PROFESSOR VILLA COMENTA ATAQUE DE BOLSONARO A JOÃO DÓRIA
EX-PREFEITO É ASSASSINADO POR FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA, EM LARANJAL(PR)
Quando comecei a ler, já imaginei que o crime tinha a ver com algum rabo-de-saia. E tudo leva a crer que tinha. Laranjal tem 6.300 habitantes e a vítima já tinha sido prefeito da cidade por dois mandatos. A notícia é do MSN:
O ex-prefeito de Laranjal, no Paraná, Riolando Caetano de Freitas (PDT), foi assassinado a tiros no centro da cidade, no final da noite da última quarta-feira, 28. Conforme a Polícia Civil, o autor dos disparos é um funcionário da secretaria municipal de saúde que estava de plantão e usava um carro oficial. O criminoso fugiu após o crime e está sendo procurado.
Conforme o registro policial, o ex-prefeito conversava com o acusado em frente a uma panificadora, quando este sacou uma arma e deu dois tiros em Riolando. O político se refugiou no interior da padaria e foi perseguido pelo atirador, que fez outros quatro disparos. O ex-prefeito morreu no local.
Um funcionário da padaria tentou intervir e foi atingido por um tiro no braço esquerdo. Acionada, uma equipe do serviço municipal de saúde constatou que o ex-prefeito já estava morto. O servidor foi socorrido.
A polícia deu buscas na casa e em um lavador de carros do atirador, que trabalhava como motorista no serviço municipal de saúde e não teve o nome divulgado. A ex-mulher dele contou aos policiais que o suspeito havia feito ameaças a ela pelo aplicativo WhatsApp, logo após o crime.
Conforme a Polícia Civil, a investigação preliminar dá conta de que o crime teria sido motivado por ciúmes do atirador em relação à ex-esposa. O corpo do ex-prefeito passou por perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava e foi sepultado na tarde de quinta-feira, 29.
ASSESSOR DE LÍDER DO PSL NA CÂMARA É PRESO EM OPERAÇÃO CONTRA ROUBO DE CARGA
E as vestais do PSL continuam perdendo suas vestes. O caso do suplente do senador Major Olímpio(PSL-SP), por exemplo, quase derrubou o presidente do Paraguai, mas, por aqui, parte da imprensa finge que não vê. A notícia sobre o assessor do Delegado Waldir é do Brasil 247:
O assessor do deputado federal e líder do PSL, Delegado Waldir (GO), o também delegado José Maria da Silva, foi preso em operação contra roubo de cargas e lavagem de dinheiro. Após a prisão, o deputado exonerou o assessor.
Ele é acusado de receber propina, em 2014, no valor de R$ 100 mil de um homem que tinha sido preso por envolvimento com roubo e receptação de carga para reaver a mercadoria apreendida.
No gabinete do líder do partido de Bolsonaro, José Maria trabalhava desde 2016 e era responsável por elaborar os projetos de lei do deputado. Em nota, Waldir disse que “a suposta conduta criminosa teria ocorrido quando ele exercia a função de delegado na Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas, no período de 6 de fevereiro de 2013 à 30 de janeiro de 2015″.
CLÁUDIO ALVARENGA MINISTROU PALESTRA EM JALES SOBRE AUTONOMIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Na noite de quarta-feira (28/08), a cidade de Jales sediou a palestra “Reflexões sobre a autonomia do Ministério Público”, ministrada por Cláudio Ferraz de Alvarenga, Ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSP.
Cerca de 40 pessoas, entre membros, servidores e estagiários da instituição, compareceram ao Salão do Júri do Fórum da Comarca, local do evento.
O Diretor da Escola Superior do Ministério Público, Antonio Carlos da Ponte, fez a abertura do encontro agradecendo aos colegas da região pela presença e pelo apoio na organização da palestra. Ele também lembrou que Cláudio Alvarenga, na época Procurador-Geral de Justiça do MPSP, foi quem lhe deu posse quando ingressou na instituição.
Outro que também tomou posse no MP quando Alvarenga era o Procurador-Geral, é o promotor Wellington Luiz Villar, de Jales. Por sinal, Wellington saudou Alvarenga lembrando que foi ele quem o ajudou a escolher Jales. “Eu tinha duas cidades para escolher – Jales e Presidente Venceslau – e o doutor Alvarenga me aconselhou a vir para cá. Foi uma boa escolha, pois Jales me recebeu bem e por isso estou aqui até hoje”, disse Wellington.
Alvarenga foi acolhido calorosamente pelos promotores de justiça da região e, em sua fala, disse que espera ter lançado algumas sementes para reflexões dos colegas acerca do futuro do Ministério Público.
Além de ter ocupado o cargo de Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Alvarenga também foi Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Presidente da Associação Paulista do Ministério Público e Secretário de Estado de Governo entre os anos de 1990 e 1993.
Dentre os membros presentes estavam os Promotores de Justiça Coordenadores do 11º Núcleo Regional da ESMP (Fernandópolis), Eduardo Martins Boiati, João Santa Terra Júnior e a Promotora de Justiça Assessora da ESMP Maria Alzira de Almeida Alvarenga.
BOLSONARO MENTE E EMPRESA CONFIRMA QUE NÃO VAI MAIS COMPRAR COURO DO BRASIL
Segundo o antipetista professor Marco Antônio Villa, o Bozo mente compulsivamente. “O Bolsonaro é o presidente mais mentiroso da história do Brasil”, diz ele. Hoje, o Bozo usou o Twitter para desmentir notícia de ontem, mas, ao que parece, é ele quem está mentindo. Deu no Brasil 247:
Jair Bolsonaro foi pego na mentira mais uma vez: na manhã de quarta-feira (28) 18 marcas internacionais anunciaram que deixarão de comprar couro dos pecuaristas brasileiros, em reação à destruição da floresta amazônica patrocinada pelo governo de extrema-direita.
No fim da tarde, Bolsonaro afirmou num tweet que a notícia era mentirosa e que “as exportações seguem normais”.
Na manhã desta quinta-feira (29), a empresa responsável pelas 18 marcas desmentiu Bolsonaro e reafirmou: não comprarão mais couro do Brasil.
Em nota enviada ao jornal Folha de S.Paulo, a empresa afirma que “A VF Corporation e suas marcas decidiram não seguir abastecendo diretamente com couro e curtume do Brasil para nossos negócios internacionais até que haja a segurança que os materiais usados em nossos produtos não contribuam para o dano ambiental no país.”
CHARGE
TCE ENCONTRA REMÉDIOS ARMAZENADOS IRREGULARMENTE NO NÚCLEO DE SAÚDE DE JALES
A notícia é do G1:
Uma operação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) identificou irregularidades no armazenamento e fornecimento de remédios em farmácias municipais de oito cidades da região noroeste paulista.
Em Jales (SP), os fiscais encontraram caixas de papelão tapando as janelas, com o objetivo de impedir a incidência de sol diretamente nos medicamentos, que estavam acondicionados irregularmente. A situação também foi encontrada em Irapuã (SP).
A Prefeitura de Jales informou que o Núcleo Central de Saúde está instalado em imóvel alugado e está em construção uma nova unidade. Portanto, os problemas estruturais e todos os demais serão resolvidos. A TV TEM entrou em contato com Irapuã e ainda aguarda resposta.
Os outros municípios onde foram encontradas irregularidades são Meridiano, Ariranha, Palmares, Urupês, Paulo de Faria e Santa Adélia (SP).
SOB PRETEXTO DE COMBATER A CORRUPÇÃO, LAVA JATO DEIXA ENORME RASTRO DE DESTRUIÇÃO NA ECONOMIA
Alguns comentaristas do blog não gostam quando se fala que a Lava Jato ajudou a destruir a economia do país, quebrando grandes empresas e causando desemprego em vários setores. Ontem, o jornal Valor Econômico publicou um artigo esclarecedor, escrito por dois estudiosos, a respeito dos danos que a Lava Jato – sob o pretexto de combater a corrupção – causou à economia do país.
Segundo o artigo, a Odebrecht é o caso mais emblemático: a maior construtora nacional tinha, em 2014, um faturamento bruto de R$ 107 bilhões, com 168 mil funcionários e operações em 27 países. Já em 2017 – quase quatro anos após a eclosão do escândalo e seu presidente/herdeiro preso – seu faturamento era de R$ 82 bilhões, com 58 mil funcionários e atividades apenas em 14 países.
O artigo cita, ainda, que, num intervalo de quatro anos, a cadeia produtiva direta do Sistema Petrobras teve uma perda de quase 260 mil postos de trabalho formais e informais. Isso sem se falar nos empregos indiretos. Enquanto isso, muita gente que perdeu o emprego continua batendo palmas a turma da foto acima.
A matéria abaixo, do portal Brasil Atual, está baseada no citado artigo:
O valor acima de R$ 2 bilhões recuperado pela Operação Lava Jato é um dado comum no dia a dia dos noticiários da imprensa comercial. Defensores da força-tarefa que deixou de ser um mecanismo de combate à corrupção para se tornar um instrumento de poder e influência política usam esse resultado como troféu, muitas vezes para justificar, inclusive, ilegalidades cometidas na operação, tais como as evidenciadas pelo escândalo conhecido como Vaza Jato.
Agora, qual o prejuízo para a economia do país que a Lava Jato já provocou? Todo o processo da operação, que foi tratado de forma espetacular pela mídia, levou à difamação de empresas, estancou setores produtivos e ajudou a impor na política nacional uma lógica privatista liberalizante. Os custos foram altos. Para recuperar os R$ 2,5 bilhões desde 2015 até hoje, foi necessária uma perda de aproximadamente R$ 142 bilhões, apenas em 2015. Isso significou uma retração no PIB de 2,5%. Isso, é importante reforçar, em apenas um ano.
Os dados foram divulgados pelo jornal Valor Econômico, em artigo assinado pelos pesquisadores Luiz Fernando de Paula, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), e Rafael Moura, doutorando de Ciências Políticas do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/UERJ) a partir de estudo da consultoria GO Associados e Tendências.
Tal valor representa o impacto estimado da operação em setores como metal-mecânico, naval, construção civil e engenharia pesada. Os resultados são catastróficos. Além do amplo prejuízo, o Valor ainda expõe um dado que impacta diretamente na vida das famílias brasileiras: de 2014 a 2017, o setor da construção civil viu extinguir 991.734 vagas de emprego.
FRASE
“Peço desculpas – mil desculpas – aos meus leitores por ter falado tão bem e defendido tanto os procuradores da Lava Jato. Considero que o resultado tem pontos positivos. Mas depois dos comentários que li sobre parentes mortos de Lula, vi que eles são canalhas morais”.







