SANTA SALETE TEM MAIS ELEITORES DO QUE HABITANTES

santa saleteDois leitores saletenses não gostaram dos comentários sobre o assombroso crescimento no número de eleitores de Santa Salete. Como já informado pelo blog, dados do Cartório Eleitoral indicam que Santa Salete ganhou 278 novos eleitores entre 2014 e 2016, ou seja, saiu de 1.557 para 1.835 eleitores. Um aumento de 17,9%, bem maior que o de Jales, que, no mesmo período viu seu eleitorado crescer parcos  0,30%.

Um dos leitores rebateu os críticos, dizendo que “se eles fossem moradores de Santa Salete saberiam o quanto a cidade cresceu e teve novos moradores nos últimos 10 anos, além da conscientização dos moradores entre 16 e 18 anos“.

Outra leitora – Sandra Molina – afirmou que “trabalho em repartição pública do município e realmente teve um aumento significativo de pessoas que mudaram para nossa cidade. Será que é porque tem melhor qualidade de vida e atendimento em todos os segmentos?“.

Pode ser, mas é improvável! Uma visita ao site do IBGE mostra que, em 2000, o Censo contou 1.379 almas em Santa Salete. Naquele ano, o município tinha 1.390 eleitores. Portanto, em 2000, o município já tinha mais eleitores do que habitantes. 

Dez anos depois, em 2010, os recenseadores contaram 1.447 habitantes em Santa Salete. E o Cartório Eleitoral registrava 1.352 eleitores. Ou seja, pelo menos dessa vez o município  contabilizava mais habitantes que eleitores.  

São grandes, porém, as chances de que, em 2016, as coisas tenham voltado a se inverter.  O Cartório Eleitoral, como já se disse, contabiliza 1.835 eleitores. E a estimativa do IBGE, relativa a 2015, calcula que Santa Salete tinha 1.523 habitantes no ano passado.

A menos que tenha acontecido uma estrondosa explosão demográfica em Santa Salete, tudo indica que em 2016 o município voltará a ter muito mais eleitores do que moradores.

Post Scriptum: Entre os dez municípios vinculados ao Cartório Eleitoral de Jales, apenas Santa Salete registra o curioso fenômeno de contar com uma quantidade de eleitores superior ao número de habitantes.

11 comentários

  • Oposição

    Estão importando pessoas, isto tem um intuito eleitoral, pois se investigar a maioria são parentes ou amigos ligados a atual administração.

  • SOLANGE

    vc está mal informado , porque o prefeito de Santa Salete entrou com representação pra averiguar , pois até ele ficou surpresou com a quantiddade

    • Fernando

      Engraçado né Solange ? você falando isso… Pelo que eu sei e todo mundo também sabe nessa Salete é que você e seu Pai também são de fora não são, vocês mora no município de Urânia faiz tempo e continuam votando aqui na Salete…

      • SOLANGE

        NASCI , CRESCI, ESTUDEI EM SANTA SALETE , CORREGO DA ANTINHA NÃO VIM IMPORTADA DE OUTROS MUNICIPIOS. AMOR.

        • Fernando

          Olha, eu e a minha família viemo de longe sim, la de Sergipe… mas tamos morando aqui no sítio em Salete ja faz uns anos, e eu ja escutei o Deputado Edinho Araujo fala que a gente não tem como escolher o lugar onde a gente nasce, mais a gente pode escolher sim o lugar onde a gente vai vive, e eu escolhi salete !!! Eu moro e vivo aqui na Salete…..

  • Cidadão

    Que piada!!!! Vamos ver o que juiz eleitoral vai fazer?

  • Pesquisar faz bem

    Kkkk qual o problema disso? Minha família toda se mudou de Santa Salete depois de 16 anos morando ai mais nossos títulos permanecem em salete pelo fato de ser um otimo municipio e que ainda não nos desligado da cidade definitivamente! Quase 10 votos bem de nós kkkk então menos pelo furado

  • Eu vi falar que lá os mortos votam em uma sessão espírita.Cada coisa!

  • Eleitor

    Não importa se tem mais ou menos eleitores que moradores na verdade tanto oposição como situação vão buscar pessoas de fora pra se elegerem infelizmente isso acontece em quase todas as cidades pq em Santa Salete seria diferente

  • VADIUS

    Vamos ver o que juiz eleitoral vai fazer mesmo! Porque se teve esse número alto de transferências, pode ter certeza que ambos os lados estão envolvidos, tanto quem quer se candidatar como quem já esta eleito no poder atual prefeito. Deixa a batata assar, e quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra.

  • Pessoal

    Na minha opiniao quando o candidato é bom ele não tem medo de adversário se ele foi ou sera bom sera lá dentro que vao saber,candidato prometeu tem que cumprir emprego e comodidade tem que ser pra todos e não só pra amigos e parentes porque no fim quem decide se vai ou fica são o povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *