TRAPALHADA DE CLAUDIR E MACETÃO TUMULTUA FINAL DA SESSÃO DE ONTEM

Se cercar vira hospício, se cobrir vira circo! A frase parece cair à feição para a nossa Câmara Municipal, principalmente depois da sessão de ontem. Estava em votação o último projeto da noite, aquele que cria um novo Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração para os Profissionais da Educação Básica do Município. A Câmara, mais uma vez, lotada de professoras.

Antes da votação, interrompeu-se a sessão para, em uma reunião entre vereadores e representantes das professoras, tentar-se um acordo para que o projeto não fosse novamente adiado. A reunião foi uma idéia do vereador Especiato, que, em estratégico discurso, arrancou aplausos das professoras ao posicionar-se, antecipadamente, contra um novo pedido de vistas (adiamento) ao projeto.

Reiniciada a sessão, colocou-se em votação o pedido de vistas do vereador Jota Erre. Deu-se, então a lambança. Ao contar os votos contrários, o presidente da Câmara, Claudir Aranda, não contabilizou o vice-presidente Macetão, que estava de pé, ao seu lado. Se tivesse contabilizado Macetão, a votação ficaria empatada (5 a 5) e o pedido de vistas teria sido rejeitado, passando-se, então, à votação do projeto.

O erro só foi percebido depois de encerrada a sessão, quando, a fim de fazer média com as professoras, Macetão correu até elas prá dizer que havia votado contra o pedido de vistas, embora seu voto tenha sido contabilizado como favorável. O vereador teria feito melhor se, na hora da contagem dos votos, tivesse alertado Claudir para o erro, mas, como gosta de escrever um conhecido advogado, preferiu “quedar-se silente”. 

No rádio, Claudir explicou que não contabilizou Macetão, pois o mesmo havia dito – antes da votação – que era favorável ao pedido de vistas. A versão de Claudir deve ser verdadeira, pois um vereador confirmou a este aprendiz de blogueiro ter ouvido o diálogo entre o presidente e o vice-presidente.

Resultado da trapalhada: o vereador Especiato, que era contra o adiamento, foi embora cuspindo marimbondos; as professoras, que, mais uma vez, deixaram de ver a novela prá acompanhar a sessão da Câmara, foram embora frustradas; e o vereador Macetão, que não conseguiu agradar ninguém, foi embora chamuscado.

Aliás, não é a primeira vez que Macetão apronta confusão: há dois anos, na votação de um veto do prefeito, ele discursou contra o tal veto e, na hora de votar, foi favorável. Mas Claudir também já aprontou das suas: em 2008, ele foi um dos vereadores que mais pressionou a Mesa da Câmara por um aumento no salário dos nobres edis. No dia da votação, sabendo que o aumento seria aprovado, Claudir, espertalhão que é, votou contra. 

18 comentários

  • Anônimo

    Se esse projeto for aprovado é mais um ato irresponsável não só dos vereadores como também do executivo, não falando só do rombo que esse projeto provocaria na prefeitura, incluindo até o risco de atraso nos vencimentos dos funcionário. Mas seria um desrespeito com todos os demais servidores das outras secretárias, afinal todos trabalhamos na mesma empresa (Prefeitura) e algumas secretárias tem seus privilégios, a Educação tem tanto privilégio com as demais secretárias que nem dá pra falar aqui, vou citar só a aposentadoria especial que eles tem, ganham 5 anos tanto na idade quanto no tempo de serviço, só em Jales mesmo, agora um servidor que trabalhou a vida toda em cargo insalubre, ou seja prejudicando e correndo vários riscos de doença não tem esse direito, até onde sei existe uma lei federal que dá o direito de a cada 5 anos insalubres diminuir 1 ano pra aposentadoria, mas pra conseguir isso em Jales só na justiça e olha lá.
    Vereadores, estamos de olho em vocês, sabemos seus nomes, suas escolhas e atitudes, não adianta querer beneficiar uma parte do todo e ferrar todo o resto, esse resto é muito mais voto pra vocês ano que vem, tudo depende de vocês.

  • funcionaria de outra secretaria

    parabéns Anônimo vc falou quase tudo,não podemos deixar de falar do sindicato tbm,zé luiz respeito vc mas acho q vc na próxima sessão da camara tem q reunir tds funcionários e não somente professoras,vamos lotar a camara,plano de careira da saúde faz mais de ano q esta na camara e ate agora nada,tem mais esse plano é somente para PROFESSORAS e os demais funcionários?
    tem muitos funcionários q recebe menos de UM SALÁRIO MÍNIMO.
    PROFESSORAS tem sexta parte,aposentadoria especial, abono, bônus final de ano etc etc etc…
    ESSES PRIVILÉGIOS SOMENTE EDUCAÇÃO TEM DIREITO,VCS VEREADORES CONCORDA COM ISSO?
    tem muitos vereadores fazendo media para aprovar esse projeto mas outros setores estão esquecidos pela poder executivo e poder legislativo nos funcionários estamos de olhos em vcs se cuida….

  • Anônimo

    ANTES DE APROVAR ESSES AUMENTOS ESSES VEREADORES TINHAM QUE TER VERGONHA NA CARA E REVER O SALARIO DOS AGENTES DE SAUDE E CONTROLE DE EDEMIA QUE FOI COLOCADO PARA OS NOVOS AGENTES DE SAUDE , ISSO É UMA VERGONHA ,MENOS DE UM SALARIO MINIMO,GOSTARIA DE VER SE ALGUNS DELES TERIAM A CARA DE PAU DE APARECER EM ALGUM POSTINHO DE SAUDE.SEM FALAR EM SALUBIDADE QUE ELES POR LEI TEM DIREITO. ACORDA VEREADORES TAMOS DE OLHO..

  • Juliano Matos

    O plano de carreira é uma grande ferramenta motivacional para que o funcionário tenha prazer em desenvolver o seu trabalho. Sempre fui a favor de um plano de carreira para todos os setores da prefeitura. Desde que bem elaborado, afim de evitar custos acima do permitido aos cofres públicos (lei de responsabilidade fiscal limita os gastos com folha de pagamento), o plano de carreira, estendendo-se a todos os setores da prefeitura seria um grande reconhecimento ao empenho e importância dos nossos funcionários públicos municipais. E Zé da Coves, em que mundo você vive? Antes de falar o que falou, deveria passar um mês fazendo o que essas agentes faz e viver com o salário pífeo que a prefeitura paga a elas. Já experimentou viver com menos de 500,00 por mês?

    • Zé das Coves

      Esses que estão ai chorando ganham bem mais que isso. o Sr, como canditado a vereador deveria ver os outros empregados os salários que ganham . Alguns é de segunda a domingo, não de segunda a sexta, como no Sup Sakashita e no Proença. Dá uma passada e aproveita e pergunta pra eles da tal estabilidade no emprego se eles já ouviram falar e do tal atestado médico.

  • funcionaria de outra secretaria

    boa juliano obrigada pelo o comentario,ano q vem povo d jales vai confiar em vc mas queremos trabalho e não somente conversa pq a camara ja esta lotada de vereadores q só fala e não faz nd para funcionário(ou melhor os demais funcionário)pq td q tem em favor dos funcionários é para secretaria de educação…

  • Anônimo

    Zé das Coves, aqui é o anonimo do 1º comentário, não ganho muito mais que esses novos concursados como por ex. os Agentes Comunitários de Saúde não. hoje tenho 9 anos de prefeitura e sabe quanto ganho? R$ 790,00 é isso mesmo, e sim eu trabalho no setor de saude, com atendimento direto ao cliente (paciente), não mexo só com papéis não, meu trabalho é quase que 100% evasivo, ou seja se eu erro não tem volta, um erro com o paciente não é o mesmo que um erro em um papel que se apaga ou faz outro, ou um erro em um caixa, que é só somar novamente e ver se bate, ou um erro de empacotamento que se resolve também. Nós da saúde temos que atender muita gente por dia, pessoas que assim como nós estão cançados, estressados, deprimidos, nervosos, e não sei se você sabe, mas muitos desses pacientes de hoje, foram trabalhadores do setor da saúde um dia. Não reclamo só do baixo salário, reclamo da diferênça entre um setor e outro, reclamo da falta de reconhecimento dos nossos secretários e demais, reclamo da falta de reconhecimento também da população, que pra reclamar sabe muito bem onde ir, mas pra elogiar nunca sabe.
    Quanto ao que você se referio de lugares que se trabalha até sabado como citou alguns supermercados, é fácil, é só estudar um pouco e se dedicar a um concurso público, seja municipal, estadual ou federeal, concurso não é fechado pra ninguém, todos tem o direito de fazer, mas todas as profissões são necessárias, inclusive a dos coitados que trabalham nesses supermercados e também se matam por pouco.

  • funcionaria de outra secretaria

    ja trabalhei em mercado quando trabalha final de semana eles tem folga durante a semana,tenho certeza q o salario deles é maior q o meu vou dizer meu salario pra vcs:
    salario:534,03
    ab.sal lei tal:10,98
    agora os descontos
    IMPSJ:60,00
    SINDICATO:21,00

    TOTAL LIQUIDO:464,00
    tem como sustenta uma familia com um salario desses?
    presta concurso da prefeitura foi pior coisa q fiz na minha vida…

  • Anônimo

    cardosinho pode um empregado receber menos de 500,00 reais por mes?
    sendo que o salário mínimo do estado é mais de 600,00 reais

    desde ja agradeço

  • Anônimo

    Uns querem ter olho azul, outros querem apenas enxergar…#paredereclamar

    Para tudo se tem um jeito, se não está bom, procure algo melhor…#pedeprasair

  • Aninimo

    É A CAARA DO MACETÃO QUERER FAZER MÉDIA!!!!!!!!!!

  • macetão traidor do povo

    Essse macetão é um verdadeiro fanfarrão. Brinca com a inteligência do povo. O cara votou contra e depois foi correndo atras das professoras pra dizer que votou a favor. Povo, vamos dar o troco nele no ano que vem. Ele vem com essa conversinha de ser prefeito e quer lançar o irmão dele a vereador. Troco neles população!

  • EU

    ESTOU REZANDO PARA ESSE PLANO DE CARGOS E CARREIRA DA EDUCAÇÃO SER APROVADO, IMEDIATAMENTE APÓS APROVADO ESTAREI INGRESSANDO NA JUSTIÇA PARA QUE EU TAMBEM TENHA OS MESMOS DIREITOS UMA VEZ QUE O EMPREGADOR É O MESMO NÃO PODE HAVER ISONOMIA SALARIAL.
    O direito do trabalho no Brasil consagrou a equiparação salarial estabelecendo o direto de percepção de salário igual, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade para todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador.

  • anônimo nº 116

    Macetão, o fazedor de média: Vocês sabem que o citado vereador é o campeão de projetos apresentados na Câmara….. Sabem também que é o campeão (disparado) em número de projetos inconstitucionais? O fim desse vereador será trágico quando as urnas de 2012 forem abertas!!!!! Tenha caráter e honre os votos que teve e aproveite e arrume um emprego, pois mandato de vereador termina.

  • Anônimo

    por falar em Juliano Matos, algume pode me dizer quanto votos ele teve para dep.fed., ouvi dizer que sua candidatura nem foi registrada por problemas com a justiça…

  • aha

    você ouviu dizer, mas eu tenho a certeza: a candidatura dele nao foi registrada por conta de dupla filiação partidária PPS – PSOL

  • N M C

    É difícil não considerar ridículas as informações contidas aqui nesse Blog, que tentam passar a impressão de que existe uma grande vantagem em relação à situação dos professores.
    O que menos importa aqui é a educação. Somos apenas números, despesas e gastos diante da preocupação com a propaganda, com as eleições. Tratam a Educação como um setor irrelevante para a sociedade.
    “Incrível… A oligarquia do café com leite contra a educação. Estamos regredindo…”
    NMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *