ATOS DE TERRORISMO EM BRASÍLIA CONTARAM COM CERCA DE 350 BOLSONARISTAS RADICAIS DA REGIÃO DE RIO PRETO

Deu no Diário da Região:

Apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de Rio Preto e região participaram de atos violentos neste domingo, 8, em Brasília, com invasão e destruição dos prédios que representam os Três Poderes que constituem a democracia brasileira: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Eles se juntaram a uma multidão, oriunda de várias partes do País, que se dirigiu à Capital Federal. As ações que provocaram perplexidade e reação no Brasil e no Mundo começaram por volta das 15h. Além da Praça dos Três Poderes, parte dos extremistas invadiu o Palácio do Planalto, a sede do Congresso Nacional e o prédio que abriga o Supremo Tribunal Federal (STF).

Um ônibus de Rio Preto foi apreendido em Brasília. Outros veículos, fretados em Votuporanga e Nhandeara, também foram apreendidos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram localizados nesta segunda, 9, ao menos 55 veículos que transportaram radicais até a Capital Federal.

O Diário apurou junto a apoiadores do ex-presidente em Rio Preto que pelo menos oito ônibus partiram da região com destino a Brasília. Seis deles saíram na noite de sexta-feira, 6, e outros dois no sábado, 7. Vídeos divulgados em redes sociais pelos próprios integrantes das caravanas também mencionam essa quantidade de veículos, o que representa em torno de 350 pessoas da região na invasão da capital nacional.

Emerson Santos, 50 anos, morador de Rio Preto que estava no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, afirmou ao Diário que o local estava “bloqueado” na manhã desta segunda. “Ninguém entra e ninguém sai da Praça dos Cristais, na frente do QG (do Exército). Está tudo bloqueado. Estão levando pessoal para fazer triagem na Polícia Federal e provavelmente serão todos presos na Papuda (presídio federal)”, disse.

O empresário de Votuporanga Kingo Takahashi participou da invasão na Praça dos Três Poderes e vídeos dele foram divulgados em redes sociais. “Invadimos o Congresso. Vamos derrubar os bandidos. Vamos acabar com os vagabundos. Isso é melhor que show de rock”, afirmou na postagem.

Também há fotos dele dizendo que está dentro de banheiro e outra sentado em um sofá, cujo local não é identificado. Nesta segunda, 9, também circulou em grupos de WhatsApp e redes sociais que ele estaria detido em Brasília e pedindo ajuda, por meio de PIX, para pagar fiança. A reportagem entrou em contato com Kingo, mas ele não respondeu mensagem encaminhada em seu celular.

Outas postagens de moradores da região foram divulgadas sobre o ato de domingo. Entre elas, a da rio-pretense Katia Graceli, conhecida como agente cultural. “Lindo ver nossos patriotas. Povo de Americana, Rio Preto. Tamo junto”, divulgou. “Não para de chegar patriota. Quem achou que Brasília não ia bombar tá louco. Aqui é selva”, afirmou em outro vídeo.

Ademir Ronda, dono de uma das empresas locadora de ônibus que levaram moradores de Rio Preto para manifestação que resultou em quebradeira afirmou que não sabia o objetivo da viagem. “Se soubesse o que eles iriam fazer, eu não tinha alugado”, disse.

O advogado Augusto Cesar Mendes Araujo, de Rio Preto, foi contratado na manhã desta segunda-feira, 9, para defender dois moradores da cidade suspeitos de participarem dos violentos atos em Brasília. Segundo o Diário apurou, as duas pessoas que o advogado defende tiveram prisão preventiva decretada após audiência de custódia na Polícia Federal de Brasília. Os nomes não foram revelados.

Augusto César diz que a equipe de advogados de seu escritório foi acionada ainda para assessorar um grupo de manifestantes da cidade de Sinop, no Mato Grosso, também por causa dos atos golpistas em Brasília.

1 comentário

  • SOS Jales

    Com relação ao ex-marido de Érica, Roberto Santos Oliveira, FOI ABSOLVIDO, de todos os crimes lhe foi imputado, aliás não só ele, os demais também receberam o benefício da ABSOLVIÇÃO

    A defesa de Roberto Santos Oliveira, foi feita pelo Ilustre Advogado Dr Luis Fenando de Paula, que desde do início se debruçou sobre o caso e chegou ir à Brasília, despachar junto ao Ministro Gilmar Mendes, conseguindo a Liberdade provisória de seu cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *