JUSTIÇA DETERMINA LEILÃO DE BENS DA EX-TESOUREIRA ÉRICA

Deu no G1:

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público (MP) e determinou o leilão de bens da ex-tesoureira de prefeitura de Jales (SP) Érica Carpi de Oliveira, apreendidos durante a operação Farra do Tesouro.

O esquema responsável por desviar cerca de R$ 5 milhões do município foi descoberto e revelado em julho do ano passado. A decisão foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial.

O advogado que defende os acusados afirmou para a reportagem da TV TEM que vai entrar com mandado de segurança no Tribunal de Justiça, pedindo nova avaliação dos bens. O advogado considera que valores dos bens ficaram abaixo daquilo que realmente valem.

De acordo com o juiz Adílson Vagner Ballotti, da Vara Criminal de Jales, três estabelecimentos comerciais – uma loja de roupas e duas de sapatos, que estão em nome do ex-marido de Érica, Roberto Santos Oliveira – deverão ser vendidos em um leilão no prazo de 60 dias, para ressarcir os prejuízos causados nos cofres da prefeitura de Jales.

As lojas eram administradas pela irmã e pelo cunhado da suspeita. Todos foram presos durante a operação que também apreendeu joias avaliadas em R$ 5 mil. As peças também serão colocadas em leilão.

O ex-marido de ex-tesoureira suspeita de desviar milhões de prefeitura aguarda o processo em liberdade. Já Érica Carpi conseguiu prisão domiciliar no Tribunal de Justiça.

A chácara de alto padrão, localizada na zona rural de Jales, avaliada em quase R$ 1,4 milhão e que pertence a ex-tesoureira não foi incluída na relação de bens que serão leiloados. Pelo menos, por enquanto, já que o MP também pediu a venda desse imóvel.

Na mesma decisão que determinou a venda dos bens, a Justiça autorizou que seis veículos apreendidos e avaliados em R$ 271 mil sejam usados pela prefeitura de Jales, nas áreas da saúde, educação e assistência social.

O processo que autorizou a venda dos bens e o uso dos veículos está correndo separado da ação criminal principal, que acusa a ex-tesoureira e seus familiares de desviar dinheiro dos cofres público.

11o GRANDE LEILÃO DA SANTA CASA ACONTECE NO FINAL DO MÊS

Da assessoria de imprensa da Santa Casa:

O 11º Grande Leilão de Gado em prol da Santa Casa de Jales está agendado para o dia 31 de março de 2019, no Comboio em Jales, a partir das 10h30. A instituição conta mais uma vez com a solidariedade da população para que participem da primeira ação do ano realizada pelo hospital. 

 O setor de Captação de Recursos informou que está quase tudo pronto e garante que será uma linda festa em prol da instituição “Na próxima segunda-feira vamos nos reunir com a Comissão de Leilão para acertar os últimos detalhes. Nós estamos contando com o apoio das autoridades e população dos 16 municípios referenciados”, ressaltou Luciana Vicente.

 O provedor Junior Ferreira destacou que não é possível realizar uma ação sem ter o apoio da população “A Santa Casa de Jales é de responsabilidade de todos nós e tenho a certeza que será mais um evento de sucesso. No dia 31 de março de 2019, temos um encontro marcado no Comboio em Jales a partir das 10h30, para essa grande confraternização”. 

De acordo com o presidente da Comissão de Leilão, Sérgio Cavassani (Nicão) serão servidos espetos de carne, pastéis e bebidas com valores acessíveis. O leilão será presencial e os interessados em arrematar gados terão até 100 dias para realizar o pagamento.

EX-PM PRESO SOB SUSPEITA DE MATAR MARIELLE É VIZINHO DE BOLSONARO

A vizinhança não é a única coincidência. Um dos suspeitos tem o sobrenome Queiroz. E a filha do repórter investigativo Chico Otávio, de O Globo, autor da matéria sobre a prisão dos dois suspeitos, foi atacada por Bolsonaro há apenas dois dias. 

E segundo o jornalista Joaquim Carvalho, o ex-PM e o Bolsonaro precisam explicar como moram em um condomínio onde os imóveis valem mais de R$ 4 milhões. Mas esse é outro assunto.

O fato é que a foto acima, em que Bolsonaro aparece ao lado de um dos suspeitos, e a hashtag “OAssassinoMoraAoLado” estão bombando no Twitter. Deu no DCM:

Policiais da Divisão de Homicídios e promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro prenderam, na manhã desta terça-feira (12), o policial militar reformado Ronnie Lessa, 48 anos, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos.

A força-tarefa afirma que eles participaram dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Ronnie Lessa, segundo a denúncia, é o autor dos 13 disparos que mataram Marielle e Anderson; ele estava no banco de trás do Cobalt que perseguiu o carro da vereadora.

Lessa também teria feito pesquisas sobre o então interventor na segurança pública do Rio, general Braga Netto, e fazia pesquisas na internet sobre a submetralhadora MP5, que pode ter sido usada no crime.

O sargento Lessa foi preso em casa.

Ele mora no mesmo condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro tem uma casa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

PRÓXIMO SÁBADO TERÁ MAIS UMA EDIÇÃO DO ‘SARAU NO PONTO’

Da Secretaria Municipal de Comunicação:

Está marcado para o próximo sábado, 16, mais uma edição do Sarau no Ponto, que promete novamente reunir centenas de pessoas na frente do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, na Rua Sete, na lateral do Centro Cultural Dr. Edílio Ridolpho, o Teatro Municipal. O evento começa às 19h30.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo (SMECT), o evento cultural vai contar com apresentações de danças, performances, poesias, entre outros segmentos.

De acordo com os organizadores, o Sarau que vem crescendo a cada nova edição, tem como meta promover um encontro entre o público não tendo divisão entre palco e plateia, onde todos possam ser protagonistas e ter um espaço compatível para se expressarem.

“Disponibilizamos ambientes para os participantes, como o pé de poesias, com trocas de livros; Pontinho de Cultura, um espaço pensado e construído para as crianças; o espaço Aqui se faz e a praça de alimentação, que incluiu as barracas que comercializam algumas delícias no local”, ressaltou o diretor da Escola Livre de Teatro, Clayton Campos.

Clayton disse ainda que “a primeira edição de 2019, no mês de janeiro, foi lindo, reunimos mais de 300 pessoas. Nossa próxima tem tudo para repetir o sucesso, fazendo transbordar arte e exalar afeto. Estamos muito felizes e gratidão é o sentimento que carregamos. Quero convidar a todos para estar conosco no dia 16 de março e ver as novidades que teremos no Sarau”.

PESQUISA: DE CADA DEZ FALAS DE BOLSONARO, SEIS SÃO MENTIROSAS

Deu no Brasil 247:

Em meio à promoção do linchamento da jornalista Constança Rezende nas redes sociais a partir de uma fake news divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, um levantamento divulgado pela agência de checagem Aos Fatos mostra o grau de disseminação de informações falsas por parte do presidente.

Segundo o levantamento, em 68 dias à frente da Presidência da República, Bolsonaro deu 82 declarações falsas ou distorcidas. A base agrega todas as declarações de Bolsonaro feitas a partir do dia de sua posse como presidente. 

Ao todo, de acordo com a agência, foram 149 declarações “passíveis de checagem”. A média de informações falsas ou com algum grau de erro disseminadas pelo capitão da reserva é de 1,4 por dia.

Os temas mais frequentes de fake news do presidente são economia, ideologia e declarações a respeito de nomeações para a equipe de governo.

INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO BOLSONARO PREJUDICA MORADORES DO JARDIM ARAPUÃ

Enquanto o Bozo passa boa parte do tempo discutindo os problemas da Venezuela ou repercutindo notícias falsas no Twitter, seu governo continua parado e já começa a causar problemas, inclusive aqui em Jales. E quem paga pela incompetência da turma que se aboletou no poder é justamente a parte mais fraca da sociedade, ou seja, os mais humildes.

Dia desses, o atento vereador Luiz Henrique Viotto, o Macetão(PP), questionou a Prefeitura sobre os motivos que estariam impedindo a continuidade da reforma da ESF “Getúlio de Carvalho”, no Jardim Arapuã, que está paralisada há um bom tempo.

Segundo Macetão, o atraso na reforma está causando grande desconforto e dificuldades para os pacientes atendidos por aquela unidade de saúde, que estão sendo obrigados a se deslocar até outras unidades mais distantes para conseguir atendimento médico.

Para quem não sabe, a empresa responsável pela reforma paralisou os serviços porque não estava vendo a cor do dinheiro, que deveria estar sendo repassado pelo Ministério da Saúde.

Na resposta enviada ao vereador Macetão, a Prefeitura explicou que a empresa já concluiu 86% dos serviços previstos na reforma, mas, até uns dias antes de paralisar as obras, tinha recebido apenas R$ 35,4 mil, que correspondiam a 20% dos serviços executados.

A Prefeitura explicou, também, que entrou em contato com o Ministério da Saúde no dia 16 de janeiro e foi informada que os recursos seriam repassados nos próximos dias. Mais de um mês depois – sem receber nenhum repasse – a Prefeitura fez novo contato e recebeu a informação de que o Ministério não tem recursos disponíveis.

Portanto, não há nenhuma previsão sobre a retomada da reforma e os moradores do Arapuã terão que continuar procurando as unidades de saúde de outros bairros. Enquanto isso, nós todos – incluindo os moradores do Arapuã – teremos que ajudar a pagar a conta do atendimento a Bolsonaro no Albert Einsten, que ficou em R$ 400 mil, o dobro do que se pretende gastar com a reforma da ESF do Arapuã.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL PROMOVE O SALDÃO DA CIDADE

Nesta semana, a Boa Vista e as Associações Comerciais de JALES, Marília, Olímpia, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Taubaté vão promover, simultaneamente, em cada município uma ação coordenada com alguns lojistas locais para derrubar os preços no comércio. Trata-se do Saldão da Cidade, que será realizado entre os dias 11 e 18 de março.

A ação coincide com a Semana do Consumidor, comemorada no Brasil no mesmo período e que este ano celebra  28 anos do Código de Defesa do Consumidor (11/3) e o Dia Mundial do Consumidor (15/3). 

Para que o consumidor identifique as lojas que participam da ação, foi desenvolvido material promocional, com banner, adesivo, selo, bexigas, todos com a expressão “Aqui tem Saldão da Cidade”. Os lojistas participantes colocarão estes materiais na vitrine, para sinalizar que ali poderá comprar com preço mais atrativo. 

O Saldão da Cidade é uma iniciativa que coloca em prática a expressão “a união faz a força”.  “Acreditamos que juntos poderemos fazer com que o consumidor possa realizar seus sonhos sem gastar muito e parcelando suas compras”, destaca Lola Oliveira, diretora executiva de Produtos e Marketing da Boa Vista.

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o país a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

JORNAL DE JALES: VEREADOR BEBUM VOLTOU A APARECER ‘CHAPADO’ NAS SESSÕES DA CÂMARA

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, que está destacando a atuação do jalesense Jhonatan Fernando Ferreira, ex-aluno da Escola Estadual “Carlos Arnaldo Silva”. Jhonatan, que já esteve em Nova Yorque para apresentar um trabalho sobre aproveitamento da água na escola, teve outro trabalho reconhecido, desta vez pela Universidade de Coimbra. Ele viajou a Portugal para participar de um Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Faculdade de Direito de Coimbra, uma das mais antigas do mundo. No Congresso, que abordou a questão dos direitos das minorias em nível mundial, o jalesense apresentou sua pesquisa sobre o genocídio dos Yazidis, um povo curdo que vive em uma região fronteiriça entre a Síria e o Iraque.

Destaque, também, para a iniciativa do prefeito Flá Prandi, que está anunciando a realização de um leilão para se livrar dos veículos sucateados que estão depositados no almoxarifado municipal. Segundo o prefeito, os veículos não têm condições de ser recuperados e deverão ser vendidos para que a Prefeitura possa, com o dinheiro arrecadado, adquirir outros mais novos. O prefeito reconheceu que um dos maiores problemas da Prefeitura é a falta de equipamentos pesados, como caminhões, pás-carregadeiras e niveladoras, que são insuficientes para atender as necessidades do município.

Os acidentes ocorridos na região, durante o carnaval, que tiraram a vida de cinco pessoas e deixaram outras tantas em estado grave; a ação do MPF de Jales, que está processando um engenheiro civil acusado de cobrar propina para liberar obras financiadas pela Caixa Federal; o grande número de infrações e de focos de queimadas registrados pela Polícia Ambiental da região; o pedido dos vereadores de Jales para que o Consirj adquira um aparelho de eletrocardiograma para a UPA; e a eleição do presidente da OAB de Jales, Marlon Luiz Garcia Livramento, para dirigir a colônia de férias da OAB Recanto do Rio Paraná, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior informa que são cada vez mais insistentes os rumores dentro e fora do Legislativo jalesense dando conta de que um vereador voltou a frequentar as sessões da Câmara Municipal meio chapado. O colunista afirma que, segundo se comenta, o nobre e topetudo edil, visivelmente alterado, insiste em subir à tribuna e falar como se estivesse nos botecos do bairro dele, provocando um clima de constrangimento no ambiente. Deonel ressaltou, ainda, que alguns colegas do etílico vereador estariam prontos para dar o bote e enquadrá-lo no Conselho de Ética da casa.   

ZIZI POSSI – “ASA MORENA”

Assim como o João Só (“Menina da Ladeira”) e o Gílson (“Casinha Branca”), o gaúcho Zé Caradipia é um daqueles compositores de apenas um sucesso. Chico Feitosa, compositor de “Fim de Noite”, é outro caso. Tanto que ficou conhecido como Chico Fim-de-Noite, da mesma forma que o Gílson é chamado de Gílson Casinha.

No caso do Zé Caradipia, o sucesso único chama-se “Asa Morena”, gravada em 1982 pela Zizi Possi. A composição não foi importante apenas para o autor, mas também para a Zizi, que, em certa ocasião declarou que “foi mesmo a Asa Morena que me fez voar”.

Não é para menos: gravada no quinto disco de Zizi, “Asa Morena” foi considerada uma das músicas românticas mais populares do século XX. Tão romântica que, de vez em quando, alguma noiva canta essa canção antes de dizer o sim, como no caso que se poderá ver aqui.

José Luís Fernandes é o nome verdadeiro do Zé Caradipia. O apelido é uma derivação de “cara de piá”, ou seja, “cara de guri”, como são chamados no sul aqueles que tem cara de garoto. Ele começou a cantar músicas regionais em 1976 e, quatro anos depois, foi convidado a gravar um disco na Polygram.

O disco não saiu, mas, na viagem que fez ao Rio de Janeiro, em 1980, para tratar do assunto, Zé Caradipia mostrou algumas de suas composições ao produtor de Zizi Possi – João Augusto – que gostou de uma delas, justamente a “Asa Morena“, gravada por ela dois anos depois.

A música, explica Zé Caradipia, nasceu quando ele ouviu uma notícia na televisão sobre Luiz Gonzaga e teve a ideia de compor “Asa Morena” – uma toada – como contrapartida ao baião “Asa Branca”.

Zé Caradipia só conseguiu gravar seu primeiro disco em 1996, mas a gravação de “Asa Morena” pelo próprio autor só veio em seu terceiro CD – e, por enquanto, último – gravado em 2003, durante show realizado em Porto Alegre. No vídeo abaixo, dona Maria Izildinha Possi interpreta “Asa Morena”

1 546 547 548 549 550 1.806