A TRIBUNA: MEC FOI ALERTADO SOBRE POSSÍVEIS FRAUDES NO CURSO DE MEDICINA DE FERNANDÓPOLIS, MAS NÃO TOMOU PROVIDÊNCIAS

No jornal A Tribuna deste final de semana, a principal manchete destaca que a Polícia Federal já teria identificado pelo menos 100 alunos que compraram vaga no curso de medicina da Universidade Brasil, de Fernandópolis, mas a expectativa é de que esse número pode ser bem maior e incluir até mesmo estudantes que já se formaram e estão atuando no mercado de trabalho. A PF vai concentrar esforços para identificar estudantes que financiaram seus estudos irregularmente, através do FIES, ou que conquistaram bolsas de estudos do Prouni. Os estudantes e pais que participaram das fraudes deverão responder por crimes cujas penas, somadas, poderão chegar a 18 anos de reclusão.

Ainda na seara do escândalo envolvendo a Universidade Brasil, que já resultou na prisão de pelo menos 20 pessoas, o jornal está informando que o Ministério Público Federal (MPF) de Jales requisitou a instauração de um inquérito policial para investigar a atuação de servidores do Ministério da Educação, que, por omissos, contribuíram para as fraudes cometidas pela Universidade. Em ofício enviado ao atual ministro da Educação, o procurador da República em Jales, Carlos Alberto Rios Júnior, ressalta que vem alertando o MEC desde abril de 2018 sobre possíveis fraudes, sem que, no entanto, o órgão tenha tomado qualquer providência.

O afastamento de um vereador e dois funcionários da Câmara Municipal de Aspásia, que estão sendo investigados pela Polícia Civil de Jales; a prisão do chapeiro de um carrinho de lanche da praça “Euphly Jales”, que, entre um X-Salada e outro, vendia drogas a alguns consumidores; a assinatura do convênio relativo ao MIT, para reforma do Teatro Municipal; o projeto que autoriza a Prefeitura de Jales a deixar de pagar multa e juros por atraso nos repasses devidos ao Instituto Municipal de Previdência; e a nova estimativa do IBGE, divulgada na semana passada, que calcula a população de Jales em 49.107 habitantes, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, a informação de que o Tribunal de Contas do Estado(TCE) já analisou as contas da Prefeitura de Jales, relativas ao exercício de 2017, e emitiu parecer favorável à aprovação delas. O TCE destacou que, no primeiro ano do prefeito Flá, conseguiu eliminar o déficit orçamentário e reduziu sensivelmente o déficit financeiro. Na página de opinião, o doutor Valmor Bolan escreve sobre a internacionalização da Amazônia, enquanto o historiador Marco Antônio Poletto escreve sobre a participação de dona Maria Leopoldina na Independência do Brasil. No caderno social, destaque, como sempre, para a coloridíssima coluna do Douglas Zílio.

CRIVELLA “BEIJA” BOLSONARO EM PUBLICAÇÃO DE THIAGO LACERDA CONTRA A CENSURA

A notícia é do UOL:

Thiago Lacerda engrossou a lista de famosos que criticaram a censura do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), à HQ baseada nos Vingadores com um beijo gay, à venda na Bienal do Livro. O ator publicou uma montagem de Crivella beijando o presidente Jair Bolsonaro.

“A escória enrustida… Canalhas! Cretinos! Fascistas autoritários! Não passarão!”, desabafou o global. Ele ainda elogiou o youtuber Felipe Neto, que comprou 14 mil livros com temática LGBT para distribuir gratuitamente na Bienal.

“Que grande exemplo deu Felipe Neto… Bravo, garoto! Resistiremos à estupidez, à ignorância e ao retrocesso primitivo dessa gente Criminosa que ‘assalta’ o país nesse momento!”, escreveu Thiago Lacerda com a tag #censuranuncamais.

Artistas apoiaram o protesto de Thiago Lacerda. “O Rio de Janeiro ruindo nas nossas cabeças, o país pegando fogo e esses patéticos senhores gastando tempo com censura e obscurantismo”, comentou Luis Lobianco. Outros seguidores criticaram: “A mamata acabou”. E houve quem debochou: “Que ousadia! Que falta de respeito! Faz de novo?”.

JUSTIÇA PRORROGA AS 11 PRISÕES TEMPORÁRIAS NO ESCÂNDALO DA UNIVERSIDADE BRASIL

A Justiça Federal acatou o pedido da Polícia Federal de Jales e prorrogou todas as onze prisões temporárias dos investigados presos durante a Operação Vagatomia por mais cinco dias. Outras onze pessoas continuam com prisões preventivas decretadas e dois investigados continuam foragidos.

A Operação Vagatomia, da PF e do Ministério Público de Jales, desarticulou, na terça-feira (3), esquema de fraudes no Fies, Prouni e Exame Revalida, e também de venda de vagas no curso de medicina na Universidade Brasil, em Fernandópolis. 

O dono da universidade, José Fernando Pinto da Costa, de 63 anos, e o filho dele foram presos durante a operação. No total a Justiça expediu 22 ordens de prisão (11 preventivas e 11 temporárias). Até este sábado (7), 20 pessoas no total já tinham sido presas e duas continuavam foragidas. 

Na sexta-feira (6), um dos cofres apreendidos na residência de um dos investigados foi aberto por um especialista em cofres. Relógios de luxo, joias e dólares foram localizados e apreendidos pela Polícia Federal. 

Quatro moradores de Rio Preto foram presos, três na cidade, sendo Aurélia Sousa Ferreira, Paulo Marques e Murilo Ferreira de Paula. Em um dos apartamentos, os detidos jogaram celulares e laptops pela janela do oitavo andar, mas os equipamentos foram recuperados pela polícia. 

Foi preso ainda o médico de Rio Preto Frank Ronaldo Soares, de 43 anos,  dono da empresa Ammed, que estava em São Paulo. Frank é suspeito de captar alunos para o Revalida, sobre o qual recaem indícios de irregularidades.

DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, destaque para o convênio que o prefeito Flá Prandi assinou na quinta-feira, 05, com o governo de São Paulo, que irá garantir o repasse de R$ 754 mil para as obras da reforma do Centro Cultural Dr. Edilio Ridolfo que abriga o Teatro Municipal. Logo após a assinatura do convênio, o prefeito Flá ressaltou que, com a reforma do Centro Cultural, a cidade terá mais uma oferta de lazer e entretenimento, com segurança e conforto para a população. “A última vez que o Centro Cultural passou por reforma e adequação foi em 2010. Depois disso, nada mais foi feito, nem mesmo pintura daquele espaço”, afirmou o prefeito.

Destaque, igualmente, para as investigações da Polícia Civil de Jales, que resultaram no afastamento de um vereador e de dois servidores da Câmara de Aspásia. A matéria informa que a Polícia Civil representou junto à Justiça da Comarca de Urânia pelo afastamento das funções públicas do vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora, do Contador e do Assessor Jurídico da Câmara de Aspásia, em virtude de irregularidades e crimes praticados nos anos de 2017 e 2018, cujas investigações começaram a partir de denúncia de outro vereador. Os investigados estão proibidos de acessar as dependências da Câmara Municipal de Aspásia.

Na coluna FolhaGeral, o mitológico redator-chefe Roberto Carvalho, também conhecido pelo epíteto de Neco, comenta que os vereadores de Jales rejeitaram por unanimidade, na sessão de segunda-feira, 02, o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que reprovou as contas do exercício de 2015 da Prefeitura Municipal. O colunista lembra que Jales teve três prefeitos em 2015 – Nice, Callado e Tiquinho – e registra que, segundo comentários de bastidores, os nobres edis jalesenses rejeitaram o parecer do TCE por entenderem que as falhas apontadas nas contas de 2015 não eram tão graves para justificar a punição aos três ex-prefeitos.

BOLSONARO E GUEDES DERRUBAM A CONFIANÇA DOS BRASILEIROS NA ECONOMIA

Deu no Brasil 247:

“Pesquisa nacional feita pelo Datafolha nos dois últimos dias de agosto mostra que 40% dos brasileiros consideram que a situação econômica do país vai melhorar, patamar mais baixo em um ano.

No levantamento feito em dezembro de 2018, pouco antes do início do governo Jair Bolsonaro, 65% dos entrevistados estavam otimistas. O percentual já havia recuado para 50% em abril deste ano e para 46% no início de julho”, apontam reportagem de Eduard Cucolo, publicada na Folha de S. Paulo.

“A avaliação de que vai piorar passou de 9% em dezembro para 18% em abril, 19% em julho e 26% em agosto. O percentual dos entrevistados que dizem que a economia ficará como está oscilou dentro da margem de erro nos três últimos levantamentos e está agora em 31%. Outros 3% não sabem”, aponta ainda o texto.

Antes da posse de Bolsonaro, previa-se um crescimento de 3% para o Brasil em 2019. Hoje, as projeções convergem para menos de 1%.

SÉRGIO MORO E LAVA JATO FORAM GRANDES DERROTADOS COM INDICAÇÃO DE ARAS PARA PGR

A indicação de Augusto Aras para a PGR (Procuradoria-Geral da República) foi bem recebida no STF (Supremo Tribunal Federal) e no Congresso Nacional, na medida em que significa mais um golpe de Bolsonaro contra a Lava Jato.

Segundo a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna desta sexta-feira (6) na Folha de S.Paulo, a escolha de Aras é vista como uma derrota dos integrantes da Operação Lava Jato e daquele que foi o seu principal responsável: o ex-juiz, hoje ministro da Justiça, Sergio Moro.   

Moro não conseguiu passar nomes de sua preferência para a Procuradoria-Geral da República e nem sequer foi consultado por Bolsonaro no processo de escolha do novo procurador.   

As posições de Aras contrárias às arbitrariedades cometidas pela Operação Lava Jato atingem Moro diretamente.     

O indicado para a chefia do Ministério Público Federal atacou a espetacularização e a personalização promovidas pelo Ministério Público Federal e disse que elas levaram à debacle da economia brasileira.  

De acordo com Aras, a atuação do MPF foi muitas vezes um atentado à honra de pessoas que depois se provaram inocentes.  

Aras também ataca a criminalização da política promovida por procuradores. E defende que sempre é necessário encontrar soluções políticas para os problemas.

FLÁ ASSINA CONVÊNIO DE QUASE R$ 754 MIL PARA REFORMA DO TEATRO MUNICIPAL

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, assinou na manhã desta quinta-feira, dia 05 de setembro, convênio com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, no valor de quase R$ 754 mil que serão utilizados nas obras de reforma e adequações do Teatro Municipal de Jales (Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo). O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. 

Durante o evento, o Governador João Doria assinou 146 convênios no valor de R$ 120 milhões para financiar obras em 85 municípios com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Com o prefeito Flá estavam os vereadores Deley Vieira dos Santos, Bismark Kuwakino, Vagner Selis, Fábio Kazuto e Luiz Henrique Viotto. 

Em abril do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que classificou 46 municípios como MITs, por meio de uma proposta de autoria dos 94 deputados estaduais.  

Para que seja considerada de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto. Desde maio de 2017, com a criação do Conselho Municipal de Turismo de Jales (COMTUR), o prefeito Flá, o vice-prefeito José Devanir Rodrigues, o Garça, os conselheiros e o deputado estadual Itamar Borges, pleiteavam a inclusão de Jales como MIT.

Flá ressaltou que com a reforma do Teatro Municipal a cidade terá mais uma oferta de lazer e entretenimento, com segurança e conforto para a população. “A última vez que o Teatro passou por reformas e adequação foi em 2010. Depois disso, nada mais foi feito, nem mesmo pintura daquele espaço. Vamos executar a reforma e deixá-lo seguro, confortável, acessível e bonito como o Teatro Municipal de Jales merece estar para ser usado pelos artistas que lá se apresentam e pela população que prestigia os espetáculos e eventos que o centro cultural sedia”.

O prefeito Flá também fez questão de agradecer. “Agradeço em especial ao governador João Doria, ao vice-governador Rodrigo Garcia e ao Secretário Estadual de Turismo, Vinícius Lummertz. Jales agradece pelos novos recursos que vão nos permitir reformar o Teatro Municipal, um dos cartões postais de nossa cidade”.

ARTIGO: “ELEITO PELA LAVA JATO, BOLSONARO PREPARA O FUNERAL DA LAVA JATO”

Duas semanas atrás, o presidente avisou que uma bomba que estava “para estourar” em “uma pessoa importante que está do meu lado”. Ele se referia a Hélio Negão. Esse seria, segundo a revista Veja, o verdadeiro motivo pelo qual Bolsonaro trocou o superintendente da PF no Rio de Janeiro.

É também por isso que Bolsonaro quer demitir o diretor-geral da PF, indicado por Sérgio Moro. E o imparcial de Curitiba calado, assistindo a tudo. O artigo abaixo, sobre Bolsonaro e a Lava Jato, é do jornalista Leonardo Attuch, editor do Brasil 247:

Ninguém em sã consciência questiona o fato de que Jair Bolsonaro só é presidente da República em razão da Operação Lava Jato. Não fosse a destruição econômica, a criminalização da política e, evidentemente, a prisão do ex-presidente Lula, o capitão reformado jamais teria se viabilizado na disputa presidencial de 2018.

O ataque ao setor de engenharia e à cadeia produtiva de óleo e gás, que deixou um rastro de milhões de desempregados, criou as condições materiais para o desconforto que fomentou o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef. O ataque indiscriminado ao sistema político reforçou a percepção de que todos os políticos são ladrões e que apenas alguém “de fora do sistema” seria capaz de moralizar o Brasil.

Fora isso, operações seletivas foram feitas até a véspera das eleições para minar a competitividade de Fernando Haddad, do PT, como já foi demonstrado pela Vaza Jato. De mais a mais, a preferência dos procuradores de Curitiba por Bolsonaro já é um fato público e notório.

O que a turma de Curitiba imaginava era que um eventual governo Haddad usaria os instrumentos do poder para “minar a operação” e libertar o ex-presidente Lula. Um tremendo erro de cálculo. Haddad seria cercado pela mídia corporativa e pressionado a manter sempre uma “postura republicana” diante do aparelho repressivo do Estado. Bolsonaro, que entrega ao capital sua agenda econômica, tem conseguido desmoralizar a Lava Jato e, efetivamente, “estancar a sangria”.

O episódio mais recente foi a escolha de Augusto Aras como novo procurador-geral da República. Bolsonaro quebrou a tradição, aberta pelos governos petistas, de escolher o mais votado pela lista tríplice dos procuradores. Em suas manifestações recentes, Aras questiona a espetacularização das ações do Ministério Público e a destruição econômica causada pela Lava Jato – tendo acertado nos dois casos.

Fora isso, Bolsonaro também enterrou o “republicanismo” na intervenção que fez na superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro. E seu ministro Sergio Moro está tão escanteado que já foi aconselhado a se demitir até pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

É um desfecho tão irônico que nada melhor do que o tweet do colega Rodrigo Vianna para encerrar este artigo:

TÉCNICO DA EMBRAPA FARÁ PALESTRA SOBRE CULTIVO DE UVAS NESTA SEXTA-FEIRA, NO SINDICATO RURAL DE JALES

Da assessoria de Comunicação da Prefeitura:

Como uma espécie de pontapé inicial dos preparativos para a Feira do Agronegócio, da Uva e do Mel, programada para os dias 13 e 14 de setembro, está prevista para hoje, sexta-feira, 06, uma palestra técnica sobre o “Manejo das cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia em condições de clima tropical úmido”, com o pesquisador João Dimas Garcia Maia (foto acima), da Embrapa Uva e Vinho.

O evento, que começará às 18h30, será realizado no Sindicato Rural de Jales, na Avenida João Amadeu, 285 – próximo à Agromec. Após a palestra haverá a degustação de uvas de mesa e sucos artesanais. A palestra é um marco na semana que antecede a Feira da Uva em Jales. 

Para a secretária interina da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jales, Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, “a importância do evento é o princípio das preparações para a feira e uma palestra técnica como essa tem grande valor para nossa região, que é rica na produção de uvas”. Silvia aproveitou para convidar todos os viticultores de Jales e das cidades vizinhas para apreciarem a instrução dada pelo pesquisador. 

A palestra tem como realizadores a Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato Rural de Jales, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal.

Mais informações pelo e-mail: [email protected].

HOSPITAL DE AMOR PROMOVE PRIMEIRA CAMINHADA ‘LADO A LADO COM O IDOSO’ EM JALES

Da assessoria de imprensa do Hospital de Amor:

No dia 5 de outubro (sábado), o Hospital de Amor vai realizar pela primeira vez em Jales, a Caminhada “Lado a lado com o Idoso”, com o objetivo de lembrar a população sobre a importância da prática de exercícios físicos e dos hábitos saudáveis na terceira idade. A ação acontece em Barretos pelo quinto ano consecutivo e tem acumulado recordes de públicos nos anteriores.

As atividades terão início às 9 horas da manhã, na frente do Hospital de Amor Jales, com o cadastramento dos participantes e distribuição dos kits gratuitos do evento. “Os que tiverem idade acima de 60 anos, vão ganhar do Hospital um kit para participar da Caminhada. Para retirada desse kit é necessário apresentar um documento oficial com foto no ponto de cadastramento. Os kits serão entregues apenas aos idosos, mas isso não impede a participação de toda a família na caminhada”, afirmou a gerente administrativa do Hospital, Camila Venturini.

Ao final da caminhada, outras atividades estarão aguardando os participantes no pátio do Hospital. “Para os que quiserem continuar conosco, estaremos oferecendo outros serviços de saúde à população. Estamos fechando parcerias com algumas instituições de ensino para que, juntos, possamos contribuir para uma melhor qualidade de vida aos idosos”, finalizou Camila.

MADRINHA

E para representar a ação e a parceria entre o HA e a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC) de Jales, foi eleita como madrinha do evento deste ano, a voluntária e 1ª vice-presidente AVCC, Ana Maria Saura Rodrigues.

Ana Maria contou que na sua juventude sempre praticou exercícios físicos e que sempre tentou manter uma alimentação saudável, o que fez grande diferença agora na sua melhor idade.

“É muito importante para nossa vida estarmos em dia com a nossa saúde. Vale a pena investirmos nas atividades físicas e não se precisa de muito para fazer uma caminhada e tentar se alimentar de forma melhor, incluindo mais frutas e alimentos naturais na sua alimentação. Eu espero contar com a presença dos nossos idosos jalesenses nesta ação tão importante, que nos proporciona bem-estar e valorização da vida”, finalizou Ana.

1 483 484 485 486 487 1.806