IZAIAS E SEUS CHORÕES – “PEDACINHOS DO CÉU”
Waldir Azevedo, um mestre do cavaquinho, nem sempre foi caviquinista. Os que o conheceram no bairro do Engenho Novo, no Rio, contam que o seu primeiro instrumento foi uma flauta, que ele comprou aos sete anos de idade com o dinheiro que juntou vendendo passarinhos.
Logo depois, ele trocou a flauta por um bandolim que aprendeu a tocar sozinho. Do bandolim, Waldir foi para o cavaquinho, instrumento que, anos mais tarde, o tornou nacionalmente conhecido. Antes de se tornar um músico profissional, ele sonhava ser aviador, mas seus planos de pilotar aviões foram abandonados depois de descobrir que tinha problemas cardíacos.
Waldir Azevedo chegou à gravadora Continental em 1949, para substituir Jacob do Bandolim, que havia se transferido para a RCA Victor. Os dois eram, cada qual com seu instrumento, gênios do chorinho, mas, por algum motivo inexplicável, Waldir obteve mais sucesso, ou seja, vendeu mais discos que o Jacob.
“Pedacinhos do Céu” e “Delicado” foram os maiores sucessos de Waldir como compositor. A gravação original de “Pedacinhos do Céu” – choro que ele dedicou às filhas – foi feita dentro do banheiro da gravadora Continental. Essa foi a maneira que Waldir encontrou para conseguir alguns efeitos e tirar do cavaquinho o som que ele queria.
Em 1951, “Pedacinhos do Céu” ganhou uma letra do compositor Miguel Lima, gravada pela cantora Ademilde Fonseca (aqui). Mais tarde – não sei exatamente quando – ganhou outra letra, dessa vez do compositor (e zoológo) Paulo Vanzolini.
Na caixa “Acerto de Contas”, que eu ganhei do amigo Luiz Carlos Seixas – uma coletânea de cinco CD’s com músicas de Vanzolini, gravados em 2003 – “Pedacinhos do Céu” ganhou uma bela interpretação de Ana Bernardo, a última esposa de Paulo Vanzolini, que pode ser ouvida aqui.
E no vídeo abaixo, o conjunto instrumental Izaias e seus Chorões interpreta “Pedacinhos do Céu”.
A TRIBUNA: NICE, ALDO, TIMPURIM, ADRIANO LISBOA E RENATO PRETO TERÃO QUE PAGAR MULTA POR PREJUÍZOS À CASA DA CRIANÇA
No jornal A Tribuna deste final de semana, a principal manchete anuncia que o vereador Chico do Cartório, em duro discurso durante sessão da Câmara, na segunda-feira, 25, se disse ignorado pelo prefeito Flá e ameaça ir para a oposição. A indignação do vereador surpreendeu as pessoas que assistiam a sessão e provocou silêncio no plenário. Chico disse que não é atendido pela administração nem em seus pedidos mais simples e está cansado de apanhar. O emedebista é correligionário do vice-prefeito Garça e, até então, vinha votando quase sempre a favor das propostas da administração, mas, para muitos, o discurso pode ter sido uma declaração de guerra contra o prefeito Flá e seus secretários.
Destaque, também, para a condenação da ex-prefeita Nice Mistilides e quatro de seus ex-assessores – Aldo Nunes, Adriano Lisboa, Renato Preto e Roberto Timpurim – por conta dos prejuízos causados à Casa da Criança com a Expo Show 2013. Em primeira instância, Nice e seus blue caps tinham sido inocentados pelo juiz da 5ª Vara de Jales, Adílson Vagner Ballotti, mas no TJ-SP a coisa toda mudou. Os desembargadores da 4ª Câmara de Direito Público reformaram a sentença do juiz jalesense e condenaram Nice e os outros quatro ao pagamento de multas – R$ 60 mil, no caso de Nice – e à suspensão dos direitos políticos da turma toda.
As notificações de casos suspeitos de dengue em Jales, que dobraram em um mês; a improvisação da Prefeitura, que utilizou um caminhão tanque para compactar piche em operação tapa-buracos; a cassação do prefeito de Palmeira D’Oeste, acusado de improbidade por ter pintado prédios públicos de azul; as novidades do aeroporto de Votuporanga, que terá seis voos comerciais por semana; o panorama da geração de empregos em Jales, que continua com o pior desempenho entre as principais cidades da região; e o início da vacinação contra a gripe para alguns grupos prioritários, como idosos e grávidas, são outros assuntos de A Tribuna.
Na coluna Enfoque, destaque para a elevação no tom das críticas ao prefeito Flá Prandi na Câmara Municipal. Não foi só o vereador Chico do Cartório que chutou o pau da barraca. O nobre edil Tupete – que é do mesmo partido de Flá, o DEM – afirmou, entre outras coisas, que “o prefeito tem que levar pau”. Na página de opinião, o blogueiro Hélio Consolaro escreve sobre o comentário racista de um conselheiro do Santos – logo do Santos, que deve suas maiores glórias a alguns branquelos, como Pelé, Coutinho, Mengálvio, Robinho, Neymar e Edu – que vazou nas redes sociais. No caderno social, destaque para a coluna do Douglas Zílio, com belos e coloridos flashes.
IMPRENSA INTERNACIONAL DESTACA ENTREVISTA DE LULA. GLOBO FINGE QUE NÃO VIU
Deu no Brasil 247:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua primeira entrevista desde que se tornou preso político em abril de 2018, em Curitiba, citou as redes Globo e Record, mas ambas o ignoraram em seus telejornais noturnos e, no caso do Grupo Globo, em seu jornal, diferentemente da imprensa internacional, que repercutiu as falas de Lula com destaque.
O britânico The Guardian, por exemplo, exibiu na primeira página das edições eletrônicas UK e International com o título “Brasil é governado por ‘lunáticos’ e ‘lacaios’ dos EUA, diz ex-presidente Lula”. Já o francês Le Figaro ressaltou a “obsessão” de Lula, a quem chama de ícone da esquerda, de provar sua inocência, ainda que custe a própria liberdade.
Por aqui, além de Globo e Record, que ignoraram a entrevista feita pelos jornalistas Florestan Fernandes Jr. (El País) e Mônica Bergamo (Folha), emissoras como SBT, Band e RedeTV! noticiaram as declarações do ex-presidente, sendo que nesta última, o âncora Boris Casoy criticou Lula por usar a entrevista “como palanque para atacar adversários” .
O ex-deputado Jean Wyllys, exilado desde o início do ano, repercutiu a fala de Casoy. “O que ele queria que Lula fizesse? Que elogiasse os canalhas que o prenderam injustamente?”, escreveu o pesolista.
PLANTAÇÃO DE CHOUPALA NO CANTEIRO CENTRAL DE AVENIDA RECEBE ELOGIOS DA POPULAÇÃO
Segundo o secretário Hilário Pupim, o projeto prevê a plantação de outras espécies nos canteiros centrais das avenidas, incluindo árvores que gerem sombra e flores. Deu no portal de notícias da Rádio Assunção:
A população de Jales e os visitantes perceberam na última semana uma grande mudança em uma das principais entradas da cidade, que trouxe nova visibilidade para o espaço com a plantação de mudas de choupala, uma árvore de mastro muito valorizada que agora está presente no canteiro central da Avenida Francisco Jalles próximo ao Hospital do Amor.
Por se tratar de um dos cartões postais do município e a primeira impressão para quem chega, a ação tem sido elogiada pelos moradores. Muitos foram os comentários gerados pela iniciativa, incluindo os pedidos para que continuem com a plantação em toda a extensão daquele trecho do canteiro até o encontro com a Avenida Doutor Shiguero Kitayama.
A choupala é uma árvore-mastro de visual mais marcante da natureza, quem vê uma alameda ou grupo plantado com essa espécie não a esquece mais. Ela é originária da Índia e pertence à família das anonáceas, suas flores são pequenas e sem atrativos decorativos, o que chama realmente a atenção nessa árvore é o crescimento colunar com os galhos voltados para baixo o que torna a espécie exclusiva no visual.
A reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, conversou com o secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Hilário Pupim, que comentou sobre o trabalho desenvolvido: “esse projeto foi pleiteado há mais de dois anos quando tomei posse na função do governo Flá. Tivemos a iniciativa de ir até Londrina buscar as sementes, com o carro próprio, plantamos no nosso viveiro e fizemos as mudas com todo o capricho para que ficassem a custo zero para o município. São mudas caras e todas as pessoas que conhecem sabem o valor de cada muda, principalmente nessa altura em que estão sendo plantadas”.
A respeito da aceitação da população, Hilário Pupim citou que: “com as chuvas, tomei a liberdade de iniciar o plantio de várias mudas até quase no portão do Hospital de Câncer, depois demos um paralisada na plantação para sentir como a população iria reagir, para seguirmos ou não. Parece-me que está tendo uma aceitação muito grande, a população está pedindo que continuemos, vamos conversar com o prefeito e pedir autorização para continuarmos o plantio. É uma planta muito bonita, que vai deixar nossa avenida com um cara diferente”, concluiu.
NAS REDES
O rapaz parece não ter gostado da “Moção de Repúdio” contra Bolsonaro, aprovada pela Câmara de Jales. Detalhe: o repúdio não foi contra nenhum “contra golpe”, mas contra o incentivo de Bolsonaro para que o golpe militar de 1964 fosse comemorado.
CHARGE
NAS REDES
Definitivamente, a Bia – a quem estou devendo um pen-drive com músicas mineiras – não é fã do Bozo. E, nestes tempos sombrios de milícias virtuais, ela demonstra ser uma mulher de coragem.
DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE
No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, o principal assunto é uma indicação do deputado estadual Edmir Chedid(DEM), encaminhada ao governador João Dória(PSDB) no início deste mês, na qual o parlamentar paulista solicita ao governo do Estado a concessão do perdão das dívidas dos hospitais públicos e das santas casas de misericórdia. O deputado argumenta que “esta será a única forma de garantir o atendimento gratuito e a manutenção dos serviços prestados aos usuários do SUS no estado”. Chedid explicou que, em decorrência da atual situação econômica do país, os hospitais públicos e as santas casas enfrentam muitas dificuldades financeiras.
Outro destaque do jornal é a campanha “No trânsito, o sentido é a vida”, que será realizada em maio por iniciativa de organizações da sociedade civil, empresas e governos do mundo inteiro. O objetivo é a conscientização sobre segurança no trânsito e a discussão sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito ao redor do planeta. Segundo a ONU, cerca de 3.400 pessoas morrem nas estradas todos os dias, ao redor do planeta, e a principal causa, segundo especialistas, é a falta de respeito às regras de trânsito. Um desses especialistas garante que, “na Austrália, por exemplo, a velocidade foi reduzida de 60 para 50 km/h e essa redução evitou quase três mil acidentes com vítima por ano”.
Na coluna FolhaGeral, o taciturno redator-chefe Roberto Carvalho está informando que pessoas próximas ao prefeito Flávio Prandi estariam enviando mensagens a amigos, via whatsapp e/ou facebook, pedindo que opinem favoravelmente à administração municipal em uma enquete que está sendo realizada por um site de notícias. O colunista classificou isso como “uma esculhambação”. Roberto opinou que o prefeito precisa fazer, com urgência, uma análise de sua administração para verificar quais são as mudanças necessárias para que ele possa subir no conceito popular e evitar o rótulo de “péssimo administrador”.
REGIÃO DE JALES É APONTADA COMO NOVA FRONTEIRA AGRÍCOLA DA SOJA
A notícia é do portal AGROemDIA:
Apontada como a nova fronteira agrícola da soja no país, a migrorregião de Jales, no noroeste de São Paulo, aposta no desprendimento dos produtores rurais, aliado à assistência técnica, para expandir o cultivo da oleaginosa. No ciclo 2018/19, a área plantada da região aumentou 52% em relação ao período anterior, saltando de 1.150 para 2.400 hectares. A expectativa para a safra 2019/2020 é que a área cresça entre 20% e 30%.
Para ampliar o conhecimento sobre a cultura, os sojicultores locais já se programam para participar da próxima edição do Encontro dos Produtores de Grãos do Noroeste Paulista (Eprogrãos), no dia 11 de julho, no Sítio Boa Vista (Rodovia Odilon Nogueira, entre Mesópolis e Paranapuã). Além de trocar informações sobre o desenvolvimento da cultura na região, eles terão orientação técnica sobre como obter maior rendimento nas lavouras de soja.
Idealizador do Eprogrãos, o sojicultor Edivaldo Manttuy acredita que é possível ampliar muito, nos próximos anos, a área cultivada e a produção de soja no noroeste paulista. Para tanto, acrescenta, o apoio da assistência técnica, por meio de empresas públicas e privadas de pesquisa e extensão rural, é fundamental para que os produtores aprendam como fazer um bom manejo da cultura e quais as variedades mais indicadas para a região.
A expectativa de Manttuy é que entre 350 e 400 pessoas participem da 2º Eprogrãos, superando o público da primeira edição do evento, realizada no dia 5 de julho do ano passado.
O plantio da soja na microrregião de Jales é feito em áreas de cana-de-açúcar em repouso ou área de pastagens degradadas ou em recuperação. A maior parte da área ocupada pela oleaginosa é arrendada pelos sojicultores de usinas canavieiras. As parcerias com os canavicultores, via sistema de rotação, permitiu a expansão do cultivo de soja sobre a palhada da cana.
“É um sistema mais viável do que o convencional, porque o solo já está mais corrigido e, inclusive, está mais protegido pela camada de palha deixada pela cana. A produtividade média de soja é de cerca de 60 sacas por hectare, com picos de 72 a 75 sacas/ha em alguns casos”, diz Manttuy, que faz parte do grupo de 30 produtores da microrregião de Jales que se dedica ao plantio da oleaginosa.






