DEPOIS DE REUNIÃO COM VEREADORES, CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO
Como já adiantado pelo blog, o Conselho Municipal de Saúde reuniu-se na quinta-feira, 16, para discutir alguns assuntos de sua alçada. Quase todos os conselheiros – são 32 no total, entre titulares e suplentes – compareceram. A situação da frota de veículos da Secretaria de Saúde foi um dos assuntos discutidos, mas…
Mas o tema principal da reunião foi, sem dúvida, a nota de repúdio emitida na semana passada pelo Conselho, com críticas à Câmara Municipal por conta da reforma que está sendo realizada no prédio do Legislativo. O presidente Tiquinho e o vereador Deley – únicos representantes da Câmara presentes – argumentaram que o Conselho foi injusto com os vereadores.
Deley disse que a nota foi precipitada e que o Conselho deveria ter buscado informações na Câmara, antes de procurar a imprensa para anunciar o repúdio. Tiquinho, de seu lado, disse não concordar com o repúdio, uma vez que os membros do Conselho nunca procuraram a Câmara para reivindicar alguma coisa.
E como a melhor defesa é o ataque, Tiquinho tratou de jogar parte da responsabilidade para cima do prefeito Flá. Ele declarou que, em 2018, a Câmara devolveu dinheiro ao Executivo com o compromisso de que a grana seria utilizada na aquisição de uma ambulância. Segundo ele, o prefeito não teria honrado o compromisso. “Nós não falhamos com a saúde”, afirmou Tiquinho.
A secretária de Saúde, Maria Aparecida Moreira, deixou claro, no entanto, que o dinheiro devolvido em 2018 – coisa de R$ 90 mil – não era suficiente para a compra de uma ambulância, que custaria algo em torno de R$ 200 mil. “Nós optamos por utilizar o dinheiro na aquisição de um veículo para transporte de material biológico, já que estávamos correndo o risco de levar uma multa que poderia chegar a R$ 100 mil”, explicou Maria Aparecida.
Os dois vereadores tentaram, então, convencer os membros do Conselho a retirar a nota de repúdio. O pleito dos vereadores foi colocado em votação e, por 14 votos a 01, os conselheiros rejeitaram a proposta e decidiram manter o repúdio.
Ao fim e ao cabo, vereadores e conselheiros chegaram a um acordo pelo qual a Câmara se compromete em repassar parte das sobras deste ano, que estão estimadas em pouco mais de R$ 300 mil, para aquisição de uma ambulância. É esse o assunto da nova nota emitida pelo Conselho de Saúde na sexta-feira, 17, cujo teor reproduzo abaixo:
Nota de Esclarecimento
Jales, 17 de janeiro de 2020
O Conselho Municipal de Saúde de Jales, em sua 178ª Sessão Plenária Extraordinária datada de 16/01/2020, contando com quase totalidade de seus membros, acordou com o Presidente da Câmara de Jales, Sr. Nivaldo Batista de Oliveira, e o vereador Vanderley Vieira dos Santos (Deley), o repasse de sobra de orçamento referente a junho e dezembro de 2020 convencionado em Ata entre as partes.
Através do diálogo e cooperação entre ambos os órgãos, a saúde pública de Jales será contemplada com mais recursos no ano de 2020.
ass.: José Célio Martini – presidente do Conselho
O MOMENTO EM QUE AVISARAM BOLSONARO SOBRE A DEFECADA DO SECRETÁRIO NAZISTA
ASSESSOR DE DEPUTADA BOLSONARISTA FAZ PIADA COM MORTE DE MARIELLE
Deu na coluna do Guilherme Amado, da Época:
Um assessor da deputada Bia Kicis, do PSL do Distrito Federal e da ala bolsonarista do partido, fez piada com a morte de Marielle Franco e defendeu a prisão de Dias Toffoli e Gilmar Mendes nas redes sociais.
Evandro de Araújo Paulo publicou no Facebook uma foto ao lado de uma camiseta com o desenho da vereadora assassinada, e a frase: “Marielle vive, enchendo o saco (sic)”.
Compartilhada no último dia 31, a fotografia foi tirada dentro do gabinete da deputada e foi bloqueada pelo Facebook por causa do “conteúdo cruel ou insensivo”.
Araújo despacha no gabinete de Bia Kicis, vice-líder do governo no Congresso, há um ano, desde o primeiro mês de mandato. Recebe salário de R$ 4,2 mil.
Em abril, o assessor postou no Facebook que “ver Gilmar Mendes e Dias Toffoli na cadeia seria algo magnífico”.
Procurado, o assessor não respondeu.
Em nota, a deputada afirmou que “não sabia da postagem, e quando tomou conhecimento repreendeu o assessor, proibindo-o de tirar fotos para o perfil dentro do ambiente de trabalho”.
EMENDA DE ITAMAR BORGES GARANTE TRANSPORTE PARA SAÚDE DE SANTANA DA PONTE PENSA
A população Santanense agradece? Mas será que esse carro irá transportar alguém do populacho? Desconfio que ele irá servir apenas ao alto escalão da saúde Santanense. A notícia é da assessoria do deputado Itamar Borges:
O município de Santana da Ponte Pensa recebeu um veículo para atender a secretaria da saúde. O recurso foi destinado pelo deputado Itamar Borges por meio de emenda parlamentar atendendo um pedido do presidente do MDB na cidade, Vaguininho, dos vereadores Carlinhos, João Padre, Leandro Rubiati e Valdo Lagoano, e do prefeito Zeca de Melo.
“A Saúde é uma das bandeiras mais importantes do meu mandato, por isso lutamos por melhorias e pelo bom funcionamento do sistema de saúde paulista. Fico feliz em contribuir com esta conquista para Santana da Ponte Pensa e continuaremos em busca de muitas outras benfeitorias”, disse o deputado Itamar.
DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE
No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, destaque para a frota de veículos emplacados em Jales, que já são mais de 46.000. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em novembro de 2019 havia um total de 46.304 veículos circulando, em tese, pela cidade. Este número foi 2,92% maior do que o registrado em dezembro de 2018, quando existiam 44.990 unidades de veículos (automóveis, caminhões, motocicletas, ônibus, etc). Segundo o Denatran, os automóveis lideram com 21.909 veículos emplacados, o que representa mais de 47,31% da frota total. No caso das motocicletas e motonetas, a quantidade delas, que era de 14.657 ao final de 2018, já tinha chegado a 15.016 em novembro de 2019. Já as caminhonetes saltaram de 4.689 em 2018 para 4.913 em novembro passado.
Destaque, igualmente, para o prefeito de Urânia, Márcio Arjol, que entregou na segunda-feira, 13, a moto zero quilômetro da promoção “IPTU Premiado”. O ganhador, conforme sorteio realizado no dia 31 de dezembro, foi o contribuinte Emerson Luís dos Santos, que pagou em dia as parcelas do IPTU de 2019. Emerson, morador de uma Cohab de Urânia, relatou que essa foi a primeira vez que ganhou um prêmio tão significativo. “Realmente não esperava. Foi um presente de Natal e de começo de ano”, disse o ganhador. A promoção tem o objetivo de aumentar as receitas do município e, em 2020, irá sortear duas motos entre os contribuintes que pagarem o IPTU em dia.
Na coluna FolhaGeral, o intransponível redator-chefe Roberto Carvalho repercute reunião realizada na Câmara Municipal, na quarta-feira, 15, para tratar do momentoso caso da nota de repúdio emitida pelo Conselho Municipal de Saúde contra os nossos bravos vereadores. Roberto destacou as explicações do presidente da Câmara, Tiquinho, que disse ter estranhado a nota de repúdio, já que, segundo ele, os vereadores nunca foram procurados por ninguém do Conselho. Segundo o colunista, Tiquinho explicou que em 2018 a Câmara devolveu dinheiro à Prefeitura e pediu ao prefeito para comprar uma ambulância, mas ele não comprou. “Não pode haver uma moção de repúdio dessa, se nós fizemos a nossa parte”, reclamou Tiquinho.
PF DE JALES APREENDE CIGARROS CONTRABANDEADOS EM SANTA FÉ DO SUL
A notícia é do Diário da Região:
A Polícia Federal de Jales apreendeu centenas de cigarros contrabandeados em Santa Fé do Sul. A apreensão aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, no comércio e também em dois endereços vinculados ao suspeito.
De acordo com a PF, eles receberam denúncia de que um homem estava vendendo grande quantidade de cigarros do Paraguai em seu estabelecimento. A polícia começou a investigar o suspeito e solicitou à Justiça três mandados de busca e apreensão, um no comércio dele e dois em outros endereços.
No estabelecimento comercial, os policiais apreenderam 56 maços de cigarros, vindos do Paraguai. E nas outras duas residências, a polícia localizou 47 caixas de cigarros e mais 26 pacotes, além de material para a venda de apostas do jogo do bicho.
O proprietário foi preso em flagrante por contrabando. A pena para o crime pode chegar a cinco anos de reclusão. Ele será apresentado à Justiça Federal para passar por audiência de custódia.
BALAIO DO KOTSCHO: “FALTA AGORA DEMITIR QUEM NOMEOU O NAZISTA PARA O GOVERNO”
O caso do ex-secretário nacional de Cultura, Roberto Alvin, já deve ser de conhecimento do prezado leitor, uma vez que foi o assunto mais comentado do dia. Reproduzo, abaixo, texto do jornalista Ricardo Kotscho sobre o caso, no Balaio do Kotscho:
De onde surgiu esse Roberto Alvim, nomeado por Jair Bolsonaro para a secretaria especial de Cultura, que virou uma subpasta do Ministério do Turismo, aquele do laranjal?
Ele não saiu do nada, não foi colocado lá pelos “comunistas”, não houve um engano de pessoa.
Era a pessoa certa, no lugar certo, para implantar os sinistros planos do governo para destruir a cultura nacional e acabar com a liberdade de expressão.
Não adianta nada demitir sumariamente esse sujeito travestido de Joseph Goebbels, o teórico do nazismo, se os outros todos, a começar pelo presidente e seus generais, pensam como ele.
Alvim apenas cometeu o crime de anunciar publicamente, com todas as letras, o ideário do governo para a cultura, gestado no laboratório de Olavo de Carvalho, o guru no neonazismo brasileiro que chegou ao poder.
Bolsonaro nem deve saber quem foi Goebbels, plagiado literalmente por Alvim, mas sabia exatamente o que o seu secretário pretendia fazer no cargo para o qual foi nomeado.
Em setembro, ele já tinha avisado o presidente que pretendia apresentar um “projeto gigantesco que vai gerar a partir de janeiro um bombardeio de arte conservadora no país”.
Foi exatamente isso que Alvim anunciou na noite de quinta-feira pelas redes sociais e Bolsonaro foi acordado hoje cedo com a violenta reação de toda a sociedade contra o atentado à democracia cometido pelo seu subordinado.
Vestido como Goebbels, falando como Goebbels, com o cabelo gomalinado igual ao de Goebbels, com uma ópera de Wagner ao fundo, o idiota repetiu literalmente as mesmas palavras do ministro da Propaganda do nazismo, e achava que ninguém iria perceber.
Goebbels: “A arte alemã da próxima década será heróica (…) ou então não será nada”.
Alvim: “A arte brasileira da próxima década será heróica e será nacional (…) ou então não será nada”.
Engraçado que ele fala sobre a “próxima década” como se o mandato de Bolsonaro fosse de dez anos. Hitler queria um Reich para dominar o mundo por mil anos.
Pego com a mão na botija, o agora ex-secretário botou a culpa nos assessores, que teriam feito “uma pesquisa no Google e deixaram umas frases para o discurso sobre a minha mesa”.
Vai ficar tudo por isso mesmo?
Se depender do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), não vai.
“Pediremos o indiciamento deste senhor no crime de apologia ao nazismo. Roberto Alvim escancara o perfil neonazista do atual desgoverno que persegue quem pensa diferente e usa a cultura como ferramenta de difusão de uma ideologia racista, misógina, homofóbica e violenta”.
Pois foi exatamente para fazer isso que Bolsonaro nomeou Roberto Alvim, uma figura subalterna, praticamente desconhecida no meio cultural, um pistoleiro que chamou Fernanda Montenegro de “sórdida” antes assumir o cargo.
Deveria ter sido demitido ali mesmo, antes de preparar seu “projeto gigantesco”.
Para acalmar o Congresso, que se rebelou contra o “pronunciamento” de Alvim, o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Ramos, avisou que o secretário seria demitido, antes mesmo que Bolsonaro se manifestasse.
“Alvim talvez não esteja bem da cabeça”, reagiu Olavo de Carvalho, depois que o estrago estava feito.
Até ele acha que seu discípulo exagerou…
E quem é que está bem de cabeça nesse governo de dementes e ignaros, recrutados no submundo das milícias virtuais, econômicas, clericais, jurídicas, culturais, policiais e econômicas, tudo o que o país tem de pior?
Esse neonazismo enrustido que perdeu a modéstia, agora está mostrando as caras.
Vida que segue.
PREFEITURA FARÁ REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL NO DISTRITO INDUSTRIAL I
As fotos acima mostram como está e como deverá ficar um trecho do Distrito Industrial I. A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:
Com as obras de infraestrutura em andamento, que incluem galerias de águas pluviais, pavimentação e recapeamento asfáltico no Distrito Industrial I, Jardim do Bosque, Parque das Flores, Distrito Industrial 3, a Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretarias Municipais de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente, anunciou que vai fazer o replantio e revitalização de parte do Distrito Industrial I.
A medida se fará necessária, pois no local existem árvores exóticas que estão sobre a área que irá receber novas galerias e que precisarão ser cortadas para que as obras aconteçam. De acordo com as secretarias municipais envolvidas no projeto, existem galerias antigas, que estão comprometidas, sofreram um processo de erosão com o tempo, e árvores nasceram sobre esse espaço. São árvores exóticas, conhecidas pela utilidade na alimentação de suínos, bovinos e caprinos. É necessária a retirada dessas árvores para permitir a execução do projeto e a construção de novas galerias e bocas de lobos destinadas à captação e escoamento de água pluvial coletada pelas chuvas.
Existe um estudo de impacto ambiental e autorização para a retirada das árvores e limpeza da mata. A Prefeitura irá realizar a compensação ambiental com o plantio de árvores nativas, a exemplo de ipês, até a conclusão e entrega da obra.
O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, lembrou que no Distrito Industrial I serão investidos 1,9 milhões, de um total que somam mais de R$ 20 milhões em obras que deverão ser concluídas no máximo até o final de 2020, nos quatros canto da cidade. Ele também destacou que todas as obras estão sendo realizadas com material de primeira qualidade para evitar problemas para as futuras administrações, como vinha acontecendo, quando os serviços executados acabavam se desgastando em pouco tempo.
Flá completou: “será um projeto que irá modificar estruturalmente todos os bairros, estamos solucionando problemas antigos, aguardados e reivindicados pela população há anos e que irá garantir segurança e mobilidade urbana”.
O secretário de Obras, Manoel de Aro, frisou que “todas as árvores que tiverem que ser retiradas serão substituídas, é uma medida necessária para que as mudanças e as obras aconteçam, para possibilitar que as máquinas possam intervir e trabalhar no local, que inclusive oferece perigo para a população do bairro pela falta de acessibilidade, além do risco à saúde, já que pontos da área afetada acumulam água parada dentro dos bueiros e fora das galerias”.








