AGRICULTOR RETOMA SÍTIO APÓS PERDÊ-LO POR DÍVIDA DE R$ 1,3 MIL COM BANCO DO BRASIL

Lembram-se daquele agricultor que tinha perdido seu sítio por conta de uma dívida de R$ 1,3 mil com o Banco do Brasil? Pois ele acaba de recuperar a propriedade. A notícia é do UOL e foi reproduzida pelo site Fátima News:

marcos winterUma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) devolve ao agricultor Marcos Winter, 65, a posse do sítio que ele perdeu há cinco anos por não pagar um empréstimo bancário de R$ 1.387,00. Cabe recurso.

Em 1997, o agricultor pegou um empréstimo no Banco do Brasil para plantar plantar feijão e milho em seu sítio em Matos Costa (394 km de Florianópolis). Ele deveria ter quitado o valor (hoje, atualizado pela inflação, em R$ 3.528) em 1998, mas não o fez. O banco entrou na justiça para cobrar a dívida.

Em 2005, foi decretada a penhora do imóvel para pagamento da dívida, e a Justiça o avaliou em R$ 11.250,00.

A propriedade tem o tamanho de 15 campos de futebol e vale, segundo Winter, entre R$ 100 mil e R$ 200 mil.

Na decisão, publicada na quarta-feira (26), o STJ entendeu que a dívida estava prescrita quando foi cobrada na Justiça, em 2003, e que “todos os atos recorrentes, inclusive a arrematação” em leilão devem ser anulados. Foi a primeira movimentação do processo desde 2009.

O empréstimo foi concedido em 1997 e venceu em 1998. Segundo o STJ, o Banco do Brasil teria só até 2001 para propor a ação de cobrança.

Em 2009, o TJ (Tribunal de Justiça) de Santa Catarina já havia acatado esse argumento da defesa, mas banco e arrematante (comprador do imóvel em leilão realizado em 2007) recorreram.

A perda do sítio foi revelada pela Folha em fevereiro. Na ocasião a reportagem mostrou que ele foi despejado do imóvel, onde praticava agricultura de subsistência, e vive hoje numa casa emprestada.

Desta vez, o Banco do Brasil informou, via assessoria, que não vai recorrer da decisão de quarta-feira (26).

A advogada Sara Nunes Ferreira, que arrematou o sítio em leilão em 2007, não retornou às ligações da Folha. Em fevereiro ela disse à reportagem que se consideraria injustiçada se tivesse que devolver o sítio porque “já fez muitas melhorias” no local.

MINISTÉRIO PÚBLICO INSTAURA INQUÉRITO PARA INVESTIGAR COMPRA DE CARRO DA PREFEITA

O Ministério Público de Jales instaurou um inquérito civil para investigar os indícios de direcionamento na licitação aberta pela Prefeitura para aquisição de um novo veículo oficial para o gabinete da prefeita Nice Mistilides.

O carro desejado pela prefeita, conforme já amplamente divulgado, está orçado em R$ 138 mil. Em entrevista radiofônica, o vereador Tiago Abra revelou que chegou a solicitar à prefeita o cancelamento da licitação. Ela teria respondido que iria comprar um carro neste ano e outro no ano que vem.

Mas não foi a entrevista de Abra que motivou a abertura do inquérito civil. O procedimento aberto pelo MP é consequência de representações protocoladas pela Comissão de Gastos Públicos da OAB de Jales, e por três vereadores – Gilbertão, Rosalino e Rivail Jr.

Em ambas as representações, os autores narram supostas irregularidades no edital da licitação que poderiam configurar o direcionamento do certame, diminuindo a competitividade e, por conseguinte, causando possíveis danos ao erário público.

Além disso, as representações alegam que o município atravessa grave crise financeira e a destinação de R$ 138 mil para aquisição de um veículo para a prefeita vai além das necessidades reais do município e poderia configurar ato de improbidade administrativa.

O Ministério Público está enviando ofício à prefeita, a fim de que ela responda algumas interessantes questões. Se for sincera, a prefeita deverá responder com um “não” a pelo menos uma das questões. Nela, o promotor quer saber se as contas da municipalidade estão saneadas.

O MP quer saber, também, qual foi o critério utilizado para escolha das especificações do veículo que a prefeita pretende comprar. A essa pergunta eu mesmo respondo: o critério foi a desmedida vontade da prefeita de viajar confortavelmente em um luxuoso Azera, da Hyundai.

VOO CONTRA O CÂNCER

voo

A notícia é da assessoria de imprensa do deputado Edinho Araújo (PMDB):

Um  voo extraordinário da empresa Passaredo Linhas Aéreas pousou neste sábado em  Barretos, como parte da campanha do Hospital do Câncer (HCB) para reativar o  aeroporto da cidade. Edinho Araújo fez a viagem como convidado,  um reconhecimento ao deputado que nos últimos três anos vem trabalhando para  obter verbas federais para o HCB e sua unidade regional de  Jales.

“O Hospital de Câncer oferece tratamento 100%  gratuito e atende em média a 4.000 mil pessoas por dia, vindas de mais de 1.500  municípios brasileiros. Elas viajam horas, ou até dias, de ônibus para chegar à  cidade. O voo da Passaredo entre São Paulo e Barretos trará mais comodidade e  rapidez no transporte dos pacientes. A iniciativa tem o nosso apoio”, afirmou o  deputado em entrevista à imprensa.

O representante da Passaredo, Mario  Andreoli, e o prefeito de Barretos, Guilherme Ávila, assinaram carta de intenção  para tornar a rota regular quando o aeroporto de Barretos for reformado e  reaberto. 

“Nosso reconhecimento e total apoio ao trabalho  de Henrique Prata e a todas as pessoas que participam voluntariamente das ações  em favor desse hospital, que é referência no tratamento de câncer, atendendo  especialmente a quem não pode pagar pelo tratamento”, destacou Edinho  Araújo.

voo cancer barretos_foto fabricio spatti-04-pqA campanha Voo contra o Câncer foi criada pelo  publicitário Washington Olivetto. O voo teve as presenças da atriz Gabriela  Duarte e do ator e dramaturgo Sérgio Mamberti, entre outras  celebridades.

Edinho Araújo confirmou que o aeroporto de  Barretos está incluído no Plano Nacional de Aviação Regional. “Vamos trabalhar  agora para agilizar a reforma do aeroporto e coloca-lo em condições de receber  pacientes do HC”, disse o deputado.

COM POUCO SANGUE EM ESTOQUE, SANTA CASA DE JALES PEDE AJUDA DA POPULAÇÃO

A notícia é da assessoria de imprensa da Santa Casa de Jales:

O Banco de Sangue da Santa Casa de Jales está precisando com urgência de novos doadores. A quantidade de bolsas de sangue está se esgotando rapidamente e o número de doações têm diminuído.

Diante disso, a Santa Casa pede, mais uma vez, o apoio da população de Jales e região nas doações de sangue. “Pedimos uma mobilização por parte da comunidade porque é urgente a necessidade de doadores. Neste momento precisamos nos unir e pensar no próximo, em salvar vidas!”, disse o biomédico Alex Passos, responsável pelo Banco de Sangue da entidade.

Para doar é necessária a apresentação da carteira de identidade, ter idade entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50kg (homem) ou mais de 51kg (mulher) e evitar alimentos gordurosos antes das doações, porém alimentar-se bem; não estar em uso de medicamentos; dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e evitar fumar duas horas antes da doação. Caso tenha colocado piercing ou tatuagem, só poderá doar sangue após 12 meses e, quem realizou endoscopia, após seis meses.

Não podem doar sangue portadores de doenças infecto-contagiosas, como sífilis, AIDS,   chagas, malária, hepatite B ou C; parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV; pessoas com múltiplos (as) parceiros(as) sexuais; pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses; usuários de drogas injetáveis; e mulheres grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos três meses.

Em Jales já é possível doar no Hospital do Câncer todas as segundas-feiras das 10h às 13h e em Fernandópolis de segunda, terça, quinta e sexta-feira das 07h30 às 18h30; toda quarta-feira das 07h30 às 20h e aos sábados das 08h às 12h (exceto domingos e feriados).

ETEC DE JALES ABRE DOIS PROCESSOS SELETIVOS PARA DOCENTES

A notícia é do PCi:

A Escola Técnica Doutor José Luiz Viana Coutinho, da cidade de Jales – SP, informa que irá realizar o Processo Seletivo 073/01/2014 cujo objetivo é a formação de cadastro para posterior contratação de Docentes. Os profissionais aprovados irão ministrar aulas nos cursos e disciplinas a seguir discriminados:

  • Agroindústria: Química Analítica (CR); Obtenção e Preparo da Matéria Prima de Origem Vegetal (CR); Obtenção e preparo da Matéria Prima de Origem Animal (CR); Microbiologia na Produção Agroindustrial (CR).

  • Agronegócio: Gestão cooperativista e as Sociativista (CR).

  • Agropecuária Integrado ao Ensino Médio: Produção Animal (CR); Produção Vegetal (CR); Levantamento e Representação Topográfica (CR).

  • Alimentos: Avaliação Nutricional de Alimentos (CR).

  • Base Nacional Comum – Ensino Médio; Agropecuária Integrado ao Ensino Médio: Língua Portuguesa e Literatura (CR); Filosofia (CR).

  • Informática: Técnicas e Linguagens para Banco de Dados I (CR).

Já o PS 073/02/2014, dispõe de vagas nos cursos de Administração, Contabilidade, Enfermagem e Secretariado, nas respectivas disciplinas: Cálculos Financeiros (CR); Gestão Empresarial (CR); Contabilidade Pública (CR); Fundamentos de Enfermagem (CR); Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica I (CR); Administração e Planejamento Empresarial (CR); Gestão de Informações e Documentos (CR).

O valor a ser pago por hora-aula aos aprovados é de R$ 14,81, correspondente à referência P-1.

As inscrições devem ser realizadas no período de 02 a 04 de abril de 2014, na Etec Doutor José Luiz Viana Coutinho, localizada na Chácara Municipal, s/nº, Córrego Tambory, Jales – SP. O horário de atendimento será das 13h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas nos editais completos disponíveis aqui  e  aqui

JUSTIÇA FEDERAL DE JALES NEGA INDENIZAÇÃO A PRODUTORES POR DESTRUIÇÃO DE PLANTAÇÕES

A notícia é do Portal Brasil:

A Advocacia-Geral da União (AGU) afastou, na Justiça, os pedidos de indenização feitos por três produtores rurais que pretendiam responsabilizar a União pela destruição de plantações de frutas contaminadas pela praga conhecida como “cancro cítrico” na região de Jales (SP). 

Eles exigiam o ressarcimento pelos danos morais e materiais provocados pela atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo que determinou a destruição de 1250 pés de frutas para acabar com a infestação da doença no local. 

Em contestação, a Procuradoria Seccional da União (PSU) de São José do Rio Preto (SP) defendeu que a União não tem relação com o caso, isso porque a responsabilidade pela fiscalização e o combate à doença fica a cargo da Secretaria da Agricultura do estado. Além disso, os advogados da União sustentaram a necessidade de inclusão do estado de São Paulo no processo.

Ao julgar o processo, a Justiça Federal de Jales (SP) acatou os argumentos da Advocacia-Geral e afastou a responsabilidade da União no caso. 

CÂMARA PREPARA MAIS DUAS COMISSÕES PARA INVESTIGAR NICE. GASTOS COM LIXO ESTÃO SOB SUSPEITA

Não se assustem se, nos próximos dias, a Câmara Municipal aprovar a abertura de mais duas Comissões Especiais de Inquérito (CEI’s) para investigar supostos malfeitos da administração Nice.

Alguns vereadores já estão se movimentando para isso. Uma das Comissões deverá apurar o pagamento de R$ 92,3 mil a um aparentado da prefeita, por conta da desapropriação de um imóvel. O empenho foi feito em janeiro deste ano e o pagamento ocorreu um mês depois.

A outra investigação envolve o contrato emergencial firmado com a empresa Proposta Ambiental Ltda para limpeza urbana e recolhimento do lixo domiciliar.

O vereador Luís Rosalino vem acompanhando o caso há algum tempo, mas o assunto só deveria vir à tona em abril, após a apresentação da segunda nota emitida pela empresa. Entretanto, o vereador Tiago Abra se adiantou e já fez um requerimento solicitando informações.

Os indícios de superfaturamento no valor cobrado pela empresa em janeiro são fortíssimos. Para que vocês tenham uma ideia, em 2013, a Prefeitura pagava, em média, cerca de R$ 220 mil mensais à Ecopav. A primeira nota da Proposta Ltda, referente a janeiro, foi emitida no valor de R$ 280 mil, ou R$ 60 mil acima do que era pago à Ecopav.  

O detalhe mais escabroso, porém, está no item “varrição”. A Proposta está dizendo que suas funcionárias varreram, em janeiro, 2.192 quilômetros. É mais ou menos o que a Ecopav também varria.

Ocorre que, como todos vocês sabem, a varrição piorou muito deste a contratação da Proposta. O próprio gerente da empresa divulgou que trabalharia com metade das varredoras que a Ecopav utilizava.

Aqui no meu bairro, por exemplo, as varredoras passavam duas vezes por semana e, atualmente, devem estar passando duas vezes por mês, se tanto. Em alguns bairros, nunca mais teve varrição depois que a Proposta assumiu os serviços.

Não custa lembrar, também, que a empresa demorou alguns dias para contratar as varredoras e elas só começaram a trabalhar, efetivamente, depois da primeira semana de janeiro.

Mesmo assim, a Proposta Ltda teve a cara-de-pau de dizer que varreu mais ou menos o mesmo tanto que a Ecopav varria. À primeira vista, a impressão que fica é de que a empresa e a prefeita estão nos chamando, a todos, de idiotas. 

Mais um detalhe: o laudo que atesta os serviços realizados em janeiro foi assinado por um servidor que só começou a trabalhar na Prefeitura em fevereiro.

Pelo visto, alguém vai ter que explicar o inexplicável. 

VENCEDORA DO ‘THE VOICE BRASIL’ SE CASA COM ASSESSORA EM PARIS

A notícia é do Extra on  Line:

ellen245Assim como Daniela Mercury, Ellen Oléria escolheu Paris para oficializar sua união com a sua assessora de imprensa, Poliana Martins. As duas, que chegaram a se casar em agosto de 2013 num cartório de Brasília, onde moram, acabam de voltar de um turnê pela Europa e aproveitaram a viagem para trocar alianças.

“Casei”, escreveu a vencedora da primeira edição do “The voice Brasil” no Instagram, ao postar uma foto com a amada num dos pontos turísticos de Paris.

O local também foi cenário do casamento de Daniela Mercury, que logo assumiu o romance com a jornalista Malu Versoça, em março de 2013, ou seja, há extamente um ano.

NICE RECEBE MOTONIVELADORA E CAMINHÃO CAÇAMBA ENTREGUES PELO GOVERNO FEDERAL EM ARAÇATUBA

máquinas2

Com certeza, elas teriam ficado mais felizes se, ao invés da motoniveladora, tivessem ganhado uma motosserra. A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice participou na tarde de terça-feira, dia 25 de março, da cerimônia de doação de equipamentos do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) realizada pelo Governo Federal, Através do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, no Centro de Eventos Bela Vista, em Araçatuba. Jales recebeu um caminhão-caçamba e uma motoniveladora no evento que contou com a presença de 800 pessoas, entre ela o Ministro do MDA, Miguel Rosseto que entregou simbolicamente 343 máquinas. 

Os 230 prefeitos presentes comemoraram a chegada das máquinas. Minutos antes do início do evento, foi exibido um vídeo feito pela presidenta Dilma Rousseff destacando a importância da indústria nacional na fabricação dos equipamentos. “Já produzimos aproximadamente 11.5 mil equipamentos e nossa meta é chegar em 18 mil máquinas para beneficiar 5.060 cidades com menos de 50 mil habitantes. Nossa indústria nacional está operando em toda sua capacidade”, ressaltou Dilma.

A prefeita Nice conversou com o Ministro Miguel Rosseto e fez questão de agradecer a conquista. “Eu e todos os prefeitos aqui presentes estamos radiantes de felicidade por receber, a custo zero, estes equipamentos que farão toda a diferença em nossa cidade”.

Nice lembrou que “já realizamos manutenção em mais de 300 KM de estradas rurais, estamos recuperando através da CODASP, 12 KM de estradas nos bairros Ribeirão Lagoa, Córrego do Quebra Cabaça e Córrego do Veadão e estávamos aguardando apenas a chegada dessas novas máquinas para dar início ao Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – MICROBACIAS II que vai recuperar mais 11,2 KM de estradas nos bairros Barra Bonita, Picadão e Matão. Sabemos da importância que todas as vias rurais têm para a vida do agricultor, para escoar a produção, além de garantir o direito de ir e vir dos moradores e ajudar produzir a riqueza dos municípios”.

Nice estava acompanhada da secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Sandra Gigante.

 

SINDICATO DIZ QUE SERVIDORES NÃO ABREM MÃO DE REAJUSTE. GREVE PODE VOLTAR

A diretoria do Sindicato dos Servidores esteve reunida novamente com a prefeita Nice Mistilides, hoje de manhã. A reunião durou quase duas horas e, ao final, não houve nenhum acordo.

O presidente do Sindicato, José Luiz Francisco, deixou claro que os servidores não vão aceitar nenhuma alteração no acordo firmado há cerca de vinte dias e que prevê, além da reposição de 5,9%, mais dois reajustes em novembro e dezembro, perfazendo,  no total, algo em torno de 9,11%.

Durante a reunião, o procurador geral, Izaias Barbosa de Lima Filho, tentou convencer os sindicalistas de que a prefeita não poderia conceder reajustes acima da inflação, sob pena de afrontar a Lei de Responsabilidade Fiscal e correr o risco de cassação de mandato.

O argumento não convenceu os diretores do Sindicato. Eles argumentam que a prefeita, até agora, não fez nada para reduzir os gastos com cargos de confiança, embora ela soubesse, desde agosto do ano passado, que teria de diminuir despesas com pessoal.

“A prefeita, ao contrário do que deveria ter feito, contratou mais gente para cargos de confiança e agora está querendo que os servidores de carreira ajudem a pagar essa conta. Nós não vamos retroceder um centímetro naquilo que foi pactuado”, garante Zé Luiz.

Dona Nice, ao que parece, está no mato sem cachorro. Se ela não cumprir o que foi prometido aos servidores, não conseguirá, de outro lado, aprovar na Câmara as leis referentes ao Refis e ao ISSQN, as quais permitirão aumentar as receitas.

E, se não conseguir aumentar as receitas, ela não conseguirá, também, baixar o percentual de gastos com pessoal – atualmente de 55,36% – aos limites aceitos pela Lei. De acordo com os alertas do Tribunal de Contas, a prefeita terá até o final de abril para adequar a folha de pagamento aos ditames da legislação.

Os servidores sabem que a prefeita não conseguirá baixar o percentual a tempo – uma vez que ela não quis fazer sacrifícios em sua equipe de confiança no tempo certo – e, por isso, não estão dispostos a sacrifícios.

Muito ao contrário, eles já estão se pintando novamente para a guerra. O presidente Zé Luiz já emitiu o primeiro sinal de fumaça: se o projeto de reajuste não estiver na Câmara até sexta-feira, não haverá pajelança que livre a prefeita de uma nova greve.

Como se vê, com os servidores se preparando para agitar seus tacapes e bordunas e, de outro lado, com alguns antigos aliados querendo seu escalpo, a situação da prefeita Nice não é das melhores.  

1 1.210 1.211 1.212 1.213 1.214 1.806