CANDIDATURA DE ITAMAR BORGES É DEFERIDA PELO TRE-SP

A notícia é da assessoria de imprensa do deputado:

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou na tarde desta sexta-feira, 28 de setembro, o registro da candidatura de Itamar Borges para a reeleição como deputado estadual. 

Com o deferimento da candidatura, o TRE-SP confirmou que o deputado estadual Itamar Borges é ficha limpa e está apto a concorrer e assumir um novo mandato. O assunto está encerrado e não cabe mais recurso. 

Itamar Borges sempre acreditou na justiça, por isso já esperava essa decisão, assim como seus advogados eleitorais, que desde o início do processo afirmaram que o parlamentar não infringiu nenhuma legislação que pudesse acarretar no indeferimento de sua candidatura.  

A campanha eleitoral de Itamar Borges segue a todo vapor, com agendas em diversos municípios do Estado de São Paulo.

MULHERES DECIDIRÃO QUEM SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE

O Datafolha de sexta-feira, 28, mostrou o crescimento do candidato Fernando Haddad entre os eleitores que estudaram até o Ensino Fundamental. Nesse segmento, ele subiu de 17% para 27% em uma semana, enquanto Bolsonaro oscilou de 19% para 18%.

Da mesma forma, entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, Bolsonaro oscilou de 19% para 18%, enquanto Haddad saiu de 20% para 28%. Entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, Haddad subiu 11 pontos em uma semana, chegando a 25%. E entre os eleitores de 35 a 44 anos, Haddad passou de 18% a 24%, enquanto Bolsonaro caiu de 30% para 27%.

Como se vê, Haddad está subindo em vários segmentos, mas o voto feminino é quem poderá definir a eleição a favor dele. As mulheres representam 52,5% do eleitorado, ou seja, elas são maioria (77,3 milhões de eleitoras contra 69,9 milhões de eleitores)  e vão decidir as eleições de 2018.

E, se depender da professora Vanda Spínola (ao lado), as mulheres irão escolher Haddad. Vandoka é um fenômeno das redes sociais. Pessoa simples, aposentada, morando em uma pequena chácara em Aparecida D’Oeste, Vandoka mantém, sozinha, uma página no Facebook que já tem quase 45 mil seguidores.

Para se ter uma ideia, o deputado Itamar Borges, que conta com toda uma retaguarda para administrar suas páginas em redes sociais, possui pouco mais de 8.000 seguidores.

Se depender também da baiana Ludimila Teixeira, Bolsonaro não irá muito longe. Há um mês, ela resolveu criar um grupo no Facebook para mobilizar as mulheres. Até ontem, 28, o grupo “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro” já contava com quase 4 milhões de mulheres.     

E, se depender das milhares de mulheres que foram às ruas neste sábado, por conta do movimento #EleNão, a rejeição a Bolsonaro deverá aumentar nas próximas pesquisas. No último Dafolha, a rejeição ao capitão reformado subiu de 49% para 52%, entre as mulheres. E no Ibope, a rejeição de Bolsonaro entre as mulheres foi de 41%, em 20 de agosto, para 54%, em 24 de setembro.

E já que as mulheres são o assunto do post, que tal um vídeo com a Joyce Moreno cantando “Mulheres do Brasil”. Há cerca de 50 anos, tida como feminista, Joyce foi vaiada por um Maracanãzinho lotado por 50 mil pessoas. Ela teve, ainda, músicas censuradas pela ditadura militar simplesmente por usar palavras como “grávida”, “parir” e outras.

Joyce tinha tudo, segundo a ótica destrambelhada do general Mourão, para ser uma desajustada. Os pais delas se separaram quando Joyce ainda estava na barriga da mãe. Coube a dona Zemir, a mãe, criar sozinha a filha e os dois irmãos. 

Em tempo: no vídeo, Joyce canta com as filhas Clara Moreno e Ana Martins. 

 

PASSAGEIROS PROTESTAM CONTRA PRESENÇA DE BOLSONARO EM AVIÃO

Deu no UOL:

Nem todos os passageiros do voo 1036, da Gol, passaram pelo portão 20 do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e percorreram a pista de pouso em ônibus rumo ao Boeing 737-700 que decolou para o Rio às 16h deste sábado (29). O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe chegaram em carros da Polícia Federal e foram os últimos a embarcar, sob forte esquema de segurança.

A presença do deputado federal no avião provocou tumultos, gritos de apoio (“mito” e “ele sim”) e de protesto (“fascista”, “lixo” e “ele não”) e a desistência de dois passageiros, que não quiseram viajar com Bolsonaro. Houve ainda vaias e aplausos. A confusão atrasou a decolagem em 20 minutos.

Bolsonaro sentou na primeira fileira do avião, na poltrona 1A, perto da janela, que tem mais espaço para as pernas. Antes que ele entrasse na aeronave, comissários de bordo e policiais federais que, por lei, acompanham presidenciáveis durante a campanha, tiveram dificuldade para convencer passageiros a trocar de lugar para que o candidato e sua equipe ficassem juntos perto da cabine do piloto.

A TRIBUNA: GILMAR MENDES DIZ QUE CUNHADO DA EX-TESOUREIRA ÉRICA SOFREU CONSTRANGIMENTO ILEGAL

No jornal A Tribuna deste final de semana, destaque para a novo sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul, que começa a funcionar na segunda-feira, 1º de outubro. A empresa ASG Engenharia Ltda, que irá gerenciar o sistema, já sinalizou algumas ruas e avenidas, demarcando no asfalto e nas guias e sarjetas os locais onde os automóveis poderão estacionar. São previstas 1.200 vagas com implantação gradativa, conforme cronograma aprovado pela Secretaria de Planejamento e Trânsito. Segundo o jornal, nos primeiros dias, enquanto os motoristas estiverem se acostumando com a novidade, não haverá cobrança de multa.

Destaque, também, para a multa de R$ 320 mil que a Polícia Militar Ambiental de Cassilândia aplicou ao espólio do falecido fazendeiro jalesense Francisco Simões de Mello, por maus tratos a animais. Depois de denúncias de vizinhos, os policiais ambientais fizeram uma incursão à Fazenda Picanha, de propriedade dos herdeiros do fazendeiro, onde encontraram diversos animais bovinos desnutridos, por falta de pastagem ou outro alimento. Os policiais encontraram, também, pelo menos nove carcaças de bovinos que não resistiram à falta de alimento e de água.

A opinião de alguns empresários dos três distritos industriais de Jales, que creditam a situação de quase abandono à falta de um deputado para Jales chamar de seu; a decisão do ministro Gilmar Mendes que concedeu a liberdade ao cunhado da ex-tesoureira Érica – Marlon Fernando Brandt – que estava preso desde o dia 31 de julho. Para Gilmar, Marlon sofreu constrangimento ilegal e abuso de poder; e a cessão de algumas salas do Centro Cultural para atividades da Secretaria de Administração Penitenciária, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, destaque para o virulento ataque que o polêmico prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, fez à deputada Analice Fernandes, com repercussão aqui em Jales. Na página de opinião, o ex-vereador Rivelino Rodrigues, em artigo com o título “Votar com lucidez e responsabilidade”, rebate artigo do bispo dom Reginaldo Andrietta, publicado na semana passada. Na mesma página, a professora Rosângela Bigulim escreve sobre o papel dos educadores nas eleições deste ano. No caderno social, destaque para a coluna do Douglas Zílio e para a inauguração da loja Amo Prata, especializada em prata 925. 

VEREADORES DE JALES COGITAM USO DE BAFÔMETROS DURANTE SESSÕES

Um vereador jalesense confidenciou a este aprendiz de blogueiro que um de seus colegas teria comparecido à sessão de segunda-feira passada um tanto quanto “mamado”. Por conta disso, alguns vereadores já estariam cogitando copiar a iniciativa da Câmara Municipal de Conceição do Piancó.

Naquela cidade do sertão da Paraíba – onde nasceram a Elba Ramalho e o nosso saudoso poeta e servidor municipal Francisco Valdo Albuquerque – a Câmara adquiriu bafômetros para medir a concentração de álcool etílico dos vereadores, durante as sessões.

Aqui em Jales, a ideia – segundo me disse a fonte – é criar mecanismos para que os “pingaiada” sejam enquadrados nos rigores do Código de Ética e Decoro Parlamentar.

E o premiado vereador Topete(DEM), que é companheiro de partido do prefeito Flá Prandi, continua aprontando das suas. Em entrevista, ele resolveu requentar um assunto que já foi debatido na Câmara em março do ano passado: o suposto sumiço de parte da madeira doada pela Polícia Ambiental à Prefeitura em 2016.

Essa não é a primeira vez que Topete requenta essa estória. Com um aliado desses, o prefeito Flá nem precisa de adversários.

E por falar em adversários, a Câmara deverá discutir, na sessão da próxima segunda-feira, um requerimento do vereador Tiago Abra(PP) que vai, certamente, render críticas à administração comandada por Flá.

No requerimento, o vereador está perguntando se é verdade que a Sabesp teria cortado o fornecimento de água da Secretaria de Educação, por falta de pagamento. Em novembro do ano passado, uma creche ficou sem energia elétrica. Na ocasião a Secretaria de Fazenda alegou que as contas teriam extraviado.

DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

A edição digital do jornal Folha Noroeste deste sábado está lembrando que hoje, 29 de setembro, é o Dia Mundial do Coração. Segundo a matéria, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, segundo o Ministério da Saúde, e em 30% dos casos a doença é fatal. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2040 as mortes por doenças cardiovasculares devem aumentar em 250%. E isso não está na matéria, mas eu, por exemplo, tenho uma amigo que poderá ter um infarto, caso o Bolsonaro não ganhe a eleição presidencial.

Destaque, também, para a vinda a Jales, mais uma vez, da Carreta de Prevenção do Câncer de Mama, que estará em nossa cidade nos dias 09, 10 e 11 de outubro. A unidade de móvel ficará estacionada no pátio do estacionamento do Hospital de Câncer – agora Hospital de Amor – que fica localizado na Av. Francisco Jales, 3737 – Vila Maria. Na data serão realizados exames de mamografias em mulheres de 40 a 49 anos, que fizeram seu último exame há mais de um ano e de 50 a 69 anos que fizeram há mais de dois anos.

Na coluna FolhaGeral, o bolivariano redator-chefe Roberto Carvalho destaca os trabalhos da CEI da “Farra no Tesouro”, instalada pela Câmara, que, nesta semana, ouviu o diretor do Tribunal de Contas do Estado, unidade de Fernandópolis, Paulo Cesar Neves da Silva. Segundo o colunista, conversas de bastidores avaliam que a CEI quer saber como e por que o TCE-SP não detectou o desvio durante a fiscalização das contas da Prefeitura de Jales, tendo em vista que aconteceu por anos e extraviou milhões.

O GLOBO: BOLSONARO ESCONDE DUAS CASAS AVALIADAS EM R$ 2,6 MILHÕES

Deu no Tijolaço:

O que devem dizer os que acham justo condenar Lula por suspeitas de ter “atribuído” a si um apartamento que não está em nome dele ou de parentes e que lotam, agora, revoltados contra o “comunismo” do jornal as seções de comentários de O Globo na matéria que detalha, com os registros de cartório, que Jair Bolsonaro prestou falsa declaração à Justiça Eleitoral deixando de declarar a propriedade de duas casas, avaliadas em R$ 2,6 milhões?

Sim, duas.

A primeira, a da Rua Maurice Assuf, na Barra da Tijuca,no Rio, avaliada em R$ 1,6 milhão, no processo da partilha de bens com Ana Cristina  revelado pela “Veja”. Foi comprada em novembro de 2002 e nunca declarada na Justiça Eleitoral, como é obrigatório.

A segunda, a de número 58 do Condomínio  Vivendas da Barra, à beira-mar, comprada com um valor escritural abaixo da metade do valor de mercado usado no cálculo do ITBI, em  janeiro de 2009 e omitida na declaração apresentada em julho de 2010, quando de seu registro como candidato a deputado federal.

O assunto, portanto, não é mais “barraco conjugal”, mas o de falsidade ideológica para a ocultação de patrimônio.

E não é “convicção”, é prova, documentos de cartório, assinados por ele próprio.

CAMISETAS DA CAMPANHA ‘OUTUBRO ROSA’ JÁ ESTÃO À VENDA NO HOSPITAL DE AMOR

Dara Freitas, a simpática e competente assessora de imprensa do Hospital de Amor, unidade de Jales, mandou recado avisando que já estão sendo vendidas as camisetas da campanha “Outubro Rosa”. Elas estão custando R$ 25,00 e podem ser adquiridas no setor de Captação de Recursos do hospital. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3624-3910.

A campanha “Outubro Rosa”, que acontece todo ano, tem como objetivo conscientizar a prevenção do Câncer de Mama, por meio do exame de mamografia, que pode ser feito em mulheres entre 40 e 69 anos.

E, em apoio à campanha, Jales vai receber novamente a Carreta de Prevenção do Câncer de Mama, que ficará em Jales nos dias 09, 10 e 11 de outubro. A unidade móvel ficará estacionada no pátio do estacionamento do hospital, localizado na Avenida “Francisco Jalles”, na Vila Maria.

Nesses dias serão realizados exames de mamografias em mulheres de 40 a 49 anos, que fizeram seu último exame há mais de um ano e de 50 a 69 anos que fizeram há mais de dois anos.

Para participar, as interessadas deverão comparecer no Hospital das 8h às 17h. É necessária a apresentação de xerox do CPF e RG, comprovante de residência e cartão SUS.

Segundo a enfermeira responsável pela Carreta, Ariane Muniz, será oferecido exames para todas as mulheres que se encaixem no perfil de risco, citado acima. Casos com antecedentes familiares serão prioritários.

GAL COSTA SOBRE BOLSONARO: “TALVEZ O ÓDIO A TRAVESTIS SEJA ATRAÇÃO”

É por essas e outras que tenho orgulho dos meus ídolos. A notícia é do DCM:

A cantora Gal Costa concedeu uma entrevista para o Uol, em que falou sobre o atual cenário político do país, com Jair Bolsonaro indo para o 2º turno das eleições presidenciais, segundo apontam as pesquisas.

Ao ser perguntada sobre o candidato do PSL, Gal diz que “as pessoas estão votando em Bolsonaro por ódio ao PT; o cara é um voto de ódio”.

A cantora completa: “Ele é racista, homofóbico, grita com mulher. Quem respeita os outros não quer um presidente assim. Ter ódio de um cara só porque ele é travesti é muito estranho. Talvez esse ódio seja uma atração”.

Gal Costa aderiu ao movimento #EleNão, que vem tomando conta das redes sociais, e afirmou: “já fui xingada”. Para ela, os homens também devem participar da campanha. “Todos juntos podemos derrotar uma coisa negativa”.

Ela também disse que artistas devem se posicionar politicamente. “Como dizia Brizola, artista não dá voto, mas tira”.

TCU CONDENA PARINI A DEVOLVER R$ 1,3 MILHÃO AO MINISTÉRIO DO TURISMO

A fase do ex-prefeito Humberto Parini não é das melhores. Na semana passada, a Justiça deu 15 dias para que ele devolvesse R$ 574 mil à Prefeitura. A bem da verdade, Parini foi condenado, naquele caso, por uma prática na qual outros prefeitos também incorreram:  deixar de pagar as contribuições do Instituto de Previdência ao final do mandato. No caso de outros prefeitos, nada lhes aconteceu.

Pois bem, ontem o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou acórdão do ministro Bruno Dantas, que condenou Parini a devolver a bagatela de R$ 1,3 milhão ao Ministério do Turismo e, de quebra, pagar uma multa de R$ 100 mil. E como o ministro é um sujeito compreensivo, ele deu a Parini a opção de, se quiser, pagar tudo isso em 36 suaves parcelas.

O acórdão tem quase vinte páginas e, como não estou com disposição para ler tudo isso, vou tentar, em breve resumo, explicar aos prezados leitores e estimadas leitoras o que teria levado o TCU a implicar com o ex-prefeito.

Tudo começou em 2009, quando Parini firmou um convênio com o Ministério do Turismo para realização da 40ª Facip. De acordo com o convênio, apadrinhado pelo ex-deputado Vadão Gomes, o MTur enviou R$ 600 mil para cobrir despesas com o evento, enquanto a Prefeitura teria que entrar com mais R$ 120 mil.

Passados os festejos, o TCU constatou uma série de irregularidades na prestação de contas encaminhada por Parini. A principal delas diz respeito à cobrança de ingressos. O TCU entende que, quando o evento é patrocinado com recursos federais, não pode haver venda de ingressos. Ou, se houver, o lucro deve ser devolvido ao governo federal, no caso, ao Ministério do Turismo.

Para quem não se lembra, nessa Facip nós tivemos dois balancetes. O primeiro apontava um lucro superior a R$ 400 mil. Depois, surgiu outro onde o lucro caiu para R$ 130 mil. Parte desse lucro foi doado ao Hospital de Câncer e outra parte à Fundação “Masaru Kitayama”. Nas contas do TCU, no entanto, o lucro teria sido superior a R$ 600 mil. 

Colaborou para isso, o fato de Parini não ter comprovado os pagamentos feitos aos cantantes – Daniel, Gino & Geno, Bruno & Marrone, João Bosco & Vinícius e Jamil & Uma Noites –  que soltaram seus trinados por aqui naquele abril. Evidentemente que eles não vieram alegrar a nossa gente de graça, mas, para o TCU, só vale o que está devidamente comprovado por recibos.

Normalmente, o município é quem teria de devolver a grana, mas o TCU considerou que a Prefeitura não se beneficiou com o mau uso dos recursos públicos e, por isso, está cobrando a conta da pessoa física do ex-prefeito. Que, por sinal, não se defendeu. Como já se disse, vida de ex-prefeito não é nada fácil.

1 602 603 604 605 606 1.806