EM SESSÃO TUMULTUADA, VEREADORES VOTAM CONTRA PARECER DO TCE E APROVAM CONTAS DE PARINI E VIOLA

DSC01003-ed

Em sessão da Câmara – a penúltima do ano – realizada ontem, segunda-feira, a maioria dos vereadores jalesenses decidiu rejeitar o parecer do Tribunal de Contas do Estado(TCE), que desaprovava as contas de 2012 do ex-prefeito Humberto Parini e do ex-vice, Clóvis Viola. Desse modo, as contas foram aprovadas e Clóvis Viola – que parece disposto a concorrer a algum cargo em 2016 – já não corre o risco de ficar inelegível.

DSC01005-edClóvis, é bom que se esclareça, não estava metido nessa encrenca simplesmente porque foi o vice de Parini, mas porque ele assumiu a Prefeitura durante trinta dias, nas férias do prefeito. Para quem não se lembra, Clóvis assumiu o cargo no mesmo dia – 19 de novembro de 2012 – em que aconteceu aquele acidente trágico com duas máquinas da Prefeitura, na avenida João Amadeu, que vitimou o jovem motociclista Rafael Goes Luiz.

Mas, voltando à sessão de ontem, o clima era tenso na Câmara, por conta da votação. Nos bastidores, dizia-se que o vereador Sérgio Nishimoto(PTB) teria mudado de posição e estaria disposto a votar favoravelmente ao parecer, o que levaria a uma rejeição das contas, uma vez que os vereadores Gilbertão(DEM), Jesus Batista(DEM) e Tiago Abra(SD) já eram votos certos contra a dupla Parini-Viola.

DSC01024-edAntes da votação, a sessão foi suspensa por quinze minutos para que os vereadores discutissem o assunto reservadamente. Quem participou da conversa, realizada a portas fechadas em uma sala da Câmara, garante que o clima esquentou entre alguns vereadores. Quando eles terminaram a reunião e voltaram ao plenário, ainda não se tinha certeza do resultado. Nishimoto já tinha se decidido por votar a favor de Clóvis e Parini, mas o voto do presidente Tiquinho ainda era uma incógnita.

Os vereadores Rosalino(PT) e Júnior Rodrigues(PSB) usaram a tribuna para fazer a defesa das contas de Parini e Clóvis. Para eles, o Tribunal de Contas não apontou nada de relevante que justificasse a desaprovação das contas. Gilbertão e Tiago Abra defenderam o voto contra Parini e Clóvis. Gilbertão esgrimiu documentos, enquanto Tiago misturou as estações com um discurso político em que atacou o PT e até a presidenta Dilma.

DSC01025-PQClaudir Aranda iniciou a votação, posicionando-se contra o parecer do Tribunal. Nenê, o segundo, fez o mesmo. Clóvis Viola, que acompanhava a sessão, só respirou aliviado quando Tiquinho foi à tribuna e declarou seu voto, também contrário ao parecer. Clóvis vibrou, levantando os braços. Terminada a votação, começou a confusão.

Não se sabe por quais cargas d’água, o voto da vereadora Pérola teria sido  contabilizado como favorável ao parecer, o que deixaria o placar em 6 a 4, insuficiente para aprovar as contas.  Instalou-se, então, uma longa e desnecessária discussão, uma vez que ninguém tinha dúvida quanto à intenção da vereadora de votar contra o parecer. Na plateia, algumas pessoas começaram a protestar, gritando o placar correto: “sete a três… sete a três…”.

A vereadora Pérola, normalmente calma, desceu dos tamancos. Luís Rosalino também protestou. Gilbertão agitou. Ao final, concluiu-se que o resultado fora mesmo os 7 a 3. E o presidente Tiquinho, ao deixar a Câmara, passou por um grupo de pessoas e confessou-se envergonhado e entristecido com o final tumultuado da sessão.

33 comentários

  • Anônimo

    QUE POUCA VERGONHA ISSO, QUER DIZER QUE O PARECER DO TCU NÃO VALE NADA.

    • Anônimo

      Pior câmara de todos os tempos política de Jales e uma vergonha um vereador pior que o outro me fala quantos metros de asfalto esses vereadores conseguiram pra Jales só estão lá pelo salário só servem pra brigar e falar mau dos adversários

  • Anônimo

    Que camara em!!! eh de dar invenja na do senado

  • Jalesense

    Esse baixo nível me envergonha. Cada um que vote do jeito que entenda melhor, não queiram se impor na força e no grito !!!!

  • Anônimo

    pior câmara da história. clóvis vai passar outra vergonha em 2016.

  • Anônimo

    violinha esquece politica você quer ter 1500 votos novamente? deixa pra quem tem voto meu amigo e para de passar vergonha

  • PAPA É POP

    Cadê a turma do sindicato do Ipasm neca depois fica blá blá no rádio Jalesense não votem nesses sete traídores do povo. Pior câmara de Jales sp não dá maismais o prefeito Pedro Parado chega.

  • EP

    Que safra de políticos, pelo amor de DEUS. Deus mande alguém para renovar, só com sua ajuda.

  • barrabas

    Envergonhados estamos nós senhor presidente, que infelismente os elegemos. Mais uma vez os nossos edis perderam a chance de se mostrarem diferentes da nossa classe politica do pais, e desta vez fizeram pior, avalhacalharam Lei de Responsabilidade Fiscal, lei esta resultado de muitas lutas q deveria servir para moralizar e punir politicos irresponsaveis. Voces abriram precedentes para q outros prefeitos façam o mesmo. Para que se preocuparem nė? Voces nao irao se aposentar pelo IMPS Jales. Sao estas atitudes q nos volta a duvida. Sera msm q somente o Macetao era o errado ou foi mais um boi de Piranha? Surpreso maior com nos novatos, pois ja estamos acostumados com este tipo de atitudes do srs. Claudir, Nishimoto e do clā do PT. Q sirva de liçao a nós eleitores..

  • Cidadão Jalesense

    Tikim e Junior Rodrigues os traíras….
    Quanto que valeu os seus votos????
    Vocês dois como vereadores, decepcionou muita gente.
    Dos os outros 5, eu já esperava essas atitudes, agora de vocês já mais…..

    Parabéns Jesus, Tiago e Gilbertão, vocês se comportaram como os verdadeiros representantes do Povo!!!!!

  • Vixi

    Gostaria de ouvir algo dos árduos defensores do PT… Tipo Professor, Cadete, etc… Será que eles consideram que fora feito justiça? Que a aprovação das contas do companheiro Parini tornou o legislativo de Jales numa boa câmara?

  • Morador Injuriado

    Os nossos nobres edil conseguiram se perder numa votação que era apenas para responder sim ou não. Veja a qualidade das pessoas que estamos colocando para administrar nossa cidade ou quase vila. ISTO É MA VERGONHA. #renovacaodacamara100%em2016

  • Titanice (Verdadeiro)

    Nene antes as eleições..prometeu o.Mundo..perdeu..agora que tem chance de fazer para tentar uma “reeleição” fica ai escondido só recebendo no fim do mês..Só lamento amigo.. Em voce não voto mais

  • Professor

    VIXI, mexeste com quem esta quieto, eu então gostaria de ouvir de sua Imbecilidade, se viver num curral, junto do papai e da mamãe que é seu lugar, esta ou não fazendo justiça para um Burro Xucro igual sua pessoa quadrupede, que não aguenta ver uma moita de capim e imediatamente já cai de quatro, Seu estrume não estou nenhum pouco preocupado, com o legislativo de jales e muito menos com o Parini. Entendeu seu Palhaço. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk . Você é meu Burrinho palhaço de estimação kkkkkkkkkkkkkkkk, trouxa, KKKKKKKKKK, eu sei o que esta querendo de mim, mas não sou besouro.kkkkkkkkkkkkkkkk, procure outro seu Escroto imbecil.kkkkkkkkkkkkkkk. queridinha, acho que não és Burro , mas uma Burra,kkkkkkkkkkkkk, comigo não procure outro, ou ai no curral não tem.

  • Santos

    Meus amigos eleitores esqueçam esses vereadores ou melhor anote o nome deles para não repetir o erro na próxima eleição. Porque aprovaram as contas… é que eles fizeram parte daquele governo pelo menos a maioria.

  • KUDO JAPONES

    preciso entender, desenhem pra mim por favor. O TCE esta errado as contas do parini estão corretas????????????????????????????????????

  • Anônimo

    Tem vereador que ainda erra pra votar… A opção era: sim ou não… O sujeito vai lá e erra: escolhe o talvez kkkkkkkkkkkkkkk… Deixa aqui sua risada para os vereadores mais inteligentes da região!

  • jales buraco sp

    vai para um mes semafaro esta quebrado na rua 11 com a 10 e nada de arrumar…prefeitura nao tem condicoes de fazer o minimo por essa cidade!!!

  • Anônimo

    Tem vereador fazendo cursinho para aprender a votar…
    E quem disse que a Pérola não fala, segunda-feira, logo após a votação, a coisa ficou feia no Plenário, a transmissão pelo rádio não saiu do ar e, quem estava em casa, ouviu tudinho… dava vergonha!

  • anonimo

    Um desse vereadores que votaram contra só sabe fazer polemica, atirar pedra no telhado dos outros, mas nunca apresentou nada de concreto que fosse de benefício a Jales, só sabe criticar é fácil ganhar o salário desse jeito.

  • Calibre 44

    O Parini e o Clovis não cometeram nenhum desvio de recursos, e a tese foi confirmada pelo IPASM, portanto, PARABÉNS aos 7 vereadores que derrubaram o parecer do TCE.
    Quanto aos três vereadores que votaram pela manutenção do parecer e acabar de ferrar as vidas do Parini e do Clóvis, vai a dica;
    Gilbertão, encerre logo sua carreira política melancólica, que agoniza a cada dia. Salvo a meia dúzia de desinformados que acreditam nas palavras que brada, é motivo de descrença. Política se faz com a alma e não baseado em rancor.
    Jesus, você perdeu uma excelente chance de reconhecer o Clóvis Viola como sendo seu maior cabo eleitoral nas eleições de 2012. Clóvis, como responsável pelo combate a dengue, que chegou a números mínimos, auxiliou na sua imagem perante a população. Aposto que não tem 30% dos votos em 2016.
    Tiago, ou mais conhecido como traíra, é o famoso vereador catapora, aquele que dá uma só vez. Um aproveitador das ocasiões, que foi eleito graças à coligação entre partidos e pessoas e a primeira coisa que fez foi chutar a b……..da de todos.
    E para encerrar, é só comparar o mandato do Parini e do Clóvis com o que estamos vivendo da Nice e do Callado.

    • KUDO JAPONES

      uma pessoa pra defender parini e clovis, só pode ser da familia

    • Saco cheio destes vereadores

      Parabéns pelas palavras Calibre 44.
      NÃO sou da família nem amigo do Parini ou Clovis, mas sei reconhecer que o mandato de ambos foi muito melhor que esta sendo da Dupla Nice/Callado.
      Quanto aos três vereadores, são simplesmente uma lástima.
      Gilberto aliado do Matogrosso só faz perseguir funcionário e junto com o Matogrosso é o culpado pela perda das centenas de portarias.
      Jesus eleito com o voto dos funcionários se aliou ao Gilberto e virou as costas para todos da Prefeitura.
      Tiago por sua curta trajetória política ja provou o que realmente é! Traidor sem palavras e até na sua vida pessoal demonstra ter um caráter duvidoso nos relacionamentos amorosos.
      Parini foi o melhor prefeito que existiu para os servidores municipais.

      • H ROMEU POWER

        vc escreveu bem claro, ” PARA OS SERVIDORES” eu não sou servidor público, sou comerciante e foi uma lástima administração parini/clovis banana.( chutado na bunda pelo parini e voltou lambendo as botas, como cachorro vira-lata-.

        .+-.+,,,.+—————————————————————————————————————————-.+-.++-.+——————————————————————————.

    • H ROMEU POWER

      Voce que esta xingando o Gilbertão , deveria saber que se não fosse ele, Dorvalino Gouveia e o deputado acho que Eleuzes Paiva, o hospital de cancer em jales nao existiria, o Parini não deu a menor atenção. Procure saber as coisas antes de falar.

      • O deputado era o José Dílson (o médico do programa do Ratinho), que não foi reeleito. Ele destinou – a pedido do Durvalino e do Gilbertão – R$ 400 mil para o Ambulatório de Câncer, passo inicial do Hospital de Câncer. Foi também o Durvalino quem insistiu em reunir o Parini e o médico Mário Okanobo, então presidente da Unimed de Jales, o que redundou na cessão do imóvel da Unimed para a Prefeitura instalar o Ambulatório. Foi igualmente o Durvalino quem levou o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, para conhecer o prédio onde funcionava o Ambulatório.

  • João de barro

    Quem será este calibre 44?.

  • FOFO

    Este calibre 44 gosta de festa tenho minhas duvidas depois que os vereadores pediram 5 minutos ficou 20 minutos em reunião com (sujeito oculto) menos o vereador Abra, este eu tiro o chapéu pelo menos uma vez, depois o 44 chegou no final da sessão, maioria dos secretários do Pedro Callado estavam lá e vibraram com o resultado é Pedro negou Jesus treis vezes é sina de Jales. na sessão o que tinha de presidente de facip bateu o recorde. por que será, vou pedir para cartomante.

  • Calibre 44

    Não sou político, mais sei fazer uma leitura da situação e reitero tudo o que disse acima.
    Os três vereadores que votaram contra o fizeram somente por razões particulares, por ódio, dor de cotovelo ou vingança e não se atentaram à questão técnica de seus votos.
    É por isso que temos uma Jales tão ruim no quesito políticos, já que alguns deles ao invés de utilizar a razão, o bom senso e a cabeça, agem pelo puro prazer de se vingar por questões pessoais.
    Para concluir, vamos esperar as urnas em outubro de 2016 e depois volto à falar sobre os três inaptos vereadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *