VOTO ÚTIL E INDECISOS DEVEM DECIDIR ELEIÇÃO

Pesquisas à parte, este aprendiz de blogueiro teve acesso a um levantamento que, se estiver correto, indica que a eleição de amanhã poderá ser um teste para cardíacos. Principalmente, para quem já tinha – há um mês – a eleição como favas contadas.

Se, repito, o estudo estiver correto, o voto útil e o voto dos indecisos será fundamental. E o voto útil já é uma certeza. Há alguns dias, um amigo advogado me ligou a respeito de assunto fora da política. Ao final da conversa, ele, que é eleitor do Clóvis, disse que deixaria de votar em seu candidato pra fazer o voto útil.

A mesma coisa me disse outro amigo, enquanto comíamos um pastel na Massa Pronta. E já são vários os relatos de gente que queria votar no Clóvis, mas vai votar diferente. Hoje, pela manhã, encontrei outro amigo, candidato a vereador pelo PT. Por razões que não convém citar, ele disse que também faria o chamado voto útil.

Não sei até que ponto isso revela uma tendência e tampouco sei em que grau o voto útil acontecerá, mas que ele existirá amanhã, não tenho dúvida. Quanto aos indecisos, fica difícil saber pra que lado eles  penderão. Talvez para ganhar o voto deles, Nice divulgou, nesta semana,  uma pesquisa onde ela aparecia com 26 pontos à frente de Flá.

É uma estratégia válida. Resta saber como estaria a cabeça dos indecisos diante dessa profusão de pesquisas com números diferentes e estranhos.

7 comentários

  • Cardoso, ótima analise. Eu acho que os indecisos em sua grande maioria é a classe média/média. Que pouco se manifestou nessas eleições.

  • Fabiana

    Caro Cardosinho. Gosto muito de seu blog, e como aprendiz de blogueira que me considero também, tomo a liberdade de fazer esse desabafo. Obrigada por ceder esse espaço. Abraços!
    Hoje estou muito triste… Triste com com a política aqui em Jales. A gente ouve tantas coisas, tantas agressões, tanta mentira…Como é triste ouvir das próprias pessoas que “vender o voto é normal. o candidato compra e eu vendo mesmo, preciso de dinheiro…” Hoje, ouvindo uma conversa assim, fiquei desapontadíssima. Penso no coitado do meu pai, Prof. JB, que há tantos anos trabalha, (e sem exageros), faz o trabalho social que muito vereador por aí ganha e não faz nada… Eu conversei muito com ele e disse prá ele estar preparado. “Pai, as pessoas são falsas. Elas esquecem o que o senhor fez para elas por anos, e se vendem prá um aventureiro que oferece um churrasquinho no fim de semana.” Às vezes penso que não sou desse mundo, porque não compactuo com esse tipo de coisa. Eu sempre acreditei nos valores cristãos e de família que meus pais passaram prá mim: não minta, não desrespeite, ame a Deus, sirva o próximo, faça o bem, mesmo que nem um obrigado lhe disserem. Gostaria muito de ver meu pai ganhando, não pelo “status”, mas porque sei que seria na raça mesmo, porque dinheiro prá comprar voto, ah! isso eu garanto que ele não tem.
    Gostaria que as pessoas pensassem diferente, mas, fazer o que? Não podemos mudar o mundo. O que pretendo é fazer minha parte, continuar sendo uma boa funcionária pública, uma boa mãe e esposa. Continuarei trabalhando na minha comunidade, e nunca deixarei de continuar sonhando com um mundo mais honesto, mas justo, mas fraterno. Esse sonho é utopia? Pode até ser, mas é essa utopia que quero transmitir ao meu filho, sempre, mesmo que o mundo nos ensine o contrário.
    Fabiana Palácios.
    http://nuncadeixedeacreditar.blogspot.com

  • coringa

    Poletto ,a classe média/média sabe bem quem é Nice!

  • Ana maria

    Fabiana querida,que linda manisfestação…e verdadeira.Continua aquela aluna inteligente e sensível.muitos bjs e vamos confiar que um dia talvez as coisa mudem.Compactuo com suas idéias…já me senti muitas vezes injustiçada,é triste lidar com seres humanos,minha vida, mas vamos lá.Sorte pra vc e seu pai, meu amigo de tantos anos,bjs…

  • CHS

    FABIANA, PODE TER CERTEZA, NOSSO MUNDO SE TRANSFORMARÁ EM

    PUCO TEMPO, TALVEZ NÓS NÃO TEREMOS ESTE PRIVILEGIO DE VER

    ESTA TRANSFORMAÇÃO, PORÉM QUANTO AO SEU PAI PROFESSOR JB

    AQUI VAI UM RECADO DE “PAULO FREIRE”:

    “EDUCAÇÃO NÃO TRANSFORMA O MUNDO.

    EDUCAÇÃO MUDA PESSOAS.

    PESSOAS TRANSFORMAM O MUNDO”

    UM FORTE ABRAÇO A SUA FAMÍLIA E DIGA AO SEU PAI JAMAIS

    DESISTIR.

    MUITA PAZ!

  • Putz

    Caro Cardosinho.
    Sinceramente não acredito nesta pesquisa de intençao de votos .
    Não sei como chegaram a estes números, mas me parece que este embate está próximo de um quase empate.
    Pelo que tenho ouvido das pessoas do centro da cidade, a intenção de votos esta bem polarizada entre o Flá e a Nice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *