PREFEITURA CONSEGUE MAIS DE R$ 3 MILHÕES COM VENDA DA FOLHA DE PAGAMENTO

Até que enfim, uma boa notícia! Nossa prefeitura conseguiu fechar um bom negócio com a venda da exclusividade da folha de pagamento e, com isso, vai poder cobrir parte dos prejuízos causados pelo furacão Érica.

No Pregão realizado ontem – comandado pela pregoeira Olívia Mantelato, servidora de carreira e chefe do setor de licitações no governo Pedro Callado – o Banco Santander saiu-se vencedor de uma acirrada disputa com o Banco Itaú, e vai ficar com a folha de pagamento dos servidores por cinco anos.

Foram dados nada menos que 42 lances, que começaram com o valor mínimo – R$ 2 milhões – e, ao final, o Itaú desistiu da disputa depois que o Santander ofereceu R$ 3.010.558,43. O valor é mais que o dobro dos R$ 1,4 milhão pagos pela Caixa Econômica Federal em 2013, no governo Nice.

Atual detentora da exclusividade, a Caixa não participou da disputa deste ano. E esta é a segunda vez que o Santander adquire a exclusividade da folha de pagamento. A primeira vez foi em 2007, quando o banco espanhol pagou R$ 4,8 milhões. 

Dos R$ 3 milhões, que deverão entrar no caixa da Prefeitura em novembro, cerca de R$ 600 mil irão para o Instituto de Previdência, já que a venda inclui a folha de pagamento dos aposentados.

As contas dos servidores municipais foram mantidas durante muitos anos no extinto Banespa. Em 2001, elas foram transferidas para o Banco do Brasil, como reciprocidade pela cessão de parte do prédio do banco, na Rua Seis, para a instalação da Justiça Federal.

Em 2006, as contas dos servidores foram parar na Nossa Caixa Nosso Banco, que pagou R$ 800 mil por elas, mas o contrato foi julgado irregular pelo TCE, uma vez que não foi precedido de licitação.

Em 2008, depois de realizar a licitação vencida pelo Santander por R$ 4,8 milhões, a Prefeitura teve que devolver boa parte do dinheiro pago pela Nossa Caixa Nosso Banco.  

PESQUISA MOSTRA DESGASTE DA LAVA JATO E DESAPROVAÇÃO CRESCENTE DE SÉRGIO MORO

Em matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, o jornalista Ricardo Mendonça – baseado nas pesquisas do Instituto Ipsos – aponta o “lento processo de desgaste” da Lava Jato. Segundo o jornalista, a Lava Jato “já teve dias mais gloriosos”. 

Um dado que expressa bem essa tendência é a percepção sobre parcialidade/imparcialidade da operação. Em julho do ano passado, 74% dos brasileiros concordavam com a ideia de que todos os partidos políticos estavam sendo investigados pela Lava-Jato. Esse percentual foi caindo nas rodadas seguintes da pesquisa. Em fevereiro deste ano, ficou abaixo de 50% pela primeira vez (49%). No último levantamento, finalizado na primeira quinzena de agosto, o resultado foi 46%. (…)

Com maior ou menor velocidade, outros indicadores apurados pela empresa seguem a mesma tendência. A ideia segundo a qual as investigações devem seguir até o fim “custe o que custar” é compartilhada por 86% dos brasileiros hoje, dez pontos a menos que o apurado no auge da operação. (…)

No meio do ano passado, oito de cada dez brasileiros acreditavam que a operação contribuía para “transformar o Brasil em um país sério”. Mais da metade da população continua concordando com essa frase. Mas a proporção agora é de seis para cada dez. (…)

Principal personagem associado à operação, o juiz federal Sergio Moro, titular da Lava-Jato na primeira instância, não é poupado do desgaste geral.

O magistrado acumula hoje mais desaprovação do que aprovação junto aos brasileiros. Os que desaprovam totalmente seu desempenho ou desaprovam um pouco são 48%. No polo oposto, os que aprovam totalmente ou aprovam um pouco somam 41%. Outros 11% não souberam responder na pesquisa de agosto.

Isso já foi radicalmente diferente, conforme mostra a série mensal de pesquisas. Em maio do ano passado, por exemplo, Moro era aprovado por 69% e desaprovado por apenas 22%. Na época, ele era a figura pública mais bem avaliada do país, conforme os critérios da empresa. (…)

VEREADORES ACOMPANHAM LANÇAMENTO DA ZONA AZUL

A notícia é da assessoria de imprensa da Câmara:

Na manhã de hoje (3), os vereadores João Zanetoni (PSB), Vanderley Vieira – Deley (PPS), Vagner Selis – Pintinho (PRB) e Fábio Kazuto (PSB) estiveram no evento de lançamento da Jales Park zona azul, no hotel Grandes Lagos.

A zona azul será dividida em área azul, ruas da região central da cidade, e área verde, ruas próximas a hospitais. Os motoristas poderão estacionar por até quatro horas na área verde e por até duas horas na área azul.

O serviço de zona azul vai ser totalmente digital. O usuário vai poder adquirir o tíquete em estabelecimentos comerciais autorizados e não precisará coloca-lo no veículo. Os tíquetes custarão a partir de R$ 1,00 para área verde e R$ 1,50 para área azul.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito José Devanir Rodrigues – Garça e o secretário de Planejamento Nilton Suetugo.

A zona azul está em fase de testes e vai operar a partir de outubro.

CASAL QUE MATOU HOMEM NO JARDIM PARAÍSO É CONDENADO A 18 ANOS E 08 MESES DE PRISÃO

Em sessão de julgamento realizada na terça-feira, 28, o Tribunal do Júri de Jales, presidido pela juíza Maria Paula Branquinho Pini, da 4ª Vara, condenou a 18 anos e 08 meses, por homicídio duplamente qualificado, o casal acusado de assassinar Marcos Antônio Espósito Farinelli.

O crime ocorreu na madrugada do dia 21 de março de 2016, na Rua “Rubião Meira”, Jardim Paraíso. Antes do crime, os três envolvidos – a vítima e os dois acusados – teriam consumido algumas cervejas, juntos, em um bar daquele bairro. Uma testemunha afirmou que os três costumavam consumir entorpecentes juntos.

Os acusados – Fábio Pereira de Souza e Regiane Signorelli – confessaram a autoria do crime, mas deram versões diferentes. Eles teriam utilizado pedaços de madeira e uma barra de ferro para matar Marcos.

O advogado dos réus bem que tentou desclassificar a acusação para homicídio simples, mas, ao final, prevaleceu a tese do Ministério Público de que os acusados deveriam responder por homicídio qualificado, uma vez que se utilizaram de meio cruel e de recursos que dificultaram a defesa da vítima.

A sentença levou em consideração o fato de que os dois acusados possuem maus antecedentes e personalidade voltada para a prática de delitos. De outro lado, deixou de aplicar a atenuante da confissão, uma vez que as versões dos acusados se revelaram inverídicas.

KIT PARA ‘CAMINHADA PASSOS QUE SALVAM’ JÁ ESTÁ À VENDA NA AVCC

A notícia é da assessoria de imprensa do Hospital de Amor:

Os kits da tradicional “Caminhada Passos que Salvam”, campanha de conscientização do câncer infantojuvenil realizada pelo Hospital de Amor, já estão disponíveis.

Em Jales, a AVCC (Associação de Voluntários de Combate ao Câncer) é responsável pela organização do evento, que promete movimentar toda a cidade. De acordo com a presidente da AVCC de Jales, Cidinha Iglesias, em 2017, mais de 1.500 Kits foram adquiridos. Sendo todo valor destinado ao  HA.

Este ano, a caminhada irá acontecer no dia 25 de novembro (domingo). A saída para a caminhada será em frente ao Hospital de Amor Jales, localizado na Av. Francisco Jalles. 

“A AVCC está muito feliz em poder realizar mais uma vez a ‘Caminhada Passos que Salvam’ em nossa cidade. Contribuir e conscientizar são nossos objetivos. ”, ressaltou Cidinha. Ao obter o kit, o participante recebe camiseta, boné e sacola personalizada. O valor de cada kit é R$ 35,00 reais. 

Os interessados na obtenção do Kit podem procurar o bazar da AVCC ou a departamento de Captação de Recursos da unidade do HA, em Jales. Mais informações pelos telefones (17) 3621-1507 na AVCC ou (17) 3624-3910 no Hospital de Amor.

JORNAL DE JALES: FLÁ PRETENDE CRIAR MECANISMOS PARA EVITAR NOVOS DESFALQUES NA PREFEITURA

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cuja principal manchete diz que o Ministério Público de Jales está discordando do pedido de abertura das lojas da família da ex-tesoureira Érica Carpi. O promotor Horival Marques de Freitas Júnior não vê a possibilidade da reabertura das lojas, uma vez que, segundo ele, não existe essa alternativa no Código Penal. Ele não vê alternativa a não ser a alienação dos estabelecimentos para que sejam convertidos em dinheiro e, ao final, se houver condenação, a Prefeitura seja ressarcida dos prejuízos. 

Ainda na seara da Operação Farra no Tesouro, o jornal está informando que a preocupação do prefeito Flá Prandi, no momento, é aumentar a fiscalização, recuperar o que foi desviado, e punir os responsáveis. Para tanto, Flá tem reafirmado sua disposição em ir até o fim nas investigações internas que estão sendo realizadas pela Prefeitura. Além disso, o prefeito pretende criar mecanismos para evitar novos casos como o da ex-tesoureira Érica, e, para tanto, ele conta com o trabalho de dois novos contadores concursados, que estão sendo convocados para assumir seus cargos. 

A repercussão sobre a participação da empresa jalesense Guizzo Controle de Vetores e Pragas em um projeto da Prefeitura de São José do Rio Preto que prevê o combate ao escorpião; a prisão, pela Polícia Civil de Jales, de uma quadrilha especializada no furto de caminhonetes; o concurso público do Consirj, com salários de até R$ 2,4 mil; e a repaginação da Praça “Maria Gabriela”, que está se transformando em um ponto de encontro e de convivência para famílias, são outros assuntos do JJ.  

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior faz um resumo das atividades de campanha de alguns candidatos a deputado estadual. Luiz Henrique Moreira, por exemplo, andou fazendo corpo-a-corpo em Jales e ainda teve tempo para invadir a praia de Itamar Borges, em Santa Fé do Sul. Itamar, de seu lado, deu o troco, lançando sua campanha em Jales na sexta-feira, em concorrido evento no Sato Buffet. E o Delegado Sakashita também botou o bloco na rua, com incursões a Santa Albertina e São Francisco.

JOÃO BOSCO E DJAVAN – “CORSÁRIO”

Um dos letristas mais engenhosos da música popular brasileira, o compositor e escritor Aldir Blanc Mendes está completando 72 anos neste domingo, 02. Nascido em setembro de 1946, ele estudou Medicina, especializando-se em Psiquiatria. Em 1973, no entanto, ele abandonou a medicina para dedicar-se exclusivamente à música. 

Notabilizou-se por sua parceria com João Bosco, mas suas primeiras músicas foram compostas com Sílvio da Silva Júnior, incluindo seu primeiro sucesso, “Amigo é Prá Essas Coisas”, vice-campeã no Festival de Música da TV Tupi, em 1970. 

Conheceu João Bosco em 1971 e inauguraram a parceria com “Agnus Sei”. O dado curioso é que, durante algum tempo, a parceria deles foi à distância. Aldir escrevia os versos e os enviava a João Bosco, que se incumbia de musicá-los. 

Uma das músicas mais conhecidas da parceria Aldir Blanc/João Bosco é “O Bêbado e a Equilibrista”, que, lançada em 1979, se tornou um hino contra a ditadura militar. Nela, Aldir pedia “a volta do irmão do Henfil”, o sociólogo Betinho, àquela altura exilado no exterior. 

Outra das canções mais conhecidas da dupla, “Corsário”, foi gravada originalmente por Elis Regina e, no vídeo abaixo, é interpretada por João Bosco e Djavan. Nessa música, Aldir se utiliza de muitas figuras – o coração, por exemplo, foi comparado a um cofre gelado – para explicar o drama provocado pelo afastamento que se dá entre o poeta e a mulher amada.

 

EM 308 CIDADES BRASILEIRAS, HÁ MAIS ELEITORES DO QUE HABITANTES. NA REGIÃO DE JALES SÃO QUATRO

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) identificou – baseada na estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada esta semana – que em 308 cidades do Brasil o número de eleitores é maior que o de habitantes.

Metade dos municípios onde ocorre a inversão está em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Goiás e todos são de pequeno porte. No estado de São Paulo, 29 cidades possuem mais eleitores que habitantes, sendo que quatro delas – Aspásia, Santa Salete, Dolcinópolis e Turmalina – estão na região de Jales.

A maior disparidade ocorre em Santa Salete (foto acima), com 1.539 habitantes e 1.799 eleitores, ou 260 eleitores a mais. O fenômeno não é novo em Santa Salete, onde o número de eleitores já era maior que a quantidade de habitantes em 2000, mas a diferença era bem menor. Naquele ano, o município contabilizava 1.379 habitantes e 1.393 eleitores, ou 14 eleitores a mais que o número de habitantes.

Em Aspásia, a diferença é bem menor, mas o eleitorado (1.861 eleitores) também é maior que a população (1.825 habitantes). Tanto Aspásia quanto Santa Salete pertencem à 427ª Zona Eleitoral, de Urânia. Por sinal, ao contrário daqueles dois municípios, em Urânia o número de habitantes (9.108) é bem maior que a quantidade de eleitores (6.592).

Os outros dois municípios da região com eleitorado maior que a população, Dolcinópolis e Turmalina, são vinculados à Zona Eleitoral de Estrela D’Oeste, a 233ª. Dolcinópolis, com 2.119 habitantes, possui 2.267 eleitores, ou seja, 148 a mais. Em Turmalina, a diferença é maior: 1.759 habitantes x 1.969 eleitores, ou 210 a mais para estes últimos. 

1 613 614 615 616 617 1.806