ÉRICA SERÁ OUVIDA POR SINDICÂNCIA NA QUARTA-FEIRA. E RECURSO DO CUNHADO SERÁ JULGADO POR GILMAR MENDES

A Comissão de Sindicância instalada na Prefeitura para apurar internamente os desvios praticados pela ex-tesoureira Érica Cristina Carpi já ouviu mais de 30 depoimentos de testemunhas, desde que foi iniciada. Nesta semana, por exemplo, foram ouvidos quatro ex-secretários de Saúde: Donizetti Santos Oliveira, Leonel Renel de Queiroz, Nilva Rodrigues de Souza e Hamilton Rodrigues.

Na segunda-feira, serão ouvidos o também ex-secretário Paulo Mariani e a atual secretária Maria Aparecida Moreira. E, na quarta-feira, será a vez da própria ex-tesoureira dar seu depoimento. Em princípio, ela seria ouvida na sede da Polícia Federal, mas, por algum motivo, ficou decidido que a Comissão irá ouvi-la em sua residência.

Por outro lado, o marido de Érica, Roberto Santos Oliveira, e o cunhado, Marlon Fernando Brandt dos Santos, continuam presos. Não consegui localizar nenhum recurso em nome de Roberto. Já o cunhado Marlon, que está sendo defendido pelos advogados Carlos Mello e Gustavo Baldan, conta com alguns recursos.

Um deles – um pedido de habeas corpus – foi protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira, 20. Ele será julgado pelo ministro Gilmar Mendes. Se Marlon fosse tucano, as chances dele conseguir pelo menos a prisão  domiciliar seriam maiores. 

CIRO GOMES CHAMA BOLSONARO DE “NAZISTA FDP”

Deu no blog Cafezinho:

O candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) chamou, nesta 6ª feira (21.set.2018), o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) de “nazista filho da puta”.

O pedetista participou de 1 comício na cidade de Goiânia. Uma pessoa com uma camisa estampada com foto do Bolsonaro estava presente e gerou tumulto entre os militantes de Ciro. 

Ao ver o apoiador do Bolsonaro, Ciro pediu para os presentes terem paciência com ele, pois “não tem culpa de nada” e é “apenas uma vítima desse nazista filho da puta que vamos derrotar”.

O ex-ministro afirmou também que Bolsonaro cria uma cultura de ódio e relacionou isso com a facada levada no dia 6 de setembro durante ato de campanha do político do PSL em Minas Gerais.

“Olha o que é cultura de ódio: um bobinho, que não deve ter culpa de nada, acabou de criar uma confusão aqui trazendo uma camisa do adversário. Por ele, fanático como o doido que enfiou uma faca nele [Bolsonaro], acha que a política deve ser resolvida assim”.

DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

Na edição digital do jornal Folha Noroeste deste sábado, destaque para iniciativa do Conselho Municipal de Trânsito, que reuniu-se com autoridades de outros segmentos que atuam diretamente nos acidentes de trânsito, como as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, SAMU, etc. O objetivo foi a discussão sobre os problemas que causam os chamados conflitos de trânsito no município e a elaboração de um projeto de intervenção para melhoria de pontos com maiores casos de acidentes de trânsito. Foram definidos vários pontos onde há maior índice de acidentes e até vítimas fatais, como o cruzamento da avenida Maria Jales com a rua das Palmeiras.

Destaque, também, para a visita que nos fará, neste sábado, 22, o atual secretário estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Gilberto Nascimento Júnior. A agenda do secretário marca, para as 14 horas, a inauguração do Centro de Convivência dos Idosos(CCI) na vizinha Urânia e, em seguida, ele fará uma incursão a Jales para uma breve visita às obras do nosso Centro Dia Idoso(CDI), que está sendo construído na Rua 13, quase ao lado da escola “Maria Olympia”. Tanto em Urânia, quanto em Jales, o secretário deverá falar com a imprensa sobre os números da violência contra idosos no estado e na região.

Na coluna FolhaGeral, o elétrico redator-chefe Roberto Carvalho parece um pouco irritado com os paraquedistas que estão chegando em Jales à cata de votos. Segundo o colunista, alguns candidatos à reeleição como deputados estaduais – que nos últimos anos não deram as caras por aqui e tampouco trouxeram recursos – estão pra lá e pra cá na caça aos votos e, nesse mister, contam com o apoio de vereadores. Roberto criticou o excesso de dobradinhas, lembrando que, ao contrário de antigamente, os atuais candidatos firmam várias parcerias em uma mesma região. Fausto Pinato, por exemplo, mantém dobradinhas com Analice Fernandes, Carlão Pignatari e Luiz Henrique Moreira.

NOVA PESQUISA MOSTRA EMPATE TÉCNICO ENTRE HADDAD E BOLSONARO

O site Poder360 é editado pelo jornalista Fernando Rodrigues, ex-Folha de S.Paulo, que não tem nada de petista. E a notícia é do Brasil 247, este sim, um site petista:

Pesquisa do instituto DataPoder360 apresenta o candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, em um quadro de empate técnico com o candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL). 

Segundo a pesquisa, Bolsonaro aparece com 26%, seguido de Haddad com 22%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 14%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 6% e Marina Silva, com 4%. 

A pesquisa DataPoder foi realizada por telefone, entre os dias 19 e 20 de setembro com 4.000 eleitores em 422 cidades das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os números foram divulgados em newsletter para assinantes do site Poder 360. 

POLÍCIA AMBIENTAL MULTA MORADOR DE JALES EM R$ 320 MIL POR DEIXAR GADO MORRER DE FOME E SEDE EM CASSILÂNDIA

Deu no portal IDEST:

Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Cassilândia recebeu denúncias de possíveis maus-tratos a animais, em virtude de abandono de gado sem pastagem, ou qualquer outro alimento e ainda com sede.

A PMA foi ao local na última quarta-feira (19), à tarde, e verificou tratar-se de uma fazenda de 300 hectares, que era arrendada pelo denunciado, residente na cidade de Jales (SP). A pastagem estava totalmente degradada, em grande parte apresentando somente a terra nua sem gramínea e o gado não conseguia mais retirar alimento.

Havia 100 coxos plásticos espalhados na propriedade, porém, todos sem alimentos. Várias árvores apresentavam-se com a casca retirada pelo gado, na tentativa de se alimentar. No depósito de alimento havia apenas 25 sacas de ração.

Todos os animais estavam extremamente debilitados e não conseguiam mais nem ir até local com água para a dessedentação. Nove reses estavam mortas pela desnutrição. Com os dados passados pelo encarregado de cuidar do gado, a PMA localizou o proprietário da boiada ontem (20), que informou que havia no local 640 animais, incluídos os que morreram.

O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 320.000,00. O autuado também responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais. A pena é de três meses a um ano de detenção. Ele ainda foi notificado a providenciar alimentação e pastagem e cuidados veterinários para o gado.

DIZ-ME QUEM VISITA TEU CANDIDATO E DIR-TE-EI QUEM ÉS!

Deu no blog do Paulo Henrique Amorim, o Conversa Afiada:

“Lula, preso, recebeu visita de um presidente do Parlamento Europeu e líder do Partido Social-Democrata alemão, um presidente da Colômbia, do Pepe Mujica, de um premier italiano, da mais importante monja budista do brasil, um importante rabino, um ganhador do Nobel da Paz, do Danny Glover, Chico Buarque, Martinho da Vila, do primaz da Igreja Anglicana, de uma comissão especial do Senado, de um dos mais importantes pastores da Igreja Luterana, do Frei Beto, Leonardo Boff, do Requião e diversos outros políticos e governadores… e nessa quinta recebeu Noam Chomsky.

Bozonaro, internado, recebeu visita do Alexandre Frota, do Roger do Ultraje e de Malafaia.

E o Temer, Chefe de Estado, não recebe nem ligação da Tim.”

TJ-SP VAI HOMENAGEAR A PRIMEIRA MULHER DA ADVOCACIA BRASILEIRA

Além de advogada, ela foi também educadora. Algumas escolas do estado de São Paulo, inclusive uma ETEC foram batizadas com seu nome. A notícia é do portal Conjur:

Na segunda-feira (24/9), o Tribunal de Justiça de São Paulo inaugura o primeiro busto feminino de sua longa história. Maria Augusta Saraiva, a primeira mulher a cursar Direito do país, ganhará um busto de bronze na sede do TJ, no Centro de São Paulo. A homenagem foi pedida pela seccional de São Paulo da OAB. Hoje, há 16 bustos em homenagem a juristas no TJ de São Paulo.

Nascida em janeiro de 1879, Maria Augusta Saraiva rompeu barreiras impostas ao sexo feminino ao ingressar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Formou-se na turma de 1902 e destacou-se nos estudos, sendo escolhida para fazer uma viagem à Europa.

Atuou em escritórios de advocacia, defendeu causas no Tribunal do Júri e foi nomeada Consultora Jurídica do Estado — um tipo de cargo de honra. Morreu no dia 28 de setembro de 1961.

JUSTIÇA DÁ 15 DIAS PARA EX-PREFEITO PARINI DEVOLVER R$ 574 MIL À PREFEITURA

Em despacho assinado ontem, 19, o juiz da 5ª Vara de Jales, Adílson Vagner Ballotti, atendeu pedido do Ministério Público e determinou a intimação do ex-prefeito Humberto Parini, a fim de que ele devolva aos cofres municipais, a título de ressarcimento por prejuízos, a quantia de R$ 574.057,62, no prazo de 15 dias.

Esse não é, no entanto, o único castigo pecuniário. Além de ressarcir o erário público. o ex-prefeito terá que pagar uma multa correspondente a cinco vezes seu último salário como prefeito, o que, segundo a Contadoria Judicial, resulta em R$ 168,5 mil. Os valores estão atualizados até a segunda-feira passada, 17.

Se a conta não for paga no prazo de 15 dias, Parini ficará sujeito, ainda, a uma multa de 10% do valor da dívida. Mais detalhes sobre o caso, no jornal A Tribuna do final de semana.

IBOPE: PT É O PARTIDO PREFERIDO DE 29% DOS ELEITORES. PSDB E PSL APARECEM COM 5%

Segundo o Ibope, o PT conta com a simpatia de 40% dos mais pobres, enquanto o partido alugado por Bolsonaro, o PSL, é o preferido de 2% desses eleitores. E como os mais pobres são maioria, a tendência é que Haddad suba mais, na medida em que esses eleitores tomem conhecimento de que ele é o candidato do PT e de Lula. A notícia é do UOL:

O PT é o partido preferido de 29% dos brasileiros, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (19). O índice é o mesmo registrado em agosto. Já o PSL, do presidenciável Jair Bolsonaro, oscilou positivamente de 1% para 5% e agora aparece numericamente como o segundo partido com mais simpatizantes, empatado com o PSDB, que manteve 5%.

O número de preferência do PT só é superado por eleitores que não possuem simpatia por nenhuma sigla, hoje em 37%. A simpatia pelos outros 34 partidos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) somada chega também a 29% do eleitorado.

Além de PT, PSDB e PSL, só MDB, PDT e PSOL registraram mais de 1% de simpatia dos eleitores. Outros 6% não souberam responder a pergunta do Ibope e 4% declararam seguir um partido que não chega a 1% da preferência.

Veja abaixo os índices de preferência partidária:

PT – 29%

PSDB e PSL – 5%

MDB, PDT e PSOL – 2%

PCdoB, PSB, PSC, PSD, PV, Solidariedade, Novo e Rede – 1%

Outros com menos de 1% – PCB, PCO, PTB, PTC, DEM, Avante, Podemos, Patriota, PHS, Pros, PMN, PPL, PP, PR, PPS, PRB, PRP, PRTB, Democracia Cristã, PSTU, PMB – total de 4%

Nenhum/Não tem preferência – 39%

Não sabe/Não respondeu – 6%.

Segundo a pesquisa, o PT é o partido preferido do eleitor que ganha até 1 salário mínimo (40%), católico (32%), preto ou pardo (35%) e que vive no Nordeste (47%).

Já o PSDB oscila entre 3% e 8%, indo melhor entre eleitores do Norte/Centro-Oeste e pior entre seguidores de outras religiões que não católicos ou evangélicos.

O PSL, por sua vez, marca 12% entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos e 8% que vivem no Norte/Centro-Oeste. Entre os mais pobres, o partido de Bolsonaro registra 2%.

1 606 607 608 609 610 1.806