BASQUETE 3 X 3 REUNIU ADEPTOS DO ESPORTE NO FERIADO DO DIA DO TRABALHO

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Maio começou com o esporte a todo vapor. No dia 1º foi realizado o 1º Basketball 3×3, no Sistema de Lazer Laurindo Palminonde, no Jardim São Lucas, em Jales. O evento começou às 9 horas e reuniu jogadores em um embate inédito. Embora tenha sido feriado do Dia do Trabalho, os esportistas não tiraram a data para o descanso e mostraram toda a sua garra nas disputas.

O torneio reuniu dez equipes compostas por cinco jogadores cada. O campeão da vez foi o Time de Brasilândia-Fernandópolis. O Basquete de Rua de Jales tomou para si o título de vice e o terceiro lugar ficou os jogadores da cidade de Santa Fé do Sul. Os três primeiros colocados levaram para casa troféu e medalhas.

Houve a apresentação de diversas bandas, como Ginga Nativa, Edu Bayhaka e Banda, entre outras, que alegraram a plateia, composta por cerca de 200 pessoas, que vibravam a cada arremesso dos atletas.

O evento contou com a participação do prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, Vinícius Cardozo, presidente da Associação Nacional de Basquete 3X3, e Ricardo Junqueira, diretor da Associação.

“É uma grande alegria ver o quanto o esporte em nossa cidade está ganhando cada vez mais espaço, abrindo portas para que todas as práticas sejam colocadas em campo, quadra e assim, proporcionando a todos os moradores entretenimento e incentivo para a realização de atividades físicas, trazendo novos talentos e quem sabe, futuros competidores em nível estadual ou até mesmo que vistam a camisa do nosso país e nos represente”, ressaltou Flá.

 Com o resultado obtido no Basketball 3×3 os atletas tiveram a oportunidade de se inscrever para a 4ª etapa da Liga ANB 3X3, que será realizada neste domingo, dia 05 de maio, no Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto. O diretor Ricardo Junqueira conseguiu um micro-ônibus para transportar os interessados em competir. 

O evento foi realizado por Eduardo Bayhaka e teve apoio da Prefeitura Municipal de Jales por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo (SMECT).

O SAMBA SÓ TEVE UMA RAINHA: BETH CARVALHO

Beth Carvalho cantou “Lula Livre” e defendeu o samba e a democracia. O texto é do jornalista Júlio Maria, no Estadão:

O samba teve uma rainha apenas e ela foi Beth Carvalho. Com toda reverência a entidades inquestionáveis dessa monarquia, como Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara, Beth, para além do que aquele timbre de voz absurdamente único podia fazer, teve uma posição estratégica primordial para que o samba descesse os morros e ganhasse os palácios.

Assim que surgiu com mais força, no final dos anos 1970, depois de ensaiar um começo mais direcionado para a MPB, a garota branca da zona Sul do Rio, filha de um ideólogo comunista, não era vista com bons olhos pelas alas menos progressistas das rodas do Rio. Afinal, o que queria a branquinha bem nascida se infiltrando nas quadras? “Eu nunca senti preconceito”, dizia Beth, protegida por uma verdade desconcertante a quem duvidava de seus propósitos. “O samba não admite mentira.” Eles percebiam logo que a moça não estava para brincadeira.

O trabalho deu a Beth Carvalho sua glorificação. Ela só tinha 19 anos quando defendeu Andança no 3º Festival Internacional da Canção, de 1968, a música de Paulinho Tapajós, Danilo Caymmi e Edmundo Souto, com ajuda vocal do Golden Boys. Saiu com o terceiro lugar mas colocou a música em sua história para sempre. Desde então, o samba sugou suas inspirações e lá foi ela, se consolidando disco após disco, um por ano, trazendo de vários autores 1.800 Colinas, Saco de Feijão, Olho por Olho, Coisinha do Pai, Firme e Forte, Vou Festejar, Acreditar, Mas quem disse que eu te esqueço.

A “grande madrinha” gostava de dizer os nomes dos afilhados. Eram grupos e sambistas que não acabavam mais, incluindo gente da velha guarda esquecida que fazia Beth sentir nas veias a missão de resgatá-los com luxo e circunstância. Em 1972, fez isso por Nelson Cavaquinho e descobriu Folhas Secas. Bom para Nelson, sensacional para Beth. O produtor daquele disco era Cesar Camargo Mariano, marido de Elis Regina. E então, dá para imaginar o que acontece. Cesar leva a fita da música gravada para casa, antes do disco sair, e Elis a ouve. “Eu quero gravar esta música antes.”

Elis, que também estava terminando um disco, sai correndo, pega a música, manda Cesar fazer o arranjo (o núcleo da banda de Beth também era a mesma da de Elis) e consegue lançar antes. Beth vira uma fera e fica mais de dez anos sem falar com Cesar Camargo Mariano. A história, no entanto, ficaria com a gravação de Beth, que conta com o violão de Nelson Cavaquinho.

Os anos 1980 chegaram e o samba mudou. O partido alto pós Era dos Festivais ganhou força e, sobretudo na zona oeste do Rio, uma turma vinha para tremer o chão. Beth passou a ser frequentadora assídua do Cacique de Ramos e a, na roda, sentar-se ao lado de uns meninos que ninguém conhecia. Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Sombrinha, Almir Guineto, Jorge Aragão. Alguns formariam o grupo Fundo de Quintal, que seria mostrado ao planeta em um disco de 1978 que Beth batalhou em sua gravadora para fazer: De Pé no Chão. Um estouro que venderia mais de 500 mil cópias.

Foi para comemorar seus 70 anos de vida que a sambista foi ao palco pela última vez, deitada em uma cama long chaise. “Não tem o show Na Cama com Madonna? Aqui é o Na Cama com Beth Carvalho”, ela dizia logo no início do show. Beth cantando deitada O Show Tem que Continuar, com a voz vacilante pela dor indisfarçável que deveria sentir naquelas noites, foi a prova maior de amor à música que um artista já deu sobre um palco.

EMPRESAS AMERICANAS RETIRAM APOIO A EVENTO COM BOLSONARO EM NOVA YORK

Depois de ser bem recebido no Chile, Bolsonaro terá uma bela recepção em Nova York. Deu no Brasil 247:

Jair Bolsonaro é persona non grata nos Estados Unidos em razão de suas posições racistas e homofóbicas. Por isso mesmo, duas grandes empresas dos Estados Unidos – a companhia aérea Delta Airlines e a firma de tecnolgia Bain & Company – desistiram de patrocinar o evento “Pessoa do Ano”, prêmio concedido a ele por uma câmara de comércio.

“A Delta Airlines retirou o apoio a uma homenagem a Jair Bolsonaro, marcada para 14 de maio em Nova York. Além da companhia aérea, a consultoria Bain & Company também anunciou que não se envolverá com o evento. A solenidade seria sediada no Museu Americano de História Natural de Nova York, mas o museu desistiu. A premiação de “Pessoa do Ano” para Bolsonaro será promovida pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos”, informa o jornalista Guilherme Amado, na revista Época.

Antes disso, o Museu de História Natural e o restaurante Cipriani se negaram a abrir as portas para Bolsonaro, o que fez com que o evento tenha sido deslocado para o Hotel Marriott, que será alvo de protestos até 14 de maio – data do evento – ou até que cancele a cerimônia.

“Onde Bolsonaro for em NY será assim. Já foi rejeitado no Museu de História Natural, agora terá ativistas todos os dias na porta do Hotel Marriot — haverá um custo para a rede. Se receber Bolsonaro, iniciaremos um rejeição sem fim à rede de hotéis”, comentou a antropóloga e pesquisadora Débora Diniz, no Twitter.

Na última sexta-feira 26, o senador democrata Brad Hoylman, um dos representantes de Nova York no Congresso americano, publicou uma carta para o hotel Marriot em que pede o cancelamento da homenagem a Bolsonaro. 

BETH CARVALHO MORRE AOS 72 ANOS

O samba está de luto. E a esquerda também. Deu no MSN:

Grande intérprete, Beth Carvalho ficou conhecida carinhosamente como a ‘madrinha do samba’, pelos talentos que descobriu e apadrinhou ao longo de sua carreira, como Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal. A sambista nasceu Elizabeth Santos Leal de Carvalho, no Rio, em 1946.

A paixão pela música, ela herdou da família. Sua avó tocava bandolim e violão. Desde criança, ouvia Sílvio Caldas, Elizeth Cardoso e Aracy de Almeida, que eram grandes amigos de seu pai e que ele recebia em sua casa. E ali Beth ouvia, atenta, aos convidados do pai – e à cantoria.

Na adolescência, cantava bossa nova e outros ritmos em festas e, para ajudar a família, após o pai ser perseguido na ditadura por seus pensamentos de esquerda, ela passou a dar aulas de violão. Não por acaso, herdou do pai a postura engajada por toda a vida.

Gravou o primeiro compacto em 1965, com a canção ‘Por Quem Morreu de Amor’, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Nos anos seguintes, seguiu a trilha dos festivais.

Seu primeiro sucesso foi Andança, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, que ela defendeu no Festival Internacional da Canção, em 1968, e com o qual conseguiu o 3.º lugar. A música também deu título ao seu primeiro LP, que foi lançado em 1969. Emendou outros sucessos na sua voz, como o hino ‘Vou Festejar’, e eternizou ‘Coisinha do Pai’.

Na década de 1970, foi ao encontro dos mestres, ao gravar ‘Folhas Secas’, com Nelson Cavaquinho, e ‘As Rosas Não Falam’, de Cartola. Dois momentos sublimes em sua carreira.

Mangueirense de coração, foi homenageada por outras escolas de samba: foi tema de enredo da Escola de Samba Unidos do Cabuçú, ‘Beth Carvalho, a enamorada do samba’, em 1984, e recebeu da Velha Guarda da Portela uma placa comemorativa por ela ter sido a cantora que mais gravou seus compositores.

Em 2018, fez apresentações deitada, pois não conseguia ficar sentada por causa de dores. E emocionou as plateias. No final do ano passado, foi morar com a filha, a cantora e compositora Luana Carvalho, fruto de seu relacionamento com o jogador Édson de Souza Barbosa, mais conhecido como Édson Cegonha.

Beth Carvalho estava internada desde o dia 8 de janeiro, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio, onde recebeu amigos para uma animada roda de samba. Ela tinha mais de 50 anos de carreira e uma discografia de 33 discos e 4 DVDs – e muitos prêmios, homenagens e troféus conquistados ao longo de toda uma vida dedicada ao samba.

Obs.: Édson Cegonha, o ex-marido de Beth, jogou no Corinthians de 1963 a 1969, como lateral esquerdo e/ou médio volante. Se jogasse nos dias de hoje, estaria no Real Madrid ou no Barcelona. No dia em que o Corinthians quebrou o tabu contra o Santos (06/03/1968) ele jogou de volante, ao lado de Rivelino, e não deixou o Pelé aprontar das suas.

Em 1970, ele se transferiu para o São Paulo e formou, ao lado de Gérson e Pedro Rocha, um meio-campo histórico. Morreu em 17 de julho de 2015. Luana Carvalho é sua única filha.

No vídeo, Beth Carvalho canta seu primeiro grande sucesso, “Andança“:

MP DE FERNANDÓPOLIS AJUÍZA AÇÃO PARA REGULARIZAÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS SEM ALVARÁ DOS BOMBEIROS

Parece que não é só em Jales que alguns prédios públicos funcionam sem alvarás. Por aqui, são nada menos que 31 prédios, segundo reportagem do jornal A Tribuna. E em Fernandópolis são 60 imóveis sem alvarás e certificados do Corpo de Bombeiros. A notícia está pendurada no site do MP-SP:

O Ministério Público entrou com ação para que a Prefeitura de Fernandópolis providencie certificados de licença do Corpo de Bombeiros de 60 imóveis do município. O MPSP pede que a Justiça conceda liminar, com prazo de 45 dias, para que a Prefeitura regularize a situação de todos eles. 

“Os imóveis públicos não possuíam AVCB e nem CLCB (respectivamente autos de vistoria e certificados de licença do Corpo de Bombeiros), fato que, por si só, expõe a nefasta insegurança física dos respectivos locais, apesar da funcionalidade dos mesmos”, afirma trecho da ação. 

O MPSP pede ainda que, concedida a liminar, seja fixada multa de R$ 50 mil para caso de descumprimento da decisão

GOVERNO BOLSONARO: DESEMPREGO SOBE E GASOLINA AUMENTA

Duas notícias desta terça-feira, 30.

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,7% no trimestre encerrado em março, atingindo 13,4 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2018, quando a taxa também ficou em 12,7%. Segundo a pesquisa, a alta representa a entrada de 1,2 milhão de pessoas na população desocupada na comparação com o trimestre encerrado em dezembro.

A maior taxa de desemprego já registrada no país foi a do trimestre terminado em março de 2017 (governo Temer), quando atingiu 13,7%. Já a mínima foi alcançada em dezembro de 2013 (governo Dilma), quando ficou em 6,2%.

E a Petrobras anunciou reajuste no preço da gasolina nas refinarias em 3,5% a partir desta terça-feira (30). Desde o início do governo Bolsonaro, o aumento já ultrapassa 30%, mais de dez vezes a inflação do período. A alta do combustível puxa para cima a média dos preços de diversos produtos e aumenta o custo de vida da população em geral.

Por enquanto, a Petrobras ainda não foi privatizada; mas ela já atua, desde o governo Temer, como se fosse. Os preços são ajustados pelo dólar e pelo preço internacional do petróleo. Tudo para agradar o “mercado” e os acionistas da empresa. O povo que se lixe.

EXPO SHOW: TJ-SP REFORMA SENTENÇA DA JUSTIÇA DE JALES E CONDENA NICE E ASSESSORES POR PREJUÍZOS

A condenação é por conta dos prejuízos causados à Casa da Criança, estimados em R$ 425 mil, com a realização da Expo Show 2013. Apesar de condenados, eles não terão que ressarcir a entidade pelos prejuízos causados. O TJ-SP entende que, para ser ressarcida, a Casa da Criança terá que entrar – ela própria – com outra ação. A notícia é do jornal A Tribuna:

Em julgamento de um recurso do Ministério Público de Jales, a 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reformou sentença do juiz da 5ª Vara de Jales, Adílson Vagner Ballotti, e condenou a ex-prefeita Nice Mistilides ao pagamento de uma multa correspondente a cinco vezes o último salário recebido por ela na Prefeitura de Jales.

No início de 2015, quando Nice teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal, o salário dela beirava R$ 11,5 mil, o que significa que a multa – sem a correção monetária – seria de R$ 57,5 mil. Além da multa, o TJ-SP determinou, também, a suspensão dos direitos políticos da ex-prefeita, pelo prazo de cinco anos, tempo em que ela também estará proibida de firmar contratos com o poder público.

Nice não está sozinha. Seus ex-assessores Aldo José Nunes de Sá (ex-secretário de Obras), Roberto Timpurim Berto (ex-chefe de gabinete da prefeita) e Adriano Lisboa Domenicis (ex-chefe de gabinete da Secretaria de Fazenda e responsável pelo setor de licitações e contratos) também foram condenados ao pagamento de multa civil correspondente a cinco vezes o último salário recebido por eles, o que deverá resultar em uma dívida de R$ 30 mil para cada um deles.

Eles também tiveram seus direitos políticos suspensos, só que por apenas três anos. Um quarto ex-assessor de Nice – Renato Luiz de Lima Silva, o Renato Preto, que recebia um salário bem menor – foi igualmente condenado a pagar uma multa de cinco salários e teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos, dois a mais que os outros ex-assessores.

DIRCE REIS REÚNE VOLUNTÁRIOS PARA REALIZAR “I LEILÃO DE GADO” EM PROL DA SANTA CASA DE JALES

A notícia é da assessoria de imprensa da Santa Casa:

O município de Dirce Reis reuniu voluntários na Câmara Municipal na última segunda-feira, 22 de abril de 2019, para formar a comissão de leilão em prol da Santa Casa de Jales que será realizado na cidade nos dias 06 e 07 de julho de 2019. A reunião contou com a presença do prefeito, vereadores, presidente da câmara, professores, secretária de saúde, assistente social, empresários locais, população em geral, além do provedor Junior Ferreira e do voluntário da comissão de leilão de Jales, o “Rolinha”.

 A população identificou a necessidade de contribuir com a Santa Casa de Jales e teve a iniciativa de promover o evento. Dirce Reis será uma das pioneiras a realizar leilão de gado fora do calendário oficial de eventos da instituição. Um dos voluntários destacou que o hospital é de todos e merece essa contribuição pelos bons atendimentos prestados a toda região referenciada. 

 O provedor Junior Ferreira enalteceu o gesto solidário dos moradores do município “Agradeço imensamente pela realização desse evento, tenho certeza que será um sucesso só pela união de toda população, isso nos mostra que a instituição tem credibilidade e vem realizando um bom trabalho. O nosso objetivo é melhorar cada vez mais”. 

 Todos os voluntários estão empenhados em busca de bons resultados para o hospital, no lançamento do evento a comissão já arrecadou gados e prendas para serem leiloados. Quem tiver interesse em contribuir com o leilão de gado de Dirce Reis poderá entrar em contato através do telefone (17) 99621-4298 Gilberto.

JUIZ DE JALES CONDENA EX-PREFEITO PARINI POR ATO ATENTATÓRIO À DIGNIDADE DA JUSTIÇA

Em decisão publicada na sexta-feira, 26, o juiz da 3ª Vara de Jales, José Geraldo Nóbrega Curitiba, cancelou o leilão de um imóvel do ex-prefeito Humberto Parini, que estava marcado para a terça-feira, 30, e, ao mesmo tempo, condenou o petista por ato atentatório à dignidade da Justiça.

O motivo do cancelamento do leilão? O imóvel de Parini e esposa – avaliado em R$ 800 mil – não poderia ter sido penhorado, uma vez que se trata de bem de família.

O motivo da condenação por ato atentatório? Segundo o magistrado, o casal Parini foi intimado sobre a penhora do imóvel ainda no início de 2017, mas somente agora, às vésperas do leilão, o ex-prefeito cismou de alegar a impenhorabilidade do imóvel.

Para o magistrado, ao deixar para apresentar sua alegação a apenas uma semana do leilão, Parini faltou com os deveres de boa fé e lealdade processual. “O executado teve todo o tempo para arguir tal impenhorabilidade, mas não o fez, silenciando-se maliciosamente, prejudicando a prestação jurisdicional célere e eficaz“.

Curitiba registrou ainda que “é por causa desse tipo de conduta que os feitos acabam se avolumando nos Cartórios Judiciais e o Poder Judiciário passa a ser alvo de críticas pela demora na solução das lides“. Ao final, o juiz condenou Parini ao pagamento de uma multa correspondente a 10% do valor da execução, que deverá ser paga no prazo de 15 dias.

Em 2016, quando a ação foi ajuizada, o valor da execução era de quase R$ 40 mil.

1 529 530 531 532 533 1.806