No jornal A Tribuna deste final de semana, destaque para o decreto que o prefeito Flá Prandi pretende publicar na segunda-feira, regulamentando o uso de máscaras de proteção em Jales, durante o período da pandemia do coronavírus. Uma reunião do secretariado, realizada na sexta-feira, 24, discutiu o texto e o alcance do decreto, que deverá tornar obrigatório o uso de máscaras no interior de estabelecimentos comerciais, bancos, órgãos públicos, etc. Se depender do prefeito Flá, não haverá obrigatoriedade do uso do acessório protetivo nas ruas ou praças. Um assessor do prefeito confirmou que as determinações do decreto começarão a valer a partir do dia 04 de maio, dando, assim, um prazo para que as pessoas e os estabelecimentos possam se adaptar à nova exigência.
Matéria do repórter Alexandre Ribeiro informa que a Polícia Civil de Jales continua no encalço do dono do gado que pastava na área ao lado do Bosque onde começou o fogo que devastou parte do Bosque Municipal. Uma testemunha disse ter visto um homem saindo do local antes do incêndio se propagar, mas não soube dar detalhes. Segundo o proprietário do imóvel, o pasto estava arrendado para um homem conhecido como “Cláudio da Fuga Couros”, mas ele também não deu mais detalhes. A matéria diz que investigadores da Polícia Civil fizeram diligências nas empresas do grupo Fuga, mas nenhum dos funcionários de nome Cláudio se dispuseram a assumir a propriedade dos animais.
A morte de uma mulher em Jales, sob suspeita de ter sido contaminada pelo coronavírus; a sessão ordinária da Câmara Municipal, marcada para essa segunda-feira, 27, quando serão lidos vários projetos que estão propondo a isenção de tributos municipais durante a pandemia de coronavírus; a resolução do Conselho Nacional de Justiça, que retoma prazos de processos digitas a partir do dia 04 de maio; o kit alimentação que a Prefeitura pretende distribuir a alunos carentes, dois meses depois da decretação do estado de emergência em saúde; e uma entrevista da ex-secretária municipal de Educação, Élida Barison, atual diretora do Colégio XV de Abril – Anglo, são outros assuntos de A Tribuna.
Na coluna Enfoque, informações sobre os dois projetos do vereador Macetão, que estão propondo uma redução de 30% nos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores, além da redução de 20% nos proventos de servidores comissionados da Prefeitura e da Câmara Municipal. Na página de opinião, o blogueiro Hélio Consolaro diz que “Apenas um olhar”, do escritor Harlan Coben, é um livro para deixar o leitor fascinado. Já o artigo do Vítor Pereira nos pergunta se gostaríamos de ver nosso time de coração ser comprado por um bilionário. No caderno social, destaque para as bodas de prata do casal Celma Crepaldi e Luís Carlos Henriques.
O Conje começa a utilizar contra o Bozo, o mesmo método utilizado para obter a condenação de Lula, ou seja, o método dos vazamentos seletivos para a Globo. Para conseguir seus intentos, ele não poupou nem mesmo sua afilhada, a deputada Carla Zambeli. Se bem que ela merece.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que Jair Bolsonaro só chegou à presidência da República após Sérgio Moro condenar o petista sem provas no processo do triplex em Guarujá (SP).
O ex-presidente fez a postagem no Twitter após um confronto de disputa da opinião pública entre Bolsonaro e Moro, após o ex-juiz pedir demissão do ministério da Justiça devido à exoneração de Maurício Valeixo da Diretoria-Geral da Polícia Federal.
“Não pode haver inversão da história. O Bolsonaro é filho do Moro, e não o Moro cria do Bolsonaro. Nessa disputa toda, os dois são bandidos, mas é o Bolsonaro que é a cria e não o contrário. E os dois são filhos das mentiras inventadas pela Globo”, afirmou o ex-presidente no Twitter.
No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, o principal destaque é a morte de uma mulher de 59 anos, aqui em Jales, que entrou na lista de casos suspeitos do coronavírus. Não é o primeiro óbito suspeito em Jales. No mês passado, a morte de um homem de Goiás que fazia tratamento de câncer no Hospital de Amor, também entrou na lista de casos suspeitos, mas os exames testaram negativos para a Covid-19. No caso da mulher que faleceu ontem, o jornal informa que ela faz parte de um caso importado que veio visitar familiares em uma cidade da região, sentiu os sintomas e foi internada em Jales, mas, infelizmente, foi a óbito. O jornal informa, ainda, que, segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, a causa do óbito será informada à população assim que for liberado o resultado do exame.
Destaque, igualmente, para o assunto que dominou o noticiário de ontem, ou seja, a troca de gentilezas entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, que resultaram na demissão do agora ex-super-ministro. O jornal relata que o procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira(24) a abertura de um inquérito para apurar os fatos narrados e as declarações feitas pelo então ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro. Entre as providências, o procurador-geral solicita ao Supremo a oitiva de Sergio Moro. O procurador-geral aponta a possível ocorrência dos crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, obstrução de Justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra.
Na coluna FolhaGeral, o pantagruélico redator-chefe Roberto Carvalho faz uma breve análise dos três nomes que estariam sendo cogitados para a disputa ao cargo de prefeito de Jales. Segundo o colunista, o professor Luís Especiato(PT) tem o eleitorado cativo do seu partido, mas terá que adentrar outros redutos para ter alguma chance. Já o empresário Luiz Henrique Moreira, que trocou o Novo pelo PSDB, terá que, na opinião de Roberto, surpreender o eleitorado com boa equipe e ótimo programa de trabalho. O colunista avalia, por fim, que o prefeito Flá terá o apoio do vice-governador Rodrigo Garcia e do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, mas, por ser vidraça, estará sujeito a pedradas e terá que dar explicações ao eleitorado.
Eu achei que o “Posto Ypiranga” estava de máscara para não ser reconhecido. Alguns ministros – como é o caso da ministra Teresa Cristina, da Agricultura – estavam visivelmente constrangidos. A notícia é da revista Fórum:
Um fato curioso chamou a atenção durante o pronunciamento de Jair Bolsonaro sobre a saída de Sérgio Moro do governo nesta sexta-feira (24): imagens mostram que o ministro da Economia, Paulo Guedes, aparentemente não usava sapatos.
Além de supostamente estar somente de meias, Guedes era o único ministro, entre as 23 autoridades presentes, que usava máscara de proteção.
Nas redes sociais, internautas aventam a possibilidade de Guedes estar com sintomas de Covid-19 e estaria usando máscaras e teria dispensado o sapato para evitar o contágio do vírus.
Enquanto o Conje e o Bozo duelam para saber quem tem o ego maior, a pandemia de coronavírus continua produzindo cadáveres. Nesta sexta-feira, foram contabilizados mais 357 óbitos no país.
Um vídeo gravado dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Belém mostra corpos ensacados no chão do hospital, que fica no bairro Marambaia, e que atende casos suspeitos do novo coronavírus na zona norte da capital paraense.
A veracidade das imagens foi confirmada ao UOL pela própria prefeitura de Belém, que informou se tratar de um fato ocorrido anteontem.
No vídeo, registrado por um homem, aparecem pelo menos oito corpos, sendo quatro deles ao chão, um em cima de uma maca e outros dois em câmaras frias.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém, os cadáveres eram de pessoas com suspeita de novo coronavírus e de pacientes que morreram por complicações de outras doenças. A pasta não soube precisar quantidade de cada uma das causas.
A UPA de Marambaia é uma das que atendem casos de suspeitas do novo coronavírus na região Norte de Belém. A cidade tem o maior número de confirmações de covid-19 no estado, com 1.341 pessoas contaminadas, sendo que dessas, 31 morreram, conforme o boletim divulgado hoje pela prefeitura.
No total, o Pará contabiliza 1.446 casos e 75 mortes, segundo o governo. Como os óbitos registrados na UPA de Marambaia ainda são tratados como suspeitos de covid-19 por ainda não terem o resultado do exame, eles ainda não entraram para a estatística.
A Secretaria Municipal de Comunicação divulgou nesta sexta-feira, um novo balanço do coronavírus em Jales. Segundo o que foi informado, a Secretaria de Saúde recebeu os resultados dos exames de dois casos suspeitos, ambos negativos para Covid-19.
Em contrapartida, foram notificados mais dois casos suspeitos. Um deles se refere a um homem de 72 anos que está internado na UTI da Santa Casa. O outro caso diz respeito a uma mulher de 59 anos, que, infelizmente, faleceu nesta sexta-feira, 24.
Se eu entendi bem, trata-se de mais um caso importado. Ela teria vindo visitar familiares em uma cidade da região, sentiu os sintomas e foi internada em Jales, mas foi a óbito. A confirmação da causa da morte depende, no entanto, do resultado dos exames que foram encaminhados ao Adolfo Lutz.
A Secretaria Municipal de Comunicação divulgou, na tarde desta quinta-feira, 23, mais um balanço do coronavírus em Jales. O balanço diz que a Vigilância Epidemiológica do município confirmou oficialmente o quarto caso positivo de Covid-19. Trata-se de uma mulher de 37 anos, moradora de Jales, que procurou um laboratório particular para a realização do exame. Ela segue em isolamento domiciliar e passa bem.
O balanço registra, ainda, a existência de 04 casos suspeitos, que continuam aguardando os resultados dos exames. Um deles até já cumpriu o período da quarentena de 14 dias em isolamento domiciliar. De outra parte, o terceiro caso positivo notificado em Jales – aquele do caminhoneiro de 61 anos, registrado no dia 17/04 – teve alta da internação e retornou para a sua cidade de origem.
Na região, Fernandópolis chegou ao 11º caso positivo de coronavírus. Trata-se de um homem de 66 anos, que apresentou os sintomas da Covid-19 e procurou o laboratório para fazer um teste. Ele passa bem, em isolamento domiciliar e acompanhado pela equipe da Saúde.
Santa Fé do Sul continua sem nenhum caso confirmado. Estrela d´Oeste teria registrado o primeiro caso positivo para coronavirus, mas, até o momento, não há nenhum pronunciamento oficial da administração municipal sobre o caso. O exame, que testou positivo para a doença, foi realizado em um laboratório particular.
Votuporanga apresenta 13 casos confirmados para a Covid-19, dos quais 07 já foram curados e 06 continuam em tratamento/monitoramento. Votuporanga registra, ainda, 10 casos notificados como suspeitos, sendo 06 profissionais da saúde.
São José do Rio Preto possui 69 casos confirmados, sendo que 33 deles já estão curados. A cidade tem, ainda, 135 casos em investigação. Rio Preto registra 08 mortes pela doença.
Falando em mortes, o estado de São Paulo, infelizmente, bateu um recorde nesta quinta-feira, com a confirmação de 211 óbitos em 24 horas. O recorde anterior era de 87 óbitos confirmados no dia 14 de abril. No total, o estado registra 1.345 óbitos.
A Covid-19 já chegou a 251 municípios paulistas, sendo que em 114 já existe pelo menos uma vítima fatal. São Paulo, a capital, registra 912 óbitos. Guarulhos vem em segundo lugar com 42 óbitos, seguida de Osasco, com 38. Campinas, a terceira cidade mais populosa do estado registra 09 óbitos.
O Brasil também bateu recorde: nas últimas 24 horas foram confirmados 407 óbitos pelo coronavírus, totalizando 3.313 mortes desde o início da pandemia.
É interessante informar que pelo menos 290 das 407 mortes confirmadas hoje ocorreram, na realidade, há mais de três dias, mas os resultados dos exames só saíram agora. Cerca de 1.300 mortes suspeitas ainda continuam aguardando o resultado dos exames.