MINISTÉRIO PÚBLICO DE URÂNIA PROTOCOLA TRÊS DENÚNCIAS CONTRA VEREADOR DE ASPÁSIA

O ano não começou bem para o vereador Renan Medeiro Venceslau, o Tiosa (PP), de Aspásia. Ele foi denunciado pelo Ministério Público de Urânia, que ajuizou, em janeiro, nada menos que três ações civis públicas contra o nobre edil, que está sendo acusado de dano ao erário. No total, o dano teria sido em torno de R$ 40 mil.

A encrenca é do tempo em que Tiosa foi presidente da Câmara de Aspásia, e teve origem em uma denúncia levada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), em setembro de 2018, por outro vereador aspasiense, o tucano Odenir Vieira.

Três meses depois, em dezembro de 2018, a Polícia Civil de Jales fez uma incursão à Câmara de Aspásia e, cumprindo um mandado de busca e apreensão, recolheu diversos documentos análise. Os documentos resultaram na instauração de oito inquéritos policiais.

As três denúncias do MP são resultado, certamente, desses inquéritos. Mas as ações cíveis do MP não foram as únicas más notícias que Tiosa recebeu neste início de ano. No dia 14 de janeiro, a juíza de Urânia, Marcela Correa Dias de Souza, decidiu aceitar uma denúncia ajuizada no final de 2018, na esfera criminal.

Nela, o promotor Eduardo Wanssa de Carvalho acusa Tiosa de crime contra a lei de licitações.

MORRE LOCUTOR DE RODEIOS ASA BRANCA

A notícia é do Diário da Região:

Morreu na tarde desta terça-feira, 4, o ex-locutor de rodeios Waldemar Ruy dos Santos, que ficou conhecido por seu nome artístico, Asa Branca. A informação foi confirmada nas redes sociais oficiais do ex-locutor. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.

O capitão das arenas tinha 57 anos e enfrentava um câncer agressivo na garganta. A situação era complicada porque, além da doença, ele era portador do vírus HIV desde 1999 e tinha oito válvulas implantadas na cabeça em decorrência de uma hidrocefalia causada pela criptococose, a doença do pombo.

Asa Branca nasceu em Turiúba, em 19 de abril de 1962. Entrou nas arenas pela porteira da frente, montando em touros, mas a carreira de peão foi interrompida quando o chifre de um animal furou um de seus pulmões.

Sem poder montar, Asa Branca passou de peão a narrador e tornou-se a principal atração dos rodeios, destacando-se pela forma como narrava as montarias, sempre inovando. O helicóptero, uma de suas marcas registradas, quase sempre estava presente em suas entradas triunfais nas arenas.

Chegou a apresentar programas de televisão, como o Som Brasil e o especial Amigos, ambos da Rede Globo. Marcou presença também em novelas, entre elas O Rei do Gado, um dos grandes sucessos da emissora. Também participou de inúmeros programas de TV, especialmente os dominicais, como o Domingão do Faustão (Globo) e o Domingo Legal (SBT), na época apresentado por Gugu.

Em 2013, Asa Branca contraiu criptococose, a doença do pombo, que atinge o sistema nervoso. Na época, chegou a ficar internado por 83 dias, passou por seis cirurgias no cérebro, onde foram colocadas oito válvulas.

Recentemente, o ex-locutor enfrentou o mais cruel golpe em sua saúde: descobriu um câncer na garganta, que se espalhou pela face. A doença, já em estado terminal, era agravada por sua condição de portador de HIV e pelas válvulas na cabeça. Ele não podia passar pelas sessões de quimioterapia, já que poderia não resistir ao tratamento.

GOVERNO BOLSONARO DIZ TER CRIADO 133 EMPREGOS EM SÃO FRANCISCO, MAS NINGUÉM VIU ESSES EMPREGOS

Alguma coisa estranha está acontecendo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que agora está vinculado ao Ministério da Economia, depois que o governo Bolsonaro extinguiu o Ministério do Trabalho e Emprego.

Um exemplo são os números da geração de empregos em São Francisco em 2019, divulgados pelo órgão. Segundo o CAGED, São Francisco ganhou 133 novos empregos no ano passado. Para se ter uma ideia do quão esquisito é esse número, basta dar uma olhada nos números dos dez anos anteriores – de 2009 a 2018 – quando São Francisco ganhou, no total, apenas 17 novos empregos formais.

Outro detalhe: São Francisco passou 09 meses de 2019 sem criar novos empregos. Todos os 133 teriam sido gerados nos últimos três meses do ano. Foram 54 em outubro, 46 em novembro e 23 em dezembro. 

Mais um detalhe: em São Francisco, ninguém sabe onde estão esses empregos. “Aqui em São Francisco, a gente conhece todo mundo. As pessoas que estavam sem emprego continuam desempregadas”, confirmou um assessor do prefeito Maurício Honório de Carvalho, com quem falei na semana passada.

Mas essa não é a única coisa estranha do Caged bolsonarista. Os números relativos a Jales também guardam esquisitices. A cidade começou 2019 abrindo 43 empregos em janeiro e mais 45 em fevereiro. Em qualquer calculadora, 43 mais 45 resultaria em 88, mas, nas contas do Caged, resultou em 270 novos empregos.

Querem mais? Em março, Jales fechou 15 empregos, mas, nas contas do Caged, o número de empregos criados nos três primeiros meses – pasmem! – subiu para 362. Com todos esses erros, as estatísticas do Caged apontam que Jales teria criado 272 novos empregos em 2019. Na realidade, porém, a cidade fechou  104 empregos.

DEPOIS DE 11 MESES SEM RECEBER INSETICIDA, JALES INICIA “FUMACÊ” CONTRA DENGUE

A notícia é da repórter Íris Leite, da rádio CBN Grandes Lagos:

Depois de 11 meses sem receber o inseticida, a cidade de Jales iniciou nesta segunda-feira, 03, a pulverização do veneno, popularmente chamado de “fumacê”. A nuvem de fumaça, que tem ação temporária e pontual vai ser espalhada pelas ruas e avenidas para eliminar o mosquito Aedes aegypti e evitar a transmissão da dengue.

O primeiro bairro programado para receber a nebulização foi o Jardim Ypiranga. Na sequência, o trabalho seguirá para os bairros Roque Viola e Jardim América.

Jales registrou 11 casos positivos no primeiro mês de 2020, enquanto outros 65 aguardam o resultado dos exames. No total, foram 80 notificações em janeiro.

A cidade da região que mais sofre com a dengue é Votuporanga, que já registrou 1.206 casos confirmados em 2020 e ainda aguarda o resultado de 1.634 exames. Em 2019, Votuporanga teve mais de 6.000 casos de dengue e registrou uma morte em consequência da doença.

Obs.: Em 2019, Jales registrou 3.185 notificações de dengue, das quais 2.449 foram confirmadas como casos positivos da doença. Foi a segunda maior epidemia registrada na cidade desde 2009, ficando atrás apenas dos números de 2015, quando foram contabilizadas 4.007 notificações e 3.190 casos positivos.

BOLSONARO COMPARTILHA VÍDEO DE SEU SABUJO ALEXANDRE GARCIA, COM MENOSPREZO AOS BRASILEIROS

“O problema do Brasil é o brasileiro”, já disse um pensador com complexo de vira-lata. Com informações da revista Fórum:

Jair Bolsonaro compartilhou nas suas redes sociais um vídeo que mostra Alexandre Garcia, ex-Globo, afirmando em palestra que, se o Brasil trocasse de população com o Japão, o país seria a “primeira potência do mundo em 10 anos”.

“Já pensaram se a gente pudesse trocar de população com o Japão, que a gente transferisse 210 milhões de brasileiros para o arquipélago japonês e trouxéssemos os 153 milhões de japoneses para o continente brasileiro”, disse o jornalista.

“Lá eu não quero nem ver o que aconteceria”, brincou o jornalista, dando a entender que os brasileiros bagunçariam o Japão.

Depois de elogiar as riquezas naturais do Brasil, Garcia completou sua tese. “Alguém teria dúvida de que os japoneses transformariam isso aqui em primeira potência do mundo em 10 anos?”, menosprezando os brasileiros em comparação com os asiáticos.

Ao compartilhar o vídeo, Bolsonaro ainda destacou que a fala de Garcia “é para assistir algumas vezes e compartilhar muitas”.

Post Scriptum: O crítico de cinema Pablo Villaça resumiu, em suas redes sociais, sua opinião sobre o assunto acima. “Vamos recapitular: jornalista picareta que lambia o saco dos militares na ditadura basicamente diz que o brasileiro é um povo inferior. E o presidente do país não só compartilha, mas recomenda com entusiasmo”, postou Villaça.

SOB COMANDO DE MORO, POLÍCIA FEDERAL LIVRA FLÁVIO BOLSONARO DE DOIS CRIMES

Segundo o deputado Paulo Pimenta(PT), Moro usa o Ministério da Justiça para blindar o clã Bolsonaro. Na semana passada, o tal capitão Adriano, chefe da milícia Escritório do Crime, foi excluído da lista de marginais procurados.

No caso de Flávio Bolsonaro, existem duas investigações que se contradizem. A investigação da PF, comandada por Moro, diz que não houve lavagem de dinheiro. Já a investigação do MP do Rio, sob o comando de Witzel, diz que houve.

Deu no Brasil 247, com informações da Folha de S.Paulo:

O senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) se livrou de dois crimes depois que a Polícia Federal concluiu não haver indícios de que ele tenha cometido lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Nos próximos dias, a PF entregará à Justiça o relatório final sobre o caso.

Contudo, o Ministério Público do Rio de Janeiro, que apura a prática da “rachadinha” no antigo gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa, quando ele era deputado estadual, aponta em outra direção.

Segundo a Promotoria, o filho de Jair Bolsonaro lavou até R$ 2,3 milhões com transações imobiliárias e com sua loja de chocolates.

 

DOS DEZ VEREADORES DE JALES, SOMENTE SETE IRÃO DISPUTAR A REELEIÇÃO

O jornalista Luiz Ramirez, do Jornal de Jales, ouviu todos os dez vereadores da nossa Câmara Municipal, sobre as intenções deles com relação às eleições deste ano. Os vereadores Chico do Cartório, Tiago Abra e Tiquinho disseram que não deverão tentar a reeleição. Eis o que eles disseram ao JJ:

Adalberto Francisco de Oliveira Filho (Chico do Cartório) -MDB  – Está em seu primeiro mandato e não deverá ser candidato à reeleição, por questões familiares e profissionais.

Bismark Kuwakino – PSDB  Vai tentar a reeleição pela primeira vez. Continua no PSDB. Acha difícil ganhar porque o partido deverá ter mais candidatos de peso, mas isso, segundo ele, é bom para fortalecer a agremiação. 

Claudecir José dos Santos (Tupete) – DEM   Pretende disputar a reeleição, também pela primeira vez, mas não tem certeza se continuará no DEM. Tudo vai depender dos entendimentos até o prazo de definição do partido pelos futuros candidatos.

Fábio Kazuto Matsumura – PSB    Também em primeiro mandato, pretende disputar pela segunda vez, mas não mais pelo PSB que deixou de ter representatividade em Jales, com a migração de integrantes para outros partidos. Deve mudar para o DEM.

João Zanetoni – PSB  Quer disputar a reeleição, também para um segundo mandato, mas não pelo PSB. Disse que já recebeu várias propostas, mas ainda vai decidir. Disse que está aberto para sair de vice, se for convidado.

Luiz Henrique Viotto (Macetão) – PP    Está disposto a disputar qualquer cargo em oposição à atual administração municipal. Pode ser como vereador, como vice-prefeito e até mesmo como prefeito, dependendo da composição que se formar.

Nivaldo Batista de Oliveira (Tiquinho) – PSB  Não vai mais disputar, pois precisa cuidar melhor da sua empresa. Acha que já fez sua parte como vereador por dois mandatos quando ocupou a presidência da Câmara por três vezes e foi prefeito por 15 dias.

Tiago Abra – PP  Não vai mais disputar como vereador. Acredita que já deu sua contribuição durante dois mandatos. Quanto a aceitar possíveis convites para compor como candidato a vice-prefeito, disse que ainda vai pensar. No momento está mais preocupado com seus negócios.

Vagner Selis (Pintinho) – Republicanos – Quer ser candidato à reeleição pelo mesmo partido. Em seu primeiro mandato foi presidente da Câmara em 2017 e 2018 e acredita que poderá se reeleger, pois na eleição passada foi o que obteve melhor resultado, com 1198 votos.

Vanderley dos Santos (Deley) – PPS  –  Quer ser candidato à reeleição, mas desta vez pelo DEM, pelo mesmo motivo de Kazuto: o seu partido está sendo esvaziado em Jales, como afirmou.

JORNAL DE JALES: MULTAS REGISTRADAS PELOS RADARES FIXOS DA “EUCLIDES DA CUNHA” CRESCERAM 8,1% EM 2019

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cuja principal manchete diz que os radares fixos instalados na rodovia “Euclides da Cunha” multaram mais de 47 mil motoristas em 2019. Segundo balanço divulgado pelo DER, referente a 2019, pelo menos 130 multas por excesso de velocidade são registradas todos os dias pelos radares da “Euclides”, por onde passam 67 mil veículos. As 47.647 multas aplicadas no ano passado representam um crescimento de 8,1% em relação a 2018, quando foram registradas 44.039 multas. Isso significa que, em 2019, foram aplicadas, em média, cinco multas a cada hora. Nessa conta não estão os flagrantes registrados pelos radares móveis.

Destaque, igualmente, para a jovem Lilá Izabela – filha da Ana Cristina Furtado e do ecologista Edson Edgar Batista – que acaba de, aos 21 anos, se formar pela Academia Internacional de Cinema. Ela passou uma semana em Jales, filmando um curta-metragem com um elenco formado por atores da Escola Livre de Teatro. O filme tem como tema o suicídio, que, segundo a diretora e os atores principais, é um assunto que deve ser abordado com insistência, principalmente entre os jovens. Lilá – quem sabe a nossa futura Petra – pretende apresentar seu primeiro filme em festivais nacionais e internacionais, mas garante que a avant-première será aqui em Jales.

A promessa do deputado Itamar Borges de lutar pela reclassificação da Santa Casa de Jales – uma novela que já dura alguns anos; as eleições para a Câmara Municipal, que, neste ano, não deverão ter três vereadores – Chico, Tiquinho e Tiago Abra – como candidatos à reeleição; o aniversário de 80 anos do bispo emérito dom Demétrio Valentini, que foi entrevistado pelo jornal; a viagem do prefeito Flá a São Paulo, que deverá render R$ 750 mil em recursos para obras de infraestrutura urbana; e a denúncia do MPF de Jales contra cinco pessoas – algumas delas aqui de Jales – que foram investigadas pela operação Arranjo, da PF, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que os secretários municipais de Jales se reuniram na terça-feira, 28, enquanto o prefeito Flá Prandi estava em São Paulo para assinar convênios. Segundo o colunista, o principal tema da reunião conduzida pelo secretário de Comunicação, Douglas Zílio, foi discutir estratégias sobre como lidar com a opinião pública, valorizando os feitos da administração municipal em entrevistas e reuniões. O experiente secretário de Administração, Chico Melfi, ciente da máxima chacriniana de que “quem não comunica se trumbica”, reforçou as orientações de Douglas 

PAUL MCCARTNEY E STEVIE WONDER – “EBONY AND IVORY”

Na segunda-feira passada, 27, postei aqui no blog um vídeo com o compositor Tunai – que falecera no dia anterior – cantando “Frisson“, sua canção mais famosa, feita em parceria com o letrista Sérgio Natureza. Como foi dito naquele post, Natureza foi o parceiro mais frequente de Tunai.

Mas, ele teve outros parceiros, como Fernando Brant, Márcio Borges, Abel Silva e Milton Nascimento. Com este último, ele compôs, por exemplo, “Certas Canções”, lançada em 1987. Nela, o autor diz que, muitas vezes, se identifica tanto com algumas canções que até se pergunta “como não fui eu que fiz?“.

Uma dessas canções que Milton gostaria de ter feito é, certamente, “Ebony and Ivory”, de Paul McCartney e Stevie Wonder. Há quem diga que foi essa música – uma ode contra o racismo – que inspirou Milton a escrever os versos de “Certas Canções”.

O racismo, por sinal, é um tema muito presente na MPB. Em “Preconceito”, os autores (Marino Pinto e Wilson Batista) narram a desventura de um pretinho apaixonado por uma mulher que o considera “moreno demais”. Ele ainda argumenta que “o coração não tem cor”, mas, aparentemente, não conseguiu amolecer o coração da moça.

Melhor sorte teve outro pretinho em “O Neguinho e a Senhorita”, dos compositores Noel Rosa de Oliveira e Abelardo Silva, lançada em 1965. Nesse caso, o preconceito não era da Senhorita, mas da mãe dela, que, na canção, era chamada de Madame. Um trecho da música diz que “a madame tem preconceito de cor, mas não pode evitar esse amor…”.

Isso mesmo! Apesar da oposição da Madame, a Senhorita subiu o morro e foi morar com o Neguinho, que era compositor. E o que é mais interessante: a música foi inspirada em um caso real. O Neguinho era um tal Nonato, compositor do Salgueiro. Já a preconceituosa Madame era uma portuguesa de nome Maria Mariana.

O racismo é tema, também, de músicas sertanejas, como “Olhos de Luar“, da dupla Chrystian e Ralf, onde um fazendeiro malvado mata a própria filha que, depois de uma jornada de sexo em meio a um canavial, ficou grávida de um negro, empregado da fazenda, por quem ela tinha se apaixonado. “O fruto desse amor não pode ver a luz do dia”, amaldiçoou o fazendeiro racista.

Na música de Paul McCartney e Stevie Wonder, os compositores usam a imagem do teclado de um piano para mostrar que pretos e brancos podem conviver em harmonia. No vídeo, “Ebony and Ivory”, ou ébano e marfim, materiais usados para fazer as teclas do piano.

1 432 433 434 435 436 1.806