ORQUESTRA BAMBA SOCIAL – “A RITA”

Se o prezado leitor ou a estimada leitora se der ao trabalho de ver (e ouvir) o vídeo abaixo, provavelmente não irá acreditar, de primeira, que o coletivo de samba de nome esquisito – Orquestra Bamba Social – é um grupo português, originário da cidade do Porto.

É bem verdade que o grupo é formado por portugueses e brasileiros, num total de 17 integrantes, mas a origem é realmente o Porto. A ideia de juntar o pessoal foi de um português – Pedro Pinheiro – que cultua a música brasileira, principalmente o samba e o choro. No começo, eram apenas cinco integrantes.

Um dos integrantes da Orquestra Bamba Social é Tiago Nacarato, um português nascido lá mesmo no Porto, que canta sem o sotaque lusitano. Tiago, explica que, embora nascido em Portugal, tem pais brasileiros. O pai é músico e se apresenta há mais de 30 anos em bares e restaurantes do Porto. Foi com ele que Tiago aprendeu a cantar. Com seis anos, ele já se apresentava ao lado do pai.

Tiago fez sucesso em Portugal ao aparecer no programa The Voice, em 2018, cantando “Onde Anda Você”, música de Vinícius de Moraes e do médico baiano Hermano Silva. Por sinal, essa é a única música conhecida do Hermano Silva, que, além de médico, era dono de uma casa de shows em Itapuã, na Bahia, onde o poetinha morou por algum tempo.

Voltando ao Tiago, ele não foi o vencedor do The Voice Portugal, mas sua apresentação na chamada “Prova Cega” foi marcante. Tanto que o vídeo com sua participação – que pode ser visto aqui – já tem quase 20 milhões de visualizações.

Depois do sucesso no The Voice, Tiago passou a – juntamente com o trabalho no grupo de samba – fazer apresentações solo. Ele já se apresentou no Brasil em duas ocasiões. Em setembro de 2019, esteve por aqui para o lançamento do seu primeiro álbum, que tem a participação de Paulinho Moska em uma das músicas.

No vídeo abaixo, a Orquestra Bamba Social interpreta “A Rita”, do Chico Buarque de Hollanda, com Tiago Nacarato e Miguel Araújo nos vocais.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *