GAROTO PROPAGANDA DA CLOROQUINA E DA IVERMECTINA, ALEXANDRE GARCIA É CHAMADO DE IRRESPONSÁVEL POR SITE

E o ex-urubólogo Alexandre Garcia, o porta-voz oficial do bolsonarismo, continua espalhando informações irresponsáveis em seus comentários sobre o tal tratamento precoce. A eficácia desse suposto tratamento já foi desmentida por cientistas renomados e até pela Anvisa.

No comentário de hoje, divulgado aqui em Jales pela Antena 102, Garcia – sabe-se lá por quais interesses – repetiu sua cantilena a favor da cloroquina, ivermectina, etc. Ele citou um suposto estudo feito em 36 cidades gaúchas que aderiram ao tratamento precoce, onde as internações e os óbitos teriam despencado.

Como não confio nas informações do ex-urubólogo, recorri ao Google, onde joguei algumas palavras-chave, e nada encontrei a respeito desse estudo gaúcho. Mas encontrei outras coisas interessantes.

O portal Brasil de Fato, por exemplo, publicou ontem uma notícia, cuja manchete diz que “prefeitos do RS podem ser responsabilizados por tratamento precoce para covid-19”.  A matéria diz que o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul está realizando uma auditoria em 27 prefeituras que aderiram ao kit-covid.

A auditoria foi solicitada por um procurador de contas do estado, que citou um levantamento feito por ele. “No levantamento efetuado, não foi possível identificar estudos que comprovassem a redução da mortalidade ou hospitalização em pacientes por covid-19 com a utilização dos fármacos”, destacou o procurador.

Encontrei, também, uma notícia do UOL, de quatro dias atrás, onde se diz que “um levantamento feito em dez municípios com mais de 100 mil habitantes, que distribuíram oficialmente um kit com medicamentos para o chamado tratamento precoce, no ano passado, revela que nove deles registram uma taxa de mortalidade por covid-19 MAIS ALTA do que a média estadual”.

Uma manchete do jornal O Estado de Minas, desmente que não tenha havido mortes pela covid em Porto Feliz(SP), depois que o prefeito de lá começou a distribuir o kit covid. A informação de que Porto Feliz tinha zerado as mortes fez parte de um comentário de Alexandre Garcia, em julho de 2020, e foi desmentida por este blogueiro AQUI.

Atualmente, Porto Feliz, com quase 60 mil habitantes, registra 27 óbitos. Mas, segundo um morador da cidade, a Prefeitura só contabiliza como óbito por covid aqueles que acontecem no prazo de 14 dias. Ou seja, aqueles que morrem por complicações pós-covid – aqui em Jales tivemos vários casos assim – não são contabilizados.

Porto Feliz fica na região de Sorocaba que, nesta semana, está voltando para a fase vermelha do Plano SP, devido ao aumento de casos. Há três dias, uma médica de Sorocaba falou ao G1 sobre os casos de três pessoas que se sentiam protegidas com o tratamento precoce. Uma dessas pessoas fazia uso de cloroquina e ivermectina, mas pegou a covid e morreu.

Outra cidade já citada por Garcia, como exemplo de sucesso do tratamento precoce, é Itajaí(SC). Uma manchete de um portal de notícias catarinense – o NSCTotal – de 15 de janeiro, resume tudo: “Com distribuição de ivermectina, Itajaí tem a maior letalidade por covid-19 entre grandes cidades de SC”. Naquela data, Itajaí, que é a sexta cidade mais populosa de Santa Catarina, ocupava o segundo lugar no ranking de óbitos por covid no estado.

Mas, uma das coisas mais interessantes que encontrei foi um texto publicado pelo site Observatório da Imprensa, especializado em comentar criticamente a atuação da nossa mídia. A manchete é essa:

O artigo comenta, ponto por ponto, um comentário de Alexandre Garcia e diz, entre outras coisas, que o ex-urubólogo costuma disparar dados, sempre sem fontes, “sobre lugares em que a ivermectina teria sido distribuída e ajudado a reduzir casos letais da covid-19”.

O texto é longo, mas se você dispõe de tempo, vale a pena dar uma olhada AQUI. Você vai ver que não se pode confiar em tudo – ou melhor, em quase nada – que o Alexandre Garcia diz.

5 comentários

  • Jalesense

    O canalha mentiroso é o porta voz do genocida.

  • Boi de pirata

    Eu não leio e não sei o que o jornalista escreve. Mas o Cardozinho dá muita atenção ao jornalista. Certamente ele é contratado pelo presidente. Assim como o Datena. Isso é muito comum em outros governos. Bolsonaro tem uma rede de informação de todos os jornalistas e formadores de opinião.
    Bolsonaro prefere mandar as publicações e propaganda do governo ao Silvio Santos e a Edir Macedo. Por outro lado, Bolsonaro briga com a Globo, Folha, Veja, e outros.
    O jornalista Garcia é um “boi de pirata” pois repete o que o Bolso fala. Defende seus filhos. Deve ganhar muito por isso.
    Isso faz parte do poder!

  • Indignada com a cloroquina

    Cardosinho tem como a gente processar a emissora por colocar este lixo no ar todos os dias? Se tem aonde posso ir! Obrigado!

  • DESLIGADO

    Nunca mais liguei na rádio que bota o Alexandre Garcia todo dia pra falar abobrinha e puxar o saco do Bozo.

  • Fiscal do Sarney

    A hora do Alexandre Garcia é o momento de êxtase da familia W Garcia da rádio. Pagam caro pra colocar essa merda no ar só pra satisfazer seu ego e dos bolsominios de jales.

    Deus me livre chegar perto dessa gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *