A DUVIDOSA POSIÇÃO DE URÂNIA NO RANKING DE EFICIÊNCIA DOS MUNICÍPIOS, ELABORADO PELA FOLHA

ranking folhaFolha de S.Paulo publicou, há alguns dias, o chamado Ranking de Eficiência dos Municípios (REM), um levantamento elaborado pelo jornal em parceria com o Instituto Datafolha, que mediu o grau de “eficiência” dos municípios brasileiros na aplicação de recursos públicos nas áreas da Saúde, Educação e Saneamento.

Quem acreditou no tal ranking, deve acreditar também em Papai Noel, Mula-Sem-Cabeça, Saci Pererê, ET de Varginha e coisas do gênero. Esse tipo de levantamento – visivelmente equivocado – serve apenas para gerar notícia. E, em alguns casos, para ser explorado em campanhas políticas.

Vejamos, por exemplo, o caso de Jales, uma cidade endividada e esburacada que obteve ótima colocação (143ª entre 5.281 municípios) no ranking da “eficiência”. A boa colocação de Jales se deve, principalmente, à boa nota obtida no quesito  “Saneamento”. Mas, todo mundo sabe que, em Jales, o saneamento básico é coisa da Sabesp, não por acaso batizada com o nome de Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

E o caso de Urânia, onde o saneamento também está a cargo da Sabesp? Como se pode ver na relação acima, Urânia foi a melhor colocada (23ª) entre as cidades da região de Jales. Evidentemente que, com todo respeito aos uranienses, só pode se tratar de um tremendo erro do tal ranking.

Afinal, afora a questão do saneamento, como considerar que uma administração pode ser eficiente na aplicação dos recursos da Saúde, sendo que o prefeito não paga nem as parcelas devidas ao Consirj, que atende várias pessoas de Urânia. E, até onde se sabe, o prefeito também não contribui com a Santa Casa de Jales, para onde Urânia manda pacientes diariamente. Assim, fica fácil ser “eficiente”.

Reparem, também, na diferença abissal entre Urânia e outros municípios da nossa região. Santa Albertina, por exemplo, é a 4.119ª colocada no ranking da eficiência. Alguém aí poderia me dizer qual a diferença entre Urânia e Santa Albertina nas áreas da Saúde e da Educação? Quase nenhuma, eu aposto.

Por fim, para os ingênuos que ainda acreditam em rankings desse tipo, eu lembro que as bases de dados que serviram de referência ao levantamento da Folha são bastante variadas, misturando anos e dados diferentes, o que torna impossível fazer uma avaliação tecnicamente correta.

Alguns dos dados da pesquisa da Folha são de seis anos atrás. O levantamento  utilizou dados educacionais e de saneamento de 2010, dados da saúde e finanças de 2013 e dados populacionais de 2015, levando a resultados discrepantes com a realidade, como no exemplo da comparação entre Urânia e Santa Albertina.

34 comentários

  • Resumindo...

    como dizia uma antiga propaganda da folha: é possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade…
    https://www.youtube.com/watch?v=WR0G3Q9ri4U

  • anonimo

    Não faltaram algarismos a esquerda desse 23º. não Cardosinho, só pode ser erro de digitação, prá uso de campanha política é realmente um prato cheio, tem um candidato de uma cidade aqui pertinho de Jales com quase o mesmo numero de habitante de Urânia que está usando muito essa comparação.

  • Perturbado

    Cardosinho mude para Urania e seja feliz meu amigo

  • Perturbado

    Urania é central de região… Cidade bonita bem cuidada bem diferente de jales que parece cidade lá do fundo do MT suja e cheia de buracos com mato pra todo lado até nos lugares de responsabilidade da nossa prefeitura

  • J.K

    Realmente, o prefeito de Urânia é tido como um caloteiro com Consirj e Santa Casa.

    Nem mesmo as rifas da Santa Casa o prefeito vendia ou comprava, um caloteiro politico com as

    entidades da saúde.

    Parabéns Cardosinho pela bela reportagem e por não deixar a população ser enganada

    por mentiras.

  • URANIENSE

    PERTUBADO#######Besta é um substantivo feminino utilizado para nomear animais quadrupedes ( que andam em quatro patas e, pode ser utilizados para se cavalgar ou puxar carroça. Como um adjetivo, a palavra Besta pode ser interpretada como sinônimo de ” individuo tolo”, ” ignorante ” ou ‘ estúpido.
    Esse é você seu cavalo, pois Urania é uma cidade pequena mas gostosa de se viver e não é uma central de região, mas pode ser um centro de região, onde nos uranienses não aceitamos, cavalo ou égua como tu Pertubado.
    E se Jales não serve para sua burrice viver , deve ser porque esta faltando curral e capim, para sua manada e mais não precisamos de um quadrupede para nos defender. Para mim Urania e Jales são duas cidades excelentes para se viver e conviver e igual o fundão de Mato Groso,suja e cheia de buraco deve ser seu curral, então suma , seu asno.

  • Eduardo Cunha - o malvado favorito

    Alguém acredita no que o Datafolha publica?
    Talvez faltou o sinal de menos (-), antes do número publicado…

  • Sincero

    isso é tao mentira quanto a pesquisa que coloca o candidato 23 a lideranca, inclusive com o numero 23! Mera coincidencia ou tudo arranjado! Kkkkkkkk
    Tudo falso! Esse ranking e a pesquisa!

    Urania depende mais de jales na saúde do que qualquer coisa, nao paga nem os comerciantes da cidade!

  • Anonymous

    Deve estar faltando um 3 depois! 233

  • Urania só quer crescer !!

    Cardosinho acredito que você deve morrer de inveja de Urânia!!Não e possível vc como se diz dono da verdade deveria se informar melhor duvida de todas as publicações que fale bem de Urânia ou Jales !Jales também deve para o Consirgi acho que vc deve estar informado! Muda de Jales vai morar em outro lugar!!Ou procura ajudar com propostas idéias ,trabalhos voluntarios…Vc nem como candidato ganha!

  • uraniense

    Cardosinho, vc falar e um burro cagar é a mesma coisa.Toma vergomha na sua cara seu estrume se gamba!
    Só fala mal de Urania, seu bosta!!

  • Urânia precisa Melhorar

    Concordo com o Cardosinho, Urânia é até adequada, porem nunca que é a 23º colocada… a cidade é um lixo na saúde, se estiver passando mal tem que agendar para passar no medico, tipo.. o doença espera ai, que semana que vem tem consulta … um lixo, uma falta de respeito, o rx da cidade só tem de enfeite , porque ninguem usa, mandam tudo pra Jales, tudo na saude é um lixo em urania.., se você precisar ser encaminhado pra otorrino, neurologista, oftalmo, ortopedista e entre outros.. aaah coitado de quem precisar, vai morrer esperando, afinal o tempo de espera é de um ano pra mais.., ou bem mais né.. , vamos la as verbas da cidade, cara cade as verbas que recebem? tipo o centro de zoonose que n]ao tem ainda, veio a verba, mas construir que é bom nada, e se perguntar pro senhor prefeito ele fala que usou o dinheiro pra outra coisa.. é uma palhaçada .. Agora vamos lá ao transporte… poxa cara, como podem dizer que tem onibus de qualidade?? Os transportes escolares quebram demais, praticamente uma vez pro mês.. fora que não tem segurança alguma aos alunos.. , mas e o que vai pra saude? aaah pode ser até adequado, mas cara.. quem merece levantar 3 horas da manha e volta 20:00 ??? ,.. aaaah é muita sacanagem com o povo de Urânia… E pra aqueles que acham que Urânia esta em oitimo estado, vocês se contentam com muito.. investiguem e vão atras das verbas recebidas e do que foi feito.. acordem pra vida Uranienses

    • CIDADÃ

      URANIA NÃO É LIXO NÃO. RX FUNCIONA DE SEGUNDA A SEXTA NO POSTO DE SAUDE, AGENDAR CONSULTA É ASSIM EM TODAS AS CIDADES POIS ESF É PREVENÇÃO E NÃO EMERGENCIA. EMERGENCIA TEMOS MEDICOS 24 HORAS NA SANTA CASA,TEMOS ASFALTO DE QUALIDADE, TEMOS TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO, ATÉ DENTRO DA CIDADE.E ENTRE TANTAS COISAS QUE CASO NÃO SABE É SÓ SE INFORMAR. VAGAS PARA ESPECIALIDADES SE INFORME NO AME COMO ISSO FUNCIONA E TERÁ UMA RESPOSTA MELHOR, RESOEITO COM O CIDADÃO É ALGO IMPORTANTE, NÃO SOU PARTIDARIA DE NINGUEM E GOSTARIA QUE SE COMENTAR ALGO QUE SEJA VERIDICO.E COM RESPEITO.

      • FALO A VERDADE

        NÃO GRITA MEW … Transporte escolar é obrigação , afinal vem verba pra isso… e segundo nenhuma das cidades ao redores é igual Urania, Saude Lixo.. Terceiro.. Urania não paga ninguem e por isso não agendam rapido.. só agendam quem eles querem

      • morador de urânia

        AH AGENDAR FAZ PARTE KKKKKKKKKKKKK ENGRAÇADO QUE A PESSOA ESPERA QUANDO ELA VAI PASSAR MAL, ELA PENSA ASSIM ” AH VOU PASSAR MAL DAQUI 5 DIAS ENTÃO DEIXA EU JÁ IR AGENDA A CONSULTA”, TA CERTO NÉ………AGORA MÃES LEVANTAREM 4 HORAS DA MANHÃ PARA MARCAR PEDIATRA TA DE ZUERA NÉ E QUANDO MARCAM AS DOUTORAS FALTAM OU SEJA CRIANÇA ESCOLHE DIA PRA FICAR DOENTE NÃO, É SERIO ISSO SAÚDE EM URÂNIA É LIXO SIM SENHOR, E OUTRA VAI NA SANTA CASA O QUE O PACIENTE TEM????????? SEMPRE PRA ELES SÃO VIROSE OU NÃO É NADA KKKKKKKKKKK AINDA A SAUDE É BOA….. POUPE NÉ…… AI TEM QUE SAIR DE URÂNIA PARA IR PARA JALES PORQUE SERÁ ?? LÁ SIM TEM MÉDICOS E A SAUDE É BOA….. SEM CONTAR AS VERBAS ALTAS QUE VEM E NUNCA SÃO GASTAS DA MANEIRA CERTA ENTÃO INFORME-SE SOBRE AS VERBAS E VERÁS QUE NAO RECLAMAMOS SEM MOTIVO OK!!!!!!!!! E O PREFEITO SIM CALOTEIRO DA CONSIRJ EDA SANTA DE CASA DE JALES SIM…. PORQUE SERÁ NÉ PORQUE O RESTO DA GRANA VAI PRO BOLSO DELE……… E ENTRE OUTRAS COISAS QUE É NEM MELHOR FALAR POR AQUI.

      • Gabriel

        Urânia com médico 24 horas para emergência? Só se for para você. Faz anos que isto não tem mais. Apareça na Santa Casa da cidade num final de semana no período noturno, terá no máximo uma ambulância para levá-lo para ser atendido em Jales.
        Asfalto de qualidade não é mais que obrigação de todas as cidades. A população paga tributos para isto.
        Transporte escolar gratuito para Ensinos Fundamental e Médio são pagos com repasses de outros entes, como Governo do Estado. Não os ter seria um crime, pois o dinheiro vem.
        Quanto ao transporte dentro da cidade, é ilegal. A Prefeitura de Urânia faz isto com as verbas para transportar os alunos que moram na zona rural do município. Mas para ganhar votos se faz de tudo, o Saracuza então…
        AME – órgão estadual que é gerenciado por uma Organização Social por meio dum Contrato de Gestão. Quanto ao AME de Jales, o Governo do Estado de São Paulo repassa o dinheiro para a Organização Social Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga para esta efetuar a gestão do AME.

  • Fico indignada de ver tantas mentiras , cardosinho parabéns por mostrar q esses caciques que vivem com mentiras
    Fico indignada em ver gospe no prato q comem , pede para o prefeito deles fazer um levantamento se isso ele souber q é um (levantamento) de quantas pessoas passam no UPA para fazer RX é um simples exame de hemograma , já que tem RX Porq mandam pra cá , Urania acorda nem exames de hemograma fazem aí , tudo vem para o UPA , paga o q deve para Jales depois vem dizer mal de nós , Consirg vai agradecer … Chega de enganar o povo

  • ZÉ MARTINI

    Gostaria aqui deixar meu comentário o tanto que esforcei para melhoria da saúde

    do povo de Urânia aonde meu pai também foi prefeito.

    Na época que do lançamento do MAIS MÉDICOS supliquei ao responsável da secretaria

    saúde para aquisição de 2 (dois) profissionais médicos sem custo para município.

    A resposta do secretario da saúde que Urânia não precisa disso não. Olha bem!!! o quanto

    ia beneficiar a população carente e os cofres da prefeitura.

    Em relação valores seria uma economia de R$-30.000,00 (trinta mil reais) mês pelo dados

    do prefeito Mauricio de São Francisco.

    Como o programa é 3 (três) anos e direito a renovação mais 3 (três) anos daria uma economia

    para município de R$-.2.160.000,00 (dois milhões, cento e sessenta mil reais).

    Como você comentou sobre Santa Albertina ajudei 1 (um) medico para aquela cidade do qual

    é um profissional brasileiro veio de Porto Velho-Rondônia.

    Então que dados são esses Jales com Hospital do Câncer e uma Santa Casa com quase 100

    leitos estar nessa classificação?

    Fiquei triste um dia ajudando a coordenar a rifa e quando na devolução dos municípios você

    imagina que Urânia devolveram todas as rifas.

    Na verdade administração de Urânia esta mais focadas em festas de peões que acho umas

    das melhores do estado.

    Ai sim sentiria orgulho em vê-los 23º em festa, mas em relação saúde sinto até um desprezo

    as pessoas carentes daquele município.

    • Cristina

      Amigo nem festa de peão tem mais….e se vc ñ sabe o secretario de saúde é condenado a ressarcir os cofres publicos ele ñ poderia estar a frente da secretaria…e quanto as rifas eu compro tudo que é pra ajudar Sta Casa e o Hospital do Cancêr….mas nunca vi venderem em Urania…compro em Jales

  • Urâniense

    Com total respeito venho por meio deste comentário, lhe pedir que trate com mais educação os municípios de sua região, pois comparados a outros municipios do Brasil, prestam serviços de altíssima qualidade aos seus moradores. e perfeito só Deus!

  • ZÉ MARTINI

    Caso alguém sentir dúvidas sobre meu comentário ao Mais Médicos pode consultar Márcio Gitti testemunha da minha luta. Pedi ao Márcio pelo amor de sua família conscientizar ao seu primo secretário da saúde não perder o programa. Resposta do Márcio – Falaram Zé que não precisam de mais médicos e os que tem aqui tá bom demais.

  • Jalesense

    Cardosinho, tenho muitos amigos em Urânia, de variadas faixas de renda e condição financeira e tudo leva a crer que o atual prefeito e seus apadrinhados vão se surpreender negativamente com o resultado da eleição. O povo está se conscientizando e isso é muito bom pra democracia.

  • Indignado

    Fico indignado como uma pessoa que defende tanto a administração de Urania…aff…a única coisa que esse povo cita nos comentários é sobre o asfalto da cidade que está arrumado e um tapete..hehehe…Me poupe..rsrsr…Se o prefeito deixou a cidade bem arrumada assim….não faz mais do que a obrigação….os impostos pagos são pra isso…a obrigação do administrador da cidade é manter a cidade bem asfaltada ..tem que arcar com a saúde , a educação, o transporte e tudo que uma cidade necessita….Agora esse tal fulano que cita em todos os comentários do bom asfalto de Urania…quando ficar doente…desce rolando no asfalto de Urânia que sara…se alguém de sua familia sentir dor na barriga…manda esfregar a barriga no asfalto que sara… se precisar de transporte…corre no asfalto de Urania que vai chega ao seu destino…rsrsrs..Vamos parar de tanta hipocrisia..rsrs…e estar ciente que temos direito a saúde ..transporte..tudo de bom em uma cidade…porque somos cidadões brasileiros que pagamos impostos pra isso… que merecemos respeito…e ter um lugar digno pra morar…..não receber fama de uma cidade caloteira em relação a saúde….Vamos abrir o olho.

  • Gabriel

    Seria mais sensato ler toda da matéria sobre o índice e entender o que ele significa a escrever um monte de baboseira sem qualquer fundamento e fora de contexto.
    O índice é quantitativo e não leva em consideração se o atual chefe do executivo está em débito com o que quer que seja, já é um começo…

  • O Nego da Mamãe

    Urânia…nem Arjol nem Fião. Jacinto é a solução, para acabar com essa oligarquia que está há mais de duas décadas no poder.

  • JAGUNÇO DA PUTARIA

    EU ESTAVA DECIDIDO VOTAR NO FIÃO, DEPOIS DESSA MEU VOTO É NULO.
    IMAGINA UMA SAÚDE PÉSSIMA E AINDA UM MONTE DE MENTIRA ACHANDO O
    POVO COM CARA DE IMBECIL.
    SÓ VOTO PARA VEREADORA NA FATIMA BOTTON, QUE QUER VAI TUDO PRA REDE
    ESGOTO.

    • Morador vizinho

      Tentaria dar uma apoio ao Arjol pois é novo na política, estudou para isso, tem as melhores propostas e creio que fará bem para urânia eu votaria nele porém não moro lá. Dentre eles o mais preparado. #opiniao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *