STJ MANTÉM CONDENAÇÃO DE EX-PREFEITO DE PALMEIRA D’OESTE, AFASTADO DO CARGO POR PINTAR PRÉDIOS DE AZUL

O ex-prefeito de Palmeira D’Oeste, José César Montanari, o Pezão, continua tentando voltar ao cargo, mas… Mas a cidade, pelo jeito, vai continuar sendo administrada pelo vice-prefeito eleito (e atual prefeito), Reinaldo Savazi, o Dodô.

Há alguns dias, o Superior Tribunal de Justiça(STJ), ao julgar um recurso de Pezão, decidiu manter a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito.

Para quem não se lembra, Pezão – que já tinha sido prefeito de Palmeira D’Oeste por dois mandatos seguidos, de 2005 a 2012 – foi eleito, depois de um intervalo de quatro anos, para um terceiro mandato iniciado em 2017. O terceiro mandato durou, porém, menos de dois anos. Em novembro de 2018, Pezão foi afastado do cargo, depois de condenado em terceira instância à suspensão dos seus direitos políticos por três anos.

A condenação se deu em uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Estadual em 2011, quando Pezão estava em seu segundo mandato. Há alguns dias, o Superior Tribunal de Justiça, ao julgar um recurso de Pezão, decidiu manter a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito. 

O pecado de Pezão? Ele teria mandado pintar, ainda em seu primeiro mandato, três “prédios” públicos com a cor azul, utilizada em sua campanha eleitoral, contrariando lei municipal que determina que os prédios públicos de Palmeira D’Oeste devem ser pintados com as cores do município, onde prevalece o verde.

Entre os “prédios” públicos estão o portal de entrada da cidade (foto acima) e o vestiário do campo de futebol. Pezão alegou que a repaginação foi providenciada pelo setor de obras e que ele nem tinha conhecimento das cores escolhidas. Alegou, também, que, de 20 prédios pintados, apenas três ganharam a cor azul.

Para um advogado cearense, que comentou o caso ontem, 22, em um site especializado em notícias jurídicas, a Justiça, nesse caso, teria sido mais realista que o rei. Eis o que ele comentou:

De fato, tempos difíceis são vividos.

Como é que o STJ permite que alguém que foi eleito perca o mandato, além dos direitos políticos, porque pintou três prédios?

Há, aí, uma penalidade desproporcional, além de uma indevida, ilegal e inconstitucional invasão do Judiciário na soberania popular. Houve interferência direta do Judiciário nas eleições do Município para o qual o ex-prefeito foi eleito.

Improbidade Administrativa é algo sério e ela só ocorre em casos gravíssimos. Ainda que no caso tenha ele ocorrido, há de se ter como desproporcional as penalidades.

O ex-prefeito poderia ter sido condenado a devolver o dinheiro gasto na pintura ou, então, ter providenciado a restauração da pintura anterior (obrigação de fazer). Nesse último caso, uma ação civil pública comum, visto que, sinceramente, não se está no campo da improbidade.

Já é passada a hora de o Parlamento brasileiro colocar limites aos abusos cometidos por juízes e procuradores/promotores deslumbrados, irresponsáveis e ávidos por governar prefeituras, mas sem terem passado pelo escrutínio popular.

A Lei de Improbidade é arma poderosa na mão desses deslumbrados.

Convenhamos, tirar um prefeito do cargo por conta da pintura de três prédios – se é que se pode chamar de prédio o portal de entrada – é como mandar alguém ao cadafalso por um pecado que poderia ser perdoado mediante três ave-marias e quatro ou cinco pais-nossos. 

ATLETAS JALESENSES CONQUISTAM MEDALHAS NO CAMPEONATO PAULISTA DE PARANATAÇÃO

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

No último dia 14, domingo, a equipe de natação paralímpica do IDEAIS – Polo de Jales (Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência à Inclusão Social) participou do Campeonato Paulista de Paranatação, realizado  na Associação Bauruense de Desportos Aquáticos, em Bauru/SP.

Os cinco atletas de Jales competiram na modalidade de natação contra vários outros esportistas paralímpicos do estado de São Paulo, conquistando diversas medalhas.

O time comandado pela professora Eliana Agostini Volpiano, estreou pela primeira vez em uma competição oficial promovida pela FAP – Federação Aquática Paulista. “É emocionante e inspirador, assistir e participar do Movimento Paralímpico, principalmente quando percebemos as mudanças positivas na vida de cada aluno de nosso projeto”, comentou Eliana.

Os alunos do Polo IDEAIS de Jales participam das aulas e treinamentos oferecidos pelo Instituto e tem como parceria a Clínica Acqua Fisio, local gentilmente cedido para que sejam realizadas as aulas.

“Pretendemos ampliar as atividades do Paradesporto, com a implantação de outras modalidades, tendo o propósito de dar oportunidades para mais pessoas com limitações físicas e sensoriais”, explicou o coordenador técnico do IDEAIS de Jales, Heder Donda.

SANTA CASA PARTICIPA DE “I ENCONTRO PARA FORTALECIMENTO DE AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO” DA REGIÃO DE JALES

A notícia é da assessoria de imprensa da Santa Casa:

Na última terça-feira, 16 de abril, a Santa Casa de Jales recebeu colaboradores que integram o Centro Integrado de Humanização – CIH nas instituições Ame, Consirj e Hospital de Amor, além da presença da articuladora de humanização Ana Virginia. 

 Após a identificação da necessidade do fortalecimento do vínculo  e apoio aos serviços da região de Jales o objetivo da reunião foi compartilhar as ações de humanização e apoiar os serviços, a iniciativa partiu após a participação no primeiro “Coletivo de Humanização” promovido pelas articuladoras Ana Virginia e Lucimara, no Departamento Regional de Saúde – DRS XV de São José do Rio Preto, no mês de março.

 Os colaboradores das instituições compartilharam com os colegas experiências das ações de humanização e tiraram dúvidas. A articuladora deu início a reunião realizando a “dinâmica do barbante”, identificando a importância do trabalho em rede, pois as instituições estão interligadas. 

 Para finalizar Ana Virginia ressaltou a importância deste primeiro encontro para potencializar a humanização nas instituições e o grupo sugeriu novas reuniões.

POR DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA, PREFEITURA NOMEIA DOIS CANDIDATOS APROVADOS EM CONCURSO DE 2017

A Prefeitura de Jales publicou no Diário Oficial Eletrônico de quinta-feira, 18, o decreto nº 7.698, do prefeito Flá Prandi, que nomeia dois candidatos que foram aprovados para o cargo de fiscal tributário em um concurso público realizado ao final de 2017.

A nomeação ocorreu depois que os dois candidatos recorreram à Justiça, em outubro de 2018, com um Mandado de Segurança, no qual argumentavam que as vagas para as quais tinham sido aprovados estavam sendo ocupadas irregularmente por outras pessoas.

Em março deste ano, o juiz da 2ª Vara de Jales, Eduardo Henrique de Moraes Nogueira, deu razão aos reclamantes e concedeu a ordem determinando que a Prefeitura providenciasse a nomeação dos dois candidatos.  

De acordo com o decreto publicado na semana passada, os dois rapazes terão 30 dias para tomar posse em seus respectivos cargos.

CONTINUA INTERNADO HOMEM ESFAQUEADO EM BAR APÓS DISCUSSÃO POR FUTEBOL

Deu no portal de notícias da Rádio Assunção:

Segue internado na Santa Casa de Jales em estado grave o homem que foi esfaqueado em um bar de Jales. O fato ocorreu na noite de sexta-feira, 19 de abril, segundo populares os dois envolvidos discutiram por futebol.

De acordo com informações da Polícia Militar, Geiveson Gabriel Rebolços, de 28 anos, estaria no local, quando começou a discutir sobre futebol com um colega, que ficou irritado e o atingiu com um golpe de faca. O suspeito fugiu do local antes da polícia chegar.

A vítima passou por atendimento médico na Santa Casa de Jales, onde continua internado. De acordo com a assessoria do hospital, a vítima está na Unidade de Terapia Intensiva em estado grave, com lesão do abdômen.

GERALDO AZEVEDO CONTA QUE FOI A MÚSICA QUE O SALVOU DA VIOLÊNCIA EM UMA DE SUAS PRISÕES NA DITADURA

A notícia é do iG:

Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, Geraldo Azevedo fala da época da ditadura militar e que foi através da música que se livrou da solitária em uma de suas prisões naquele período.

Confira o trecho:

Fiquei 20 dias numa solitária, com muitos interrogatórios violentos, mas teve um dia em que eu disse: ‘Vocês estão equivocados, estão me atribuindo coisas que não são verdade. Eu sou músico, não tenho nada a ver com isso’.”

O compositor conta que, neste momento, trouxeram um violão para ele tocar. “O torturador era violento, de matar pessoas. Lembro que ele cheirava cocaína para torturar, mas ele se derreteu quando eu comecei a tocar. Ele tinha sensibilidade musical. No outro dia saí da solitária e fui para a cela coletiva. A música me salvou.”

Até que chegou o dia do aniversário de um dos comandantes e ele deu a ordem: queria Geraldo tocando para ele. “Aí eu disse que não. Que só tocava se estivesse livre e que não sairia pra tocar em outro lugar.” Mas, por uma sorte do destino, o comandante desistiu do pedido e resolveu passar o aniversário com a família.

No dia de sua liberdade, no entanto, não teve jeito. “Quando cheguei lá fora, me disseram: ‘Você não disse que só tocaria livre? Agora vai ter que tocar’. E eu toquei num almoço de militares na Ilha das Flores.”

JORNAL DE JALES: MÉDICA CUBANA ESTÁ TRABALHANDO COMO BALCONISTA DE FARMÁCIA EM SÃO FRANCISCO

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cuja principal manchete diz que, segundo a empresa que organizou o Jales Rodeio Show, os peões do rodeio em cavalos receberam e não disputaram as semifinais e a final da competição. Em nota de esclarecimento distribuída na tarde de quinta-feira, 18, a direção da Gauri Eventos acusou os peões de terem recebido o valor estipulado em contrato e não cumprirem o compromisso, o que deverá gerar medidas judiciais por parte da empresa. Apesar desse pequeno incidente, os organizadores se dizem contentes com os resultados do evento, que, segundo eles, atraiu muito mais gente que no ano passado.

O jornal está destacando, igualmente, os 73 anos de idade do padeiro mais antigo da cidade. Além do 73º aniversário, o companheiro Ordalino Alves de Oliveira está comemorando, também, os 58 anos de atividade como padeiro, em carreira que começou em Votuporanga quando ele tinha apenas 15 anos. Em Jales desde 1963, Ordalino trabalhou algum tempo como empregado até comprar sua própria padaria, que funcionou durante muitos anos na Rua Oito e depois se mudou para a Via Pães, na Avenida Francisco Jalles, onde há 22 anos trabalha com o filho Ordalino Júnior.

O aniversário do Lar dos Velhinhos, que está completando 50 anos de fundação e voltando a ser presidido pelo ex-ferroviário Alicio Frassato; a manutenção da cassação do prefeito e do vice de General Salgado, acusados de compra de votos durante a campanha de 2016; a homenagem que os alunos do Projeto Guri fizeram ao aniversário da cidade, com uma serenata para o prefeito Flá Prandi; a prisão, pela Polícia Civil de Jales e região, de 21 pessoas envolvidas com tráfico de drogas; e a eleição da deputada Analice Fernandes para a presidência da Comissão de Saúde da Assembleia, que poderá resultar na ressuscitação da luta pelo Hospital Regional, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que a médica cubana Dania Yelises Gómez Cabrera, que, através do programa Mais Médicos, trabalhou durante três anos em uma unidade básica de saúde de São Francisco, está agora trabalhando com balconista de uma farmácia daquela cidade. Casada com um jalesense – o engenheiro agrônomo Artur Vicente Valério – a médica cubana permaneceu no Brasil, na expectativa de continuar exercendo sua profissão por aqui. Enquanto espera pelo exame do Revalida que lhe permitirá exercer a medicina no Brasil, Dania vai ganhando a vida como balconista.

ODAIR JOSÉ, ARNALDO ANTUNES E PAULO MIKLOS – “EU VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR”

São muitas as histórias de Odair José, que teve músicas censuradas pela ditadura militar e chegou a se exilar em Londres. A histórica vaia que ele e Caetano Veloso tomaram no Festival Phono 73 – o mesmo evento em que os microfones foram desligados quando Chico Buarque e Gilberto Gil cantavam “Cálice” – é uma delas.

De sorte que, para resumir, escolhi um texto do jornalista Paulo Lima, publicado em 2015 pela IstoÉ:

Nossa capacidade de engavetar pessoas em compartimentos etiquetados com rótulos burros e reducionistas é mesmo incrível. Odair José é possivelmente uma das mais notórias vítimas desse tipo de ignorância. Felizmente porém, a sabedoria popular se encarrega de fazer justiça com as próprias mãos, ouvidos e bolsos.

Quando compôs uma música denunciando a condição análoga ao trabalho escravo em que vivia boa parte das empregadas domésticas brasileiras nos anos 70 por exemplo, o artista foi taxado de brega e apelidado pejorativamente  de “cantor das empregadas domésticas”

Odair José estourou nos anos 1970, mais precisamente em 72 quando o compacto “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar” vendeu um milhão de cópias, um número altíssimo para os padrões da época. A música, que descrevia o amor romântico de um homem por uma prostituta, evidenciou o estilo autêntico e corajoso das letras de suas composições e que marcou sua extensa e popular obra. Entre milhões de admiradores dessa canção, um marcou especialmente: Dorival Caymmi que certa vez disse ao autor que aquela era uma das canções mais sensíveis e belas que jamais tinha ouvido.

No ano seguinte lançou “Odair José”, o LP que o consagrou. Quase todas as músicas do disco foram executadas exaustivamente nas rádios do país em sua fase pré-FM. Sua primeira faixa, “Deixa Essa Vergonha de Lado”, começa assim: “Eu já sei que essa casa onde você diz morar, onde todo dia no portão eu venho lhe esperar, não é a sua casa. Eu já sei que o seu quarto fica lá no fundo e se você pudesse fugir desse mundo e nunca mais voltar…”

Essa balada romântica tocou fundo o coração de uma multidão de mulheres brasileiras que compunham o contigente de empregadas domésticas do país, trabalho que nem regulamentado pela lei estava, o que aconteceu logo em seguida no mesmo ano da canção, 1973. A música falava da humilhação de uma empregada que escondia sua condição por vergonha e medo de perder o seu amor. A partir daí, como mencionado no início, passou a ser conhecido como “o cantor das empregadas domésticas”.

“A letra, naquele momento, foi feita para chamar a atenção para uma classe de profissionais que era totalmente desrespeitada. Não eram reconhecidas como funcionárias, eram praticamente escravas. Serviam para ser amantes do dono da casa, do filho do dono, eram exploradas com horários absurdos. Elas tinham vergonha daquilo porque era uma situação totalmente à margem do saudável”. O álbum também continha outra de suas canções icônicas, a “Uma Vida Só – Pare de Tomar a Pílula”.

 Redescoberto e incentivado por artistas mais jovens como Zeca Baleiro, José tem feito shows e gravado cds de músicas inéditas com sucesso. E preserva a calma e o discurso claro e seguro de quem não precisa mais provar nada. “Ele sempre foi um artista influente, mas agora, com o juízo generoso do tempo e da história, tem sido devidamente reconhecido e será cada vez mais”, disse Zeca Baleiro, que produziu “Praça Tiradentes”, penúltimo álbum de Odair, lançado em 2012.

Tanto foi redescoberto que, no vídeo abaixo, Odair José canta “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar” com Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Otto e Bárbara Eugênia.

A TRIBUNA: TROCA DE FARPAS NAS REDES SOCIAIS ENTRE RICARDO JUNQUEIRA E BETTO MARIANO VAI PARAR NA JUSTIÇA

No jornal A Tribuna deste final de semana, a principal manchete destaca o alerta que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou à Prefeitura de Jales e a pelo menos outras 64 prefeituras da região de São José do Rio Preto, chamando a atenção dos respectivos prefeitos para a má gestão do Orçamento, constatada no primeiro bimestre de 2019. No caso de Jales, o TCE apontou que a receita está sendo insuficiente para cobrir as despesas. O prefeito Flá explicou que não é bem assim e que até o final do ano a situação estará regularizada. Flá disse que a Prefeitura, como faz todos os anos, já empenhou no início de 2019 despesas – como merenda escolar e lixo – que só ocorrerão ao longo do ano.

Matéria do repórter Alexandre Ribeiro, o Carioca, mostra que vereadores do grupo de apoio ao prefeito Flá Prandi andam apresentando indicações pedindo que a Prefeitura realize obras que já foram licitadas e, em alguns casos, já estão em andamento ou até já foram concluídas. Segundo a matéria, na sessão do dia 11 de março, por exemplo, pelo menos seis indicações dos vereadores pediam ao Executivo a realização de obras que já estavam previstas. A prática indica que os vereadores usam a programação de obras da Prefeitura para fazer média com moradores de bairros beneficiados com melhorias e obter ganhos eleitorais.

A troca de farpas nas redes sociais entre o auditor fiscal Ricardo Junqueira e o administrador do site A Voz das Cidades, Betto Mariano, que já chegou à Justiça com pedidos de indenização por danos morais; o revés sofrido pelo ex-prefeito de Urânia, Francisco Airton Saracuza, que estava pleiteando o pagamento de R$ 95 mil a título de férias e décimo-terceiro; a resposta dos vereadores jalesenses, que foram acusados de promover “lambanças”; a serenata diurna que os alunos do “Projeto Guri” fizeram para o prefeito Flá no dia do aniversário da cidade; e a preocupante situação dos prédios públicos do município, que funcionam sem alvará dos bombeiros, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, a reclamação de um morador do JACB, que diz estar havendo superlotação na EMEI “Diva Maciel Jorge”. Segundo o morador, a recém-inaugurada creche do JACB foi construída para atender 150 crianças, mas está atendendo cerca de 200. Na página de opinião, o blogueiro Hélio Consolaro escreve sobre o incêndio ocorrido em uma loja de produtos chineses, em Araçatuba, enquanto o professor Valmor Bolan se pergunta se a crise no Ministério da Educação será debelada. No caderno social, a coluna do Douglas Zílio destaca as subcelebridades que agitaram os camarotes do Jales Rodeio Show.    

1 532 533 534 535 536 1.806