HADDAD DISPARA NA PESQUISA FEITA PARA OS RICOS

Assim como a pesquisa da XP Investimentos, a do BTG Pactual é feita para orientar o mercado financeiro, ou seja, os mais ricos. Deu no Brasil 247:

Pesquisa do instituto FSB contratada pelo Banco Pactual e divulgada na madrugada desta segunda (24) indica que a disparada de Haddad continua e ele está consolidando sua posição para o segundo turno. O salto de Haddad é impressionante: foi de 8% em 08 e 09 de setembro para 16% (15 e 16 de setembro) e agora chega a 23%, com o campo feito no sábado e domingo.

Um salto de 15 pontos percentuais em duas semanas. Bolsonaro manteve-se com os mesmos 33% da semana passada. Ciro caiu de 14% para 10%; Alckmin subiu de 6% para 8%; Marina manteve-se com 5%; Amôedo e Meirelles têm 3% cada um, Álvaro Dias tem 2% e os demais não pontuaram.

A disparada de Haddad acontece também na pesquisa espotânea. Em duas semanas ele saltou de 3% para 17%. Bolsonaro subiu um ponto, para 31%. Ciro caiu um ponto para 7%, Alckmin tem 4%. Marina e Amôedo têm 2% cada.

A pesquisa foi feita por entrevistas telefônicas, realizadas por entrevistadores por meio de telefones fixos e móveis, nos dias 22 e 23 de setembro de 2018. Esta é uma diferença em relação às pesquisas dos institutos DataPoder e Ipesp, que são feitas por telefone e eletronicamente. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-03861/2018.

A supervisão técnica do levantamento é de Gustavo Venturi, professor doutor do Departamento de Sociologia da USP e ex-diretor do Datafolha. A pesquisa pode subestimar o potencial de Haddad, porque os 10% mais pobres do país não são atingidos nos levantamentos telefônicos -e é maior o apoio ao candidato de Lula quanto mais pobres os pesquisados.

HOMOFOBIA PODE SER INDÍCIO DE ATRAÇÃO PELO MESMO SEXO, DIZ PESQUISA

Será que aquele candidato homofóbico esconde algum desejo interno? Deu no portal da revista Exame

A ideia muito propagada de que os homofóbicos são, na verdade, “gays enrustidos” ganha apoio da ciência com um estudo realizado por integrantes das universidades de Rochester e da Califórnia, nos Estados Unidos, e de Essex, na Inglaterra.

A pesquisa aponta que pessoas que crescem em ambientes familiares repressores podem se privar de seus desejos internos. Para evitar o estigma, elas suprimem a atração que sentem pelo mesmo sexo e se tornam preconceituosas, como forma de se defender.

Segundo o estudo, quem se dizia heterossexual, mas demonstrava não ser “internamente”, tinha mais propensão a agir com agressividade contra pessoas gays. Os conflitos revelados e a repressão da própria sexualidade decorrem, segundo os cientistas, do medo de contrariar e decepcionar os pais. Por isso, ao disfarçar sua homossexualidade, elas acabariam se tornando homofóbicas.

PROGRAMA DE HADDAD BUSCA APOIO DAS MULHERES

O programa eleitoral  de Fernando Haddad da noite de sábado foi totalmente destinado ao eleitorado onde há mais indecisão e, ao mesmo tempo, maior rejeição a Jair Bolsonaro: as mulheres.

O número de eleitoras no Brasil já é 7 milhões maior que o de eleitores. As mulheres – que, segundo Bolsonaro, deveriam ganhar menos que os homens porque engravidam – são maioria e vão decidir as eleições em 2018.

Segundo estudos, o contingente de lares em que as mulheres tomam as principais decisões saltou de 14,1 milhões, em 2001, para 28,9 milhões, em 2015. Desse total, em pelo menos 6,8 milhões de lares, as mulheres criam sozinhas os seus filhos e netos. São esses os lares que, segundo o general Mourão, vice de Bolsonaro, seriam “fábricas de desajustados” que alimentam o tráfico. 

Eis o programa veiculado ontem:

JORNAL DE JALES: APAE DE JALES JÁ TEVE QUE APELAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA RECEBER DE PREFEITURAS DA REGIÃO

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cuja principal manchete destaca as dificuldades enfrentadas pela APAE de Jales, que está comemorando 45 anos. A comemoração ocorreu na quinta-feira, 20, em evento que teve a presença da presidente da Federação das APAES do estado, Cristiany de Castro. O presidente da APAE de Jales, João Aparecido Papassídero, aproveitou para relatar que já teve de recorrer até ao Ministério Público para conseguir receber os repasses devidos por prefeituras da região, como é o caso de Urânia, Santa Salete e Aspásia. Segundo João, a APAE de Jales é referência no estado, graças à colaboração da população e ao trabalho dos mais de 50 servidores.

Destaque, igualmente, para decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), que determinou ao Facebook a remoção de uma notícia falsa (fake news) contra a deputada Analice Fernandes(PSDB), que concorre à reeleição. O autor da postagem, Marcelo Luiz do Nascimento, terá que se apresentar à justiça para se defender. A notícia falsa apontava o envolvimento de Analice na Lava Jato, por conta da suposta participação da deputada na chamada “Máfia do Rodoanel”. Em sua decisão, o TRE diz que a postagem é uma fake News, “porquanto se trata de notícia falsa revestida de artifício que lhe confere aparência de verdade”.

Os problemas do deputado estadual Itamar Borges com a Lei da Ficha Limpa; a vacinação contra a pólio, que, em Jales, alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde; o cerco da Polícia Federal de Jales aos crimes eleitorais; o projeto do Conselho Municipal de Trânsito, que tenta reduzir os acidentes no trânsito de Jales; e a implantação da nova Zona Azul, que começa a funcionar no dia 1º de outubro, são outros assuntos do JJ, que traz, ainda, uma entrevista com o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Samuel Hugo Lima. Ele visitou a Vara do Trabalho de Jales na terça-feira, 18.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que o jalesense Luís Henrique Moreira(PODE), candidato a deputado estadual, está entre os 10 postulantes da região que mais arrecadaram dinheiro para a campanha. Balanço do TRE-SP mostra que LH já arrecadou R$ 465 mil de gastou R$ 261 mil. Do total arrecadado, cerca de R$ 314 mil é dinheiro público repassado pelo Fundo Partidário. Segundo o colunista, o candidato da região que mais arrecadou é o fernandopolense Fausto Pinato(PP), que já contabilizou R$ 1 milhão e 892 mil.  

LEILA PINHEIRO – “VERDE”

A cantora, compositora e pianista Leila Pinheiro surgiu para o grande público em 1985, no Festival dos Festivais, da Globo. Nascida em Belém do Pará, em 1960, ela abandonou o curso de Medicina no segundo ano, em 1980, quando decidiu seguir a carreira artística.

“Verde“, seu primeiro sucesso, é uma composição de Eduardo Gudin e João Carlos Costa Netto. Em 1985, depois de assistir a uma manifestação pelas “diretas já”, no Vale do Anhangabaú, os dois compositores resolveram registrar em música aquela sensação de retorno à democracia, vivenciada pelo povo brasileiro naquela ocasião.

Assim nasceu “Verde“, que foi inscrita no Festival dos Festivais, concorrendo com outras 10.314 músicas, das quais 48 seriam classificadas para as quatro eliminatórias. Em princípio, o intérprete de “Verde” – que ficou entre as 48 escolhidas – seria o cantor Lula Barbosa, mas ele já tinha sido escolhido para cantar “Mira Ira”, outra classificada.

Por isso, por sugestão de César Camargo Mariano, que gostou da interpretação de Leila em outra música, não classificada, Gudin e Costa Netto convidaram a cantora paraense para interpretar “Verde” no Festival.

Leila levou “Verde” à terceira colocação, ficando atrás apenas de “Escrito nas Estrelas” e “Mira Ira”, e, de quebra, faturou o prêmio de revelação do festival. No vídeo abaixo, ela canta “Verde”, em show de 2015:

ESCOLAS MUNICIPAIS COMEMORAM O ‘DIA DA ÁRVORE’ COM APRESENTAÇÕES DE ALUNOS NO BOSQUE

Quem passou pelo pátio da sede da Polícia Ambiental de Jales, no Bosque Municipal “Aristophano Brasileiro de Souza”, notou um movimento diferente na manhã da sexta-feira, dia 21 de setembro. Alunos das escolas municipais da cidade realizaram uma série de apresentações artísticas para comemorar o Dia da Árvore e o início da Primavera.

Abaixo, mais alguns registros fotográficos:

CORINTIANOS, SANTISTAS E PALMEIRENSES SE MANIFESTAM CONTRA BOLSONARO

Após seu presidente se manifestar publicamente, a Gaviões da Fiel publicou nota oficial, na quinta-feira (20), que reforça o posicionamento da torcida organizada contra o candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL). A entidade lembra que fez parte da luta pela redemocratização do Brasil e reitera sua oposição a qualquer político com perfil anti-democrático.

Os dirigentes da Gaviões Fiel explicam que a agremiação nasceu em 1969 sofrendo perseguições por se opor à ditatura militar e à ditadura do então presidente do Corinthians, Wadi Helu, que era deputado pela Arena. A Gaviões participou ativamente da campanha pelas Diretas Já e pela redemocratização do país. 

“Por este e outros motivos, é importante deixar claro a incoerência que há em um Gavião apoiar um candidato que, não apenas é favorável à Ditadura Militar pela qual nascemos nos opondo, mas ainda elogia e homenageia publicamente torturadores que facilmente poderiam ter sido os algozes de nossos fundadores”.

De seu lado, a Torcida Jovem do Santos, principal organizada do time do litoral, também publicou, na quinta-feira, nota de repúdio ao candidato Bolsonaro. Segundo a agremiação, o presidenciável “representa ideias extremistas e reforça o estereótipo preconceituoso que marginaliza o povo pobre“.

Apesar de pregar o respeito à escolha de voto de seu associado, a organizada diz que seus associados não “votam em opressor” e se posiciona contra as pautas apresentadas por Bolsonaro. “São incompatíveis com as raízes da Torcida Jovem e não representam os interesses coletivos que sempre buscamos ao lado do povo e da massa santista”.

A nota de repúdio santista diz ainda que, “nossa torcida é composta pela classe trabalhadora, por pessoas de diferentes etnias, crenças e demais individualidades que se unem como povo. Em função disso, e pelo nosso compromisso com a liberdade, nos posicionamos contra uma plataforma política que defende a ditadura militar como saída para os problemas do país“.

No Palmeiras, nenhuma torcida organizada se manifestou, mas alguns torcedores famosos se pronunciaram. Em nota, eles disseram que “em virtude de acontecimentos recentes envolvendo a imagem pública da Sociedade Esportiva Palmeiras, nós, palmeirenses abaixo assinados, expressamos publicamente nosso repúdio às posturas e declarações preconceituosas, antidemocráticas e fascistas“.

“Nosso clube foi fundado em 26 de agosto de 1914 por trabalhadores imigrantes, e rapidamente tornou-se uma das equipes mais populares da cidade de São Paulo, atraindo grande público à assistência de seus jogos e contrapondo-se às agremiações tradicionais da elite paulistana“, continua a nota.

“Em 1942, por pressão do governo durante a Segunda Guerra Mundial, o clube foi obrigado a mudar seu nome, tornando-se a Sociedade Esportiva Palmeiras. Apesar das ofensas e ataques xenofóbicos que recebia por sua origem imigrante, o Palmeiras já era profundamente diversificado na composição de seu time e torcida, assim como o povo brasileiro. De time dos italianos, passou a ser o time de todas e todos“.

“São razões históricas, portanto, as que nos motivam neste posicionamento público contra a onda fascista que se ergue e a sua nefasta representação eleitoral. Respeitamos a coexistência democrática de opiniões e posicionamentos políticos variados; mas não podemos tolerar a ameaça às instituições democráticas e os posicionamentos de teor racista, xenofóbico, machista e homofóbico“, finalizam os palmeirenses.

Só estão faltando os são-paulinos.

A TRIBUNA: DOM REGINALDO LAMENTA ADESÃO DE CRISTÃOS A CANDIDATO QUE DISSEMINA VIOLÊNCIA E PRECONCEITO

No jornal A Tribuna deste final de semana, a principal manchete destaca decisão da Justiça local, que está intimando o ex-prefeito Humberto Parini a devolver, no prazo de 15 dias, o valor de R$ 574 mil à Prefeitura de Jales. Ele teria causado prejuízo ao erário, ao deixar de recolher as contribuições devidas ao Instituto Municipal de Previdência, relativas aos dois últimos meses de seu mandato, ao final de 2012. Parini foi condenado em primeira instância, em maio de 2017, e chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo, mas o seu recurso nem chegou a ser analisado porque ele não pagou a taxa judiciária calculada em R$ 11 mil.

Destaque, também, para o caso do deputado estadual Itamar Borges(MDB), que pretende concorrer à reeleição mas teve o registro de sua candidatura negado pelo TRE-SP, com base na Lei da Ficha Limpa. Condenado por improbidade administrativa em 2005, Itamar teve sua condenação confirmada pelo TJ-SP em 2016, sob a acusação de ter cometido alguns malfeitos durante o tempo em que foi prefeito de Santa Fé do Sul. Segundo a acusação, Itamar teria autorizado o pagamento de 17 notas fiscais fraudulentas em um esquema de desvios de recursos públicos da Prefeitura de Santa Fé do Sul e da Funec. O deputado emitiu nota dizendo que vai recorrer e que sua campanha continua normalmente.

As reformas que estão sendo feitas na UPA de Jales; a reativação do aeródromo municipal, que estava interditado para pousos e decolagens; a nota máxima obtida pelo Centro Universitário de Votuporanga em avaliação do Ministério da Educação; a inauguração do Sistema de Lazer do Jardim São Lucas, marcada para terça-feira, 25; o custo dos servidores municipais que estão “emprestados” pela Prefeitura a outros órgãos; e o título de campeã estadual mirim de handebol, conseguido pela equipe da escola “Dom Artur”, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, a informação de que o sumidíssimo Vaz de Lima, candidato a deputado estadual, veio caçar votos em Jales durante a semana. Na página de opinião, o ex-prefeito Callado fala da forma diferente como foram tratados os candidatos Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, quando entrevistados pelo Jornal da Globo. E o artigo do bispo dom Reginaldo Andrietta lamenta a postura alienada de muitos cristãos e “a adesão deles a um candidato à presidência que dissemina violência, ódio, racismo, homofobia e preconceito contra mulheres e pobres“. No caderno social, destaque para a coluna do Douglas Zílio e para o show do cantor Daniel em prol da Santa Casa. 

1 605 606 607 608 609 1.806