SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DIZ QUE JALES TEM EPIDEMIA DE DENGUE
A notícia é do Jornal do Povo, da Rádio Assunção:
A Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Estadual, decretou Jales com epidemia de dengue. No ano de 2019 já são 628 notificações, que automaticamente são classificados como positivos para o estabelecimento de análise da secretaria. Neste período foram confirmados 101 casos autóctones, que são aqueles contraídos dentro do município e 13 importados de cidades vizinhas.
O decreto foi estabelecido pela Vigilância Epidemiológica Estadual, no dia 27 de março, como afirmou para a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, que relatou a preocupação com a situação e os esforços realizados no combate e conscientização da população.
O município de Jales passou dois anos sem o registro de epidemias de dengue, agora passa a fazer parte uma triste estatística dos municípios do noroeste paulista, 20 cidades já haviam divulgado balanços indicando epidemia de dengue com mortes. Somente a cidade de Andradina já registra 2.650 casos confirmados neste ano, com duas vítimas fatais.
A coordenadora Vanessa Luzia da Silva Tonholi comentou a respeito do trabalho que vem ocorrendo: “mesmo com o mutirão que realizamos em fevereiro nos bairros com o índice larvário mais alto, mesmo estando com a equipe de agentes de saúde e endemias, que ao todo somam 73 em campo realizando visitas, focados na eliminação de criadouros, os nossos números aumentaram, até que chamemos nesta situação,” afirmou.
Na oportunidade Vanessa Luzia destacou a necessidade do envolvimento consciente da população para que esses números não avancem: “todo o trabalho desenvolvido pelo poder público, se não houver a participação da população não é suficiente, precisamos da colaboração da população no cuidado dos quintais, nos terrenos e consciência de não jogar lixo nos terrenos”, finalizou.
UM ANO DEPOIS…
Como se pode ver na faixa grudada à parede, os moradores do Jardim Arapuã estão sendo atendidos, desde o dia 26 de março de 2018, na ESF do Jardim Novo Mundo. A expectativa era de que a reforma da unidade levaria cerca de seis meses, mas já lá se vão 12 meses e a Prefeitura não consegue nem dar uma previsão sobre a reabertura.
Registre-se que a culpa, dessa vez, não é da Prefeitura e muito menos da empresa responsável pela reforma, mas do governo federal (do atual e do anterior), que não repassa a verba prometida – coisa de R$ 150 mil.
Segundo informações da Secretaria de Obras, a empreiteira já tinha realizado cerca de 80% da reforma, mas sem receber os serviços executados, decidiu paralisar as obras. Contatado uma primeira vez, o Ministério da Saúde teria prometido liberar os recursos em janeiro. Contatado uma segunda vez, em março, o Ministério da Saúde alegou falta de recursos e não deu muitas esperanças de solução a curto prazo.
CHARGE
A charge abaixo é do Luiz Fernando Cazo, o chargista do Jornal de Jales e do Comércio do Jahu, de Jaú:
JORNAL DE JALES: PROCESSO DE CORRUPÇÃO ATIVA QUE ENVOLVE VEREADOR DE JALES PODERÁ SER JULGADO NOS PRÓXIMOS DIAS
Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cujo principal destaque é o Seminário “Finanças e Meio Ambiente como Alternativas de Desenvolvimento“, promovido pela AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), realizado na sexta-feira, 29, na Câmara Municipal de Jales. Uma das novidades trazidas pelo Seminário é a liberação de aeroportos localizados próximos a aterros sanitários. Segundo o prefeito Flávio Prandi – que é também o presidente da AMA – faltam apenas alguns ajustes burocráticos para que os aeroportos que se encontram nessa situação, como é o caso do aeródromo de Jales, sejam liberados. A mudança vai desburocratizar, também, a autorização para construções na zona de proteção do aeroporto, que não mais necessitará do aval do Comando Aéreo (COMAR).
Destaque, também, para a audiência pública realizada na Câmara Municipal na quarta-feira, 27. De acordo com o jornal, a audiência que discutiu alterações na Zona Azul teve muitas questões levantadas, mas apenas algumas situações pontuais, de somenos importância, deverão ser avaliadas pela Jalespark, que administra o serviço. Uma das questões que causou maior polêmica – a gratuidade das vagas para idosos e portadores de deficiência – não poderá ser aplicada, uma vez que, como foi explicado pelo engenheiro Valério França, representante da empresa, não está prevista em contrato.
A presença do prefeito Flá Prandi no Lions Clube para explicar as dificuldades encontradas nos seus dois primeiros anos de mandato; o encontro do empresário Luís Henrique Moreira com a deputada federal Renata Abreu, que poderá render uma verba de R$ 300 mil para a Santa Casa de Jales; a CEI instalada pela Câmara de Jales para investigar dispensas de licitações na Prefeitura; e a entrega formal dos veículos apreendidos pela Polícia Federal na operação “Farra no Tesouro”, que, conforme decisão judicial, poderão ser utilizados pela Prefeitura até decisão final sobre o caso da ex-tesoureira Érica Carpi, são outros assuntos do JJ.
Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior comenta que um polêmico vereador de Jales, conhecido por algumas ações heterodoxas, poderá ser julgado pela Justiça nos próximos dias, em processo que tramita no Fórum local desde 2017. Segundo Deonel, o caso é conhecido de todos os vereadores, mas só saiu das sombras dos bastidores depois que, em depoimento à CEI da Farra no Tesouro, o auditor Ricardo Junqueira cobrou uma posição dos demais vereadores. Na ocasião, Ricardo disse que “a Câmara, que se diz séria, deveria investigar um vereador que é réu em processo de corrupção ativa”.
ANTONIO CARLOS & JOCAFI E PAULINHO MOSKA – “VOCÊ ABUSOU”
Quando os baianos Antônio Carlos e Jocafi – o nome dele é José Carlos Figueiredo, daí Jocafi – chegaram ao Rio de Janeiro, em 1971, não imaginavam que iriam fazer sucesso ainda naquele ano, com o primeiro disco – esse de capa estranha, aí do lado – gravado pela RCA.
Deveu-se o sucesso imediato a um sambinha despretensioso – “Você Abusou”– que nem era o preferido da dupla. Antônio Carlos e Jocafi faziam mais fé em “Mudei de Idéia”, que foi inclusive o título do disco. Na verdade, Jocafi, o autor da melodia, nem havia gostado muito da letra escrita por Antônio Carlos.
“Você Abusou” ultrapassou fronteiras, alcançando um extraordinário sucesso na França – onde ganhou o nome de “Fais Comme l’Oiseau” – e em outros países europeus, chegando também a países asiáticos, como o Japão. Antônio Carlos e Jocafi alcançaram grande popularidade entre os japoneses e até chegaram a um segundo lugar (com outra música) em um festival realizado naquele país, em 1974.
Querem mais? Em 2011, por exemplo, Steve Wonder cantou “Você Abusou”, acompanhado por um coro de 100 mil vozes, no Rock in Rio. Antes, ele já tinha interpretado a música dos dois baianos em um programa de TV e também no Free Jazz Festival de 1995, quando cantou em dueto com Gilberto Gil.
Um dado curioso é que, embora não fosse uma música de protesto, “Você Abusou”, em princípio, chegou a ser censurada pela ditadura militar.
Outra curiosidade: antes de gravar “Você Abusou”, os autores a ofereceram a Wilson Simonal, que agradeceu o presente mas não gravou. Depois da gravação e do sucesso de Antônio Carlos e Jocafi, a música teve cerca de 200 regravações, incluindo, entre as mais recentes, as de Jorge Aragão, Daniela Mercury e Diogo Nogueira.
No vídeo abaixo, Antônio Carlos e Jocafi cantam “Você Abusou“, acompanhados pelo Paulinho Moska:
A TRIBUNA: REPRESENTANTE DA JALES PARK (ZONA AZUL) DIZ QUE “SE MUDAR A LEI, SERÁ O FIM DO CONTRATO”
No jornal A Tribuna deste final de semana, destaque para o recurso interposto pela defesa de Roberto Santos Oliveira, o Betto Calçados, contra a decisão do juiz Adílson Vagner Ballotti, da 5ª Vara de Jales, que determinou o leilão das mercadorias e mobílias das três lojas interditadas pela PF na operação “Farra no Tesouro”. O ex-marido da ex-tesoureira Érica alega, entre outras coisas, que o leilão seria uma medida prematura, uma vez que ainda não houve nenhuma condenação com trânsito em julgado. Roberto pede a desinterdição das lojas e a nomeação de um administrador judicial, pois entende que, com as lojas abertas, estará gerando empregos e, com o movimento, poderá obter resultados melhores do que aqueles que serão obtidos em um leilão.
Destaque, igualmente, para o inquérito civil instaurado pelo Ministério Público de Jales para apurar a responsabilidade pelas inundações que ocorrem no Jardim Alvorada nos dias chuvosos, principalmente depois da construção das casas do conjunto habitacional Nova Jales 2. Os fatos chegaram ao conhecimento do MP através de representação do vereador Tiago Abra, na qual o parlamentar narra os prejuízos causados a moradores do Jardim Alvorada. O MP quer saber quais foram as providências tomadas pela Prefeitura para melhorar o sistema de drenagem dos bairros Nova Jales 1 e 2, que se mostra inadequado.
Os números da UPA de Jales, que se defende das críticas apresentando média de atendimentos diários prestados durante o ano de 2018; ainda na mesma seara, a recomendação do MPF para que as obras que estão sendo realizadas na UPA sejam concluídas em 90 dias; os detalhes sobre a audiência pública realizada pela Câmara para debater mudanças na Zona Azul de Jales; as críticas do vereador Deley às monitoras da Zona Azul, supostamente mal educadas, e à empresa Jales Park, que teria mentido para os vereadores; e a operação da Polícia Civil contra a pedofilia, que prendeu um homem em Estrela D’Oeste, são outros assuntos de A Tribuna.
Na coluna Enfoque, destaque para o Seminário promovido na sexta-feira, 29, pela Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), presidida pelo prefeito Flá Prandi, que reuniu prefeitos e representantes de 56 municípios na Câmara Municipal de Jales. Na página de opinião, o Valmor Bolan escreve artigo sobre a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, enquanto a crônica do Hélio Consolaro fala sobre as “prostitutas do templo”. No caderno social, destaque para a festejada coluna do Douglas Zílio e para a festa de aniversário da garotinha Sofia, filha dos médicos Rebecca Mayanne e Mauro Prado Carvalho.
CARRO É ATINGIDO POR TREM AO TENTAR ATRAVESSAR LINHA FÉRREA EM JALES
A maior tragédia de Jales ocorreu nesse mesmo lugar, em 1966, quando um ônibus que saía de Jales em direção a Fernandópolis foi atropelado por um trem. As 11 pessoas que viajavam no ônibus, incluindo o motorista, morreram no acidente.
Era um domingo à tarde e o time do CAJ se preparava para entrar em campo para um jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto. Quando a notícia chegou ao estádio, muita gente deixou a arquibancada e correu para ver o acidente. O CAJ perdeu por dois a zero.
O falecido ex-prefeito Rato – então com 12 anos – e outros garotos do Jardim Paraíso tinham acabado de atravessar a linha férrea em direção ao estádio, mas, ao ouvir o barulho, voltaram e, junto com alguns moradores daquela região da cidade, foram os primeiros a chegar ao local do acidente.
Eu também fui ao local (acho que a cidade inteira correu para lá!) mas não me lembro de muita coisa. Guardo – por marcante – apenas uma imagem do acidente. Há uns três ou quatro anos, conversando com o ex-prefeito Rato sobre o caso, ele descreveu uma imagem que ficou na cabeça dele. Exatamente a mesma que eu guardei.
E como sempre acontece em casos assim, há histórias de pessoas que teriam escapado do acidente porque perderam o ônibus. Edemerval Prado, o Vavo do Hotel Galeria, foi uma dessas pessoas. Ele pretendia ir a Estrela D’Oeste, mas chegou atrasado ao ponto de ônibus.
Vamos à notícia do G1:
Um carro ficou danificado após ser atingido por um trem ao tentar cruzar a linha férrea no Jardim Paulista, em Jales (SP), na madrugada deste sábado (30). Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.
De acordo com a Polícia Militar, ao fazer o pare, a motorista acabou deixando o carro descer e ficou perto demais da linha férrea.
A PM informou que o acidente aconteceu por volta das 3h e a polícia só foi acionada às 7h. A condutora decidiu não registrar boletim de ocorrência.
Em nota, a empresa Rumo afirmou que “o acidente aconteceu por irresponsabilidade do motorista do carro, que não respeitou a sinalização e tentou cruzar a ferrovia no momento em que o trem se aproximava. A linha férrea é preferencial e não parar e olhar antes de atravessar é infração gravíssima.”
PREFEITURA ESTUDA REABERTURA DE FARMÁCIAS DAS UNIDADES DE SAÚDE DO JACB E DO ARAPUÃ
Da assessoria de imprensa da Câmara:
O vereador João Zanetoni (PSB), através de requerimento aprovado em Sessão Ordinária, questionou a Prefeitura se havia previsão para a reabertura da farmácia na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Dr. Luís Ernesto Sandi Mori”, no bairro Conjunto Habitacional JACB.
Segundo o vereador, a situação obriga os pacientes do JACB e de vários bairros vizinhos, que necessitam de medicação fornecida pela Prefeitura Municipal, a se deslocar até a Unidade de Saúde no Centro de Jales. Para muitos pacientes, esse deslocamento é difícil e, aparentemente, não há uma justificativa razoável para a farmácia não voltar a funcionar na ESF “Dr. Luís Ernesto Sandi Mori”.
Zanetoni indagou qual seria a previsão para a reabertura da farmácia e, caso a Prefeitura não pretendesse reabrir a farmácia, por qual motivo.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, informou que estão sendo adotadas medidas para a reabertura das farmácias nas Unidades de Saúde do JACB e Arapuã.
A reabertura da farmácia na ESF “Dr. Luís Ernesto Sandi Mori” depende da contratação de profissional farmacêutico, pois para o seu funcionamento, o Conselho Regional de Farmácia exige, no mínimo, um farmacêutico e um técnico de farmácia atuando no local.
Foi realizado pela Prefeitura um concurso para o cargo de farmacêutico, com disponibilidade de uma vaga, que já foi ocupada e por isso há a necessidade de criação de mais cargos de farmacêuticos, uma vez que os disponíveis pelo município estão preenchidos.
No mesmo concurso, foi aberta uma vaga para técnico de farmácia, com convocação imediata e uma vaga para cadastro de reserva. A convocação ainda não foi publicada. Assim que for criado e preenchido o cargo de farmacêutico e houver a nomeação do técnico de farmácia, será possível a instalação das duas farmácias, a do JACB e a do Arapuã. As farmácias funcionarão por meio período.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).






