BRASIL É O 5o. COLOCADO EM RANKING SOBRE OS POVOS MAIS IGNORANTES DO MUNDO

Segundo a pesquisa, o problema da ignorância não está na falta de conhecimento, mas, principalmente, no fato de o ignorante ter certeza de que está certo a respeito de determinados temas sobre os quais, na verdade, ele está errado. A notícia é do UOL:

O Brasil ficou em quinto lugar na nova edição do ranking que mede o quanto os países têm noção equivocada sobre a própria realidade.

Chamada “Os Perigos da Percepção”, a pesquisa anual é realizada pelo instituto Ipsos. O estudo foi realizado em 37 países e se baseia em entrevistas com pessoas em cada um deles sobre o que elas acham sobre a realidade que vivem. A pesquisa então compara esta percepção com os dados oficiais. Quanto maior a diferença entre percepção e realidade, maior a “ignorância” da população –e por isso o ranking geral foi chamado originalmente de “índice de ignorância”.

A cada edição, o foco das perguntas é diferente –portanto os rankings anuais não podem ser comparados uns aos outros ou serem vistos como evolução–, mas o Brasil esteve entre os líderes de percepção equivocada em todos os anos em que a pesquisa foi realizada.

Em 2017, o país aparecia como o segundo país com menos noção sobre a própria realidade, atrás apenas da África do Sul. Um ano antes, ficou em sexto lugar.Na edição deste ano, o foco das perguntas tratou sobre temas relacionados à formação da população, imigração, segurança, criminalidade, comportamento sexual, violência sexual, saúde, economia, ambiente e outros temas.

Em 2018, o Brasil ficou atrás de Tailândia, México, Turquia e Malásia. Os lugares em que a população tem uma maior noção sobre a realidade em que vivem são Hong Kong, Nova Zelândia, Suécia, Hungria e Reino Unido.Essa falta de noção dos brasileiros sobre a própria realidade pode afetar até mesmo o funcionamento da democracia, segundo o ex-diretor de pesquisas do Ipsos, Bobby Duffy, autor do livro “The Perils of Perception: Why we’re wrong about nearly everything” (Os perigos da percepção: Por que estamos errados sobre praticamente tudo).

Em entrevista ao blog Brasilianismo, em setembro, Duffy indicou que candidatos extremistas tendem a se beneficiar da falta de noção da realidade.

Ele também explicou que o problema não é exatamente “ignorância”, como dizia a pesquisa originalmente, mas o fato de que as pessoas acreditam ativamente em coisas factualmente erradas.

“Quando as pessoas não têm conhecimento sobre algo, elas podem ser ensinadas. É mais difícil convencer pessoas que acham que sabem algo que na verdade está errado. Mudar a percepção das pessoas é mais difícil”, explicou.

FATEC JALES, MAIS UMA VEZ, ENTRE AS MELHORES FACULDADES DO PAÍS

Deu no portal da Fatec Jales:

A Faculdade de Tecnologia “Professor José Camargo”- Fatec Jales continua entre as melhores faculdades do país, de acordo com os dados do Índice Geral dos Cursos (IGC) divulgados esta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

O IGC avalia, por meio de uma escala de 1 a 5, as instituições de ensino superior do país, assim como seus cursos, com base em uma série de elementos, entre os quais a avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do perfil dos professores.

Das mais de 2.000 instituições avaliadas, somente 20,5% foram registradas nas faixas superiores (notas 4 e 5), entre elas, pelo segundo ano consecutivo, a Fatec Jales, que finaliza mais um ano letivo com muita alegria, já que o índice é o principal indicador nacional da qualidade do ensino superior.

A direção da faculdade, representada pelo Prof. Dr. Evanivaldo Castro Silva Júnior, agradece a todos que contribuíram, mais uma vez, para essa grande conquista, alunos, professores e funcionários, que, juntos, mantiveram a instituição em um patamar de excelência e referência de ensino não somente na região, mas em todo o país.

PROFESSORA DA UNIJALES REALIZA PROJETO ‘ESCOLARIZANDO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES’

A notícia está pendurada no portal da Unijales:

A professora da Unijales, Ana Claudia de Carvalho, da disciplina de Literatura Infantil, colocou em prática as formas de educar e levou seus alunos a um trabalho de campo realizando um projeto, junto aos alunos do 2º ano do curso de Pedagogia e provou que a educação pode ser oferecida em vários âmbitos da sociedade, não se restringindo apenas à sala de aula.

O projeto foi realizado durante o segundo semestre de 2018, nas instituições sociais de Jales e Região.

O projeto consiste em levar o aprendizado até as instituições sociais, quebrando as barreiras e paredes escolares, já que o projeto tem embasamento do MEC, para a educação fora dos muros escolares.

Os alunos da Instituição realizaram os projetos na Casa de Passagem, assistência ao menor em Jales, Lar São Vicente de Paulo em Estrela d`Oeste – SP, Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo- Jales -SP. Lar Água Viva em Auriflama – SP, Instituição SACRA- Jales. 

Todos os projetos apresentados foram desempenhados pelos alunos, com aprendizados e doações as instituições, que os receberam de braços abertos. 

Muita gratidão a todos pela humanização em seus corações, tornando o dia dessas pessoas um pouco mais feliz, com as surpresas ocorridas durante todo o dia. 

Ao termino do projeto os alunos doaram ao lar dos Velhinhos de Jales, 72 kits com produtos de higiene pessoal. 

O curso de Pedagogia da Unijales, coordenado pela professora Célia Zerbato, prepara seus alunos para um cenário mais abrangente, diversificado e multicultural. 

PINTINHO DIZ QUE CÂMARA ECONOMIZOU CERCA DE R$ 3 MILHÕES EM 2018

A assessoria de imprensa da Câmara Municipal enviou mensagem do presidente Vagner Selis, o Pintinho, com um balanço das atividades do Legislativo durante o ano de 2018. Ei-la:

No ano de 2018, o Poder Legislativo atuou no município de Jales visando proporcionar uma melhor qualidade de vida à população. Nós, vereadores, visitamos diversos bairros, estradas rurais e rodovias para constatar de perto os problemas da cidade e, dessa forma, buscar soluções.

Os parlamentares, através de documentos, solicitaram à Prefeitura melhorias em diversos setores do município. Foram apresentadas 1.049 proposituras, entre elas, 607 indicações e 164 requerimentos. Foram realizadas 32 sessões ordinárias, 9 sessões extraordinárias, 1 sessão solene e 5 audiências públicas.

Todos os projetos de lei foram discutidos e analisados, inclusive em reuniões, com participação jurídica, pelos vereadores e secretários do município, antes de entrar na pauta para votação.

O departamento Jurídico da Câmara analisou, entre pareceres, pesquisas de documentos jurídicos, análises de contratos, ofícios e editais, 647 documentos.

Foram aprovados 121 projetos de lei, 11 projetos de lei complementar, 3 projetos de resolução, 26 emendas e várias outras proposituras em benefício do município.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) realizou 34 reuniões para discutir projetos que passaram por votação em plenário.

No final do exercício de 2018, a Câmara pretende devolver o duodécimo não utilizado para a Prefeitura, no valor de, aproximadamente, R$ 90 mil. A pedido dos vereadores, a Prefeitura pretende comprar uma ambulância com dois leitos para transporte de pacientes. O veículo será adquirido com recursos resultantes da economia e do uso responsável do dinheiro público.

No ano passado, com a devolução do duodécimo, o prefeito Flá atendeu o pedido dos vereadores e comprou 2 ônibus para a área da saúde. Com a aquisição, 1,6 mil pessoas foram beneficiadas, que viajam para São José do Rio Preto, todos os meses, para fazer tratamentos de saúde.

O Poder Legislativo de Jales tem direito a 7% do orçamento do município. Somente foi utilizado do orçamento o valor de 2,7 milhões, correspondente a 1,83%. Se somarmos o montante a que a Câmara tem direto, mas não solicitou neste ano, e o valor que será devolvido, o Legislativo fez uma economia de cerca de R$ 3 milhões para o município.

Nos últimos dois anos, o Poder Legislativo analisou, com seriedade, honestidade e respeito, inúmeros projetos de suma importância para a população. A Câmara sempre atuou visando solucionar questões mais urgentes, uma vez que o município não tem arrecadação suficiente para atender todos os anseios da sociedade.

Nós, vereadores, em 2017, visitamos parlamentares e buscamos recursos do Governo Federal, no valor total de R$ 9,6 milhões e do Governo Estadual, de R$ 9,2 milhões.

No ano de 2018, devido ao período eleitoral, os valores requisitados foram menores. Foram solicitados junto ao Governo Federal R$ 3,5 milhões, ao Governo Estadual R$ 1,5 milhão, ao vice-governador R$ 500 mil e ao governador do estado foram requisitados R$ 700 mil. Além de pedidos de ambulâncias, vans, academias ao ar livre, projeto Internet para Todos, emendas para a Santa Casa de Misericórdia de Jales, APAE e Hospital de Amor.

Estamos esperançosos que as solicitações feitas aos deputados serão atendidas e inseridas nos orçamentos federal e estadual.

Como todo ano, nos próximos dias, a Câmara Municipal vai disponibilizar o relatório anual do exercício de 2018, que conterá, detalhadamente, todas as atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo.

Quero agradecer a todos os funcionários e vereadores do Poder Legislativo de Jales pelos trabalhos realizados e pela responsabilidade no uso e na fiscalização da aplicação do dinheiro público.

Vagner Selis – presidente da Câmara Municipal de Jales

MINISTÉRIO PÚBLICO MOVE AÇÃO CONTRA RAPAZ ACUSADO DE VENDER VAGAS EM CONCURSO DA PREFEITURA DE JALES

O promotor público Horival Marques de Freitas Júnior ajuizou, na semana passada, uma ação civil pública por Improbidade Administrativa contra três pessoas – todas elas de Jales – acusadas de tentar fraudar um concurso da Prefeitura de Jales, realizado no final de 2017. Dois dos acusados trabalham em um órgão público aqui de Jales.

Segundo as investigações iniciadas pela Polícia Civil de Jales em janeiro deste ano, após denúncia anônima, um rapaz teria “vendido” pelo menos duas vagas do concurso – uma de enfermeira e outra de farmacêutica – para duas mulheres. Cada vaga custaria R$ 23 mil, com uma entrada em dinheiro e o restante em suaves parcelas.

As duas mulheres confirmaram as negociações. A denúncia anônima dizia, também, que o rapaz seria ligado a um vereador de Jales, supostamente envolvido nos malfeitos. A participação do nobre edil na venda das vagas não ficou, no entanto, comprovada pelas investigações.

O problema é que o rapaz vendeu, mas não entregou. Após constatar que não tiveram seus interesses atendidos, as duas “compradoras” perceberam que tinham sido enganadas. Uma delas ameaçou ir à imprensa e conseguiu o dinheiro da entrada – R$ 5 mil – de volta. Já a outra só conseguiu reaver os cheques, ficando no prejuízo com os R$ 8 mil que ela tinha dado como entrada.

Os detalhes sobre mais esse nebuloso caso vão estar no jornal A Tribuna, no final de semana.

JUSTIÇA CONDENA FUTURO MINISTRO DE BOLSONARO POR IMPROBIDADE

Deu no portal MSN:

A 3ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo condenou, nesta quarta-feira 19, o futuro ministro do Meio Ambiente do presidente eleito Jair Bolsonaro, Ricardo Salles, por improbidade administrativa. Em sua decisão, o juiz José Martins Seabra impôs a suspensão dos direitos políticos de Salles por três anos e pagamento de multa civil em valor equivalente a dez vezes a remuneração mensal recebida no cargo de secretário.

O Ministério Público acusou o futuro ministro de fraude na elaboração do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental Várzea do Rio Tietê, durante o período em que foi secretário do Meio Ambiente em São Paulo, entre 2016 e 2017, na gestão de Geraldo Alckmin. O MP também acusa a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo investigações, além dos mapas do plano, os réus alteraram a minuta do decreto do plano de manejo e perseguiam funcionários da Fundação Florestal.

Segundo o magistrado, com o intuito de “beneficiar setores empresariais, em especial empresas de mineração e filiadas à Fiesp”, Salles violou os princípios constitucionais administrativos da “legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade”.

Com a decisão, a Fiesp também foi condenada a pagar multa no mesmo valor e não poderá contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo mesmo prazo.

MPF DE JALES DÁ 60 DIAS PARA CONCLUSÃO DE UNIDADE DE SAÚDE EM DOLCINÓPOLIS. OBRA COMEÇOU EM 2013

Mais uma herança do ex-prefeito José Luiz Reis Inácio de Azevedo, também conhecido por “Zé Paraguai”. A notícia é da assessoria de Comunicação do MPF:

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Dolcinópolis (SP) que tome as providências necessárias para que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município seja concluída e entre em pleno funcionamento no prazo de 60 dias. A obra deveria ter sido finalizada em maio de 2014, mas até hoje não há atendimento à população. A recomendação do MPF foi expedida na última sexta-feira (14), data em que se comemora o Dia Nacional do Ministério Público.

Os trabalhos para construção da UBS tiveram início em novembro de 2013, a um custo inicial de R$ 414,5 mil – a maior parte financiada pelo Ministério da Saúde. A construtora Trapézio Fernandópolis Eireli-EPP, vencedora da licitação, tinha 120 dias para a conclusão da obra, mas a data de entrega foi prorrogada em mais de três anos e meio. Os valores também foram alterados. Os dois aditamentos do contrato elevaram os custos em aproximadamente R$ 85 mil. Ainda assim, a finalização até o dia 31 de dezembro de 2017 não foi cumprida, e, passado quase um ano deste novo prazo, a unidade continua sem atender a população.

O MPF em Jales (SP), responsável pelo procedimento, realizou duas inspeções in loco no imóvel. Em agosto de 2017, foi constatado que a obra estava longe de sua conclusão, e no último dia 4 de dezembro, foram verificadas a ausência de funcionamento e o estado de abandono da unidade. Os técnicos averiguaram ainda irregularidades na construção da UBS, como a falta de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais na entrada e arredores do prédio.

Apesar do comprovado atraso no cumprimento do contrato, a Prefeitura, ao ser questionada pelo MPF, afirmou que as obras estavam concluídas. Buscando uma solução mais rápida para o impasse, a Procuradoria da República em Jales recomendou ao prefeito Américo Ribeiro do Nascimento que tome medidas efetivas para a real conclusão da unidade, adotando, se necessário, medidas fiscalizatórias e sanções à empresa que executa a obra.

O MPF também recomenda que os problemas estruturais do prédio sejam solucionados. Entre as intervenções demandadas estão a correção dos muros laterais e do desnível do telhado frontal do edifício, a conclusão dos muros laterais e traseiros e a instituição de acessibilidade para cadeirantes na parte externa do imóvel. A recomendação dá 60 dias para que a construtora Trapézio Fernandópolis Eireli-EPP finalize os consertos e adequações apontados.

A empresa e a Prefeitura têm 10 dias para informar ao MPF as providências adotadas em virtude da recomendação. Em caso de descumprimento, a Procuradoria poderá adotar medidas judiciais, como a propositura de ação civil pública.

ISOLDA, COMPOSITORA DE “OUTRA VEZ”, FALECE AOS 61 ANOS

Isolda Bourdot, que compôs alguns dos sucessos de Roberto Carlos – incluindo o maior deles, “Outra Vez” – deixou este mundo cruel no domingo, 16, a poucos dias de completar 62 anos. Ela está sendo velada nesta terça-feira, 18, em São Paulo, cidade onde nasceu.

A primeira música da dupla Isolda-Milton Carlos gravada por Roberto Carlos foi “Amigos, Amigos”, no disco de 1973. Em 1976, a dupla emplacou duas músicas – “Pelo Avesso” e “Um Jeito Estúpido de Te Amar” – no disco de Roberto Carlos, um feito raríssimo, já que o Rei dava preferência para suas próprias composições em parceria com o Erasmo.

Milton Carlos, que era irmão de Isolda, não teve muito tempo para comemorar o feito. Ele – que compôs e cantou sucessos como “Samba Quadrado”, “Memórias do Café Nice” e “Último Samba Canção” – faleceu ainda em 1976, com apenas 22 anos, em um acidente de carro na Via Nhanguera. Ele tampouco chegou a ouvir a releitura de “Um Jeito Estúpido de Te Amar”, regravada por Maria Bethânia em 1977, em interpretação que realçou a dramaticidade da canção.

Mesmo abalada com a morte do irmão, Isolda sentiu-se comprometida em continuar compondo para Roberto Carlos. Em uma noite de 1977, inspirada por uma conversa sobre ex-namorados, ela – então com 20 anos – começou a compor uma música em um bar e a terminou em casa, ainda naquela mesma noite. Nascia um clássico romântico: “Outra Vez”.

Apesar de marcada pelos sucessos que fez para Roberto Carlos, Isolda compôs também para outros artistas, como Joanna (de quem foi parceira em algumas músicas), Simone (que gravou a belíssima “Sou Eu”, parceira de Isolda com Eduardo Dusek) e Alcione (que canta “O Pior é Que Eu Gosto”).

Conhecida como compositora, Isolda foi também cantora bissexta e deixou um único disco gravado. “Tudo Exatamente Assim” é o nome do CD que ela gravou em 2006, com 12 músicas de sua autoria, 11 delas inéditas. A única não-inédita era exatamente “Outra Vez”, que abriu o CD. No vídeo abaixo, o prezado leitor poderá, se quiser, ouvir Isolda cantando seu maior sucesso.

POLÍCIA FEDERAL PROCURA CESARE BATTISTI EM RIO PRETO

O italiano morou na casa da foto acima, em Rio Preto. A notícia é do Diário da Região:

Agentes da Polícia Federal vasculharam dois endereços em Rio Preto de sexta-feira, 14, para cá na caça ao terrorista Cesare Battisti, cuja prisão foi decretada no mesmo dia pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, ele é considerado foragido da Justiça. Na sexta-feira, sua extradição também foi autorizada pelo presidente Michel Temer.

Para facilitar a perseguição, a PF divulgou domingo, 16, simulações de 20 possíveis disfarces usados pelo italiano, que morou em Rio Preto até fevereiro de 2017, com mulher e um filho.

O Diário apurou que os agentes estiveram no antigo endereço de Battisti no Jardim Municipal, na região do Alto Alegre, a cerca de 250 metros da entrada da delegacia da Polícia Federal. A casa, porém, estava fechada.

Mas durante o monitoramento da casa em que o italiano morava, os agentes da PF viram um carro chegar ao local. Ao deixar a residência, o veículo foi seguido pelos policiais até uma chácara a 5 quilômetros da saída de Rio Preto para Guapiaçu. Os agentes encontraram no lugar a mãe do filho de Battisti. Eles revistaram o imóvel em busca de informações que pudessem levar ao paradeiro do terrorista. Segundo a PF, a mulher vive com outro homem.

Doze agentes federais cumpriram a ordem de busca e apreensão expedida pela Justiça Federal em Rio Preto. Após as diligências, a PF descartou a possibilidade de o italiano estar na cidade.

Condenado na Itália à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas, Battisti teve a prisão decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux. Na decisão, o ministro citou que após o ex-presidente Lula ter se negado a extraditar Battisti em 2010, o italiano cometeu outros crimes. No ano passado, o ativista foi detido na fronteira do Brasil com a Bolívia com aproximadamente R$ 10 mil em dinheiro.

A PF trabalha com a possibilidade de que o italiano esteja planejando deixar o País. Entre os destinos cogitados, a polícia desconfia que estariam a Bolívia e a Venezuela, países cujos governos são ideologicamente alinhados ao pensamento de esquerda, assim como o italiano. Na época de Lula, Battisti recebeu asilo na condição de “refugiado político”.

Vizinhos da casa onde Battisti morava em Rio Preto disseram nesta segunda-feira, 17, que desde o ano passado o italiano, que era discreto, não foi mais visto no bairro. Em fevereiro do ano passado, o Diário revelou que Battisti morava em uma casa simples e passava por consultas médicas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Americano.

1 573 574 575 576 577 1.806