.php

    http://www.escolasmedicas.com.br/escolas.php

  • Jeromon irmão da geroma

    Enfim; Uma noticia boa.

  • Muito obrigado, governo!

    A obrigação do SUS dar um bom atendimento aos brasileiros, assim como, ter bons médicos para atende-los, é obrigação e não favor.
    Principalmente, em cidades médias e grandes, o serviço prestado pelo SUS é horrível (com filas, demora de atendimento, etc) portanto a contratação de médicos brasileiros e cubanos foi necessária.
    O tempo de consulta, que esses médicos dão aos brasileiros, é rápido pois eles acham (eu não sei!) que eles ganham mal porem pedem muitos exames desnecessários (encarecendo a medicina) com medo de errar e serem processados.
    Como está na constituição que a saúde é dever do Estado, o governo faz propaganda politica para contratar médicos pois criam nomes e programas.
    Tudo com nosso dinheiro!

  • Eu

    MUITO OBRIGADO, GOVERNO! realmente é obrigação do SUS atender bem os pacientes brasileiros, agora ter bom médicos, atendendo no SUS é quase impossível, pois os mesmo só querem receber. O atendimento é rápido par que os mesmos possam correr, para seus consultórios faturar alto ( não estou generalizado ) só mostrando que em suas criticas esta faltando algo mais.
    Se acham que ganham mal não entre no SUS. Realmente a saúde é um direito do cidadão e dever da União, que repassa dinheiro para o Estado e este por sua vez deveria repassar para os municípios,e um dos maiores problemas é o repasse do Estado para o município.
    O Ministério da Saúde perdeu nos últimos 9 anos, devido a corrupção, 2,3 bilhões que deveriam ser destinados ao setor ( 255 milhões anuais em média). O governo federal responde sozinho por um terço ( 32,38% dos recursos federais que se perdem no caminho, segundo o TCU, ao todo a União perdeu 6,89 bilhões de desvios. Como? Alguns exemplos:
    1. o Fantástico no começo do ano o escanda-lo através do jornalista Giovani Grizottt, a Máfia dos Médicos com as próteses, onde os médicos movimentaram 12 bilhões no Brasil, onde as maiorias das cirurgias eram desnecessárias e desviavam o dinheiro cobrado do SUS, mas as próteses iam para suas clinicas, ou sejam os médicos brasileiros ganhavam do SUS e nas Clinicas.
    2.Na operação chamada Narke pela PF, Dois médicos foram presos em Poços de Caldas ( MG ),, por pertencerem a Máfia dos Órgãos, removiam irregularmente órgãos e o traficavam, dentro do estado em clinicas particulares, quem pagava as cirurgias o SUS-Médicos–Sérgio Poli Gaspar, Celso Roberto Scafi Cláudio Rogério Carneiro.
    3;.na Operação Desiderato feita pela PF, desarticulou uma organização criminosa composta por médicos, profissionais da saúde e representantes de industria farmacêutica de próteses cardíacas falsificavam documentos dizendo ter feito cirurgias cardiológicas, mas nada faziam e as próteses estenter ), não usadas eram usadas em suas clínicas particulares. Prejuízo do SUS de mais de 11 milhões.
    Meu caro tenho vários exemplos, inclusive médico que faz cirurgia, cobra do paciente e também do SUS, então a culpa não cabe ao governo federal de o SUS atender tão mal, pois o que iria facilitar a vida dos pacientes fica no meio do caminho, como? Ai você é que deverá concluir.

  • Vidente

    O Camarada Martini teve um orgasmo quando leu essa noticia .kkkk

  • CAMARADA MARTINI

    Ótima colocação desse poster acima.

    Eu sou uma pessoa que me coloco como esquerda em ideias.

    Mas não quero aqui desprezar Michel Temer por suas intenções sobre

    escolas de medicina.

    Vamos para um novo sistema de capital aonde os valores financeiros vão

    ser subsistido para conhecimento.

    Parabéns pela sua colocação acima!!!!

  • CAMARADA MARTINI

    Muito importante essa noticia.
    A face oculta de negócio de dinheiro da saúde
    A questão da saúde humana e sua relação com o dinheiro pode mover-se para a notícia de que parece exagero, mas eles são reais

    Autor: Elson Concepción Pérez | [email protected]
    25 de agosto de 2016 22:08:35

    A questão da saúde humana e sua relação com o dinheiro pode mover-se para a notícia de que parece exagero, mas eles são reais.

    Em um artigo de Ralph Nader, um advogado ativista e americano que se opõe ao poder das grandes corporações e tem trabalhado por décadas em favor do meio ambiente, apareceu em CounterPunch Magazine, informações sobre esta realidade angustiante são publicados.

    Em sua breve cita uma informação New York Times sobre a doença fibrose cística, cujo tratamento Fundação de Fibrose Cística investiu 150 milhões de dólares na empresa de biotecnologia Vertex Pharmaceuticals, para desenvolver um medicamento para esta doença pulmonar grave.

    Um ano mais tarde, a Fundação informou um rendimento de 3 300 milhões como resultado desta iniciativa.

    Kalydeco é que a droga desenvolvida é tomado diariamente por pacientes com essa condição (eles têm dinheiro, é claro), custa US $ 300.000 por ano para cada pessoa doente.

    Outra questão relacionada com notícias dinheiro com a saúde vem da Tufts Centro para o Estudo das Drogas Desenvolvimento, financiado pela indústria farmacêutica. Joseph DiMasi, dessa entidade, disse que o custo de desenvolvimento de um novo medicamento é de cerca de 2558 milhões.

    O que há por trás dessas quantias astronómicas de dinheiro?, Nada menos do que a justificação de um grande laboratório farmacêutico para colocar um preço alto para os seus medicamentos, e assim obter lucros de milhões, não importa qual usar só pode acessar os mais ricos deste mundo.

    No contexto destas realidades, e depois de ter recolhido em um livro dezenas de testemunhos de pacientes pobres venezuelanos participaram em Cuba e não tinha dinheiro para pagar a atenção para o país sul-americano, eu uso um ar-tigo da Venezuela Dr. Ana gineth Morales, Estado de Bolívar.

    Conta a galena que “há muitas doenças evitáveis ​​e curáveis, que reivindicam milhões de vidas por ano antes das impassíveis agora considerados os salvadores do mundo olhar”.

    E ele cita: “Atualmente 8,6 milhões de pessoas estão infectadas com tuberculose e 1,3 milhões morrem a cada ano por essa causa, dos quais 74.000 são crianças. Há 240 milhões de pessoas infectadas com o vírus da hepatite B e que mata anualmente cerca de 780 000 pessoas em todo o mundo. Diarreia causa mortes quase um milhão e meio por ano nos países em desenvolvimento, é a quinta maior causa de morte em geral e sua origem é a fome ea falta de água potável. O sarampo é a doença mais contagiosa da espécie humana, é uma das principais causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento, causando 900 000 mortes por ano “.

    Então, ele continua: “Eu poderia continuar mencionando muitas doenças mais altamente contagiosas, espalhados por todo o mundo, que têm vacinas ou tratamentos para curar-los a evitar, mas que continuam a causar milhões de mortes humanas. Estes dados poderiam ajudar a responder à questão de saber se o real interesse em obter tratamento contra ebola ou vacina é salvar vidas humanas “.

    Dr. Ana gineth, em seu artigo intitulado corajosa Ebola: o negócio do medo, questiona a ação escura existente em torno de doenças, onde os padrões de comércio plotados transnacionais farmacêuticas, colocar os preços e manipular as investigações e as possíveis curas para doenças como apropriadas essas empresas.

    Além disso, um recente artigo na BBC relata que as empresas farmacêuticas têm desenvolvido uma vasta gama de medicamentos conhecidos por toda a humanidade, mas muito têm lucrado com isso e nem sempre sob parâmetros legítimos.

    o exemplo de fármacos que custam até US $ 100 000 por tratamento completo, embora se saiba que a produção teve um custo mínimo, dito de outra análise de fragmentos.

    O texto em si refere-se a uma carta preparada por 100 principais oncologistas de todo o mundo, onde o declínio em pedir preços dos medicamentos contra o câncer.

    Brian Druker, diretor do Instituto Knight e um dos signatários, pergunta: “Se você ganha 3 000 biliões uma droga ano por câncer, você não poderia ganhar de 2 000 milhões de euros?”.

    A questão do alto custo dos medicamentos em um mundo onde mais de 800 milhões de pessoas vivendo na pobreza ou pobreza extrema, tem a ver com algo que a Organização Mundial de Saúde em si (OMS) descreveu como um “conflito inerente” entre as ambições dos principais necessidades farmacêuticas e médicas e sociais da população.

    Agora, quando o vírus Ebola provoca incerteza para sua alta letalidade, de volta ao artigo do Dr. gineth Morales: “Em apenas meses deste surto, eles saltaram todos os protocolos para testar novos medicamentos e vacinas.” O zmapp, medicina até então testado apenas em primatas, o efeito da CNN rotulado como um “milagre”, é uma droga produzida por MappBiopharmaceutical, cuja equipe científica trabalha com os militares dos EUA em Fort Detrick, uma instalação do Exército Comando médico Estados Unidos e tem sido o centro do programa de armas biológicas no país desde 1943.

    Além disso, desde o segundo ensaio clínico de uma vacina contra a doença foi autorizado. Mas cuidado! mas ainda não está pronto, já patenteado pela empresa norte-americana NewLinkGeneticsCorp e, claro, essa droga tem a permissão exclusiva para realizar ensaios clínicos em primatas e seres humanos e vendê-lo, se aprovado pelos reguladores.

    Lembre-se que quando os Estados Unidos ordenou a pulverização maciça dos campos do Vietnã com o agente laranja, causando a morte direta de 400.000 pessoas e nascimento com doenças congênitas e defeitos físicos de pelo menos 500 000 crianças; este produto nocivo foi produzido por assinatura Mobay, uma entidade que nasceu da parceria entre a gigante farmacêutica Bayer e Monsanto.

    Não vai saber então qual é o lado oculto ou não tão escondida que está no negócio que se tornou o tratamento para a saúde humana. Penso que não.

  • Eu

    VIDENTE-não é de sua conta, mas eu nunca fui reprovado em vestibular nenhum, nem no vestibular da vida, participei de dois vestibulares e graças a Deus, meus estudos, conhecimentos e esforços, passei nos dois. E minha vida e de minha família é extremamente extraordinária em todos os sentidos e, é logico com seus altos e baixos, mas sempre vencendo através de luta.
    Em segundo lugar você para mim exprime algo que acontece sem sentido ou motivação, que se coloca numa situação estúpida, ridícula ou seja és um Boçal, Imbecil ou ignorante e na gíria brasileira és um Chato de pouca inteligência em suas ações, que o levam a uma burrice sem precedente.
    Em terceiro lugar, não estou nenhum pouco preocupado, com as idéias do Sr. Martini e, se o mesmo teve algum orgasmo deve ter tido em sua residência e não com minhas idéias.
    Continuando sou também de uma esquerda moderada e politicamente desprezo Temer mas gostaria de saber do Sr. Martin quais foram ou eram as idéias de Temer para com as escolas de medicinas, no Brasil, pois em seu tempo de vice, não abria a boca para nada e agora, como presidente interino muito menos, pois quem governa são os deputados e senadores, e ele abrindo o cofre da União, como por exemplo dando 42% de aumento para todo poder judiciário a fim de aprovarem o impeachment da presidente.
    Sr. Martini como pode dizer ótima colocação desse poster acima? o que ele falou de extraordinário ? o que ele falou que mostrou alguma luz no fim do túnel para a saúde brasileira? A não ser que realmente teve orgasmo na residência do Sr. Vidente.
    Para finalizar Sr. Martini e Sr. Vidente eu sou a favor do Programa Mais Médico, no Brasil, mas com a participação principalmente dos cubanos, que apreende sempre, com a saúde e medicina familiar, humanizada, com conhecimento em pediatria, pequenas cirurgias, ginecologia e obstetrícia, não se preocupando com o lugar ou salário.
    Sr, Martini já estou a mais de 10 anos a ouvir o senhor falar, dessa novo sistema de capital e novos valores financeiros, e até agora nada, é sempre o dólar e o euro comandando o sistema capitalista mundial. ( mas sou a favor de uma mudança. ) É uma lastima sua colocação.

  • Eu

    MARTINI E VIDENTE, ia me esquecendo, vê se encontram uma mentira em meu texto, onde procurei mostrar só 4 motivos que levam o SUS a também não dar resultado? Ou seja as corrupções dos próprios médicos brasileiros ( sem generalizar ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *