DEPOIS DE ENTREVISTA AO JORNAL NACIONAL, HADDAD SE ENCONTRA COM CHICO BUARQUE
Deu na revista Fórum:
No Rio de Janeiro, o candidato à presidência pelo PT, Fernando Haddad, teve um encontro com o músico e compositor Chico Buarque, após ser entrevistado no Jornal Nacional na noite desta sexta-feira (14). “Depois da Globo, Chico, porque ninguém é de ferro”, escreveu o candidato.
A entrevista na emissora chamou a atenção pelo tom inquisitório e pela quantidade de interrupções dos apresentadores. Nos 27 minutos de entrevista, o candidato petista foi interrompido 62 vezes, enquanto o presidenciável tucano, Geraldo Alckmin, foi interrompido 17 vezes.
“Não sei o que mais me impressionou: se o sangue frio e o poder argumentativo de Haddad ou o se o ar e a postura inquisitoriais dos ‘entrevistadores’, que já tinham réplicas antes da elaboração completa da resposta”, disse o escritor Lira Neto, autor, entre outros livros, de Getúlio, a biografia do ex-presidente Getúlio Vargas.
A foto com Chico Buarque fez sucesso nas redes. Em apenas 2 horas, a publicação já somava mais de 1,7 mil compartilhamentos e 7 mil reações. “Enquanto uns são apoiados por Gustavo Lima, Felipe Melo, Danilo Gentili, Silas Malafaia, Alexandre Frota… outros são apoiados por Chico Buarque. A diferença é gigante”, disse um internauta.
E amanhã, no Brasil & Cia, programa de MPB que apresento na Regional FM, teremos, além do Chico, teremos Beth Carvalho, Fernanda Yakai e Aline Calixto, três das mulheres artistas que aparecem no vídeo abaixo, apoiando Haddad e Manu:
JUIZ DE FERNANDÓPOLIS APLICA MULTA DE R$ 20 MIL A ADVOGADO POR LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ EM AÇÃO POPULAR
Dia desses publiquei aqui no blog o caso do advogado mineiro Maxoel de Jesus Ferreira, que protocolou na Justiça de Jales uma ação popular na qual pedia que o governo estadual fosse condenado a repassar cerca de R$ 30 milhões para a nossa Prefeitura.
Segundo o advogado, o valor correspondia ao que governo estadual tinha deixado de repassar à área de saúde em Jales, nos últimos quatro anos. Além de Jales, ele já tinha protocolado, até aquela data, ações semelhantes em Fernandópolis, Votuporanga, São José do Rio Preto e Iturama.
Ele não parou nessas. Nesta semana, o diligente advogado protocolou outras ações do tipo em Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, Araçatuba, Bragança Paulista, Ilha Solteira e Santa Fé do Sul. No total, as 11 ações ajuizadas por Maxoel somam mais de R$ 3 bilhões, o que causaria um abalo aos cofres do governo estadual.
Se depender, no entanto, do juiz Heitor Miura (foto), de Fernandópolis, quem irá sofrer um ligeiro abalo são as finanças do advogado. O magistrado já julgou a ação ajuizada em Fernandópolis, indeferindo o pedido do advogado e determinando a extinção do processo.
Mas a sentença não ficou só nisso. Miura corrigiu o valor da causa – que era de R$ 46 milhões – baixando-o para apenas R$ 200 mil e, em cima desse valor, aplicou uma multa de 9,999% ao advogado, por litigância de má-fé. Coisa, portanto, de R$ 20 mil.
Na sentença, o juiz relata ter conhecimento de que o autor andou protocolando ações idênticas em outras cidades, sempre atribuindo como valor da causa cifras na casa das dezenas de milhões de reais. “É caso de reconhecimento do uso abusivo do direito de iniciativa de ação popular, com fins de obtenção de proveitos próprios”, registrou o magistrado.
Esse não foi o único revés sofrido por Maxoel. Em São José do Rio Preto, o juiz Adílson Araki Ribeiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou que o advogado recolha o valor das custas do processo em 15 dias. E como, no caso de Rio Preto, o valor da causa é de R$ 338 milhões, é de se supor que as custas não ficarão baratas.
DATAFOLHA: 32% DOS ELEITORES DIZEM QUE VOTARIAM ‘COM CERTEZA’ EM UM CANDIDATO INDICADO POR LULA
O dado mais relevante da pesquisa Datafolha foi divulgado neste sábado e traz uma boa notícia para o candidato Fernando Haddad: nada menos que 32% dos eleitores votarão com certeza no “candidato indicado por Lula”. Além disso, outros 16% podem vir a votar.
Isso significa que o piso de Fernando Haddad, em quem Lula declara seu apoio, é de 32%, enquanto seu potencial de votos, de 48%, seria suficiente até para uma vitória em primeiro turno. Em carta, Lula já pediu “de coração” que todos os que iriam votar nele votem em Haddad. O ex-prefeito de São Paulo tem o desafio, agora, de deixar claro ao eleitorado, que ele é o candidato de Lula.
Mesmo sem ser ainda muito conhecido, Haddad foi o candidato que mais cresceu entre o Datafolha de segunda-feira, 10, e o Datafolha de sexta-feira, 14. Em quatro dias, o petista cresceu 4%, saindo de 9% e chegando a 13%, o mesmo percentual de Ciro Gomes, que era o segundo colocado.
Nesses mesmos quatro dias, Alckmin e Ciro permaneceram estagnados, Marina despencou e Bolsonaro – com toda a exposição midiática dos últimos dias – oscilou positivamente, dentro da margem de erro.
Entre os mais pobres – que são imensa maioria – Haddad foi quem mais cresceu. Na pesquisa Datafolha de 22 de agosto, ele tinha apenas 3% entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos. No Datafolha de ontem, Haddad já está com 16% nesse eleitorado, sendo que 6% foram obtidos nos últimos quatro dias.
No Nordeste, Haddad tinha 5% em 22 de agosto. Agora já tem 20% e lidera a corrida eleitoral naquela região do país, onde ele deverá crescer muito mais.
DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE
Na edição digital da Folha Noroeste deste sábado o principal destaque é o retorno da assistente social Maria Aparecida Moreira Martins ao comando da Secretaria de Saúde. Maria Aparecida havia sido exonerada do cargo no dia 31 de julho, em função das investigações da Operação Farra no Tesouro, deflagrada pela Polícia Federal. A exoneração foi, segundo o jornal, um ato precipitado da administração municipal, uma vez que, logo após prestar depoimento, Maria Aparecida – que chegou a ser detida pela PF – teve sua prisão revogada pela Justiça e não teve seu nome incluído entre os denunciados em ação penal ajuizada pelo Ministério Público. O retorno da secretária ocorreu na quinta-feira, 13.
Destaque, igualmente, para a carreata “Outubro Rosa” programada para o dia 06 de outubro, em Fernandópolis, como parte da campanha de prevenção ao câncer de mama. A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo a chamar atenção da sociedade, alertando as mulheres sobre a importância da prevenção, através da realização do exame de mamografia, para o diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
Na coluna FolhaGeral, o destemido redator-chefe Roberto “Pestinha” Carvalho faz uma crítica aos eleitores jalesenses que, há muito tempo, preferem votar em candidatos “estrangeiros”, ou seja, candidatos que não representam Jales. Segundo o colunista, isso ocorre porque as lideranças políticas locais, ao apoiar candidatos de outras plagas, visam mais os interesses pessoais do que os interesses coletivos. Roberto lembra que, nas últimas décadas, os candidatos de Jales nunca chegaram a obter o apoio de pelo menos 40% do eleitorado local. O ex-prefeito Guisso, em 1998, foi o que mais se aproximou dessa marca, alcançando 39,81% dos votos válidos em Jales.
PREFEITURA DIVULGA NOTA SOBRE SUPOSTA ACUSAÇÃO DE SUPERFATURAMENTO NOS BANHEIROS DO COMBOIO
A Prefeitura divulgou Nota de Esclarecimento assinada pelo procurador geral Pedro Callado e distribuída no final da tarde de sexta-feira, 14, sobre notícia veiculada pelo portal A Voz das Cidades, do Betto Mariano, que relata uma suposta denúncia levada ao Ministério Público por um construtor da cidade.
A notícia diz que o construtor – cujo nome não foi citado – teria protocolado denúncia no MP apontando que o prefeito Flá Prandi teria exigido que ele fizesse notas fiscais em cerca de 10% acima do valor gasto na construção dos banheiros do Comboio de Jales.
Procurado pelo blog, Betto Mariano, disse que o denunciante esteve em sua residência, na manhã desta sexta-feira, e, na presença de dez ou doze pessoas declarou ter feito a denúncia junto ao Ministério Público. O denunciante teria solicitado ao Betto que seu nome não fosse citado.
Betto confirmou, ainda, que construtor não apresentou cópia da denúncia supostamente protocolada no MP, nem citou o nome do advogado que o teria acompanhado por ocasião da apresentação da denúncia no Fórum.
O blog procurou também o proprietário da empresa que cuidou da reforma dos banheiros, Lenar Maximiano. Ele garantiu não conhecer o denunciante e disse ter estranhado a notícia, uma vez que apenas sua empresa poderia emitir notas fiscais da reforma e os valores não poderiam ficar acima do que foi licitado. Abaixo, a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Com relação à reportagem de título “Exclusivo – testemunha relata que prefeito exigiu superfaturamento em notas de Banheiros do Comboio de Jales”, publicada na sexta-feira, 14 de setembro, no site www.avozdascidades.com.br, destaca-se que:
-A nota não menciona o autor da eventual representação ou quais seriam as testemunhas. Em razão disso, entendo a necessária Interpelação, até para que o fato possa ser apurado e a ofensa rechaçada.
-Como medida urgente, o Prefeito Municipal de Jales, Flávio Prandi Franco, solicitou da Procuradoria do Município, que ciente da reportagem, diligenciou ao ministério Público Estadual de Jales, o procurador-geral Pedro Manoel Callado Moraes, que constatou a inexistência de qualquer representação, como alegado pela reportagem no trecho “…Ele afirmou que fez denúncias ao Ministério Público Estadual de Jales, de que o Prefeito Flávio Prandi Franco teria exigido que “ele” fizesse Notas Fiscais acima do valor gasto na construção dos banheiros do Comboio de Jales, cerca de 10% a mais do valor total”.
A reportagem relata ainda que “segundo o denunciante, as denúncias foram protocoladas através de advogado, ontem (13/09), no Fórum de Jales, ao Ministério Público Estadual”.
Por fim, não se afasta a possibilidade de, nos termos da Súmula 714 do C. STF., ser representado ao Ministério Público a proposição de ação penal contra os ofensores, sem prejuízo de eventual ação civil de indenização por perdas e danos.
PEDRO MANOEL CALLADO MORAES
Procurador Geral do Município de Jales





