VALOR ECONÔMICO: LAVA JATO COLOCA CIDADES NO TOPO DO DESEMPREGO

images_cms-image-000478656

A manchete do jornal ‘Valor Econômico’ desta terça-feira culpa a Lava Jato pela onda de desemprego. Em levantamento feito pelo jornal, em seis municípios que figuram no topo do ranking do desemprego, como Maragogipe, na Bahia, Altamira, no Pará, e Ipojuca, em Pernambuco, o fim de grandes obras de construção deixou um expressivo contingente de vagas suprimidas na construção civil. Eis a matéria:

Maragogipe, na Bahia, a 130 quilômetros de Salvador, lidera a estatística dos municípios brasileiros que proporcionalmente mais perderam empregos com carteira assinada em 2015, segundo levantamento feito pelo ‘Valor’ que considerou as mil localidades com mais vagas formais no país.

No início do ano passado, a cidade empregava 4.806 trabalhadores com carteira assinada. A combinação da Operação Lava-Jato com a crise no setor de petróleo, com fortes consequências sobre as operações e os investimentos da Petrobras – além da recessão, que provocou demissões em todo o país -, fez a cidade fechar 3.588 vagas formais, 75% do total, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A exemplo de outras cidades do topo do ranking, como Altamira, no Pará, e Ipojuca, em Pernambuco, o fim de grandes obras de construção deixou um expressivo contingente de desempregados na construção civil, setor que proporcionalmente mais demitiu em 2015.

Nas mineiras Itabira e Itabirito, o fim das obras de um projeto de ampliação e recuperação de minas da Vale desempregou milhares de pessoas na construção civil e foi potencializado pela queda no preço do minério de ferro.

Boa parte da mão de obra contratada para esses grandes projetos é composta de migrantes que acabam ficando na região por falta de opção de trabalho em outras cidades, o que pressiona ainda mais os cofres empobrecidos das prefeituras. Itaboraí, no Rio de Janeiro, encerrou o ano com saldo negativo de 15,3 mil vagas, 36,8% do total de dezembro de 2014, por conta da paralisação das obras do polo petroquímico do Comperj.

“Muita gente ainda está aqui porque não há outras grandes obras. Os estaleiros estão parados”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Guimarães. A arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS), segundo o secretário, caiu 47%. A prefeitura em crise já demitiu dois mil funcionários comissionados e reduziu em 20% a remuneração dos que ficaram.

30 comentários

  • Dilma vai acabar com o desemprego?

    Nós vamos pagar o preço muito alto pela roubalheira da Petrobras aliás ja’ pagamos mas a operaçao lava jato e’ consequencia disso sendo que vai durar mais 3 anos.
    O governo quebrou a Petrobras para se manter o PT, no governo, com a sua roubalheira e graças a delaçao premiada estamos colocando alguns politicos corruptos na cadeia
    Em baixa popularidade, a presidente Dilma vai ter que injetar dinheiro na economia atraves de emprestimos ou melhor, credito aos empresarios, micro empresarios, para construçao civil, etc
    Daonde vai sair dinheiro, eu nao sei?

  • Anônimo

    LAVA JATO? Mal interpretada a matéria… na verdade é as tramoias que aparecem na LAVA JATO. Se ninguém estivesse praticando atos ilícitos e ímprobos não existiria a LAVA JATO.

  • Anônimo

    logicamente pois secou a teta da máfia petista e seus sangue sugas.

  • Rolando Caio da Rocha

    Postzinho tendencioso… não é típico do cidadão educado, informado, e culto que outrora escrevia esse blog… deve ter terceirizado o setor de notícias…

  • ALTSSS

    Sem comentários….

  • Bruno

    LAVA JATO ??? Culpar a Lava Jato por isso é o mesmo que culpar um policial que prende o assassino. Uma vergonha ter uma mídia e princalmente uma parcela da sociedade que ainda insiste em apoiar e ser cumplice de tudo o que está acontecendo em nosso país.

  • zucão

    Lulla com alzahiemer?? Perguntado pela Polícia Federal na operação Zellotes sobre Luís Claudio Lulla da Silva, Lulla disse não conhecer, nunca ter visto e nunca ter tido nada com elle.

  • A Lava-Jato é uma operação da polícia federal que está desmontando o maior esquema de corrupção do Brasil e talvez, do mundo!
    Dizer que ela é responsável pelo desemprego, é o mesmo que assumir, que devemos continuar vendo essa roubalheira desmedida que estava instalada na Petrobrás, demais estatais e concordar com tudo isso.
    Quem controla a Petrobrás é o governo e não a Lava-Jato! Raciocínio idiota esse…

  • PRIMEIRA VEZ

    Nos vamos pagar um preço muito alto pela roubalheira da Petrobras, alias já estamos pagando, mas a operação Lava Jato é consequência disso e vai durar mais três anos.
    O governo quebrou a Petrobras ( para se manter o PT ) isso não da para entender o significado da frase,o certo é para manter o PT no Governo( governo para se manter no poder precisava ganhar as eleições e assim o fez,e, não quebrar a Petrobras e graças as delações premiadas, estamos colocando alguns políticos corruptos na cadeia, entre eles ( Aécio, Aloysio Nunes, FHC, cunha, Renan, Collor, Agripino, Sampaio Corrêa, Serra etc…. )estes roubaram na Lava Jato mais estão soltos, presos só do PT ,PP e alguns do PMDB.
    Com baixa popularidade, a presidente Dilma vai ter que injetar dinheiro na economia através de empréstimos ( nunca vi ou ouvi o poder Executivo pedir dinheiro emprestado a alguém, a empresas,ou bancos etc…..) isso é burrice, só ser for para o FMI, mas nos temos 10 Milhões emprestados, a esta Instituição.
    De onde virá esse dinheiro? Vira da corrupção :–da Pasta Rosa, da \Compra de votos de FHC,do Mensalão Tucano, da Privataria Tucana, do Metrô de SP, do Sivan, da Sudam, da Sudene, do Proer, da Plataforma P-36 que afundou no governo de FHC, da Lista de Furnas, da Lava jato, dos Aeroportos, do Trensalão em SP, da Sabesp etc….todas corrupções do governo dos Coxinhas, mas que foram engavetadas ou varridas para debaixo do tapete.
    E o correto é de onde vira esse dinheiro? e não daonde, deve ser do meu bolso kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    E eu tenho que interpretar isso.

    • Dilma vai acabar com o desemprego?

      PRIMEIRA VEZ
      Obrigado por voce ler a minha opiniao e sempre corrija. Continue assim
      Voce me permita emitir uma opiniao, nao precisa copiar o meu texto pois emita sua opiniao.
      Obrigado, por voce ser educado comigo pois educaçao nao e’ caracteristica dos petistas

  • Papagaio de Pirata

    Queria que fizesse o que? Continuasse as obras superfaturadas?

  • Pipoqueiro

    Ei, acordem para a vida……….
    Para quem acha que roubar o dinheiro público é normal.
    Para aqueles que aformam que o Brasil é o país do futuro.
    Aos que afirmam que o PT faz inclusão social.
    Vamos, todos nós brasileiros, pagar um preço enorme pela corrupção.
    Não adianta querer defender esse governo sujo.

  • Jalesense

    A impressão que dá com o título da matéria do Valor Econômico e replicada aqui pelo Blog é que o crime compensa e com gente rica não se mexe. Ora bolas, nesse desgoverno, de inversão de valores, do errado que vira certo e do certo que vira errado daqui a pouco estaremos reclamando que tal traficante foi preso e por esta razão, muita gente ficou desempregada (aviões, mulas, capangas etc). Criminoso é criminoso e acabou, não tem bonzinho e nem mauzinho, tem que prender os safados corrompidos e corruptores e que outra empreiteira, honesta, assuma. Infelizmente, os bons pagam pelos maus, muitos desempregados. Esses corruptos e seus seguidores, que justificam seus erros com os argumentos mais imbecis possíveis, estão acabando com o país. Tenhamos fé que essa corja saia do poder e seus seguidores saiam do transe e voltem a ter noção da realidade.

  • Anonimo

    [email protected] lava jato é a maior corrupção do Brasil e talvez do mundo. Me responda o que é então:

    A corrupção :–da Pasta Rosa, da \Compra de votos de FHC,do Mensalão Tucano, da Privataria Tucana, do Metrô de SP, do Sivan, da Sudam, da Sudene, do Proer, da Plataforma P-36 que afundou no governo de FHC, da Lista de Furnas, da Lava jato, dos Aeroportos, do Trensalão em SP, da Sabesp, da venda da Vale do Rio Doce, do Desvio de mais de 5 Milhões da Saúde de MG, dos Anões,da Nota Fiscal Paulista, Mensalão do Dem etc….todas corrupções do governo dos Coxinhas, mas que foram engavetadas ou varridas para debaixo do tapete.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Pimenta no dos outros arde também . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    .

    • O assunto é a operação Lava-Jato!
      Quanto as noticias que estamos recebendo sobre a mesma, são cada dia mais estarrecedoras. Quando o assunto for de décadas passadas, se preocupe em se manifestar, sua opinião será importante.
      Corrupção é um assunto que não tem graça nenhuma, seja em qual governo for…

  • Observador Astuto

    Os coxinhas continuam cegos. São midiotas. Está mais do que evidente que a Lava Jato é um conluio da mídia golpista com setores da justiça que objetivam destruir a Petrobras e quebrar o Brasil.

  • Nois

    [email protected] preste bem atenção::—- maior escândalo de corrupção da história do Brasil acontece todos os dias e é secular: a sonegação de impostos pelo andar de cima – endêmica no país. Os números da sonegação fiscal no Brasil deixaria qualquer “operador” de esquema de corrupção com uma pontinha de inveja.
    E, agora, milionários brasileiros – desses que costumam vociferar contra a elevada carga tributária do país e a favor da “ética” em nobres jantares e partidas de golfe – foram flagrados com vultosas contas “secretas” na suíça e operando esquema bilionário de fraudes junto à Receita Federal. A Polícia Federal, PF, já fala em R$ 19 bilhões movimentados apenas na Operação Zelotes.
    A sociedade brasileira parece ter se acostumado a tratar a sonegação de impostos como um mero deslize, um crime menor, algo, para alguns, até “compreensível” diante de nossa “elevada” carga tributária.
    Ocorre que sonegar impostos é crime tão odioso quanto o desvio de recursos de obras públicas ou da merenda escolar. São apenas formas distintas de saquear o Estado e prejudicar o conjunto da sociedade.
    A revelação das contas do HSBC na Suíça e operação Zelotes abrem uma oportunidade ímpar para enfrentarmos a questão da sonegação de impostos no Brasil. Um tema tão importante, mas que parece não comover boa parte de nossos “formadores de opinião”.
    Provavelmente, não veremos nenhum apresentador de programa policial vespertino gritando “cadeia neles” na TV para os envolvidos nos casos do HSBC e da Operação Zelotes. Mas, podemos pressionar nossas instituições para que as mesmas se movimentem, investiguem e punam os que tiverem cometido ilegalidades.
    Legal né.

  • Bagrão

    A forma parcial como a Lava Jato está sendo conduzida mostra que vale tudo para destruir o PT. Mentiras vazadas alimentam jornais e noticiários da televisão há mais de dois anos. Só vai parara quando os tucanos chegarem ao poder novamente, ou seja, nunca.

  • Brasileiro

    Cardosinho, não adianta! Os coxinhas são vítimas da desinformação. De tanto acreditar nas armações montadas e divulgadas pela Globo, Veja e jornalões, os coxas emburreceram. A inteligencia deles abandonou o cérebro e migrou para o intestino grosso.

  • Anonimo

    Coitado dos coxinhas, eles estão morrendo de raiva pois não conseguiram derrubar a Dilma. Em 2018 vão perder de novo para o Lula, daí o desespero deles.

  • Primeira Vez

    Dilma vai acabar com os desempregos? Meu amigo e sobre as corrupções dos Tucanos, não vais falar nada, ou isso nunca existiu? Fale alguma coisa. Só falas da Lava Jato, seja mais coerente, mais honesto, mais equilibrado nas sua conclusões, ou esses fatos você esqueceu, pois foram engavetados ou varrido para debaixo do tapete, sem é claro falar da corrupção da Merenda de SP, feita pelos Tucanos. Tá faltando hombridade nessa resposta.. viu. viu. viu. viu. viu. viu.viu.viu.

    • Dilma vai acabar com o desemprego?

      PRIMEIRA VEZ
      Por favor, com a sua memoria infalivel petista, conte para nós um caso tucano de corrupçao que foi julgado e decretado a prisao de um tucano sendo preso

  • PRIMEIRA VEZ

    Dilma vai ajudar acabar com o desemprego—–
    Original
    Obrigado por voce ler a minha opiniao e sempre corrija. Continue assim
    Voce me permita emitir uma opiniao, nao precisa copiar o meu texto pois emita sua opiniao.
    Obrigado, por voce ser educado comigo pois educaçao nao e’ caracteristica dos petistas

    Obrigado por você ter lido minha opinião e sempre tentar corrigi-lá . Continue assim.
    Você me permita, emitir uma opinião ( outra vez ), não precisa copiar o referido texto, mas sim emita sua opinião sobre o seu texto.
    Obrigado, por você ter usado de educação com minha pessoa, pois a mesma não é característica dos petista.

    Esteja sempre as ordens.

  • Anonimo

    [email protected]
    27 de janeiro de 2016 at 17:22
    O assunto é a operação Lava-Jato!
    Quanto as noticias que estamos recebendo sobre a mesma, são cada dia mais estarrecedoras. Quando o assunto for de décadas passadas, se preocupe em se manifestar, sua opinião será importante.
    Corrupção é um assunto que não tem graça nenhuma, seja em qual governo for…

    Água bateu na sua bunda e saiu correndo.Que pena, para sua pessoa só vale a corrupção da Lava Jato, é duro fazer de conta que não vê a corrupção da direita fascista golpista

  • Anonimo

    [email protected] és um boçal politico, falo o que quiser e quando quiser, tu és um tremendo dum Tucano .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *