BOATO PROVOCA CORRIDA A CARTÓRIOS ELEITORAIS EM RIO PRETO

A notícia é do Diário da Região:

Notícia falsa, ou um “fake news” como está na moda dizer, divulgada nas redes sociais lotou de gente os cartários eleitorais de Rio Preto nesta terça-feira, 21, para fazer o cadastramento biométrico. Só o da 367ª Zona Eleitoral, o maior dos quatro instalados na cidade e que abrange toda a região norte, atendeu o triplo da média diária. “Umas 300 pessoas já vieram aqui hoje (ontem)”, disse Renata Kfouri, chefe do cartório, quando faltavam duas horas para o encerramento do expediente.

O boato que correu a rede, principalmente pelo WhatsApp, diz que o cadastramento biométrico vai até o próximo dia 7 e que será cobrada multa de R$ 150 para quem perder prazo. Nenhuma das duas informações é verdadeira. Em Rio Preto, por exemplo, o comparecimento nem mesmo é obrigatório e ainda não há prazo de até quando fazê-lo.

A boataria foi tanta que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi obrigado a divulgar uma nota de esclarecimento na tarde de ontem para desmenti-la. Segundo o TRE em apenas 85 dos 645 municípios do Estado é obrigatório fazer a biometria. Ainda assim o prazo vai até 27 de março de 2018 na maioria dessas cidades, como Catanduva. Quem não comparecer até lá terá o título cancelado. “Com o título cancelado, o eleitor não poderá tirar passaporte, tomar posse em cargo público, matricular-se em estabelecimento oficial de ensino e obter empréstimo em bancos públicos, entre outros impedimentos”, informa a nota da TRE.

Apesar de o cadastro em Rio Preto ainda não ser obrigatório, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem para evitar filas no futuro. O atendimento pode ser agendado pelo site www.tre-sp.jus.br

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *