FRASE
“No avião, indo para fora do Brasil. Se há uma coisa que eu não quero é estar no Brasil no dia 1º de janeiro”
“No avião, indo para fora do Brasil. Se há uma coisa que eu não quero é estar no Brasil no dia 1º de janeiro”

A ex-BBB Ana Clara terminou o ano com uma péssima notícia na Globo. Ela ganhou uma oportunidade de Boninho no palco do Vídeo Show no início do segundo semestre, mas acabou não agradando e tendo a sua saída anunciada na tarde dessa sexta-feira (28).
Curiosamente, a sua saída acontece no mesmo dia que ela cometeu uma das maiores gafes da sua curta passagem pelo vespertino. Na tarde de hoje, ao vivo, ela leu um comentário que não tinha nada a ver com a linha editorial do programa, envolvendo política.
No texto recitado por ela, havia uma mensagem envolvendo o presidente eleito Jair Bolsonaro e Fabrício Queiroz, o ex-assessor de seu filho. O comentário foi lido enquanto a apresentadora mostrava mensagens dos internautas sobre simpatias para o Ano Novo.
“Simpatia: Dia 31, meia-noite beba açaí com laranja, pule 17 ondas e grite: São Queiroz! São Queiroz! Faz um depósito pra nós!”, dizia o comentário lido ao vivo na Globo.
A “gafe” de Ana Clara ao cair na pegadinha da mensagem envolvendo o assessor de Bolsonaro enviada pela telespectadora Bete Monta logo repercutiu na web.
“A Ana Clara acaba de cair na pegadinha Laranja com açaí Queiroz faz um depósito pra nós no Vídeo Show”, escreveu um internauta. “Ana Clara não entendeu nada”, comentou outra.
Essa não foi, no entanto, a única gafe da apresentadora no Vídeo Show dessa sexta-feira. Em seguida, após a exibição de uma matéria feita em Curitiba, ela mandou “um beijo aos paraenses”, quando o correto seria paranaenses.

Os partidos de esquerda não irão à posse de Jair Bolsonaro. Os parlamentares do PT, PSOL e PC do B estarão ausentes da cerimônia de 1º de janeiro às 15h no Congresso Nacional. Os partidos de centro-esquerda, PDT e PSB, liberaram suas bancadas para que cada parlamentar decidia-se. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, já anunciou que não irá, mesma posição do líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo.
Com a confirmação da presença do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e mais o premiê ultranacionalista da Hungria Viktor Orbán e os presidente de direita sul-americanos, Sebastián Piñera (Chile), Iván Duque (Colômbia) e Mario Abdo (Paraguai), a posse de Bolsonaro adquire feição de um encontro da direita e extrema-direita global
Ontem, sexta-feira, o PT oficializou sua posição com uma nota assinada pelos líderes do partido na Câmara e Senado, deputado Paulo Pimenta e senador Lindbergh Farias, e pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann. Na nota, o partido informa: “Não compactuamos com discursos e ações que estimulam o ódio, a intolerância e a discriminação. E não aceitamos que tais práticas sejam naturalizadas como instrumento da disputa política. Por tudo isso, as bancadas do PT não estarão presentes à cerimônia de posse do novo presidente no Congresso Nacional”.
Da mesma maneira, o PSOL oficializou sua posição na sexta-feira, com uma nota de sua Executiva Nacional na qual o partido diz que seus parlamentares estarão ausentes da posse e afirma: “Estaremos nas ruas, desde o primeiro dia de governo, defendendo a democracia, os direitos do povo brasileiro e a soberania nacional contra aqueles que querem fazer o Brasil retroceder a 1964. Seremos resistência, desde o primeiro dia do governo Bolsonaro, nas ruas e no parlamento, em defesa do povo brasileiro”.
O PC do B não divulgou nota sobre o assunto. Segundo a presidente da legenda, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), “Não tomamos nenhuma resolução, mas é natural que não estejamos presentes. Não temos nenhuma identificação com o presidente eleito. Não fomos convidados e não iríamos se o convite tivesse chegado”. A deputada comunista Jandira Feghali confirmou que a bancada não participará da posse, mas evitou usar a palavra “boicote”. “Não é um boicote, até porque respeitamos o resultado das urnas. É a decisão política de não ir”, disse.
O presidente do PSB, Carlos Siqueira afirmou que a questão não foi fechada pelo partido e que decisão será de cada parlamentar e líder da agremiação: “Quem desejar participar está livre para fazê-lo. Eu, pessoalmente, não estarei lá”. O líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE), disse que não vai e que “não existe nenhuma deliberação para algum deputado da bancada ir”.
Na edição digital do jornal Folha Noroeste deste sábado, a manchete principal destaca a arrecadação dos municípios da região com impostos e taxas. Segundo a matéria, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que, no período entre 1º de janeiro e 28 de dezembro deste ano, os jalesenses já haviam pago R$ 21 milhões referente aos tributos federal, estadual e municipal além da Cide, Cofins, CSLL, FGTS, Fundaf, IOF, IPI, IR, ITR e outros. Curiosamente, Jales – que possui quase 50 mil habitantes – arrecada bem menos que Santa Fé do Sul, com 31 mil habitantes. Os municípios com maior arrecadação na região são: Votuporanga (R$ 69 milhões), Mirassol (R$ 52 milhões), Fernandópolis (R$ 46 milhões), Santa Fé do Sul (R$ 27 milhões) e Jales (R$ 21 milhões). 
Enzo Gabriel é o nome mais registrado em cartórios brasileiros em 2018. O estudo traz informações da Central Nacional de Informações do Registro Civil e foi divulgado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP). Enzo Gabriel consta em primeiro lugar no Portal da Transparência do Registro Civil. O nome desbancou Miguel, o vencedor de 2017.
A pesquisa refere-se ao período até 18 de dezembro. Já o nome feminino mais escolhido pelos pais para seus pequenos foi outro composto: Maria Eduarda. Os nomes compostos, aliás, representam 28,3% do total de escolhas.
Os campeões de 2017 haviam sido Miguel e Alice. Neste ano, porém, Miguel caiu para a segunda colocação enquanto Alice ficou em nono no ranking geral e em terceiro no ranking feminino.
Quando o recorte é só para o estado de São Paulo, Miguel volta ao topo com 4.718 registros. Arthur, com 4.312, vem logo em seguida. Maria Eduarda e Alice também lideram nas escolhas para meninas.
Em outro levantamento, feito pela BabyCenter, Helena e Miguel foram os nomes mais escolhidos para bebês que nasceram em 2018.
Top 5 de nomes mais escolhidos no Brasil para meninos
1º – Enzo Gabriel (18.156 registros)
2º – Miguel (17.699 registros)
3º – Arthur (17.119 registros)
4º – João Miguel (16.049 registros)
5º – Heitor (14.025 registros)
Top 5 de nomes mais escolhidos no Brasil para meninas
1º – Maria Eduarda (15.760 registros)
2º – Maria Clara (14.170 registros)
3º – Alice (12.482 registros)
4º – Ana Clara (11.059 registros)
5º – Helena (10.573 registros).

Heloísa Maria Buarque de Hollanda (30 de novembro de 1937 – 27 de dezembro de 2018), a cantora e (eventual) compositora carioca conhecida como Miúcha, saiu de cena no fim da tarde de ontem, na cidade natal do Rio de Janeiro, aos 81 anos, sem o devido reconhecimento.
Miúcha foi cantora interessante e deixou discos relevantes, mas sempre pareceu ser mais conhecida como a irmã de Chico Buarque. Ou a ex-mulher de João Gilberto. Ou, a partir dos anos 2000, a mãe de Bebel Gilberto.
Nada mais injusto. Quem identificava Miúcha somente pelos nobres laços familiares da artista provavelmente ignorava que ela foi a única cantora que gravou, em 1977 e em 1979, dois álbuns de estúdio com ninguém menos do que o soberano Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994). Sem contar um terceiro, ao vivo, gravado em 1977 em show antológico que juntou Tom e Miúcha com a dupla formada na década de 1970 por Vinicius de Moraes (1913 – 1980) com Toquinho.
Mais tarde, em 1989, foi Miúcha quem deu voz a quatro músicas de Guinga – com letras de Paulo César Pinheiro – em disco lançado anos antes de Guinga ser descoberto pelos críticos musicais e alçado à condição de gênio da MPB.
Miúcha nunca fez questão de ser moderna, de seguir as modas musicais, e nisso sempre foi bem parecida com o irmão Chico Buarque. Miúcha gostava de cantar e gravar músicas de Tom Jobim, de Vinicius de Moraes e do próprio Chico, claro.
Miúcha deixa uma obra. Uma obra iniciada com compacto editado em 1975 e que inclui disco de 1976 assinado com o saxofonista norte-americano de jazz Stan Getz (1927 – 1991) e com João Gilberto. Uma obra que, por contingências do mercado fonográfico, perdeu o impulso da fase inicial 1975-1980 até ser retomada com regularidade nos anos 2000 com o ingresso da cantora na gravadora Biscoito Fino.
De todo modo, para a maior parte do público, talvez Miúcha continuará sendo a irmã do Chico, a ex-mulher do João e até mesmo a mãe de Bebel.
Azar de quem nunca abriu os ouvidos para escutar com atenção gravações precisas, feitas com suavidade e sem afetações. Gravações como as da canção fraterna Maninha (Chico Buarque, 1977) e da valsa Pela luz dos olhos teus (Vinicius de Moraes, 1960), da qual Miúcha fez em 1977 o melhor registro, aliás.
Miúcha sai de cena. Mas o canto da artista há de ficar para a posteridade e de ter o devido valor reconhecido no futuro. Ou talvez a morte da cantora a faça receber postumamente as flores que quase nunca lhe deram em vida.

Desde o início do mandato do Prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, em 2017 para o município de Jales existiu uma diminuição na quantidade de secretários e responsáveis por comandar as ações da gestão. O fato repercutiu positivamente na sociedade, como uma espécie de economia aos cofres públicos.
Ao longo do período em que esta política foi adotada a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, sempre esteve sob o comando de diretores de divisão que sempre assumiram a função e as responsabilidades da pasta.
Recentemente uma possível nomeação do vereador Fábio Kazuto Matsumura (PSB) tomou força nas redes sociais e nas rodas de conversas para assumir a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM questionou o Prefeito Flá, que afirmou ser somente um boato este assunto e o seu início não partiu de ações da administração ou do vereador.
Flá reconheceu o desempenho da secretaria e sua importância para o município, bem como a capacidade do vereador em questão chefiar o setor, mas relatou ser também valiosa a contribuição de Kazuto para a cidade junto a Câmara Municipal, quando foi enfático.
“Inclusive pelo respeito que eu tenho pelo vereador Kazuto que faz um ótimo trabalho como vereador, bastante atuante nas comissões que trabalha na Câmara, eu não tive pessoalmente esse convite para ele não, acho que nós vamos continuar da mesma forma, precisa estar na Câmara defendendo os projetos de interesse da cidade, acho que é uma pessoa capaz, que tem todas as condições de assumir qualquer tipo de secretaria, mas no momento nós vamos aguardar para tomar as decisões no próximo ano para aquilo que a população precisa,” concluiu Flá.
Um vídeo divulgado no YouTube pelo ativista Paulo Andrade Castro na segunda-feira (24) mostra a fala do juiz federal Edevaldo de Medeiros, do Fórum Federal de Itapeva, interior paulista, que visitou a vigília Lula Livre, em Curitiba, e ao participar do ‘bom dia presidente Lula’ afirmou que “ninguém lutou mais neste país contra a corrupção do que o presidente Lula”.
“Ao nomear Márcio Thomaz Bastos como ministro da Justiça, o ministro deu o maior apoio que a Polícia Federal já recebeu na história deste país no combate à corrupção”, afirmou o juiz, em referência ao primeiro mandato de Lula (2003-2006).
“O presidente Lula fortaleceu o Ministério Público, porque ele sempre nomeou o procurador mais votado pela Associação Nacional dos Procuradores da República”, afirmou ainda. “Nenhum outro presidente fez isso, e o que virá parece que não fará”.
O juiz lembrou que o ex-presidente Lula criou 230 varas federais no Brasil inteiro – e que é titular de uma dessas varas. “Então, eu espero que o judiciário brasileiro trate o presidente Lula como ele tratou a democracia no Brasil”.
| Confraternização universal | feriado | 1º de janeiro (3ª feira) |
| Carnaval | ponto facultativo | 5 de março (3ª feira) |
| 4ª feira de cinzas | ponto facultativo (até meio-dia) | 6 de março (4ª feira) |
| Paixão de Cristo | feriado | 19 de abril (6ª feira) |
| Tiradentes e Páscoa | feriado | 21 de abril (domingo) |
| Dia mundial do trabalho | feriado | 1 de maio (4ª feira) |
| Corpus Christi | ponto facultativo | 20 de junho (5ª feira) |
| Independência do Brasil | feriado | 7 de setembro (sábado) |
| Nossa Senhora Aparecida | feriado | 12 de outubro (sábado) |
| Dia do Servidor Público | ponto facultativo | 28 de outubro (2ª feira) |
| Finados | feriado | 2 de novembro (sábado) |
| Proclamação da República | feriado | 15 de novembro (6ª feira) |
| Natal | feriado | 25 de dezembro (4ª feira) |

O Ministério Público do Paraná denunciou (acusação formal) o médium Maury Rodrigues da Cruz (foto) de abusar de seguidores durante sessões de ectoplasmia (materialização de espíritos em pessoa). A Justiça aceitou a acusação e médium se tornou réu. O processo tramita em sigilo.
O engenheiro eletrônico Fernando da Costa Frazão, uma das vítimas, afirmou que Cruz, em sua estratégia de assédio, dizia estar “incorporado” de um espírito que em outra vida teve uma relação íntima com a pessoa participante da sessão.
“As sessões aconteciam na madrugada e, algumas vezes, a gente se vai sozinho com o professor Maury”, disse Frazão, que frequentou o centro espírita de Cruz durante dois anos.
“Nas sessões, ele acaba te envolvendo, dizendo que você é especial (…), e, com o passar do tempo, essa intimidade começa a ser maior e ele vai querendo beijar, forçar um beijo, e isso é um pouco estranho.”
De acordo com a denúncia do MP, Frazão só se deu contra da fraude quando recebeu de Cruz um convite para morar com ele.
Cruz é diretor presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, com sede em Curitiba. Foi diretor do Museu Paranaense e professor.
Outra suposta denúncia, um empresário. disse ter sido assediado por um “espírito” incorporado no médium quando este lhe pediu para colocar a mão no “baixo ventre”.
“Eu coloquei a minha mão mais ou menos embaixo do umbigo dele, e ele pegou a minha mão e colocou um pouco mais pra baixo. Tirei a mão dali meio que reagindo e ele começou a fazer um teatro de como se estivesse passando muito mal.”
A professora Gladiomar Saade de Castilhos, que trabalhou por 25 anos como voluntário do médium, disse que o seu filho também sofreu abuso sexual e, abalado, mudou-se para os Estados Unidos.
Há pelo menos 20 denúncias de pessoas que teriam sido abusadas por “espíritos” no centro de Cruz, mas o MP se restringiu as três mais recentes, dos últimos seis meses.
Em fevereiro de 2018, quando vazaram as primeiras denúncias, Cruz gravou um vídeo dizendo que ia recorrer judicialmente contra os difamadores.
“Eu tenho uma história de dignidade”, afirmou, sem entrar no mérito das denúncias.