TRIBUNAL DE CONTAS DIZ QUE ADERJ TERÁ QUE DEVOLVER DINHEIRO À PREFEITURA
O Tribunal de Contas do Estado julgou alguns recursos da Associação dos Deficientes Físicos da Região de Jales – ADERJ – e decidiu manter decisão anterior que determinava a devolução de cerca de R$ 82 mil aos cofres públicos.
O valor, que deverá ser atualizado, refere-se à chamada “taxa administrativa” cobrada pela ADERJ em alguns termos de parceria firmados com a Prefeitura de Jales em 2010 e 2011, quando o município teria repassado cerca de R$ 822 mil à entidade. A Aderj poderá recorrer à justiça para tentar escapar à devolução.
Essa não foi, porém, a única decisão da semana passada que envolve a Aderj. Em outro processo, os conselheiros do TCE concluíram que a entidade terá que devolver mais R$ 11,4 mil, devidamente corrigidos, referentes às “despesas operacionais” de outro termo de parceria, cuja prestação de contas foi julgada irregular. Nesse caso, ainda cabe recurso ao próprio TCE.
Convém ressaltar que, apesar de o TCE estar exigindo a devolução de parte do dinheiro repassado pela Prefeitura à Aderj, os conselheiros concluíram, também, que não ficou comprovado nenhum desvio de recursos.
EX-PREFEITO DE SÃO FRANCISCO NÃO GOZOU FÉRIAS E, AGORA, QUER RECEBÊ-LAS EM DINHEIRO
O ex-prefeito de São Francisco, Sebastião de Oliveira Baptista, o Tiãozinho, ingressou com uma Ação de Cobrança de Férias Regulamentares na justiça de Palmeira D’Oeste, com o objetivo de receber as férias não gozadas durante o tempo em que exerceu o cargo de prefeito, de 2009 a 2012.
Tiãozinho quer receber nada menos que R$ 28,7 mil pelos quatro períodos de férias que ele – certamente que por decisão própria – deixou de gozar.
Antes de recorrer à justiça, ele tentou receber a grana diretamente da Prefeitura, mas o atual prefeito, Maurício Honório de Carvalho, indeferiu o pedido. Um artigo da Lei Orgânica de São Francisco diz que as férias do prefeito não podem ser convertidas em pecúnia (dinheiro), nem acumuladas.
Não deixa de ser curiosa a cobrança do ex-prefeito, pois, como dito acima, é muito provável que ele não tenha tirado férias porque não quis.
Os prefeitos, assim como qualquer trabalhador, têm direito a férias, mas, como o exercício do cargo deve ser algo muito bom, eles, normalmente, acabam abrindo mão delas. Em alguns casos, até para não dar chance ao vice-prefeito.
Resta saber, agora, o que dirá a justiça. De qualquer forma, o ex-prefeito parece ter pressa de receber a grana. Ele – que nasceu em janeiro de 1951 – está pedindo prioridade na tramitação de seu processo, uma vez que já pode ser considerada uma “pessoa idosa, na acepção jurídica do termo”.
JORNAL DE JALES: PROJETO QUE PEDE INSTALAÇÃO DE HOSPITAL REGIONAL EM JALES VOLTA À PAUTA
O Jornal de Jales deste domingo chegou às bancas e aos assinantes destacando que a instalação de um hospital regional em Jales – projeto do médico Luiz Henrique Leite Nogueira – voltou à pauta durante visita do deputado Rodrigo Garcia à nossa cidade.
A novela envolvendo o reajuste salarial dos servidores municipais também voltou à pauta e, segundo o jornal, Sindicato e Prefeitura poderão chegar a um consenso nessa segunda-feira, quando a prefeita Nice Mistilides terá reunião com os sindicalistas.
E a semana está prometendo uma revoada de políticos em Jales. Na quinta-feira, está prevista uma visita do pré-candidato a governador, pelo PT, Alexandre Padilha. E, na sexta-feira, o secretário Júlio Semeghini estará em Jales para uma reunião com os prefeitos da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense.
Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que a vereadora Pérola Cardoso(PT) poderá ser convidada para ocupar um cargo de assessora parlamentar da deputada estadual Ana Perugini, também petista. Quem já assumiu um cargo de assessoria é o ex-prefeito de Fernandópolis, Adílson Campos, que vai representar o deputado federal Devanir Ribeiro(PT) na região.
MÃE DINAH MORRE EM SÃO PAULO AOS 83 ANOS
A notícia é do Diário de Pernambuco:
A vidente Benedicta Finazza, conhecida como Mãe Dináh, morreu na madrugada deste sábado (3), em São Paulo. Ela estava internada deste a última quinta-feira no Hospital da Luz, na Vila Mariana, Zona Sul da capital paulista. As causas da morte, no entanto, ainda não foram divulgadas. O enterro da vidente deve ocorrer às 15h, no Cemitério da Paz, no Morumbi. Ela estava com 83 anos.
Entre os casos de maior repercussão estão as supostas previsões da morte dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas, do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, e da cantora Elis Regina. No caso dos Mamonas, ela afirmava que, quando via o grupo na televisão, eles apareciam envolvidos por fumaça preta. Em março de 1996, o avião que levava os artistas se chocou com a Serra da Cantareira.
Mãe Dináh alegava também ter previsto que o Corinthians conquistaria o título da Libertadores e que o Santos venceria o Paulista, ambos fatos ocorridos em 2012. Segundo contou em entrevistas, ela teria começado com as “ações sensitivas” aos 3 anos e teria premeditado a morte da avó, poucas horas antes de acontecer, quando tinha 7 anos.
CCTI REABRE AS PORTAS E RECEBE VISITA DA PREFEITA NICE
A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:
Depois de um período de reestruturação, o CCTI – Centro de Convivência da Terceira Idade reabriu as portas na última sexta-feira, 25, para o tradicional baile da terceira idade. A iniciativa contou com o apoio e a presença da prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice e da secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Maria José Leite, a Zezé.
A festa foi animada pela Banda Aquarius e lotou as dependências do novo salão. Para que o espaço voltasse a realizar os bailes, foram necessárias algumas adequações, dentre elas: troca do forro, pintura, revisores de extintores de incêndio, novas portas, duas saídas de emergência, travas anti-pânico e outras, tudo de acordo com as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros.
“Fico feliz de ver a casa cheia e a animação da nossa melhor idade. Promover esse tipo de integração faz parte dos planos da nossa administração. Quero aqui parabenizar o esforço de toda diretoria, em nome do Ezequiel, que venceu mais este desafio e volta a realizar um dos melhores bailes da nossa cidade”, lembrou a prefeita Nice.
O CCTI abre às portas todas as sextas-feiras, com bailes e bandas voltadas para a melhor idade. O espaço fica localizado na Rua Itapura, 1664, no Jardim São Jorge. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99604.8198.
QUADRILHA COM MALAS DE DINHEIRO APLICAVA GOLPES EM POLÍTICOS, DIZ PF DE JALES
A notícia é do G1:
Um dos integrantes do grupo preso pela Polícia Federal de Jales (SP) nesta sexta-feira (2) suspeitos de estelionato se apresentava a políticos da região como assessor de senadores e deputados de Brasília para praticar o crime. A informação é do delegado responsável pelo caso, Cristiano de Pádua, de acordo com o depoimento de uma das vítimas, que procurou a polícia após ser contactada pelos criminosos. Políticos eram alvos do crime.
A quadrilha de estelionatários estava na região noroeste paulista há pelo menos um mês e foi presa em São José do Rio Preto (SP). Segundo a polícia, eles marcaram diversas reuniões com políticos da região e negociavam a compra de dólares com dinheiro que seria sobra de campanha. “Esse grupo provavelmente age em diversos estados do Brasil. Uma das supostas vitimas procurou a delegacia e informou que havia recebido uma ligação telefônica de um dos golpistas, que tinha interesse de financiar sua campanha. Percebemos que eles fizeram contato com diversos políticos e candidatos que participaram das últimas eleições e que eventualmente teriam interesse no financiamento de campanha para as próximas eleições”, explica Pádua.
Segundo a PF, um dos integrantes do grupo se apresentava como o assessor, uma mulher como secretária e outro levava o dinheiro. O objetivo era negociar a compra de dólares a valores bem acima do mercado com dinheiro que o suspeito dizia ser sobras de campanhas eleitorais. Em uma tabela apreendida, havia alguns exemplos: por US$ 250 mil, o homem pagaria mais de R$ 1 milhão.
Os suspeitos foram presos com duas maletas de dinheiro e havia notas falsas entre as cédulas verdadeiras. No total foram contabilizados mais de R$ 600 mil. Três pessoas foram presas: um produtor rural de Minas Gerais de 42 anos, uma mulher de 33 anos, carioca, e um homem de 41 que é policial civil no Rio de Janeiro. Com eles, além do dinheiro foram apreendidos dois carros, um revólver e munição oficiais do estado fluminense.
A TRIBUNA: ATROPELAMENTO NA EUCLIDES DA CUNHA CEIFA VIDA DE HOMEM DE 37 ANOS
O jornal A Tribuna deste final de semana está destacando o atropelamento, aqui em Jales, de um homem de 37 anos, que faleceu instantaneamente. O acidente ocorreu por volta das 15:00 horas, quando o homem atravessava a rodovia Euclides da Cunha, nas proximidades do Distrito Industrial II.
Em entrevista, o ex-arenista Francisco Gerez Garcia, o Paco, conta porque resolveu se filiar ao PMDB, que, nos tempos da ditadura, era o arquirrival da Arena.
Destaque, também, para o caso de um ex-prefeito da região, que não tirou férias enquanto estava no cargo, e agora está requerendo o pagamento das mesmas em dinheiro. E vejam que coisa curiosa: a PF prendeu um grupo de estelionatários que aplicava golpes em… políticos!
O jornal traz, ainda, as últimas novidades da guerra entre a prefeita Nice Mistilides e o Sindicato dos Servidores Municipais, por conta do reajuste salarial. Entre outras coisas, está cada vez mais próxima a possibilidade de os nossos dois cemitérios ficarem sem coveiros nos finais de semana.
E, como em todos os finais de semana, A Tribuna publica os artigos do vice Pedro Callado e do filósofo Marco Antônio Poletto, além da coluninha de intrigas políticas escrita por este aprendiz de blogueiro. No caderno social, a lidíssima coluna do Douglas Zílio traz as novidades do jet-set local e regional.
GAIVOTAS DA FIEL QUEREM ESTREAR NA ARENA CORINTHIANS DEPOIS DA COPA
A notícia é do portal Terra:
“Gaivotas da Fiel, só depois da Copa do Mundo”. Assim falou o jornalista Felipeh Campos, idealizador da torcida LGBT do Corinthians, para avisar que mudou a estratégia do lançamento da nova organizada do Timão. Antes de vestir a camisa corintiana, os integrantes vão mostrar as caras (e bocas) no Mundial de Futebol que começa no dia 12 de junho com o jogo entre Brasil e Croácia. “Vamos tornar a Gaivotas da Fiel em Gaivotas do Brasil, uma torcida que vai apoiar a seleção brasileira”, disse.
Segundo Campos, a estreia terá a presença de gente de todo o Brasil. “Já fizemos convênio com um hotel para abrigar os torcedores da Gaivotas. O grupo comprou cerca de cinco mil ingressos para partidas em São Paulo e Rio de Janeiro”, falou. Antes das partidas, a ideia é promover uma festa fora das arenas, com direito a cheerleaders, música e uma camiseta com a ilustração de dois jogadores se beijando em campo.
Quanto aos Fiéis, a torcida lésbica, gay, bissexual e transexual, deve fazer a estreia no segundo semestre deste ano. A presença na Copa do Mundo faz parte da estratégia de Felipeh de reforçar a marca da torcida. Ele vem conversando com dirigentes do clube para negociar a presença da Gaivotas da Fiel nos jogos do time. “Vamos ter uma reunião grande com a diretoria para mostrar nossa estratégia”, afirmou.
A estreia será feita com cautela, para não acirrar ânimos homofóbicos nem colocar em risco a segurança dos torcedores. A princípio, a Arena Corinthians, em Itaquera, vaio destinar as arquibancadas atrás dos gols para as torcida organizadas. A Gaivotas pode propor sair desta área. O que evitaria provocações e brigas. No ano passado, Felipeh Campos chegou a ser abordado por torcedores corintianos na rua e ameaçado de agressão se quisesse levar adiante a Gaivotas da Fiel.




