DIOCESE DE ASSIS SUSPENDEU PADRE QUE ABENÇOOU UNIÃO DE HOMOSSEXUAIS

Do blogueiro Paulopes:

A Diocese de Assis (SP) decretou a suspensão “ad cautelam” (por cautela) do padre Vicente Paula Gomes por ele ter abençoado um casal gay, formado por Luiz Carlos dos Santos e Claudinei Batista de Almeida.

O bispo de Assis, dom Argemiro de Azevedo, considerou “as acusações” ao padre como grave, porque, segundo ele, o direito canônico proíbe esse tipo de benção.

Padre Gomes deu as bençãos aos homossexuais em dezembro de 2019. Fotos e vídeos que circulam na internet registram o momento.

A Luiz e Claudinei,o padre disse: “Não posso dar esse sacramento [do casamento], mas derramo sobre vocês a bênção para que tenham os deveres de companheiros até o fim de suas vidas e não se esqueçam que Deus abençoa o amor de vocês”.

A suspensão do padre Gomes é um pequeno exemplo entre outros, de maiores proporções, da dificuldade da Igreja Católica em se tornar uma religião contemporânea e, por isso, ela tende a continuar a perder fiéis nas próximas décadas, até virar um capítulo a história da humanidade.

A cerimônia foi realizada em um clube de Assis. O caso – com direito a vídeo das bençãos e cópia do decreto de suspensão – foi divulgado também por um site italiano especializado nas coisas da Igreja Católica. Veja aqui.

DOIS HOMENS QUE TRABALHAVAM NA COOPERSOL MORREM DO CORAÇÃO NA MESMA MANHÃ

Matéria do jornalista Luiz Ramires para o Jornal de Jales trouxe mais detalhes sobre o caso dos dois trabalhadores da Coopersol que faleceram na segunda-feira, 06, vítimas de problemas cardíacos. Eis a matéria:

Um caso inédito impactou os trabalhadores da Coopersol, na manhã da última segunda-feira, dia seis de janeiro. Dois homens que trabalhavam no local morreram de ataque cardíaco. 

Segundo informações de funcionários da cooperativa, João Donizete, de 62 ia começar mais um dia como motorista quando passou a sentir dores no peito e foi socorrido pelo seu companheiro Mário Henrique, de 52 anos, recém-chegado de Votuporanga que começaria a trabalhar naquele dia, com mais três contratados, mas também morreu pouco depois.

PRIMEIRO CASO

Dorival Zara, Juceli Nascimento Cardoso e Alexandre Leite Ramires que estavam trabalhando por volta das 7h30 da manhã, disseram ao Jornal de Jales que João começou a passar mal e andou até uma árvore, onde permaneceu sentado em uma cadeira, com ânsia de vômito e dizendo que estava com muita dor no peito. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e os policiais que atenderam, segundo os funcionários, realizaram os procedimentos emergenciais para tentar salvá-lo e o conduziram para a UPA onde veio a falecer.

SEGUNDO CASO

Já por volta das 11 horas, Mário Henrique que estava em seu primeiro dia de trabalho se sentiu mal e sentou no mesmo local. Os funcionários disseram que rapidamente ele ficou em estado crítico e os bombeiros foram mais uma vez acionados e por já estar desacordado, foi conduzido direto para a Santa Casa, mas não resistiu e também acabou morrendo.

A administradora da Coopersol, Paula Bueno confirmou as informações e afirmou que quando chegou para trabalhar, João já tinha sido levado e depois acompanhou a situação de Mário até ele ser transportado para o hospital. 

Paula disse que João era motorista da Coopersol há cerca de sete meses e Mário iria iniciar o seu primeiro dia de trabalho como ajudante. Os funcionários que conversaram com a reportagem do Jornal de Jales disseram que os dois afirmavam ter problemas cardíacos. João teria dito que estava com uma cirurgia marcada para fevereiro e Mário afirmou ter depressão por ver o pai e a mãe morrer em seus braços.

FRASE

“Não sei se Bolsonaro tentou fazer uma brincadeira. Talvez não, porque o humor e a ironia não são seus pontos fortes e são recursos de linguagem que exigem bastante do cérebro. Seu histórico é mesmo de agressões”.

(Da jornalista econômica Miriam Leitão, sobre os ataques do presidente Bolsonaro aos jornalistas, que, segundo o presidente, é uma “raça em extinção”).

JORNAL DE JALES: BISPO QUER MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS CATÓLICOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cuja principal manchete destaca a ganhadora do prêmio de R$ 1 milhão do Saúde Cap, a serventuária do 2º Cartório de Notas, Nicinha Saura. Em entrevista, ela disse que ainda não sabe o que vai fazer com o dinheiro, mas já tem certeza de que irá doar parte dele (10%) para as entidades sociais de Jales. Nicinha contou que sempre compra as cartelas de um vendedor que vai até o Cartório todas as semanas, mas, dessa vez, ela estava muito ocupada e quem escolheu o número do bilhete foi sua colega de trabalho Norma. Ela contou, também, que a primeira pessoa que ligou para dar a boa notícia foi uma prima, mas, em princípio, ela achou que se tratava de um trote. Ela só acreditou quando recebeu ligações de outros familiares e amigos e do próprio Saúde Cap.

O jornal está destacando, também, a informação passada pelo delegado Marcos Negrelli, da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes, dando conta de que uma nova droga conhecida como MD, consumida por jovens com maior poder aquisitivo, já chegou a Jales. Segundo a notícia, a MD, também conhecida por “Michael Douglas”, “Madonna” ou “Molly”, é uma das drogas mais perigosas produzidas em laboratório e vem sendo consumida há cerca de 10 anos em baladas, shows, raves e festas de faculdades em vários pontos do país.

O caso dos dois funcionários da Coopersol que faleceram no mesmo dia, enquanto trabalhavam, vítimas de problemas cardíacos; o caso do jovem de 16 anos que se suicidou na manhã de quarta-feira, 08; as expectativas de alguns empresários jalesenses com relação a 2020; a posse do novo dirigente regional de ensino, Geraldo Niza da Silva; a emenda parlamentar de R$ 500 mil que o deputado federal Geninho Zuliani, aliado do prefeito Flá Prandi, está destinando para a Santa Casa; e a palavra do pré-candidato a prefeito, Luiz Henrique Moreira, garantindo que desta vez Jales não terá candidatura única, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior comenta que o bispo diocesano dom Reginaldo Andrietta surpreendeu os fiéis presentes à missa do domingo que antecedeu o Natal. Durante a homilia, o bispo pregou abertamente a participação dos católicos nas eleições municipais deste ano. Na opinião do bispo, é preciso que os católicos participem mais ativamente das eleições até como forma de garantir que, depois de eleitos, possam influir na implementação de políticas públicas que sejam do interesse da maioria, especialmente no campo social.

NEY MATOGROSSO – “O QUE É QUE A BAIANA TEM”

Recém-chegado ao Rio de Janeiro, o baiano Dorival Caymmi percorria as rádios cariocas, no segundo semestre de 1938, para mostrar suas músicas, em busca do sucesso. E o sucesso chegou até antes do esperado.

Naquele mesmo ano, um americano radicado no Brasil preparava um filme musical chamado “Banana da Terra”, que mostraria alguns artistas brasileiros. Um deles era a Carmem Miranda, que cantaria duas músicas de Ary Barroso: “Na Baixa do Sapateiro” e “Boneca de Piche”.

Ocorre que, depois de tudo acertado e com filme já em andamento, Ary Barroso cismou que tinha vendido muito barato os direitos autorais de suas músicas e passou a exigir o dobro do que havia sido combinado.

O produtor americano não gostou das exigências de Barroso e determinou que fossem providenciadas outras duas músicas para Carmem cantar. Foi aí que entrou em cena o quase desconhecido Dorival Caymmi.

Uma pessoa ligada ao filme ouviu Dorival cantando “O Que é Que a Baiana Tem” na rádio Tupi e sugeriu a canção como substituta de “Na Baixa do Sapateiro”. Com o lançamento do filme, o sucesso da música de Caymmi, cantada por Carmem Miranda, foi imediato.

Segundo Caymmi, a música causou tamanho burburinho na imprensa que as edições de domingo dos jornais entraram na onda de debater o que seria o tal “balangandã”, citado no trecho “quem não tem balangandãs não vai ao Bonfim”.

Em entrevista de 1943, Dorival contou que “O Que é Que a Baiana Tem” foi inspirada “naquelas mulheres que se vestiam ao rigor da moda e saíam à rua para saracotear nos dias de festa”.

No vídeo, quem canta “O Que é Que a Baiana Tem” é o Ney Matogrosso:

JUIZ DIZ QUE “BOSTA” PODE SER ELOGIO E ABSOLVE HOMEM QUE XINGOU GUARDA MUNICIPAL

Reparando bem, parece que esse juiz fez “merda”. Deu no blog do Fausto Macedo, no Estadão:

O juiz Caio Márcio de Brito, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Dourados (MS), absolveu um homem que xingou guardas municipais alegando que “ser chamado de bosta, dependendo da conotação, pode ser até um elogio”. Em sua decisão, o magistrado questionou a regularidade da autuação e ressaltou que a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual possui “muita relevância para tão pouca coisa”.

Segundo a denúncia apresentada pelo MP em outubro de 2019, o denunciado teria resistido a ser autuado por irregularidades na condução de moto e ao reagir teria chamado os guardas municipais de “bosta”. O homem alegou ter ficado “nervoso” com a apreensão do veículo.

“Sob o entendimento deste magistrado, não só não existiriam provas aptas a condenar o acusado pelo delito de resistência, como ficou demonstrado, pelo depoimento dos policiais, que não houve resistência na abordagem”, ressaltou o magistrado em sua decisão.

Sobre o fato do motociclista ter chamado os guardas de ‘bosta’, o magistrado disse que “ser chamado de ‘bosta’, dependendo da conotação, pode até ser um elogio, sim, porque ‘bosta’ pode ser visto como fertilizante, portanto, algo positivo. Pode ser visto como um objeto ou até um avião, quando se diz: esta ‘bosta’ voa? Ou utilizado de forma coloquial, quando se diz, a vida está uma ‘bosta’”.

A TRIBUNA: NOVA REGRA ELEITORAL QUE PROÍBE COLIGAÇÕES VAI TIRAR ALGUNS PARTIDOS DA DISPUTA PARA VEREADOR EM JALES

No jornal A Tribuna deste final de semana, o principal destaque é a movimentação política provocada pelas novas regras eleitorais. Uma das novidades da nova legislação – o fim das coligações entre partidos para a disputa das vagas de vereadores – deverá deixar de fora das disputas alguns partidos tradicionais, como o PTB da  ex-prefeita Nice Mistilides e o PPS, que, na eleição de 2016, elegeu o vereador Deley. Outra consequência das novas regras é o troca-troca de partidos: muitos dos que pretendem se candidatar a vereador estão indo para os partidos que, com certeza, estarão concorrendo com uma chapa completa de candidatos a vereador. Os atuais vereadores só poderão mudar de partido durante a “janela partidária”, de 04 de março a 04 de abril.

Ainda na seara política, o jornal traz matéria sobre alguns ex-vereadores que pretendem voltar à Câmara de Jales em 2021. Rivelino Rodrigues, que não disputou as duas últimas eleições, é um deles. Terá a concorrência de seu sobrinho Rivail Rodrigues Júnior(PRB), que também tentará uma volta. Gilbertão, que chegou a transferir seu título para Aparecida do Taboado, é outro que estará nas urnas eletrônicas, assim como Jediel Zacarias, Clóvis Viola(MDB), Jesus Martins Batista(PP) e Pérola Cardoso(PSDB). Rivelino, Gilbertão e Jediel ainda não definiram por qual partido se candidatarão.

O que a serventuária do Cartório do Garça, a Nicinha, que faturou o prêmio de R$ 1 milhão do Saúde Cap, pretende fazer com o dinheiro; as estatística do Cartório do Registro Civil de Jales, com os casamentos, nascimentos e falecimentos ocorridos em 2019; o resumo das prisões e apreensões realizadas pela Polícia Militar em dezembro; o temporal que voltou a alagar algumas ruas e avenidas de Jales; o novo dirigente regional de ensino, que assumiu o cargo na quarta-feira, 08; e as críticas do Conselho Municipal de Saúde às reformas do prédio da Câmara, que custarão R$ 263,6 mil, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, a informação de que – segundo fontes ligadas ao prefeito Flá Prandi e ao seu provável adversário, Luiz Henrique Moreira – o ex-vereador Rivelino Rodrigues vem apresentando boa performance nos levantamentos feitos pelos dois lados para medir o humor dos eleitores jalesenses. Rivelino, que está sem partido, poderá aparecer como vice em uma das chapas concorrentes. Na página de opinião, o blogueiro Hélio Consolaro escreve sobre os nomes que os pais estão escolhendo para batizar seus filhos. E no caderno social, destaque para a inauguração da loja de conveniência do Posto Alvorada e para a coluna do Douglas Zílio.

PREFEITO FLÁ E AUTORIDADES PARTICIPAM DE POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Ato realizado na manhã de sexta-feira, 10, marcou a posse e diplomação dos cinco novos Conselheiros Tutelares e os cinco suplentes eleitos para o mandato que se estende de 2020 a 2024.

O evento foi realizado na sede do CIEVI, na presença do prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, do promotor de justiça Cleiton Luiz da Silva, do vice-presidente da Câmara Municipal, João Zanetoni, da presidente do CMDCA, Meire Kelly de Souza dos Santos e da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social, Luana Lourenço da Silva.

Foram empossados Marilene Bonadio Antunes (762 votos), Alexandre Aprecido de Oliveira (556 votos), Sandra Emer Barros Pereira (464 votos), Domingos Aparecido Pedro (382 votos) e Eliezer Ferraz de Almeida (346 votos).

Também foram empossados os suplentes Alírio Pozzobon (306 votos), Sérgio Aparecido Gomes (290 votos), Katia Aparecida Constantino da Silva (278 votos), Dione Francislei Jodas da Silva (274 votos) e Paulo Henrique de Souza (265 votos).

A eleição ocorreu no início do mês de outubro do ano passado, na Escola “Profa. Elza Pirro Viana”. Concorreram ao pleito 20 candidatos. Ao todo, 1973 eleitores compareceram às urnas, mesmo com a participação não sendo obrigatória. Cada eleitor pôde votar em até 05 (cinco) candidatos. Foram apurados 6.010 votos válidos, sendo 16 nulos e 3785 em branco.

DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, o principal destaque é a visita que o novo dirigente regional de ensino, Geraldo Niza da Silva, fez ao prefeito Flá Prandi na quarta-feita, 08, mesmo dia em que ele foi empossado no cargo, substituindo a ex-dirigente Marlene Jacomassi. Geraldo nasceu em Aparecida D’Oeste e tem 59 anos, 34 dos quais dedicados à Educação. Ele será responsável por 33 unidades escolares em 25 municípios da região. O novo dirigente regional foi professor, professor coordenador, vice-diretor de escola e diretor designado, todos esses cargos exercidos na DRE de Jales. Nos últimos sete anos, ele exerceu o cargo de supervisor. Flá parabenizou o dirigente e desejou sucesso em sua nova jornada.

Destaque, também, para a história de superação e transformação do trabalhador rural Jocelino Cavalcante Martins, que chamou a atenção e virou notícia na TV Tem, na última semana de dezembro de 2019. Para ajudar no tratamento contra o câncer de mama da esposa, Rosa Silva Martins, ele decidiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos em dois cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Jales e iniciar uma nova etapa em sua vida. Jocelino decidiu deixar a roça para ficar mais tempo ao lado da esposa, depois que ela foi diagnosticada com câncer. Para garantir o sustento da família, ele está produzindo os pães, rocamboles e pudins que aprendeu a fazer nos cursos do Fundo Social.

Na coluna FolhaGeral, o eclético redator, revisor e editor-chefe Roberto Carvalho comenta que o jornal não recebeu nenhuma informação – oficial ou extraoficial – sobre o futuro político do vice-prefeito Garça. Ou seja, a coluna não sabe se Garça vai ou não vai participar da disputa eleitoral deste ano, buscando sua reeleição como vice na chapa que deverá ser encabeçada pelo prefeito Flávio Prandi. Segundo Roberto, a incerteza com relação às intenções de Garça estaria contribuindo para o surgimento, nas rodas de discussões políticas, de outros nomes que poderiam disputar as eleições como vice de Flá.

1 440 441 442 443 444 1.806