BOLSOMINION TENTA AGREDIR NANDO REIS APÓS CRÍTICAS A BOLSONARO EM SHOW

Deu na revista Fórum:

Em show realizado na cidade de Mossoró (RN), o cantor Nando Reis foi surpreendido por um bolsonarista que tentou agredi-lo no palco por não gostar de ouvir críticas sobre o aumento das queimadas na Amazônia e sobre a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, como embaixador do Brasil nos EUA.

Segundo relatos das redes sociais e do jornalista Bruno Barreto, do Blog do Barreto, o homem tentou atacar Nando Reis logo após ele criticar indiretamente Jair Bolsonaro, mesmo as críticas não sendo tão contundentes. Ele comentou sobre a devastação da Amazônia e fez uma ironia com Eduardo Bolsonaro.

O artista, ao apresentar seu guitarrista, comentou que ele era nascido nos EUA, mas muito “abrasileirado” e “não fritava hambúrguer”. A habilidade de fritar hambúrguer foi usada por Eduardo Bolsonaro para se credenciar como embaixador nos EUA, mesmo não tendo trajetória diplomática.

O bolsonarista foi contido por quatro seguranças (veja aqui) e o show transcorreu na normalidade.

O episódio aconteceu um dia antes de um grupo de bolsonaristas tentar censurar o humorista Gustavo Mendes, que se apresentava em Teófilo Otoni (MG) e trazia críticas ao presidente Jair Bolsonaro. O comediante não abaixou a cabeça e expulsou o grupo do seu show, garantindo a devolução do dinheiro.

JORNAL DE JALES: EX-PREFEITA NICE MISTILIDES RESSURGE NA CENA POLÍTICA EM LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cujo principal destaque, como se pode observar, são os investimentos de R$ 27 milhões que a empresa de embutidos Alles Indústria e Comércio – que funciona, atualmente, no antigo Frigorífico Jales – pretende fazer na construção de instalações próprias e na aquisição de novos equipamentos. O jornal informa, ainda, que a empresa deverá diversificar sua produção e dobrar o número de empregos. O projeto da nova empresa foi apresentado ao prefeito Flá e ao vice-prefeito Garça na manhã de quinta-feira, 29, quando eles receberam a visita, no gabinete prefeitural, de diretores da Alles.

Outro destaque do jornal é a inclusão de duas escolas municipais de Jales – a “Eljácia Moreira” e a “Jacira de Carvalho” – no projeto nacional “Educação Faz a Diferença”. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Lourdinha Marcondes, a escolha das duas escolas mostra que a educação de Jales é referência nacional. As diretoras Vilma Azevedo Agostinho e Mara Regina Batista foram ouvidas pelo jornal e acreditam que a escolha se deve ao crescimento constante que ambas as escolas vem apresentando nas avaliações do IDEB. O prefeito Flá disse que a escolha é mais um reconhecimento dos avanços alcançados pela educação municipal, que tem investido na capacitação dos professores.

A perseguição empreendida pela Polícia Rodoviária a um motorista que tentou fugir pelas ruas de Jales, mas acabou preso com 548 quilos de maconha em seu carro; a homenagem que os advogados de Jales e região prestaram ao juiz Eduardo Henrique de Moraes Nogueira, que se aposentou; a palestra que a campeã de atletismo no salto com vara, Fabiana Murer, fará em Jales, em outubro; a homenagem que o jalesense Antônio Rodrigues da Grella Filho, o Dalua, recebeu do Exército, em Lins; e o encontro promovido pela Apae para mostrar seu trabalho a representantes do municípios atendidos, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que a ex-prefeita Nice Mistilides foi a grande surpresa da reunião realizada no Banespinha, no dia 22 de agosto, que marcou o lançamento da pré-candidatura de Luiz Henrique Moreira ao posto de prefeito. Segundo o colunista, foi a primeira aparição pública de Nice na cena política local após fevereiro de 2015, quando ela teve seu mandato cassado pelos vereadores da época. Deonel está informando, também, que a velha guarda do PSDB de Jales, que andava meio ressabiada com a entrega da presidência do partido ao neo-tucano Bixiga, fumou o cachimbo da paz com o apadrinhado da deputada Analice Fernandes. 

PAULINHO MOSKA – “CINZAS”

Dia desses, sem coisa mais importante pra fazer, dediquei-me a ver um filme indicado por um amigo. “Sabor da Paixão” (Woman on Top, no original) é o nome que a película recebeu aqui no Brasil, com Penélope Cruz e Murilo Benício nos papéis principais.

O filme – uma co-produção EUA-Brasil-Espanha – conta uma história bobinha, no estilo comédia romântica. O detalhe está na trilha sonora, toda brasileira, com clássicos como “A Flor e o Espinho”, “Falsa Baiana”, “É Doce Morrer no Mar”, “Chão de Estrelas” e “Sonho Meu”.

Uma das músicas da trilha chama-se “Cinzas”, uma composição de Cândido das Neves, que, no filme, é cantada pelo Paulinho Moska.

Nascido em julho de 1899, Cândido das Neves, negro, era conhecido por um apelido que o Bolsonaro não aprovaria: Índio. Ele morreu jovem, com apenas 35 anos, em novembro de 1934, mas deixou uma obra imortal como compositor, com músicas como “Última Estrofe” e “Noite Cheia de Estrelas”, lançadas depois de sua morte.

Cândido das Neves herdou a veia artística do pai, mas o velho não queria que ele tocasse violão, uma vez que, na época, violão era tido como coisa de vagabundo. Índio foi obrigado, então, a aprender piano, mas, depois que o pai morreu, tratou de aprender a tocar violão, seu instrumento preferido. Suas biografias dizem que ele era violonista e compositor.

O velho deve tê-lo obrigado, também, a estudar em bons colégios, dado o vasto vocabulário que ele demonstrava em suas composições. Cândido – ou Índio – era especialista em escrever músicas com palavras difíceis e esquisitas.

Em “Última Estrofe”, por exemplo, ele usa duas dessas palavras: estrelejado e merencória. Não se tem notícia de que outro compositor tenha usado a primeira em alguma música. Já a segunda aparece também em “Aquarela do Brasil”, do Ary Barroso, outro grande conhecedor do vernáculo pátrio.

Foi, no entanto, na tal “Cinzas”, lançada em 1930, que Cândido das Neves quebrou o recorde, utilizando pelo menos cinco palavras pouco usuais. Vejam a letra:

Álgida saudade me maltrata
Desta ingrata
Que não me sai do pensamento
Cesse o meu tormento!
Tréguas à minha dor!
Ressaibos do meu triste amor
Atro é o meu grande martírio
Das sevícias tenho n’alma a cicatriz
Deus, tem compaixão deste infeliz
Mata meus ais
Por que sofrer assim se ela não volta mais?
Esse pobre amor que um dia floresceu
Como todo amor que é sem vigor, morreu
Ai, mas eu não posso esquecê-la, não
A saudade é enorme no meu coração
Versos que a pujança deste amor cantei
Lira de poeta que a sonhar vibrei
Cinzas, tudo cinzas eu vejo enfim
Esta saudade enorme que reside em mim
Morto ao dissabor do esquecimento
Num momento ebanizado da paixão
Está um coração que muitas dores padeceu
Um pobre coração que é o meu
Dentro de minh’alma que se aflige
Tem uma esfinge emoldurando muitas fráguas
Deus, por que razão que as minhas mágoas
A minha dor, não fogem da minha alma
Como fugiu o amor?

E agora, ouçam a música, no vídeo abaixo:

 

SEGUNDO ESTIMATIVA DO IBGE, JALES GANHOU 96 HABITANTES EM 12 MESES

O IBGE divulgou na quarta-feira, 27, através da Resolução n° 03, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a estimativa populacional anual que aponta um crescimento de 0,79% no número de habitantes do Brasil. Segundo a estimativa, o Brasil saiu de 208,5 milhões de habitantes em 1° de julho de 2018, para 210,1 milhões em 1° de julho de 2019.

A população do estado de São Paulo cresceu em proporção um pouco maior (0,86%) que a população nacional, passando de 45,5 milhões para pouco mais de 45,9 milhões. São José do Rio Preto, a principal cidade da região, teria ganhado 4.426 novos habitantes, passando de 456.245 para 460.671, um crescimento de 0,97%.

No caso de Jales, o crescimento populacional dos últimos doze meses foi de apenas 0,19%, passando de 49.011 para 49.107 habitantes, ou 96 cidadãos a mais em um ano. Foi o menor crescimento entre as principais cidades da região – Fernandópolis (0,42%), Santa Fé do Sul (0,76%) e Votuporanga (0,86%).

Em relação ao último Censo Demográfico, realizado em 2010, o crescimento de Jales também foi o menor entre as principais cidades da região. Entre 2010 e 2019, a cidade ganhou 2.095 habitantes, passando de 47.012 para 49.107, o que representa um crescimento de apenas 4,45%.

No mesmo período, a população de Fernandópolis cresceu 6,44%, enquanto Santa Fé do Sul cresceu 9,76% e Votuporanga experimentou um crescimento de 10,72%.

Registre-se, no entanto, que os dados do IBGE são apenas estimativas e podem não refletir a realidade. Em 2009, por exemplo, as estimativas diziam que Jales já tinha 49.996 habitantes – faltavam apenas quatro para chegar aos 50 mil – mas, concluído o Censo de 2010, os recenseadores conseguiram contar apenas 47.012 moradores em nossa pacata urbe.

A TRIBUNA: DÓRIA VAI LIBERAR R$ 576 MIL DO MIT PARA REFORMA DO TEATRO, MAS VAI DESCONTAR O VALOR DE FUTUROS REPASSES

No jornal A Tribuna deste final de semana, a principal manchete destaca a situação dos lancheiros da Praça “Euphly Jalles”, ante a reforma programada para o local. A repaginação será executada com os recursos – R$ 1,1 milhão – destinados pelo deputado Baleia Rossi(MDB). Segundo a matéria, ainda não se sabe qual será o destino dos lancheiros durante a reforma e também depois dela. O diretor de Turismo do município, Luiz Carlos Gonzaga, disse que já entrou em contato com cada um dos lancheiros e pretende reunir-se com eles em setembro para debater as opções. O projeto da reforma prevê, em princípio, que todos os quiosques de lanches deverão ser padronizados e ficarão de frente para a Rua Doze.

Outra manchete do jornal destaca que o governo estadual vai assinar convênio com a Prefeitura na quinta-feira, 05, para liberar a prometida verba de R$ 576 mil do MIT, mas – e aí está o detalhe – esse valor será descontado dos repasses previstos para os próximos três anos. Como se sabe, o convênio do MIT foi assinado no final de 2018, pelo então governador Márcio França, mas o atual governador, João Dória, suspendeu a liberação das verbas assim que assumiu o cargo. Agora ele está fazendo uma espécie de adiantamento, já que os R$ 576 mil serão subtraídos dos valores esperados para os anos vindouros.

O confuso discurso do vereador Tupete(DEM), onde ele se oferece para assumir a Secretaria de Agricultura durante a ausência de Hilário Pupim, que está de licença para tratamento de saúde; a apresentação, ao prefeito Flá, do projeto de construção da nova fábrica da Alleza na cidade; a inauguração do Posto Xingu Avenida, o novo empreendimento da Rede Xingu de Postos; o caso do comandante Messias, dono da CMM Escola de Aviação, que está sendo indiciado por estelionato em Campo Grande(MS); e a prisão, pela Polícia Rodoviária de Jales, de um traficante que carregava 548 quilos de maconha em um carro, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, as preocupações do prefeito Flá Prandi com a Previdência Municipal, que pode enfrentar problemas de caixa num futuro próximo, não obstante a Prefeitura estar repassando mensalmente cerca de R$ 1,4 milhão para o Instituto de Previdência. Na página de opinião, o artigo do doutor Bolan continua falando do assunto do momento – a Amazônia – , enquanto a crônica do blogueiro Hélio Consolaro conta uma história sobre esmolas. No caderno social, a coluna do Douglas Zílio destaca os jalesenses que agitaram a festa de peão de Barretos e o show do pintassilgos Sandy e Júnior.

SULA MIRANDA DIZ QUE ESTÁ SEM FAZER SEXO DESDE 2007

A Sula vai acabar ganhando de uma amiga deste aprendiz de blogueiro, que curtiu 13 anos de completa abstinência sexual, depois de se separar do primeiro marido. Pelo menos é o que ela dizia. Felizmente, minha amiga se casou novamente e parece estar recuperando o tempo perdido.

A notícia sobre a rainha dos caminhoneiros é do UOL:

Aos 55 anos, Sula Miranda está sem fazer sexo desde 2007. Apesar de já ter namorado nesse meio tempo, a irmã mais nova de Gretchen diz não ter transado desde então porque não se casou novamente. A cantora evangélica acredita que o correto é manter relações sexuais apenas durante o matrimônio. Solteira atualmente, ela afirma ter “ansiedade zero” com isso e espera a hora certa para encontrar seu par ideal.

“Não tenho pressa, estou em um momento da minha vida muito tranquila, resolvida e com muitos projetos. Na hora certa aparece, ansiedade zero. Já casei, descasei, namorei, plantei árvore e escrevi um livro. Tá tudo em ordem”, confessou a eterna rainha dos caminhoneiros em entrevista para a revista Quem na sexta (30).

“Eu não estou sozinha no mundo, não sou a única pessoa que pensa assim. Conheço vários homens que também pensam assim e que estão procurando essa mulher”, disse. O último casamento de Sula Miranda durou de 2005 a 2007. Foi nesse período que ela se tornou evangélica e tomou a decisão de esperar a pessoa certa.

Para controlar os desejos sexuais quando bate o tesão, a rainha dos caminhoneiros tem uma tática: “Abro uma lata de leite condensado, como chocolate e pronto”, explicou ao Programa Amaury Jr. em 2017.

A postura conservadora de Sula já lhe causou problemas com a irmã Gretchen e o sobrinho, Thammy. As tretas foram expostas durante o reality Os Gretchens, do Multishow.

 

APOSENTADORIA: ONTEM FOI O ÚLTIMO DIA DE TRABALHO DO JUIZ EDUARDO HENRIQUE, TITULAR DA 1a.VARA POR MAIS DE 30 ANOS

Ontem, sexta-feira(30), foi o último dia do juiz Eduardo Henrique de Moraes Nogueira como titular da 1ª Vara de Jales. A partir de segunda-feira(02), ele estará aposentado, depois de trinta e dois anos de magistratura.

O doutor Eduardo iniciou na magistratura aqui em Jales, em 1987, como juiz substituto. Depois de cerca de um ano no Fórum de Jales, ele, ainda como juiz substituto, atuou por mais um ano em outras comarcas da região, para, em seguida, assumir definitivamente como juiz titular da 1ª Vara.

Em seu último dia de trabalho, ele foi homenageado pelo pessoal da OAB. Antes, na quinta-feira da semana passada, ele já tinha sido surpreendido por colegas juízes, promotores e funcionários do Fórum, que o homenagearam. É desse dia a foto acima, em que ele – observado pela esposa Maria Cristina, pela mãe, D.Zélia, e pelo amigo Pedro Callado – agradece a homenagem.

Em seu breve discurso, o doutor Eduardo lembrou que, em menino, sonhava um dia se tornar motorista de ônibus, mas, adulto, optou pelo Direito e, com o apoio e o incentivo dos pais, acabou tornando-se juiz, coisa da qual ele se orgulha. Contou, também, que foi o pai quem o incentivou a – entre as opções que tinha – escolher Jales para iniciar sua carreira.

Gostou tanto da cidade, que por aqui ficou, tornando-se um legítimo jalesense com direito inclusive a Título de Cidadão – aqui – concedido pela Câmara Municipal em 2010.

E como registrou o jornalista Luiz Ramires, no Jornal de Jales, várias pessoas discursaram na homenagem ao doutor Eduardo, todas elas “destacando as qualidades do juiz que se aposenta, tanto pela sua atuação profissional quanto como cidadão e companheiro de trabalho“. 

Na foto ao lado, ele recebe um mimo entregue pelo diretor do Cartório da 1ª Vara, Claudemiro Galdino Rosa. Galdino não foi escolhido por acaso para representar os funcionários do Fórum: ele foi um dos mais fiéis colaboradores do doutor Eduardo, nesses mais de trinta anos, e também deverá pendurar as chuteiras em breve.

DE VOLTA AO JOGO

A Comissão Eleitoral que está cuidando da organização das eleições do Conselho Tutelar, marcadas para o dia 06 de outubro, resolveu – depois de ouvir a opinião do Ministério Público – levar em consideração o recurso impetrado pelo atual conselheiro Alexandre Aparecido de Oliveira, o Xandão, cuja candidatura tinha sido impugnada por falta de alguns documentos.

No edital nº 08/2019, publicado na terça-feira, 27, referente à divulgação das candidaturas homologadas pela Comissão, consta o nome de Xandão como o candidato nº 14. Além dele, a eleição terá outros 20 candidatos.

Não obstante o parecer favorável do promotor Claiton Luís da Silva, que teria recomendado o acolhimento do recurso de Xandão, a homologação de sua candidatura não foi unanimidade; pelo menos um dos cinco membros da Comissão Eleitoral votou contra, uma vez que o candidato apresentou documentos fora do prazo.

O período de campanha eleitoral começou na sexta-feira, 29, e vai até o dia 05 de outubro, véspera da eleição. Dos 21 candidatos, dois (Xandão e Marilene) já são conselheiros e outros dois (Alírio Pozzobom e Nadir Pereira) são suplentes. Além deles, outros três candidatos – Domingos Pedro, Albino Silva e Sandra Emer –  já participaram de eleições anteriores. 

Uma das inscritas – a de nº 19 – desistiu. Agda, a última da lista, vai testar se tem tanto prestígio quanto o seu marido, o vereador Tupete. Abaixo, a relação:

01 – ELIEZER FERRAZ DE ALMEIDA

02 – MARCOS COELHO GOMES

03 – LUZIA RIBEIRO DOS SANTOS

04 – DIONE FRANCISLEI JODAS DA SILVA

05 – LARYSSA SILVA JOCOBSEN

06 – PAULO HENRIQUE DE SOUZA

07 – MARILENE BONADIO ANTUNES

08 – DOMINGOS APARECIDO PEDRO

09 – AILTON DE SOUZA SANTANA

10 – ALIRIO POZZOBON

11 – SUZI APARECIDA TIBALDI

12 – ALBINO ALVES DA SILVA

13 – SANDRA EMER BARROS PEREIRA

14 – ALEXANDRE APARECIDO DE OLIVEIRA

15 – SÉRGIO APARECIDO GOMES

16 – LELIA PEREIRA GALHARDO

17 – KATIA APARECIDA CONSTANTINO DA SILVA

18 – ELIANE MIRANDA MATSUKAWA

20 – NADIR DE SOUZA PEREIRA

21 – LUCAS RAFAEL FERREIRA

22 – AGDA FERREIRA NUNES

1 485 486 487 488 489 1.806