GILMAR MENDES MANDA SOLTAR CUNHADO DE ÉRICA

O ministro Gilmar Mendes julgou, nesta terça-feira, 25, o recurso da defesa de Marlon Fernando Brandt dos Santos, cunhado da ex-tesoureira Érica Cristina Carpi. E o ministro decidiu conceder o habeas corpus solicitado, determinando a suspensão da prisão preventiva e, consequentemente, a soltura do acusado.

Marlon, vocês sabem, foi preso pela operação “Farra no Tesouro”, da Polícia Federal, que investigou desvios de recursos públicos na Prefeitura de Jales.

A decisão de Gilmar Mendes diz, entre outras coisas, que ele não poderá manter contato com os demais investigados, com exceção de sua esposa Simone, que cumpre prisão domiciliar. Eis a decisão:

Em 25/09/2018: “(…)Ante o exposto, com base no art. 192 do RISTF, concedo a ordem suspender a ordem de prisão preventiva decretada em desfavor do paciente, determinar sua imediata soltura, se por algum outro motivo não estiver preso, e substituí-la pelas seguintes medidas cautelares diversas da prisão, na forma do art. 319 do CPP: a) comparecimento periódico em juízo, no prazo e nas condições a serem fixadas pelo juiz de origem, para informar e justificar atividades (I); b) proibição de manter contato com os demais investigados, por qualquer meio, com exceção de sua esposa (III); c) proibição de deixar o país, devendo entregar seu(s) passaporte(s) em até 48 (quarenta e oito) horas (IV e art. 320); d) proibição de acesso a qualquer das lojas mencionadas na denúncia e proibição de acessar as dependências da Prefeitura Municipal de Jales/SP. Ficará a cargo do Juízo processante a fiscalização das medidas cautelares aqui impostas. Comunique-se com urgência ao Juízo de origem, ao TJ/SP e ao STJ. Publique-se.”

CEI DA ‘FARRA NO TESOURO’ OUVIU QUARTA TESTEMUNHA NESTA TERÇA-FEIRA

Da assessoria de imprensa da Câmara:

Na manhã de hoje (25), a Comissão Especial de Inquérito (CEI) ouviu o diretor técnico de divisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Paulo César da Silva Neves, quarta testemunha a depor na investigação sobre o desvio de verbas públicas da Prefeitura de Jales. O depoimento teve duração de sete horas.

Os servidores agentes de fiscalização do TCE, Luciana Pontes Gabriel, Adilson Amorim, Terezinha Nunes, Ruimares Biaconi Perez e Perpétuo Aparecido da Silva, acompanharam o depoimento na condição de ouvintes.

A CEI foi criada para apurar suspeitas de desvios de mais de R$ 5 milhões em recursos públicos da Prefeitura Municipal, descobertas após a deflagração da Operação Farra no Tesouro da Polícia Federal. A Comissão tem como membros o vereador Fábio Kazuto (PSB), presidente, Vanderley Vieira (PPS), vice-presidente e Bismark Kuwakino (PSDB), relator.

A Comissão iniciou seus trabalhos no dia 23 de agosto e já ouviu outras três testemunhas, o contador da Prefeitura, André Wilson Neves da Silva, o gerente de contas públicas do Banco do Brasil, Juliano Miani e o gerente geral do Banco do Brasil, Ronaldo Augusto Brandini.

A CEI encaminhou ofício notificando novamente do gerente da Caixa Econômica Federal, Juliano Tufaile Soares, para prestar depoimento.

A Comissão Especial de Inquérito terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

ORGANIZADORA DE GRUPO ‘MULHERES CONTRA BOLSONARO’ NO FACEBOOK É AGREDIDA NO RIO

A notícia é do portal MSN:

Uma das administradoras do grupo de Facebook Mulheres Unidas Contra Bolsonaro foi violentamente agredida na noite dessa segunda-feira, 24, quando chegava em casa, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, por dois homens ainda não identificados.

O grupo, que já reúne cerca de 3 milhões de usuárias, foi hackeado e derrubado diversas vezes por homens que se identificaram como partidários do candidato do PSL à Presidência nas eleições 2018, Jair Bolsonaro, desde que foi criado, há aproximadamente um mês. Várias mulheres do grupo foram agredidas verbalmente e receberam ameaças via internet.

Identificada apenas como Maria por razões de segurança, a administradora do grupo conta que, quando chegou em casa, dois homens a aguardavam praticamente na porta. Um deles acertou um soco em seu olho e, o segundo, uma coronhada em sua cabeça. Um deles pegou seu celular e os dois correram até um táxi, que os esperava a cerca de um quarteirão de distância. A bolsa e outros pertences não foram levados.

Ela foi atendida no Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador. Maria fez o registro de ocorrência na 37 ª Delegacia de Polícia e um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal.

GOVERNADORES DO NORDESTE FIÉIS A LULA DISPARAM E PODEM VENCER NO PRIMEIRO TURNO

Em Pernambuco, os dois candidatos que lideram as pesquisas – Paulo Câmara(PSB) e Armando Monteiro(PTB) – disputam o rótulo de “candidato do Lula”. E no Rio Grande do Norte, a senadora Fátima Bezerra(PT) lidera com 39%, enquanto o atual governador Robinson Faria(PSD) tem 25%.

No segundo turno da eleição presidencial, os governadores do Nordeste eleitos em primeiro turno estarão fazendo campanha para o Haddad, enquanto, aqui em São Paulo, o Dória e o Skaf vão estar concentrados em cuidar de suas próprias candidaturas.

A notícia é do UOL:

As principais pesquisas de intenções de voto mostram que os três candidatos a serem mais votados nas eleições para o governo estão no Nordeste. E todos eles concorrem à reeleição e são defensores do ex-presidente Luiz Inácio Lula  da Silva (PT). Isso mesmo sendo a região mais afetada com a crise econômica em que o país entrou em 2015.

Segundo levantamentos mais recentes do Ibope, em cinco estados do Nordeste os governadores têm boas chances de serem reeleitos no primeiro turno. Em três deles os líderes superam o patamar de 60% da intenções de voto – algo que não ocorre em outas regiões do país. O campeão em termos percentuais nos levantamentos é Camilo Santana (PT), do Ceará, que lidera a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (24), com 69%.

Em Alagoas, Renan Filho (MDB) está confortável com 65% das intenções de voto. Outro que sobra nas pesquisas é o petista Rui Costa, que disputa a reeleição na Bahia. Ele tem 60% no último levantamento do Ibope. Os outros dois governadores que têm boas chances de vencer no primeiro turno são Flávio Dino (PCdoB), que tem 49% no Maranhão, e Wellington Dias (PT), com 46% no Piauí.

Dos cinco nomes que lideram na corrida para reeleição, quatro estiveram na visita que tentaram fazer a Lula em Curitiba, dia 10 de abril –apenas Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, não estava. Para a cientista política Luciana Santana, professora da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), a liderança dos governadores defensores do ex-presidente Lula não é uma coincidência e tem muito a ver com a força do petista na região.

“Esses cinco candidatos que podem ser reeleitos são de estados que se posicionaram contra a prisão de Lula. Parece coincidência, mas não é”, afirma. “Independente de outras avaliações, foram nos governos de Lula que a região recebeu mais investimentos e atenção da gestão federal”, completa.

Apesar de ter sofrido com a crise econômica de forma intensa, a cientista acredita que as mudanças de vida do nordestino nesse século fizeram a região atingir outro patamar –o que é levado em conta agora pelo eleitor.

“A região esteve em uma situação muito pior, como anos 1980 e 90, em comparação com essa crise. O Nordeste era uma região extremamente prejudicada pelas mudanças  econômicas, pelas instabilidades políticas. Houve o estabelecimento da economia com Fernando Henrique, mas investimento na região veio mesmo nos governos Lula”, afirma a cientista política.

PREFEITURA INAUGURA HOJE O INCOMPLETO SISTEMA DE LAZER DO JARDIM SÃO LUCAS

O prefeito Flá Prandi inaugura logo mais à noite o Sistema de Lazer “Laurindo Palminonde”, no Jardim São Lucas. Laurindo – pai do Clóvis Palminonde, da Delegacia de Polícia – foi, juntamente com o sanfoneiro Expedito, um dos primeiros moradores do Jardim Oiti, que fica ali nas proximidades do São Lucas. Antes, ele morou por muito tempo na Vila Maria, onde administrava uma máquina de benefício de arroz.

O projeto original do Sistema de Lazer proposto pelos moradores do bairro previa a construção de um minicampo de futebol e uma ciclovia, além da instalação de um parque infantil e uma academia ao ar livre. Por enquanto, porém, eles terão que se contentar com uma quadra poliesportiva – que não estava no projeto inicial e foi construída no lugar do minicampo – e a ciclovia.

Tudo indica que a instalação da academia ao ar livre e do parque infantil ainda dependerá da obtenção de recursos financeiros junto aos governos estadual ou federal.

Embora a ex-prefeita Nice Mistilides tenha tentado tomar a si a maternidade da obra, como se pode ver no panfleto ao lado, a verdade é que o Sistema de Lazer – inicialmente chamado de Conjunto Poliesportivo – começou a ser conquistado no governo de Humberto Parini.

Os recursos iniciais foram obtidos pela deputada Analice Fernandes(PSDB) junto ao governo estadual e seriam utilizados, em princípio, na construção de uma quadra no JACB. No entanto, em seu último ano de governo (2012), Parini conseguiu uma verba federal para construção do um Ginásio de Esportes no JACB e, depois de conversar com a deputada, obteve autorização para utilizar a verba – coisa de R$ 200 mil – no Jardim São Lucas.

Não se sabe quanto da verba destinada por Analice foi utilizada na construção do Sistema de Lazer, iniciada em 2014. O que se sabe é que a obra foi paralisada algumas vezes e que a quadra construída no lugar do minicampo de futebol custou R$ 192,4 mil, vindos do governo federal, através do Ministério do Esporte.

A participação dos moradores do Jardim São Lucas na conquista do Sistema de Lazer “Laurindo Palminonde” foi fundamental. Antes de apresentar um projeto ao então prefeito Humberto Parini e de ajudar a convencer a deputada Analice Fernandes a destinar os recursos, eles tiveram que, em 2012, providenciar um abaixo-assinado para evitar a doação do terreno.

A área onde agora está sendo instalado o Sistema de Lazer estava sendo doada para a Cáritas Diocesana, que pretendia instalar no local uma clínica de recuperação de drogados. A doação do terreno – de cerca de 4.300m² – chegou a ser aprovada pela Câmara, mas, diante da reação dos moradores, Parini e a Cáritas decidiram recuar.

Antes disso, o então prefeito já havia tentado doar o mesmo terreno ao governo estadual, para construção do novo prédio da EE “Juvenal Giraldelli”. Entretanto, o governo estadual recusou-se a receber o imóvel em doação, argumentando que o terreno ofertado é Sistema de Lazer e, conforme a Lei Federal 6.766, ratificada pela Constituição do Estado, não pode ter sua destinação original alterada por lei municipal”.

EM JALES, SETE MUNICÍPIOS DA REGIÃO ASSINARAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA ADERIR AO PROGRAMA ‘RECOMEÇO’

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Durante a visita do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, às obras do Centro Dia do Idoso de Jales, na tarde do último sábado, dia 22 de setembro, prefeitos e representantes de sete municípios da região assinaram o protocolo de intenções para adesão ao Programa Recomeço – Uma Vida Sem Drogas, do governo estadual.

Além de Jales, assinaram o documento as cidades de Mesópolis, Santa Salete, Turmalina, Aspásia, Riolândia e Guarani D’Oeste. O prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, e a primeira-dama Glauciane Pontes Helena Franco recepcionaram as autoridades.

Estiveram presentes o prefeito de Mesópolis, Leandro Polarini, a secretária de Assistência Social de Santa Salete, Renata Lopes de Souza, o prefeito de Turmalina, Alexandro Pereira, o prefeito de Aspásia, Josué de Assunção, o Calango, o vice-prefeito de Riolândia, Baltazar de Queiroz e o prefeito de Guarani d’Oeste, Nilson Caffer.

O Governo do Estado, por meio do Programa Recomeço, já acolheu 16.853 dependentes químicos de 2013, quando foi criado, até agora em suas comunidades terapêuticas. O Recomeço promove ações preventivas do uso indevido de substâncias psicoativas e o enfrentamento ao tráfico de drogas.

“Todos os municípios do Estado precisam ter uma política clara e estruturada de combate às drogas e o Programa Recomeço traz isso para as cidades”, afirmou o secretário Gilberto Nascimento Jr.

ARTISTAS INTERNACIONAIS ADEREM À CAMPANHA #ELE NÃO

A campanha #EleNão contra o candidato Jair Bolsonaro extrapolou os limites do território brasileiro e está chegando a outras plagas, com a adesão de vários artistas internacionais. Ontem, por exemplo, o vocalista Dan Reynolds, da banda de pop rock Imagine Dragons, foi ao iHeart Festival com uma camiseta do movimento.

Ele comentou, em seu twitter, que Bolsonaro “não representa o Brasil que eu conheço e amo“. A lista de artistas internacionais que já se posicionaram contra Bolsonaro já está chamando a atenção da imprensa gringa. A Billboard, por exemplo, publicou uma matéria sobre os artistas que estão se manifestando contra o “coiso”.

A lista dos contrários ao candidato homofóbico e machista, que defende o combate da violência com mais violência, já inclui até a maravilhosa Nicole Scherzinger, ex-Pussycat Dolls. Em seu twitter, a cantora e atriz mandou um recado:

“Para todos os meus fãs no Brasil: estou enviando muito amor. Levante-se pela igualdade, respeito e amor. Certifique-se de votar nas próximas eleições presidenciais e ser ouvido”.

Só nos resta torcer para que ela não seja ameaçada. No vídeo abaixo, o Pussycat Dools – ainda com Nicole – interpreta o clássico “Sway“, na versão que foi tema do bonito filme “Dança Comigo“, com o Richard Gere e a Jennifer Lopez.

 

AMEAÇADA, MARÍLIA MENDONÇA APAGA VÍDEO DE APOIO À CAMPANHA #ELENÃO

E a Marília não é a única que está sendo ameaçada. A candidata a vice-presidente Manuela D’Ávilla foi obrigada a pedir proteção à Polícia Federal, após sofrer ameaças por conta de mentiras divulgadas sobre um suposto telefonema que ela teria recebido do esfaqueador Adélio Bispo, no dia do atentado.

E, segundo reportagem do jornal O Dia, desta segunda-feira, até alguns agentes da Polícia Federal que integravam a equipe de segurança de Bolsonaro sofreram ameaças, assim como suas famílias. Atribui-se às inverdades divulgadas pelo senador Magno Malta – aliado de Bolsonaro – as ameaças aos agentes da PF.

Segundo a matéria, os policiais, abalados, “viajaram para Brasília em busca do apoio da Fenapef, entidade que representa a categoria. Na terça-feira, por intermédio da federação, eles foram recebidos pela diretora executiva da Polícia Federal, Silvana Helena Borges. No dia seguinte, houve um encontro com um psicólogo, que avaliou o impacto dos acontecimentos nos policiais. (…)”.

É assim, à base de mentiras e ameaças, que os bolsominions querem ganhar as eleições. Vamos ao texto publicado pela Marília Mendonça, no Instagram:

Essa sou eu, aquela é minha mãe e aquele é meu irmão. Minha família é constituída dessas 3 pessoas, que juntas acreditaram nas promessas de Deus e nos seus sonhos.

Eu sou uma menina de 23 anos, cheia de amigos das mais variadas formas e conceitos que sempre respeitou o seu espaço, e construiu com apenas algumas boas torcidas e muita fé, o que tenho hoje. Em uma noite, tudo o que foi construído com amor e carinho foi apagado na mente de algumas pessoas.

Me sinto mal e minha cabeça dói por imaginar que anos de luta se basearam nisso, no final das contas.

Deixo aqui, o meu pedido de desculpas à todas as mulheres que acreditei estar defendendo naquele momento. Deixo aqui o meu pedido de desculpas à todos os homens, por em um instante de loucura acreditar que uma opinião não feriria já vocês.

Eu realmente achei que poderia.

Minha mãe tem recebido ataques tanto quanto o restante da minha família que nem compartilham da mesma opinião que a minha.

Deixo aqui essa mensagem, e o meu profundo silêncio em qualquer questão que seja política.

A gente pede encarecidamente PAZ! É isso que eu busco! Não posso opinar já que não sei do que o Brasil precisa!

Tá na mão de vocês, galera!

Boa sorte a todo mundo!

Que Deus nos abençoe!   

IBOPE CONFIRMA HADDAD CRESCENDO E BOLSONARO ESTAGNADO

E como se pode ver no quadro abaixo, Bolsonaro subiu apenas 06 pontos desde o início de setembro, depois de todo o espaço que conseguiu no noticiário graças à facada. No mesmo período, o Haddad subiu 16 pontos.

A próxima pesquisa Ibope deverá ser divulgada na sexta-feira, quando já poderemos ter um empate técnico. Mas, vamos à notícia do Brasil 247:

O candidato do PT à presidência da República, Fernando Haddad, cresceu três pontos na pesquisa Ibope divulgada no início da noite desta segunda-feira 24.  Haddad registrou 22% das intenções de voto, diminuindo a vantagem sobre Jair Bolsonaro, que estagnou em 28% desde o último levantamento, divulgado na última terça-feira 18.

O terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), manteve 11%, à frente de Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 7% para 8%, e de Marina Silva, que oscilou de 6% para 5%.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro perde para todos os adversários, com exceção de Marina Silva, com quem empata. Numa disputa entre Haddad e Bolsonaro, o candidato do PT venceria com 43% das intenções de voto, contra 37% do deputado. Os números da pesqusia anterior mostravam os dois empatados, com 40% cada um.

A vantagem de Bolsonaro sobre Haddad, desde que o petista foi oficializado candidato, no dia 11 de setembro, caiu de 18 para 6 pontos. O candidato do PT é agora o único presidenciável que apresenta tendência de alta em toda a série de cinco pesquisas Ibope divulgadas desde 20 de agosto.

O Ibope foi às ruas entre os dias 22 e 23 de setembro. Foram entrevistadas 2.506 pessoas em 178 municípios. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

1 604 605 606 607 608 1.806