ZAGALLO ‘DETONA’ O PT. FALSO OU VERDADEIRO?

zagallo

Um dia desses, um leitor que se identifica com o singelo pseudônimo de “Fora Dilma!” enviou  comentário onde reproduz um texto supostamente de autoria do “Casseta” Marcelo Madureira, com críticas ao PT. O próprio Marcelo – que é antipetista – já desmentiu a autoria.

Hoje, um amigo de Brasília – que também é antipetista – me enviou o texto acima, cuja autoria é atribuída ao Zagallo. O texto foi amplamente  compartilhado por desinformados no Facebook.

É incrível como as pessoas se ocupam em divulgar essas bobagens, sem nem ao menos se dar ao trabalho de verificar se é verdadeiro. Alguém aí já ouviu o Zagallo dando alguma declaração sobre política? De minha parte, acompanho futebol há 45 anos e nunca ouvi.

Para verificar que é falso, basta ir ao Google e perder cinco minutos. Eis um trecho de um dos vários desmentidos:

No final de maio de 2014, um texto criticando o Brasil na Copa, o PT e a corrupção começou a se espalhar nas redes sociais e gerou muitos comentários por parte dos usuários. No texto, Zagallo, ex-técnico da seleção brasileira dizia: “O Brasil está vermelho. Vermelho de vergonha”.

A grande maioria das pessoas que leu acabou parabenizando a posição do tetracampeão mundial. A mensagem que circula na web aponta a afirmação foi dada a um jornal do Rio de Janeiro.

Estaria o ex-técnico da seleção brasileira tão revoltado assim e criticado a situação do país para um jornal carioca? Dificilmente! O primeiro apontamento é que o texto cita “em recente entrevista”, mas não fala nenhuma data precisa. Isso faz a notícia parecer sempre recente, seja agora ou daqui a 2 meses.

A imagem, nem o texto, demonstram de onde foi tirada a informação, não fala o nome de nenhum veículo jornalístico. Dizer “jornal de circulação no Rio de Janeiro” é muito vago. Imaginem quantos jornais existem na cidade do Rio e no estado.

Outra característica que o texto apresenta é o formato viral, onde apenas páginas do Facebook publicam, com o intuito de gerar comentários polêmicos e muitos compartilhamentos. E quem reproduziu o mesmo conteúdo foram apenas outros blogs e sites que copiaram a fala na íntegra.

Mas, se alguém ainda está em dúvida e pensa “ah, mas o Zagallo deve ter falado isso sim”, nós podemos provar que a declaração é falsa, pois o filho do ex-técnico da seleção, Mário César,  desmentiu o texto.

No dia 21 de maio, o site da SporTV divulgou uma matéria com o título “Fifa põe à disposição de Zagallo jatinho particular para assistir aos jogos da Copa”, onde o conteúdo conta que o tetracampeão mundial é um dos convidados de honra da Fifa para prestigiar o evento e ainda pode levar um acompanhante, no caso seu filho.

O que tem a ver com a questão polêmica vem logo em seguida, no conteúdo da notícia. O filho de Zagallo diz que o pai ficou indignado com um texto que circula na internet, onde há declarações polêmicas e falsas atribuídas a ele. Mário ainda conta que Zagallo nunca se envolveu com política e não entende por que inventaram isso.

24 comentários

  • Paula

    Se você prestar atenção verá que isso é sempre inventado contra o PT. Usam de tudo! Mentiras sobre famosos falando contra o PT, mentira sobre suposta fortuna da família do Lula, etc. Eu sou contra o PSDB e a linha adotada por seus políticos. Fico indignada em ver como o Judiciário trata a corrupção do PSDB ( Punir o PT tudo bem, se errou tem que pagar; mas deixar prescrever crimes do PSDB por que? Isso me dá muito medo. ).

  • Anônimo

    Estão falando de política e verdade, nesse caso, não tem importância.

  • animado

    o povo parece estar dizendo para o PT : já para casa
    que o penico já transbordou.

  • Paula

    Meu comentário não foi aceito? Curiosa! Qual o motivo?

  • Revolta Lula

    Eu nao sei se o Zagalo disse este texto mas isso nao importa.
    O PT nao inventou a corrupçao portanto colocar culpa nesse partido me parece um exagero e alem disso a corrupçao nao tem camisa e nem partido.
    Mas o PT, antes de virar governo era um partido de politicos que queriam mudar o Brasil
    Porem para ganhar as eleiçoes, aceitou o apoio de Jose Sarney, Renan Calheiros, Color, Maluf e outros para se manter no poder.
    O sr. Lula fazia de conta de que nao sabia de nada e deixou essa turma tomar conta juntamente com a parte podre do PT.
    Deixou essa herança para a Dilma alem da corrupçao da copa e de alguns de seus ministros, a roubalheira da Petrobras e o mensalao.
    Por isso a Dilma devera’ ir para 2o. turno

  • Pimentinha

    Cardosinho, os canalhas estão divulganmdo mentiras na internet aos montes. Infelizmente tem gente que acredita e o pior, ajuda a divulgar as mentiras que recebe.

  • ELEITOR

    Se vc quiser saber quem é o maior mentiroso do mundo basta pesquisar no “GOOGLE’ – a frase “O MAIOR MENTIROSO DO MUNDO” vc vai se surpreender

    • Paula

      Pra saber basta pesquisar no Google? Você é motívo de riso, colega. Plantam e tem quem colhe como verdade, sem nem ouvir outros lados. rsrs…

  • É por isso que eu sempre pesquiso. Lembram-se o monte de asneiras contra o Lulinha? Depois que ele contratou uma equipe de advogados as bobagens acabaram. Chegaram ao cúmulo de dizer que ele era propietário da Friboi.Essa direita sem votos, gosta de criar factóides. O site Observador Político tem grupo de discussão criado desde 19 de abril sobre falsa compra de fazenda de R$ 47 milhões por Lulinha, página virtual com 31,1 mil seguidores no Facebook pertence ao Instituto Fernando Henrique Cardoso; coordenação é atribuída a Daniel Graziano, diretor da ONG que tem como figura central o ex-presidente tucano; polícia quer saber motivação para propagação da injúria e difamação.O Código Penal pode punir com o mesmo rigor os que originam uma injúria e difamação e os que a multiplicam.
    Não há diferença entre quem cria um boato, uma mentira, e quem os passa adiante.Os dois polos que divulgam informações manifestamente falsas podem ser punidos igualmente. Por isso todo cuidado é pouco.

    • ingenuo?

      Sr. Marco Poletto, a honestidade dos politicos nao esta’ no partido que ele pertence portanto dizer que “a direita gosta de criar factoides” e’ de uma ingenuidade total.
      Assim como defender o Lulinha pois qualquer um que fosse filho do presidente do brasil, ficaria rico.
      A honestidade passa longe dos politicos e tambem dos partidos.
      Sera’ que o PT nao conhecia o dep. Luiz Moura (ligado ao PCC) e dep. Vargas (ligado a doleiro Youssef)?
      Sera’ que o Lula nao sabia do mensalao?

    • pelamor

      Muita preocupação em desmtir boatos , pouca preocupação com o desgoverno da ” Banânia”

  • Pit Bull

    Que Santidade !!!

  • NasciAqui!

    Se o Zagalo falou ou não falou pra mim não importa. O que está escrito é a mais pura verdade.

  • anônimo

    claro que não foi Zagallo quem disse… mas ali não há nenhuma mentira… lei da mordaça e decreto 8243 veêm pra tapar o sol… não podemos deixar um partido e uma turma tanto tempo no poder… vide a presidência com PT, vide o governo de São Paulo com PSDB… deixam raizes, até o colega do deputado de Ferpa ganha na loteria, uma bolada… vejam o que aconteceu com o México… vejam no que o PRI transformou o México: um narcopaís… estamos chegando lá… PCC e PV… quem disse que esse país é seu rapá… desapega, estamos chegando.

  • marcos de paula

    A Mídia com sua força “sobrenatural” está fazendo com o governo Dilma o que fez com o segundo governo de Vargas.
    A Dilma não está tendo apoio das pessoas que foram e estão sendo beneficiadas em seu governo (mais de vinte milhões que saíram da situação de extrema miséria). Essa parcela da sociedade brasileira está deixando ser levada pelo discurso reacionário da direita. Como exemplo são as manifestações contra o “Programa mais Médicos”. A elite faz a manifestação e os usuários do SUS, não reagem.

  • anonimo

    O Zagalo quer ficar na mídia a todo custo. Em 1970 ele era o tecnico e quem montou a seleção foi o Saldanha, não teve mérito nenhum. Em 1974 foi um fiasco e ele foi quem convocou a seleção. Em 1994, ele estava l, mas não era o técnico. Em 1998 ele era o técnico e não ganhou a copa. Que vencedor é esse?
    [

  • Rodrigo

    Engraçado as pessoas dizerem que por ser verdade não tem importância que não tenha sido o Zagalo quem escreveu. Claro que tem importância.

    Outra notícia falsa é aquela suposta entrevista do Marcola que na verdade foi inventada pelo Arnaldo Jabor em 2006, até hoje tem gente inocente achando que foi realmente o Marcola quem disse tudo aquilo.

    O problema é que o brasileiro é preguiçoso e não se dá ao trabalho de consultar as fontes

  • Fora Dilma

    Cardosinho, como vc é patético!! Ficou tão incomodado que quis revidar a paulada de verdades que levou na cabeça. Os comentários estão aí pra vc engolir. Não importa o autor, se foi fulano ou ciclano, oq importa é que é tudo verdade. O seu PT da nojo. Vc deve ser como esses petistas que acreditam que o mensalão nunca existiu. Só tem bandido nesse PT: Luis Moura, ex assaltante e ligado ao PCC. André Vargas e Padilha, amigos do Youssef. Nunca se viu tanta corrupção nesse país.
    Toma mais essa aqui:

    Preocupado com o reflexo que recentes suspeitas de corrupção e outras irregularidades envolvendo petistas podem ter na campanha eleitoral deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou a cúpula do partido a responder com rapidez sempre que surgirem casos como o do deputado estadual Luiz Moura (PT-SP), flagrado numa reunião com membros da organização criminosa PCC.

    A ordem é dar “respostas imediatas”, segundo um interlocutor de Lula, seguindo padrão adotado no caso do deputado André Vargas (PT-PR), que foi forçado a se desfiliar do partido após a revelação de sua ligação com o doleiro Alberto Youssef, acusado de comandar um esquema de lavagem de dinheiro. “Ou a gente endurece no tema corrupção, ou podemos ir para casa”, disse um aliado da presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição.

    Na avaliação da cúpula do PT, casos como o de Vargas e Moura são especialmente danosos para a imagem do partido por associarem petistas a criminosos comuns. “Isso desgasta muito mais”, lamenta um interlocutor de Lula.

    O partido sofreu nos últimos anos por causa do escândalo do mensalão, que levou à prisão ex-dirigentes como o ex-ministro José Dirceu, mas muitos eleitores associam o caso a crimes de natureza política, o que provocaria desgaste menor do que o causado por Vargas e Moura. Dirceu e os outros petistas condenados por causa do mensalão foram acusados de distribuir dinheiro a políticos de partidos que apoiaram o governo Lula no Congresso.

    O ex-presidente nunca expressou com clareza sua opinião sobre o que ocorreu durante seu governo, mas numa entrevista a uma rede de televisão portuguesa, em abril, criticou o julgamento do mensalão, dizendo que a decisão do Supremo Tribunal Federal foi “80% política”.

    Mesmo assim, Lula tem demonstrado publicamente sua preocupação com o desgaste que o tema da corrupção cria para o PT. Em maio, num encontro nacional do partido, ele convocou os petistas a “falar grosso” em defesa da sigla, que não “nasceu para fazer tudo que os outros fazem”.

    Lula se preocupa com o dano que esse fator pode causar à campanha da presidente Dilma, cuja popularidade caiu muito desde as manifestações de junho do ano passado, em que a corrupção foi um dos temas dominantes.

    Pesquisas encomendadas pelo PT –às quais Lula tem acesso– sugerem que essa questão é especialmente preocupante em São Paulo, maior colégio eleitoral do país e Estado governado pelo PSDB há quase duas décadas.

    Derrotar os tucanos no Estado é prioridade para Lula neste ano, mas seu candidato a governador, o ex-ministro Alexandre Padilha, está em quarto lugar na pesquisa mais recente do Datafolha, com 3% das intenções de voto. Investigações da Polícia Federal sugerem que Vargas e o doleiro Youssef contaram com o apoio de Padilha para obter um contrato do Ministério da Saúde. Padilha nega.

    SEGUNDA CHANCE

    Na avaliação dos petistas, as vitórias obtidas após o escândalo do mensalão mostram que o eleitorado deu ao PT uma segunda chance, mas o partido teme que essa boa vontade esteja se esgotando. Quando o mensalão veio à tona, em 2005, o único petista punido pelo PT foi o tesoureiro Delúbio Soares, expulso do partido. Mas ele foi reabilitado em 2011, quando o PT aprovou sua refiliação.

    Agora, a ordem é cortar cabeças. Moura foi suspenso pelo PT na terça-feira (3) e não poderá concorrer à reeleição em outubro. O caso preocupa Lula porque sua associação com o PCC enfraquece o discurso que Padilha pretende adotar contra Alckmin na área de segurança pública.

  • robertomalla

    cardosinho nao sei se este texto do zagalo e verdadeiro, mas que e a pura verdade isto e sem sombra de duvido, pois ja vi ladrao de todas as especie mas iqual a cupula do pt ainda nao tinha visto, parabens zagalo se este texto foi de sua autoria, se nao foi pode creditar na minha conta eu assino em baixo……….. roberto malla com todo prazer

    • Paula

      Não viu igual à cúpula do PT? Roberto, então você precisa abrir seus olhos. Veja os escandalos do PSDB sem qualquer punição da justiça! Veja os valores que eles envolvem e depois repense sua opinião.

  • Cardosinho, porque você sempre está colocando notícias sobre pessoas que falam mal do PT?
    Elas estão falando o que enxergam de errado e trata-se de uma manifestação pura e simples. Entendo que pessoas também falam mal do PSDB e assim vão outros partidos, devido a uma insatisfação geral que toma conta da população brasileira. Mas por que você se dói quando é o PT?

    • Preclaro Fernandinho, caso você não saiba, eu fui expulso do PT, portanto não tenho motivos para defender o partido. O que me incomoda é o fato de pessoas razoavelmente inteligentes ajudar a divulgar textos que são falsamente atribuídos a esta ou aquela pessoa.

  • Se você sair da “grande Jales” e adjacências, verá que o que é falado nas ruas, não é nada interessante para o atual governo federal. No link abaixo, mais uma notícia para deixar a população um pouco mais revoltada…
    https//www.facebook.com/video/embed?video_id=200401100109884

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *