PAPA NOMEIA NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE RIO PRETO

No mesmo dia em que o governo Doria oficializa a escolha do novo comandante da Polícia Civil da região de São José do Rio Preto – o que inclui Jales – o papa Francisco anuncia o novo bispo da Diocese de Rio Preto.

O novo bispo, dom Antonio Emídio Vilar, é mineiro de Guaxupé. Ele já foi o bispo de São Luís de Cáceres(MT) entre 2008 e 2016, quando foi transferido para a Diocese de São João da Boa Vista(SP). A notícia é do Diário da Região:

O monsenhor Antônio Emídio Vilar foi nomeado pelo papa Francisco o novo bispo da Diocese de Rio Preto. O nome dele foi oficializado nesta quarta-feira, 19. Ele assume o posto no dia 19 de março, aniversário da cidade.

Vilar assume o lugar de Dom Tomé Ferreira da Silva, que renunciou ao comando da Diocese, em agosto de 2021, após o vazamento de um vídeo íntimo. Desde então, o arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, ocupava o cargo de administrador apostólico.

Em comunicado, Dom Moacir agradeceu ao Papa Francisco pela escolha. “Nossa profunda gratidão ao Santo Padre o Papa Francisco por sua solicitude pastoral para com a Diocese de São José do Rio Preto”.

Em live realizada na manhã desta quarta pelo Facebook da Diocese de São João da Boa Vista, o monsenhor Antônio Emídio Vilar agradeceu a acolhida de Dom Moacir. “Ao aceitar a minha nomeação como bispo da Diocese de Rio Preto, sou grato a Dom Moacir por seu pastoreio como administrador apostólico nesse tempo de sede vacante. Agradeço sua acolhida e amizade comigo”.

Ele ainda afirmou que “como dizia Dom Bosco, meu pai e mestre, um desejo do Papa é para nós uma ordem”. “Esse novo apelo do Papa Francisco me lembra quando fui nomeado bispo 13 anos atrás, o mesmo Deus que nos escolheu nos fará fiéis até o fim. Não há porque temer o que virá, se é Deus que o quer, eu sou seu servo, ele é o Senhor. Cabe-me dispor a trabalhar como um simples operário de sua vinha, disposto ao que ele quiser. Para esse meu ‘sim’ peço as orações de todos vocês”, completou.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *