EDINHO ARAÚJO APRESENTA PROJETO PARA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NOROESTE PAULISTA. EM RIO PRETO
A instalação de um braço da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Jales foi uma das promessas do ex-prefeito Parini. Houve até quem acreditasse no estadista, levando o assunto a frequentar a pauta da imprensa local durante muito tempo.
Atualmente, no entanto, não se fala mais nisso. Mas a ideia de trazer uma Universidade Federal para nossa região parece estar de volta. No início deste ano, o deputado federal Edinho Araújo protocolou o projeto de lei 7.118/2014, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Noroeste Paulista – UFNP.
O detalhe: segundo o projeto, a UFNP teria sede e foro em São José do Rio Preto. De acordo com a justificativa de Edinho, a região noroeste de São Paulo – que tem Rio Preto como sede e engloba as microrregiões de Catanduva, Barretos, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul – possui cerca de 3 milhões de habitantes.
Como se vê na matéria aí de cima, o projeto parece estar recebendo o apoio de algumas cidades. Em Jales, ninguém se manifestou. Afinal, se aprovado, o projeto poderá ser bom para a região, mas, para a nossa cidade deverá significar a pá de cal definitiva sobre o assunto UFSCar.
MORADOR PROTESTA CONTRA CORTE DE ÁRVORES EM ESTRADA RURAL
Reproduzo, abaixo, o desabafo que um funcionário do Banco do Brasil postou em sua página no Facebook:
Hoje resolvi fazer o meu pedal de fim de domingo na estrada da Tia e qual a minha surpresa ao me deparar com máquinas arrebentando com a vegetação às margens da estrada. Quem pedala ali sabe que era uma estrada bem arborizada com alguns túneis de sombra.
Causa-me estranheza essa “obra” de manutenção das estradas rurais onde se derruba tudo o que está às margens da estrada.
Cadê a polícia ambiental de Jales que, quando um agricultor corta um pé de guatambu pra fazer um cabo de enxada, vai na propriedade do cara e manda a caneta nele sem dó nem piedade.
Cadê a ONG Ecoação de Jales que não acompanha o que vem acontecendo em nossas estradas rurais… Simplesmente lamentável. E pra quê??? Qual o fundamento???? Estão mudando a terra de lugar e só – a estrada continuará sem pavimentação –
acho que sou muito limitado mesmo.Alguém da prefeitura/estado poderia dar alguma explicação a respeito??? Senhores nobres vereadores, senhor secretário do meio ambiente??? Pelo visto o cuidado com as árvores não é o forte da atual administração…
E o que estão fazendo com a madeira??? Será que tem alguém faturando com o desmatamento??? E não são só os eucaliptos que estão sendo cortados, mas também muitas árvores nativas… Na outra estrada que fizeram o mesmo estrago agora jogaram pedras. Será o progresso??? Acho que não…
VENEZUELA VAI OBRIGAR PROPRIETÁRIOS A VENDEREM IMÓVEIS PARA SEUS INQUILINOS
A notícia é do InfoMoney:
A Venezuela dá outro passo ao “socialismo do século XXI” com uma nova e polêmica lei aprovada no país: agora, proprietários de imóveis alugados há mais de 20 anos deverão vendê-los a seus inquilinos. Os donos terão 60 dias para ofertar seus apartamentos, que serão vendidos com um preço mediado pelo governo.
Críticos tacham a ação de inconstitucional. Os atuais inquilinos devem ter prioridade sobre a compra, mas, se não quiserem, o imóvel será vendido mesmo assim. Quem não vender dentro do prazo leva uma multa de US$ 40 mil – que pode ser dobrada caso não seja paga em cinco dias. Depois disso, apartamento pode ser embargado.
Nicolás Maduro vem pegando pesado nas intervenções feitas na economia – esta, por exemplo, pode deixar tanto os donos de imóveis quanto os inquilinos despejados insatisfeitos. Sem contar que pode criar uma situação em que o dono do imóvel quer vender seu aparamento, não encontra mercado e terá que pagar uma pesada multa.
Com os problemas econômicos surgindo um atrás do outro, o sucessor de Chávez acredita ser vítima de uma “guerra econômica” dos especuladores contra seu governo. Para combater isso, agora ele tem poderes para legislar sob decreto e já fixou uma enormidade de preços e limitou lucro bruto.
A grande preocupação é que o preço do metro quadrado está defasado na Venezuela, por conta da enorme inflação de mais de 50% por ano. Muito dos donos e dos inquilinos são idosos – que podem ter problemas na obtenção de crédito. Em Caracas, há novos protestos nas ruas contra o governo de Nicolás Maduro.
ITAMAR BORGES PARTICIPA DE JANTAR EM PROL DO HOSPITAL DE CÂNCER EM JALES
A notícia é da assessoria de imprensa do deputado Itamar Borges:
Deputado Itamar Borges, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, participou na quinta-feira, 27 de março, do jantar beneficente em prol do Hospital do Câncer de Jales.
O evento foi organizado pelo administrador do hospital, Roger, e reuniu cerca de mil pessoas, entre elas os deputados Itamar Borges e Analice, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de toda a região, além de outras lideranças locais.
“Parabenizo o Henrique Prata, o administrador Roger e toda a sua equipe pelo bonito evento, os cantores João Bosco e Vinícius, que participaram deste momento importante e também todas as pessoas presentes, que contribuíram para a melhoria deste importante hospital”, enfatizou o deputado Itamar.
O Hospital do Câncer de Jales é administrado pela Fundação Pio XII, que também administra o Hospital do Câncer de Barretos, e atende pacientes de Estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
CONSELHO DE TRÂNSITO NÃO FOI OUVIDO SOBRE ROTATÓRIA DA RUA QUINZE
A “rotatória”, vista de cima
A Avenida João Amadeu, sob o ângulo de quem está entrando na cidade. O vendedor de melancias será expulso dali, mas, mesmo assim, deverá sobrar apenas uma faixa para os motoristas que seguirem reto. Além disso, a avenida ganhará um “PARE” bem grande, antes da “rotatória”.
Esta é a visão de quem está saindo da cidade. Desse lado, a circunferência da rotatória é maior e invade ainda mais a pista da avenida.
Ao que parece, a construção de uma rotatória na avenida João Amadeu com a Rua Quinze tem tudo pra ser mais uma trapalhada anunciada deste desgoverno Nice Mistilides. Segundo consta, a rotatória teria sido recomendada por um especialista de Catanduva.
Pessoalmente, não entendo nada de engenharia de trânsito, mas não é preciso ser um grande entendido para ver que a alteração providenciada pela Secretaria de Planejamento e Trânsito deverá complicar a vida dos motoristas que passam pela avenida.
Pra começar, a avenida deverá ganhar dois “PARE”, uma vez que, como é sabido, quem transita pela rotatória tem preferência. Por outro lado, como mostram as fotos acima, a avenida perderá uma faixa de cada lado, já que a rotatória invade um pedaço da pista.
Agora, a novidade: na semana passada, conversando com um integrante do Conselho Municipal de Trânsito, fiquei sabendo que os conselheiros não foram ouvidos quanto à construção da rotatória.
Eles – os conselheiros – teriam recomendado o fechamento da conversão para a Rua Quinze, a título de experiência, até que a Prefeitura fizesse um estudo sobre a melhor solução para o local. No entanto, o estudo que concluiu pela instalação da rotatória não foi apresentado ao Conselho, segundo o meu interlocutor.
Claro que a Prefeitura pode fazer a alteração sem consultar o Conselho, mas, no mínimo por respeito ao trabalho voluntário dos conselheiros, eles deveriam ter sido ouvidos.
Outro detalhe: o ex-aliado da prefeita, Betto Mariano, vem postando em sua página, no facebook, informações onde garante que a rotatória não estaria de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
Motorista de van durante muitos anos, Betto é um estudioso das coisas do trânsito. Ele afirma categoricamente que o arremedo de rotatória que está sendo construído não tem as medidas mínimas exigidas pelo CTB. E também não segue outras especificações comuns às rotatórias.
Só nos resta esperar para ver no que vai dar tudo isso. Uma coisa é certa: eleito sob a promessa da mudança (para melhor!), o governo Nice está conseguindo piorar muita coisa, inclusive o trânsito.
PROFESSORES PARTICIPAM DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS, MAS NÃO SÃO CONTRATADOS
A Secretaria Municipal de Educação continua sem secretária e sem chefe de gabinete. Ou seja, não tem ninguém respondendo pela pasta, ultimamente. Não bastasse isso, os entraves por conta do estouro dos gastos com pessoal anda causando embaraços à Educação. Vejam o e-mail que recebi agora à tarde:
Cardosinho,boa tarde!!
Gostaria de compartilhar minha indignação com a atual administração. Veja em que pé chegamos. Sou professora aprovada no ultimo processo seletivo e quinta feira dia 27/03 fui para a atribuição ,onde peguei algumas aulas de reforço escolar.Como de praxe, tratei de providenciar minha documentação para ser entregue ao RH da prefeitura. Quando chegar lá, fui surpreendida com a notícia de que o RH não iria receber a minha documentação. Fui orientada então a ir na secretaria de educação, chegando lá a secretaria não tinha uma resposta para o que estava ocorrendo. Pediu então para eu voltar na prefeitura e conversar com o Sr Domingos.
Depois de tomar um chá de cadeira, ele nos recebeu e explicou que não podia fazer contratações novas e que para isso ocorrer a secretaria teria que justificar,ou seja, um disse me disse…enfim…a justificativa foi enviada para o Sr Domingos e agora Dona Prefeita pode assinar favorável ou não. As salas foram atribuídas, mas isso não quer dizer que vamos ser contratadas.
Na sexta-feira, este aprendiz de blogueiro já tinha recebido outro e-mail sobre o mesmo assunto. O marido de uma professora manifestou-se indignado com a Prefeitura.
Ele relatou que, no início do ano, a municipalidade realizou um processo seletivo, cobrando R$ 50,00 de taxa de inscrição. A esposa dele foi uma das aprovadas e, na primeira atribuição, esperou até a 01:00 hora da madrugada, mas não sobraram aulas para ela.
Na quinta-feira, a professora participou de nova atribuição, e aí sim, “pegou” uma classe. Mas, aconteceu com ela o mesmo que nos foi relatado pela professora do e-mail acima.
Falei agora à noite com uma amiga que trabalha na Educação. Ela explicou que o pessoal da Secretaria também foi apanhado de surpresa com a posição do Paço. A prefeita, segundo ela, tinha sido orientada por assessores para não contratar mais ninguém, em função dos alertas emitidos pelo Tribunal de Contas.
Chamado a dar opinião, o procurador geral Izaias Barbosa Lima Filho, ponderou que a Educação poderia, sim senhor, contratar professores, uma vez que os alunos não podem ficar sem aulas. Para tanto, a Secretaria de Educação teria que justificar, caso a caso, a contratação.
Nesta segunda-feira, a equipe da Educação preparou várias justificativas e as encaminhou à Secretaria de Administração, como disse a autora do e-mail. A expectativa do pessoal da Educação é de que, nos próximos dias, casos como os relatados nos dois e-mails sejam resolvidos.
FALECE EM JALES, AOS 53 ANOS, TONINHO RÉCIO
Faleceu hoje, aqui em Jales, o amigo Antônio Penha Récio, o Toninho Récio, aos 53 anos. Durante muito tempo, Toninho trabalhou no Hotel e Restaurante Roda Viva, de propriedade de seus pais João Récio e dona Almerinda Penha Récio.
Ele vinha lutando contra um câncer há quatro ou cinco anos. Deixa cinco filhos, sendo um – uma moça – de seu primeiro casamento, com a Valéria, e os outros quatro do segundo casamento com a Carmem.
Toninho está sendo velado no nosso Velório Municipal e o seu corpo deverá ser sepultado ainda hoje, às 17:00 horas, no Cemitério da Consolação (antigo).
PEDIDO DE ABERTURA DA ‘CEI DO LIXO’ TEM UNANIMIDADE E SERÁ PROTOCOLADO HOJE
O requerimento que pede a abertura da chamada “CEI do Lixo”, com o objetivo de investigar possíveis malfeitos no contrato para execução dos serviços de limpeza urbana e recolhimento do lixo domiciliar, deverá ser protocolado hoje, na Câmara.
Segundo se sabe, todos os vereadores – inclusive Tiquinho, o atual defensor nº 01 da prefeita – assinaram o requerimento.
Como se sabe, a empresa Proposta Ambiental Ltda, contratada emergencialmente, reduziu a quantidade de varredoras à metade do que era utilizado pela empresa anterior, a Ecopav.
Sabe-se, também, que, em alguns bairros, os serviços de varrição não estão sendo executados, enquanto, em outros, eles foram bastante reduzidos.
Apesar disso, as despesas com a terceirização do lixo aumentaram. Em janeiro, a nota fiscal foi de R$ 280 mil. Em fevereiro, baixou para R$ 258 mil. Ainda assim, bem acima da média mensal cobrada pela Ecopav em 2013, que foi de cerca de R$ 220 mil.
Para ser justa, essa CEI deveria investigar, também, os gastos de Parini com a Ecopav, principalmente os gastos de 2008, quando ele concorreu à reeleição.
Naquele ano, as varredoras da Ecopav chegaram a varrer até 3.370 quilômetros – um assombro! – em um único mês. O contrato previa a varrição de 1.500 quilômetros mensais.
CARLINHOS RAYEL DEIXA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DE MATO GROSSO
A saída do jalesense Carlos Eduardo Tadeu Rayel (na foto acima com o governador Silval Barbosa) do governo de Mato Grosso tem várias versões. Uma delas está no site de notícias Olhar Direto:
Exatos dois anos após sua posse, o publicitário Carlos Rayel vai deixar a Secretaria de Estado de Comunicação Social. Seu provável substituto é o jornalista Pedro Marcos de Campos Lemos, o ‘Marcão’, principal repórter de política do jornal ‘A Gazeta’ – maior grupo do ramo em Mato Grosso – e ex-secretário de Comunicação de Várzea Grande, na administração Jayme Campos (1997-2004).
Carlos Rayel assumiu o comando da pasta em 1 de março de 2012, em substituição ao jornalista Osmar de Carvalho, que comandou a Secom de 2009-12. Atualmente, Osmar de Carvalho é secretário de Comunicação
Rayel sai apenas por questões pessoais, mas é certo que fará campanha eleitoral no Rio de Janeiro ou São Paulo, com a sua agência Mídia Brasil. Em 2010, Rayel trabalhou como marqueteiro na campanha vitoriosa à reeleição de Silval Barbosa para governador de Mato Grosso.





