MARIA BONITA, CEM ANOS
Deu no Blog do Renato César Pereira:
Hoje o mundo está comemorando os 100 anos do Dia Internacional da Mulher. E quem estaria comemorando 100 anos, também hoje, seria a Maria Bonita , a companheira do cangaceiro Lampião.
Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita (08 de março de 1911 – 28 de julho de 1938) foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Nascida no sítio Malhada da Caiçara, do município de Paulo Afonso, na época conhecido como município de Glória, na Bahia.
Depois de um casamento frustrado, em 1929 tornou-se a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o “Rei do Cangaço”. Continuou morando na fazenda dos pais, mas um ano depois foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, com quem viveria por longos oito anos.
Com o cangaceiro, Maria Bonita teve uma filha de nome Expedita Ferreira Nunes e, segundo os historiadores, mais um filho chamado Ananias Gomes de Oliveira, que foi criado pela mãe de Maria, Dona Déa. Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, aos 27 anos, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como “volante”), assim como Lampião e outros nove cangaceiros
Bom dia Cardosinho!
Assim como no caso das publicações sobre a certidão negativa de débitos emitida para quem, de fato, estava em débito, a “história oficial” nem sempre é a verdadeira. Só pra ilustrar. Quando os Portugueses invadiram os territórios dos povos tupis, guaranis e tantos outros, constou da historiografia oficial como descobrimento do Brasil… e olha que estes povos não tinham o hábito de andar “cobertos”.
São muitas as versões que circulam sobre nossas vidas. Falando de Maria é importante desmentir a versão que circula quanto ao motivo da separação dela de seu primeiro marido. Não é verdade que ela o abandonou depois de ter sido flagrada nua em sua alcova com um cirurgião plástico. Esta estória é uma confusão plantada deliberadamente na mídia golpista pelos coronéis com o objetivo de denegrir a minha imagem e de Maria.
Como são várias as versões e estórias que contam ao nosso respeito vou encurtar a prosa e ir direto ao ponto, a nossa morte. Depois que os coronéis do Sertão descobriram que não podiam mais fazer o que bem entendessem passaram a nos perseguir para restabelecer seu poder de mando. Tentaram várias vezes nos matar, sem sucesso.
Na verdade, Maria eu e vários companheiros decidimos continuar a luta e com a ajuda (ops! Segredo, quase falei.) passamos a viver no mundo cibernético. Hoje, vivemos na blogosfera (veja a foto), e temos cumprido algumas missões na virtuália. Conseguimos passar para a história, com isto nos tornamos imortais e não envelhecemos…
Os corpos que foram expostos como sendo nossos pela volante (bem desfigurados) com suas cabeças em estacas, na verdade eram de colaboradores dos coronéis que foram abandonados por eles na hora H. Que isto sirva de lição aos colaboradores de hoje em dia, aí no Sertão.
Capitão, com todo o respeito, que diabos poderia estar fazendo a Maria com um cirurgião plástico se ela já era Bonita? Acho bom o senhor averiguar isso direitinho…
Com sua licença, Cardoso, mas esse tipo de lembrança é dispensável.Relacionar uma data tão importante com o aniversário de uma bandida assassina pertencente a um dos bandos que aterrorizavam as populações de cidades pequenas e tão sofridas foi uma coisa infeliz. Pode haver várias versões sobre a vida e morte de Maria, que de bonita não tinha nada, mas é certo que nehuma delas a torna merecedora do destaque que lhe dão. Era uma bandida. Só isso.
MB era uma mulher, Carioca. E tem história. Vê se troca este teclado seu!
Carioca, o que vc acha que vão falar da Zélia Cardoso de Melo daqui a cem anos?
Que ela foi a piada mais sem graça do Chico Anysio. E ela ainda diz que vive aquela boa vida lá em Miami graças à pensão do Chico.
Se a Maria Bonita era só uma bandida, pelo jeito aqueles coronéis latifundiários grileiros escravistas e mandantes de crime que o Lampião roubava era tudo gente boa…
para o rapaz de cima que falou que maria bonita era uma bandida assassina, o que voce prefere, que sua mulher vai a luta ou um cagao que foge dela?
realmente uma BANDIDA que se omitia ate aos estrupos mas ela deve ter tido um surto psicotico tem mulheres que se deixam levar por vida de perigo ao pensar que estivesse protegida rodeada por mais de cinquenta homens armados e totalmente perigosos nada lhe aconteceria mas dai a relacionar essa VIBORA com o dia da mulher isso foi de um tremendo mal gosto…………
“Sr. carioca” vá mais fundo na historia, a faça os seus comentarios baseado em fatos, não se deixe levar por comentarios alheios. Maria Bonita foi sim uma mulher de fibra, carajosa e pioneira, abraçando a vida do cangaço em busca de dias melhores para os seus sofridos conterrânios, que sufocados pelos coroneis latifundiarios tinham que baixarem as suas cabeças e dizer amem aos seus desmandos…