JORNAL DE JALES: ASSALTADO EM PLENA LUZ DO DIA, GERENTE DA FUNERÁRIA ROSA MÍSTICA VIVE MOMENTOS DE TERROR
Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cujo principal destaque é a operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar, que resultou na prisão de sete pessoas suspeitas de tráfico de drogas e na apreensão de 2,3 quilos de maconha, 402 gramas de cocaína, 223 gramas de crack, além de uma arma de fogo, duas balanças de precisão e mais de R$ 2,8 mil em dinheiro. A operação para o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão por tráfico de drogas envolveu cerca de 85 policiais civis e militares, segundo informou o delegado Sebastião Biazi, encarregado das investigações. Entre os sete presos, dois são de Jales, dois de Paranapuã e três irmãos (dois homens e uma mulher) de Dolcinópolis.
O jornal destaca, também, o relato do ex-goleiro do Tanabi, com passagem pelo Palmeiras, e gerente regional da funerária Rosa Mística, Carlos José Maschio, o Carlão, que viveu momentos de terror na manhã tranquila de sábado, 1º, quando foi assaltado em seu local de trabalho. Em plena luz do dia, ele foi surpreendido por um rapaz que, de revólver em punho, anunciou o assalto. O assaltante amarrou Carlão com as mãos para trás, antes de vasculhar as gavetas e encontrar R$ 403,00. Antes de ir embora, o meliante, enfurecido porque Carlão não tinha a senha do cofre, ameaçou mata-lo e o agrediu com o revólver. Carlão disse que foram os piores momentos já vividos por ele.
A homenagem da Igreja Presbiteriana de Jales, que batizou sua Casa de Apoio com o nome do pioneiro Adolfo Marques Dantas; a final do campeonato aberto de futsal, que foi decidido nos pênaltis por duas equipes de Jales; as melhorias prometidas pela Prefeitura no transporte de pacientes para outras cidades; o empreendedorismo do jovem chef Bruno Schadeck – filho do médico Joaquim Severino de Almeida e da psicóloga Arilda Schadeck – que criou uma empresa de alimentação congelada em São Paulo; e a incursão do provedor da Santa Casa, Toshiro Sakashita, a Brasília em busca de recursos para o hospital, são outros assuntos do JJ.
Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que o irrequieto auditor-fiscal da Prefeitura, Ricardo Junqueira, está se preparando para colher assinaturas em um projeto de lei de iniciativa popular com o objetivo de reduzir os salários dos vereadores de Jales, atualmente em R$ 5 mil. Segundo o colunista, o projeto pretende propor que os vereadores passem a ganhar o mesmo salário de um professor da rede municipal com jornada de 25 horas semanais, algo em torno de R$ 2,5 mil. Para conseguir seu intento, Ricardo pretende instalar, a partir de abril, uma mesa na Praça do Jacaré para colher as 2.000 assinaturas necessárias.
RAY CONIFF – “AQUARELA DO BRASIL”
Vejo no blog do Mauro Ferreira, jornalista e crítico musical, que “Aquarela do Brasil”, do mal-humorado Ary Barroso, é a música brasileira mais gravada de todos os tempos, com nada menos que 399 gravações ao longo de seus 81 anos.
A canção ufanista do mineiro Ary já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo. Frank Sinatra, por exemplo, gravou uma versão em inglês, em 1957, de “Aquarela do Brasil”, que foi a primeira música brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios americanas.
Diz a lenda que “Aquarela do Brasil” foi composta numa noite em que Ary Barroso ficou impedido de sair de casa, devido a uma forte tempestade. Naquela mesma noite chuvosa, ele compôs “Três Lágrimas”, outro de seus grandes sucessos.
Lançada em 1939 pelo cantor Francisco Alves – o preferido de Ary – “Aquarela do Brasil” não fez sucesso logo de cara. O sucesso, na verdade, só veio depois que ela foi incluída em um filme dos estúdios Disney, em 1942.
A informação de que “Aquarela do Brasil” já tem 399 gravações é do ECAD, que divulgou, dia desses, a relação das 10 músicas mais gravadas. Ary Barroso não é, porém, o maioral, apesar de ter composto a primeira colocada da relação.
O maioral é Tom Jobim, que tem seis músicas na relação das dez mais gravadas: “Garota de Ipanema” (376 gravações), “Eu Sei Que Vou Te Amar” (257), “Wave” (238), “Corcovado” (228), “Chega de Saudade” (228) e “Desafinado” (216).
Completam a lista, “Carinhoso”, de Pixinguinha e Braguinha, a segunda colocada com 389 gravações, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, com 304, e “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, com 276.
Entre os intérpretes brasileiros de “Aquarela do Brasil” estão João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Tim Maia, Gal Costa, Erasmo Carlos, Adriana Calcanhoto, Daniela Mercury, João Bosco, Toquinho, Ney Matogrosso, Eduardo Dusek, Emílio Santiago e até o pagodeiro Alexandre Pires.
A gravação mais emblemática, porém, é a de Elis Regina. Gravada durante a ditadura militar, a música ganhou da Pimentinha uma interpretação meio que sombria, acompanhada por um coral que reproduzia os cantos dos povos indígenas. Se fosse nos tempos atuais, em que até livros de Machado de Assis estão sendo censurados, certamente que Elis daria uma interpretação ainda mais sombria ao clássico de Ary Barroso.
No vídeo abaixo, a interpretação é da orquestra do maestro Ray Coniff. Acho que vou agradar dois amigos – o dentista Dario Mazzi e o comerciante Benedito Romildo Peresi – que são fãs do maestro. Por sinal, o Peresi tem uma filha, a professora Tamara, com o mesmo nome da filha do Ray Coniff, mas ele me disse que foi apenas uma agradável coincidência.
Eis o vídeo:
A TRIBUNA: VEREADORA DE MESÓPOLIS QUER DIMINUIR PROVENTOS DE VEREADORES PARA UM SALÁRIO MÍNIMO
No jornal A Tribuna deste final de semana, a principal manchete destaca a inauguração da unidade do Poupatempo de Jales, com as presenças do governador em exercício, Rodrigo Garcia, e do superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, entre outros. O governador disse que “essa unidade começou a funcionar de forma experimental em dezembro e agora, na sua plenitude, está sendo inaugurada com os serviços do Estado e da Prefeitura de Jales”. O Poupatempo de Jales oferece 77 tipos de atendimentos, sendo 34 deles digitais. O prefeito Flá Prandi agradeceu o governador em exercício Rodrigo Garcia e o superintendente Neto, e destacou que o Poupatempo significa “serviço de qualidade, com tecnologia”.
Destaque, igualmente, para mais um capítulo da operação “Farra no Tesouro”, envolvendo a ex-tesoureira Érica Cristina Carpi, o marido Roberto, a irmã Simone Paula e o cunhado Marlon Fernando. O quarteto – que já responde a uma ação criminal – foi mais uma vez denunciado pelo Ministério Público de Jales, agora na esfera cível. A ação protocolada na segunda-feira, 03, está assinada pelo promotor Horival Marques de Freitas Júnior e detalha como foram feitos os desvios e os valores desviados ano a ano. O maior valor (R$ 1,9 milhão) foi desviado em 2016. Ao final, o promotor pede que os acusados sejam condenados a, entre outras coisas, devolver os R$ 9,2 milhões desviados entre 2012 e julho de 2018.
O reajuste salarial de 5% para os servidores públicos municipais; os gastos com o funcionalismo que alcançou 60% do total das despesas pagas pela Prefeitura em 2019; as três ações civis públicas ajuizadas pelo MP de Urânia contra um vereador de Aspásia; as ações das polícias civil e militar de Jales, que prenderam 04 traficantes na semana passada e mais 07 nesta semana; os gastos da Prefeitura com publicidade, que, segundo matéria do repórter Alexandre Ribeiro, tiveram um crescimento de 405% entre 2017 e 2020; a ação do MP que acusa o ex-prefeito de Urânia, Francisco Airton Saracuza, de pagar salários a um assessor fantasma, são outros assuntos de A Tribuna.
Na coluna Enfoque, informações sobre a iniciativa da vereadora Vânia Domingues, de Mesópolis, que está apresentando um projeto de lei propondo a redução dos salários dos vereadores que serão eleitos em outubro para a legislatura 2021-2024. Atualmente, os vereadores mesopolenses ganham cerca de R$ 2,5 mil por mês e a vereadora quer diminuir para apenas 01 salário mínimo. A página de opinião não traz a crônica do blogueiro Hélio Consolaro, mas, em compensação, traz artigos da Taísa Selis, do estudante de Teologia Jean Ferreira e do professor Sílvio Luiz Lofego. E no caderno social, destaque para a coluna do Douglas Zílio.
DELEGADOS DA PF SE REVOLTAM COM PAULO GUEDES, QUE CHAMOU SERVIDORES DE PARASITAS
Deu no Brasil 247:
A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal criticou a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que comparou funcionários públicos a ‘parasitas’, durante evento no Rio de Janeiro. A entidade afirma repudiar “a estratégia sistemática de apontar os servidores públicos brasileiros como culpados dos problemas nacionais, silenciando sobre as causas verdadeiras, bem como a de difundir notícias inverídicas a respeito”.
“Qualquer manual básico de gestão consideraria a declaração do Ministro como assediante e desestimuladora. Trata-se de uma verdadeira tragédia acompanhar reiterados ataques daquele que deveria estimular o bom funcionamento da máquina pública. Paulo Guedes, com suas falas, parece nutrir ódio crescente pelos agentes públicos. E com ódio nada se constrói”, dizem os delegados.
Em palestra no seminário Pacto Federativo, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Guedes afirmou, nesta sexta-feira (7), que “o funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, tem estabilidade de emprego, tem aposentadoria generosa, tem tudo”. “O hospedeiro está morrendo. O cara (funcionário público) virou um parasita e o dinheiro não está chegando no povo”, disse o titular da pasta.
Os delegados da PF rebatem. “Não bastasse a ofensa, o Ministro desinforma e confunde a sociedade ao afirmar que servidores públicos têm reajustes salariais automáticos e acima da inflação. A última negociação salarial para a maioria do serviço público federal se deu há mais de quatro anos e apenas repôs parte da inflação até então. No caso específico da Polícia Federal, há perdas inflacionárias desde o ano de 2016. Cada centavo de correção inflacionária decorre de extenuantes e prolongadas negociações com os governos, da mesma maneira que costuma ocorrer na iniciativa privada entre patrões e empregados”.
“Certamente os servidores da Polícia Federal, que em pesquisas recentes foi identificada como a instituição de maior confiabilidade no conceito dos brasileiros, assim como os demais honrados agentes públicos, merecem mais respeito e valorização. Não há Estado forte sem instituições fortes. Demonizar o servidor público é destruir as instituições e o próprio país. A quem interessa a desvalorização do serviço público?”, questiona a entidade.
SETE PESSOAS SÃO PRESAS EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA DE JALES CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS
Sete pessoas foram presas na sexta-feira (7) durante uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar da região de Jales. Os alvos dos trabalhos eram suspeitos por tráfico de drogas nos municípios de Jales, Paranapuã e Dolcinópolis.
Segundo informações do delegado responsável pelas investigações, Sebastião Biazi, o grupo começou a ser monitorado há pelo menos quatro meses. Desde as primeiras horas da manhã, as equipes cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em diversos endereços.
A Polícia Militar contou com o apoio do Canil e do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia). Foram encontradas porções de maconha, crack e cocaína, além de dinheiro do crime e uma espingarda. Os detidos vão responder por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse ilegal de arma de fogo.
Em um dos cumprimentos de mandados, os cães farejadores localizaram drogas escondidas em um quintal e em malas de viagens. As investigações apontaram, ainda, que os criminosos compravam os entorpecentes no estado de Mato Grosso do Sul e revendiam, principalmente, nas três cidades alvos da operação.
Os trabalhos duraram toda a manhã. Os presos foram ouvidos na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Jales e deverão passar por audiência de custódia ainda na manhã deste sábado (8). Depois, eles deverão ser transferidos para unidades prisionais da região, onde devem aguardar vaga em alguma penitenciária. A Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Jales continuará com as investigações.
O DISCURSO ÉPICO DE DILMA NA PREMIAÇÃO DO OSCAR, SEGUNDO ZÉ SIMÃO
DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE
No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, o principal destaque é o reajuste salarial dos servidores municipais de Jales. Em assembleia geral na noite de quarta-feira (5/2) realizada pelo Sindicato dos Servidores para deliberação sobre o reajuste salarial de 2020, os funcionários públicos municipais aprovaram a proposta apresentada pelo prefeito Flá Prandi, que prevê um reajuste de 5% no salário e um aumento no valor da cesta básica, de R$ 330,00 para R$ 400,00. Segundo o prefeito, foi um bom acordo para os servidores. “A inflação do período foi de 4,3% e nós chegamos a um reajuste de 5%, portanto, com ganho real para os servidores”, disse Flá. Ele ressaltou, também, que “o valor da cesta básica era de R$ 195,00 no primeiro ano do meu mandato, e agora avançamos para R$ 400,00, o que é muito significativo”.
O jornal está destacando, igualmente, o combate à dengue em Jales, onde será realizada, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a Semana Estadual de Mobilização Social Contra a Dengue. O trabalho de campo terá ênfase nos bairros com maior infestação de larvas do temível Aedes aegypti, transmissor da doença. A coordenadora da equipe municipal de combate a endemias, Vanessa Luzia Tonholi explica que os cinco dias de campanha não serão suficientes para atender os vários imóveis que estão tendo casos de dengue, mas a Secretaria Municipal de Saúde vai estender até a semana do dia 17 de fevereiro, para que assim possam ter melhor êxito na ação.
Na coluna FolhaGeral, o profilático redator-chefe Roberto Carvalho está informando que o deputado federal Baleia Rossi – autor da emenda parlamentar que destinou R$ 1,15 milhão para a reforma da Praça “Euphly Jalles”, com contrapartida da Prefeitura de R$ 450 mil – tem mantido contato com interlocutores de Jales e, entre um assunto e outro, tem perguntado se a obra já foi iniciada. Segundo o colunista, a repaginação da praça é uma aspiração acalentada há décadas pelos jalesenses. Roberto afirma que muita gente está comentando com entusiasmo a volta da fonte luminosa, que deverá dar vida à praça e alegria à população. Ele termina dizendo que será impossível que alguém fique indiferente à nova praça com sua nova fonte.
POUPATEMPO DE JALES SERÁ INAUGURADO NESSE SÁBADO
Com a presença do governador em exercício, Rodrigo Garcia(DEM), o Poupatempo de Jales – que já está funcionando desde o dia 12 de dezembro – será inaugurado oficialmente nesse sábado, 08. A unidade de Jales faz parte de um projeto piloto que está sendo implantado, em princípio, em apenas cinco cidades do estado.
O Poupatempo de Jales é o quarto a ser inaugurado. No sábado passado, Rodrigo inaugurou a unidade de Salto, cidade com 120 mil habitantes. Antes, já tinham sido inauguradas as unidade de Aguaí e Lençóis Paulista. O Poupatempo de Campinas será o último a ser inaugurado.
Além de Rodrigo, deverão estar em Jales o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o presidente da Prodesp, André Arruda, e o deputado federal Geninho Zuliani(DEM). Os deputados estaduais Analice Fernandes e Itamar Borges também deverão assinar o ponto.
Analice, por sinal, teve participação direta na vinda do Poupatempo, segundo o Jornal de Jales. “Analice trabalhou para que Jales fosse uma das cinco cidades contemplada”, diz matéria do JJ.
Chamado de “Poupatempo 4.0”, as unidades de Jales e das outras quatro cidades contempladas é a versão mais moderna desse projeto do governo estadual, que unifica serviços disponibilizados pelo estado e pelo município. O Poupatempo, em sua versão mais antiga, é aprovado por 98,8% dos usuários.
O prefeito Flá Prandi(DEM) disse que o Poupatempo mudará de patamar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de Jales e região. “São 75 serviços que estarão disponíveis ao usuário, que poderá usufruir de vários deles em um único guichê”.
A instalação do Poupatempo em Jales está gerando empregos. A unidade contará, em princípio, com 09 atendentes e 01 coordenador. “Essas pessoas são todas aqui de Jales e foram contratadas pela empresa terceirizada que vai administrar o Poupatempo”, explicou o prefeito.
FRASE
“Há 40 anos a Veja vem dizendo que o PT vai afundar, mas quem afundou foi a Veja, que quebrou por incompetência e foi vendida por menos que um apartamento do Minha Casa Minha Vida”.




