JORNAL DE JALES: MARYNILDA CAVENAGHI ASSUME PRESIDÊNCIA DO MDB DE JALES

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cujo principal destaque é a representação criminal que o advogado Adib Abdouni, reitor da Universidade Brasil, protocolou na Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, contra o delegado Cristiano Pádua da Silva, da PF de Jales. A representação diz, entre outras coisas, que o delegado teria se infiltrado ilegalmente na Universidade durante as investigações que redundaram na operação Vagatomia. O jornal destaca, também, que a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) manifestou apoio ao delegado, referendando sua atuação no curso das investigações que apontaram um suposto esquema de fraudes na Universidade.

Outra manchete de capa informa que a Prefeitura de Jales espera investir mais de R$ 26 milhões em melhorias na cidade, durante o ano de 2020. Pelo menos é isso que está previsto no orçamento municipal para o ano que vem, que deverá ser aprovado pela Câmara na sessão dessa segunda-feira, 09. Do total reservado para investimentos, cerca de R$ 10,4 milhões são recursos da própria Prefeitura, enquanto o resto virá da União (R$ 6,7 milhões), do Estado (R$ 3,8 milhões), e do financiamento obtido junto à Caixa Federal (R$ 5,5 milhões). O orçamento de 2020 prevê que as receitas e as despesas do município chegarão a R$ 175 milhões.

O desmantelamento, pela Polícia Federal, de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, que atuava em algumas cidades da nossa região; a homenagem que a delegada de Formosa-GO, Fernanda Lima, nascida em Jales, recebeu da Assembleia Legislativa de Goiás; o destaque obtido pela professora Paula Cristina Scarpeto Gonçalves, também nascida em Jales, por conta de projeto desenvolvido em São José dos Campos; e a emenda parlamentar de R$ 300 mil que a deputada Analice Fernandes(PSDB), outra conterrânea, está destinando para a APAE de Jales, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que a companheira Marynilda Cavenaghi Nacca decidiu assumir a presidência do diretório do MDB de Jales, substituindo o ex-vereador Jediel Zacarias, que abdicou do trono para cuidar de assuntos pessoais. O colunista ressalta que Marynilda – que estava sendo cortejada pelo PSDB – resistiu um pouco à ideia, mas acabou convencida por antigos militantes, João Missoni Filho entre eles, a assumir o comando da nau emedebista. Deonel lembra que esse não será o primeiro desafio que Marynilda enfrentará em nome do MDB. Em 2014, quando de encontro realizado no Jales Clube com as presenças de Dilma Roussef e Michel Temer, coube a ela discursar em nome do diretório local.

NEY MATOGROSSO – “HOMEM COM H”

Nascido em Bela Vista(MS) – daí o Matogrosso – Ney de Souza Pereira teria, por força do trabalho de seu pai, um oficial do Exército, morado em Fernandópolis por algum tempo. Os fernandopolenses mais antigos dizem até que ele tinha uma irmã muito bonita e, por isso mesmo, muito paquerada pelos moçoilos casadoiros da ex-Vila Pereira.

Diz a lenda que Ney, sem nenhuma ligação com a música nordestina, quase não gravou “Homem com H”, do compositor paraibano Antonio Barros, um dos maiores sucessos do rebolativo ex-vocalista do Secos & Molhados.

Segundo a lenda, Ney teria recusado a oferta da música. Cecéu, também compositora (autora de “Bate Coração”, da Elba) e esposa de Barros, desmente essa versão. O fato, porém, é que “Homem com H” é a última música do lado B do disco “Viajante”, gravado em 1981. Um empurrãozinho e ela teria ficado de fora.

É fato também que Ney ficou conhecendo “Homem com H” através de um disco de xote do Trio do Nordeste. O cearense Fausto Nilo foi quem mostrou o disco a Ney, sugerindo que ele também gravasse a música de Barros.

Receoso em gravar o xote – afinal, poderia ser contraditório um sujeito de voz fina, cheio de trejeitos, dizendo que “sou homem com agá” – Ney consultou amigos. Gonzaguinha, um dos consultados, foi decisivo ao dizer a Ney que “essa música é a sua cara”.

Antonio Barros, hoje com 89 anos, conta que a inspiração para “Homem com H” veio da novela “O Bem Amado”, do genial Dias Gomes, exibida em 1973 com atuações impagáveis de Paulo Gracindo, Lima Duarte e outros.

Gracindo interpretava Odorico Paraguaçu, um político corrupto (sic!). Em meio a uma conversa com seu secretário, Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz), Odorico, a pretexto de garantir que era cabra macho, sapecou: “Que nada seu Dirceu! Eu nunca vi rastro de cobra nem couro de lobisomem…”.

Com a frase na cabeça, Barros pegou o violão e, em menos de uma hora, estava pronta a música. Ele pensou em entregar a composição a Ney, à época no Secos e Molhados, mas não tinha como chegar ao grupo. Entregou, então, ao Trio Nordestino, o primeiro a gravar.

Oito anos depois de composta, a música chegou, finalmente, ao conhecimento de Ney Matogrosso. O sucesso foi tamanho que, no ano seguinte, Ney gravou “Por Debaixo dos Panos”, de autoria de Cecéu, a mulher de Antonio Barros. Em 2011, “Homem com H” ganhou uma belíssima releitura do Zeca Baleiro.

Abaixo, um vídeo com Ney cantando:

A TRIBUNA: BVLX LANÇA O RESIDENCIAL BELLA VISTA, UM NOVO CONDOMÍNIO FECHADO DE ALTO PADRÃO

No jornal A Tribuna deste final de semana, a manchete principal destaca a abertura da licitação que visa a contratação de empresa para executar a reforma da Praça “Euphly Jalles”. A repaginação irá custar cerca de R$ 1,55 milhão, sendo que o Ministério do Turismo entrará com R$ 1,15 milhão, enquanto os outros R$ 400 mil sairão dos cofres da Prefeitura. A reforma prevê, entre outras coisas, a instalação de uma “fonte interativa musical”, o ítem mais caro da repaginação, orçada em R$ 607 mil, além da colocação de 44 novos bancos de concreto e da construção de novos sanitários e de uma praça de alimentação. A reforma inclui, ainda, o plantio de 2.402 m² de grama esmeralda.

Matéria do repórter Alexandre Ribeiro, o Carioca, explica que a construção de um pontilhão que irá substituir a passagem de nível sobre os trilhos da linha férrea, na Rua Maranhão, Jardim Paulista, é responsabilidade da empresa Rumo e não tem qualquer participação da Prefeitura, que apenas acompanha o projeto. Segundo a matéria, os recursos para a construção do pontilhão não virão de emendas parlamentares, nem tampouco de algum convênio assinado entre o prefeito e o governo. O pontilhão irá ligar os bairros Roque Viola e Jardim São Gabriel.

O lançamento do mais novo empreendimento do grupo BVLX, o loteamento Residencial Bella Vista, um condomínio fechado de alto padrão; a condenação, por posse irregular de armas de fogo, do corretor de seguros envolvido na operação “Farra no Tesouro 2”, que investiga fraudes na contratação de seguros para a frota de veículos da Prefeitura; a informação da Prefeitura sobre os escritórios do Procon e do Iamspe, que deverão se mudar do Teatro Municipal para uma casa alugada; e o caso de uma empresa de asfalto – a Conpav, de Santa Fé do Sul – que está recorrendo à Justiça para receber uma dívida de R$ 145 mil da Prefeitura, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, destaque para decisão recente do Tribunal de Contas da União(TCU), que condenou o ex-deputado Vadão Gomes a pagar uma multa de R$ 150 mil e devolver cerca de R$ 140 mil aos cofres públicos, por conta de mau uso do dinheiro do Fundo Partidário, referente a 2004, quando ele era o presidente do Diretório Estadual do PP. Na página de opinião, o artigo do doutor Bolan e a sempre atual crônica do blogueiro Hélio Consolaro. E no caderno social, destaque para a coluna do Douglas Zílio, um dos espaços mais disputados do jornal, e para a entrega do prêmio “Destaques do Ano”, que ocorreu na quarta-feira, 04, no Villa Rocca.

ASSOCIAÇÃO MANIFESTA APOIO AO DELEGADO DA PF DE JALES, ACUSADO DE ARBITRARIEDADES PELA UNIVERSIDADE BRASIL

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou ontem, 06, uma “nota pública” de apoio ao delegado da Polícia Federal de Jales, Cristiano Pádua da Silva, responsável pelas investigações da Operação Vagatomia, que apurou a venda de vagas no curso de Medicina da Universidade Brasil, campus de Fernandópolis, além de fraudes no FIES e outras irregularidades.

Na segunda-feira, 02, o advogado e atual reitor da Universidade, Adib Abdouni, ingressou com uma representação contra Cristiano na Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo. Na representação, Abdouni classifica a conduta do delegado como “questionável, antiética e estranha aos padrões regulamentares adotados pela Polícia Federal do Brasil”.

Segundo o advogado e reitor da Universidade, o delegado teria adulterado o conteúdo dos depoimentos incluídos no inquérito para isentar suspeitos que colaboraram com a investigação. Abdouni acusa o delegado por supostas arbitrariedades, como vazamento de informações sigilosas e intimidação de funcionários e alunos da Universidade. 

Ele reclamou, por fim, da forma supostamente jocosa e depreciativa que o delegado teria se referido, em um despacho, ao filho do dono da Universidade. “Num tom de deboche, ele chegou a insinuar que Stephano tinha uma opção sexual diversa da que transparecia”.

Jus Sperniândis? Eis a nota da ADPF:

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifesta apoio ao Delegado de Polícia Federal de Jales (SP), Cristiano Pádua da Silva, quanto à sua atuação no curso dos inquéritos policiais da denominada Operação Vagatomia, em exercício da independência funcional do Delegado de Polícia.

A segurança jurídica de todo cidadão começa no inquérito policial, sob presidência do Delegado de Polícia, o primeiro a observá-la e a garantir a sua efetividade, peça chave no chamado Estado Democrático de Direito, em que o Delegado é investido do poder para investigar um fato e, após formar a sua convicção, tornar o seu autor culpado ou inocente.

Nas palavras do eminente ministro Celso de Mello, “o delegado de polícia é o primeiro garantidor da legalidade e da justiça”, daí não serem aceitáveis as afirmações que sugerem ausência de isenção por parte do Delegado que presidiu o inquérito do caso.

A Polícia Judiciária, no exercício de função essencial à justiça, não tem compromisso com acusação ou com a defesa, mas apenas com a busca da verdade. O Delegado de Polícia decide pelo indiciamento de acordo com sua análise jurídica.

Esse livre convencimento é único e derivado do inquérito policial, que necessariamente contém isenção e imparcialidade, em decorrência dos princípios da impessoalidade e da moralidade, previstos no caput do artigo 37 da Constituição Federal.

Toda decisão de um Delegado de Polícia, baseada nos princípios acima descritos, vem revestida de embasamento jurídico e pormenorizado de tudo o que se apurou nas investigações.

DESDE SAÍDA DE DILMA, GASOLINA JÁ SUBIU 30% EM JALES. E O DIESEL JÁ AUMENTOU 12% DEPOIS DA GREVE DOS CAMINHONEIROS

A foto acima é de abril de 2016, mês que antecedeu o afastamento da então presidenta Dilma Rousseff (o impeachment foi em agosto, mas ela foi defenestrada em maio) da presidência da República. De lá para cá, o preço médio da gasolina já subiu cerca de 30%, nos postos de combustíveis de Jales.

Em maio daquele ano, a gasolina era comercializada em Jales a R$ 3,32, em média, segundo a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Já o preço médio praticado nesta semana, segundo a mesma ANP, chegou a R$ 4,29/litro.

Registre-se que o preço médio praticado em Jales é um dos mais baixos do estado de São Paulo. Em Votuporanga, por exemplo, a pesquisa diz que a gasolina está custando, em média, R$ 4,39, ou seja, dez centavos a mais por litro. E em Cubatão, que possui os combustíveis mais caros do estado, o preço médio da gasolina já passa dos R$ 4,50.

Já o preço do óleo diesel, que está irritando os caminhoneiros, aumentou pouco mais de 28% entre o afastamento de Dilma e os dias atuais. Em maio de 2016, o preço médio praticado em Jales era de R$ 2,88. Atualmente, o valor médio de cada litro de óleo diesel nas bombas de combustíveis de Jales já alcança os R$ 3,69.

Em relação aos preços que eram praticados antes da greve dos caminhoneiros, que eclodiu em maio do ano passado, o óleo diesel já subiu 12%. Em abril de 2018, mês que antecedeu a greve, os postos de Jales vendiam o óleo diesel a R$ 3,29, em média, uma diferença de R$ 0,40 por litro, em relação ao preço médio atual.

Como se vê, parece que os caminhoneiros bolsonaristas têm lá suas razões para se sentirem traídos pelo atual governo. 

TRAÍDOS POR BOLSONARO, CAMINHONEIROS PREPARAM GREVE NACIONAL

Só acredito vendo! Os caminhoneiros são, em sua grande maioria, bolsonaristas juramentados e não estão nem aí com mais essa bola nas costas. A notícia é do Correio Braziliense:

Líder dos caminhoneiros autônomos, Marconi França afirmou nesta sexta-feira (6/12) que, à 0h da próxima segunda-feira (16/12), “pelo menos 70%” dos cerca de 4,5 milhões de profissionais autônomos e celetistas vão parar em todo o país. O motivo é a insatisfação da categoria com o governo de Jair Bolsonaro, que, segundo França, não cumpriu o que prometeu aos trabalhadores.

“O governo não cumpriu nada do que prometeu. O preço do óleo diesel teve 11 altas consecutivas, em 2019. Não aguentamos mais ser enganados pelo senhor Jair Messias Bolsonaro, que protege o agronegócio e diz que o caminhoneiro só sabe destruir rodovias“, reclamou França ao Blog. O líder do movimento disse ainda que a duração do protesto não foi definida, ou seja, não se sabe se será prolongado por mais dias.

À tarde, o líder dos caminhoneiros foi à sede da Central Única dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (CUT-RJ) pedir apoio para o movimento. Lá, o caminhoneiro gravou um vídeo pedindo apoio da população (assista abaixo). “De todos que usam gasolina, óleo diesel e também gás de cozinha. Jair Bolsonaro esquece que quem transporta os produtos das indústrias e do agronegócio somos nós”, reforçou.

O movimento nacional dos caminhoneiros tem o apoio do presidente da CUT/RJ, Sandro Alex de Oliveira Cezar. O líder sindical destaca que ainda existe um racha na categoria dos caminhoneiros. “Cerca de 30% ainda acreditam no governo e no presidente da República. Mas nós temos certeza de que vão se conscientizar da necessidade de melhores condições de trabalho”, destacou Cezar.

DECISÃO DO STF SOBRE 2a. INSTÂNCIA COLOCA EM LIBERDADE MÉDICO DE JALES QUE COBRAVA DE PACIENTES DO SUS

Deu na coluna Radar, da Veja:

A decisão do STF de acabar com a prisão após segunda instância beneficiou não apenas o ex-presidente Lula, mas também um médico paulista que cobrava de mulheres ao fazer seus partos no SUS.

O médico Emerson Algerio Toledo, que atuava na região de Jales, cidade no interior de São Paulo, foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado, por exigir de grávidas atendidas pelo SUS pagamentos pela realização de partos por cirurgias cesarianas.

Denunciado pelo MPF em 2012, o médico só foi preso em outubro deste ano, após recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Emerson chegou a ser preso, mas devido à mudança da jurisprudência do STF, ele foi colocado em liberdade em novembro.

Em tempo: O médico obstetra Emerson Algério de Toledo chegou a ser preso preventivamente em janeiro de 2015, sob a suspeita de causar a morte de mãe e filho durante um parto irregular pelo Serviço Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Jales. Ele foi solto dois meses depois, por decisão da Justiça local, mediante o pagamento de uma fiança de R$ 100 mil.

Em dezembro de 2016, ele foi condenado em primeira instância a nove anos e um mês de detenção, em regime semiaberto, mas por outro caso. Investigado pelo MPF, ele foi acusado pelos crimes de concussão, estelionato, exercício ilegal da medicina e inserção de dados falsos no sistema do SUS.

Mesmo impedido de atuar pelo SUS, Emerson prestava serviços na Santa Casa de Jales e em postos de saúde de Dirce Reis, Pontalinda e Jales. A contratação irregular do médico causou a condenação de um funcionário da Santa Casa e dos responsáveis pelo setor de saúde dos municípios de Jales, Dirce Reis e Pontalinda.  

Em abril de 2018, a condenação do médico foi confirmada pelo TRF-3, que inclusive agravou a pena, determinando que ela fosse cumprida em regime fechado, mas, como se vê na notícia da Veja, ele só foi preso em outubro de 2019.

DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, a principal manchete destaca a participação do prefeito de Jales e presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), Flávio Prandi, na sessão plenária do Tribunal de Contas da União(TCU), do dia 28 de novembro, em Brasília, quando foi aprovada a renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista à empresa Rumo. A matéria informa que o contrato atual, que venceria em 2028, ganhou mais 30 anos e se estenderá até 2058. Mas, afinal, qual o interesse do prefeito de Jales nisso? O jornal explica: com a renovação, a Rumo antecipará investimentos da ordem de R$ 5,8 bilhões na ferrovia, sendo que uma pequena parte dessa grana deverá ser investida na construção de dois viadutos sobre a linha férrea, na zona urbana de Jales.

O jornal está destacando, também, a destinação de uma emenda parlamentar da deputada Analice Fernandes(PSDB),  que será utilizada na reforma e ampliação do prédio da APAE de Jales. A emenda, no valor de R$ 300 mil, fará parte do orçamento impositivo e deverá ser liberada no primeiro semestre de 2020. Segundo o jornal, os recursos foram solicitados à deputada pelo vereador Bismark Kuwakino, com o aval da diretora de captação de recursos da APAE, a ex-vereadora Pérola Cardoso. A deputada Analice declarou que “fiquei muito feliz em poder colaborar com a APAE, assim como os membros do PSDB que tem forte ligação com a entidade“.

Na coluna FolhaGeral, o diligente redator-chefe Roberto Carvalho informa que os analistas políticos de porta de boteco estranharam os comentários que invadiram as redes sociais há duas semanas, dando conta de que um funcionário do Instituto Municipal de Previdência (IMPSJ) teria cometido um ato irrefletido que causou prejuízos ao órgão. Segundo o Roberto, o estranhamento dos analistas tem razão de existir. Afinal, diz o colunista, somente um funcionário totalmente desmiolado transferiria milhares reais de uma conta e, depois de bloquear o acesso à mesma, correria à polícia para fazer um Boletim de Ocorrência.

1 452 453 454 455 456 1.806