UNICASTELO FINALIZA ‘SEMANA JURÍDICA’ COM PALESTRAS DE JANICE ASCARI E DE JALESENSES

UNICASTELO 2

O estudante Betto Mariano, que frequenta o curso de Direito na Unicastelo de Fernandópolis e foi o mestre de cerimônias do evento, enviou informações sobre a Semana Jurídica daquela faculdade, que terminou ontem, sexta-feira.

A Semana Jurídica 2014 contou com renomados profissionais da área de Direito, como por exemplo unicastelo 4a procuradora da República Janice Ascari (foto ao lado), que ficou famosa por sua firme atuação em casos que envolveram gente poderosa, como o ex-presidente Collor, o PC Farias, o juiz Lalau, o Luiz Estevão, e outro juiz, o João Carlos da Rocha Matos, preso na Operação Anaconda. 

Os doutores Masato Ninomya, professor da USP e da Universidade de Tóquio, e Rodrigo Alvarez, defensor público de Três Lagoas, foram outros palestrantes. O time de palestrantes incluiu, ainda, três jalesenses: o juiz Fernando Antônio de Lima, o promotor Horival dos Santos Júnior e o advogado e professor Alessandro Martins Prado.

A procuradora Janice Ascardi tratou do tema corrupção, algo que ela combate diariamente e que a deixa indignada. Para Janice, os tais “embargos declaratórios” – que servem apenas para condenados ganhar tempo e atrasar o efeito da justiça – deveriam ser abolidos do sistema jurídico. Ela tratou, também, da corrupção no Poder Judiciário.

filhas da corte1Alessandro Martins Prado falou sobre a violência policial em São Paulo e sobre a “corrupção moral” no Judiciário. Citou como exemplo os casos de Marina Fux e Letícia Mello, filhas de ministros do STF, que foram promovidas recentemente a desembargadoras, apesar da pouca experiência. São as chamadas “filhas da corte”.

O promotor Horival tratou do tema “Ação Civil Pública”, enquanto o juiz Fernando falou sobre a “Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor”. Aliás, com base nessa teoria, Fernando condenou, na semana passada, um grande banco ao pagamento de indenização a um professor aposentado. Sobre isso, falarei em outro post.

Segundo o Betto Mariano, o doutor Fernando reafirmou, ainda, sua indignação diante do desrespeito com que empresas abastadas economicamente tratam os seus consumidores e clientes. Ele ressaltou que a sociedade precisa, cada vez mais, lutar por seus direitos. E que a justiça precisa julgar com um olhar mais humanitário, principalmente as causas que envolvam questões sociais.

1 comentário

  • Anônimo

    O Brasil é uma piada mesmo. ADVOGADA que atuou em meia duzia de processo vira DESEMBARGADORA. Atraves do quinto constitucional elas foram indicadas por notável saber jurídico. ..kkkkk.No Brasil é assim puro QI. Achei que elas não iam passar da sabatina de perguntas..mas foi só pra inglês vê.pois foi uma entrevista do tipo quais seus sonhos. O quecespera da vida. PIADA néh …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *