IDOSO RECEBE VISITA DO CÃO DE ESTIMAÇÃO NO HOSPITAL E ENCONTRO EMOCIONA

Isso sim é amizade sincera. A notícia é do UOL:

Um reencontro entre um idoso e seu animal de estimação no hospital Emílio Carlos, em Catanduva, interior de São Paulo, causou comoção no local na tarde de ontem. E gerou uma melhora clínica no quadro do paciente.

Internado há quase um mês depois de fraturar o fêmur ao cair em casa, Arthur Santaela, 86, chorava por sentir a falta de seu fiel escudeiro, o vira-lata Sheike, com quem convive há seis anos. Para tentar amenizar o sofrimento do aposentado, que ainda não tem previsão de alta, a filha resolveu promover o encontro entre os dois.

“Desde que meu pai foi internado, ele pergunta pelo cachorro todos os dias. Na última semana, percebemos que ele estava chorando muito por sentir falta do Sheik, daí surgiu a ideia de fazer o encontro”, contou Celia Raquel Santaela, filha do aposentado.

 “O Sheike também sente muito a falta do meu pai. Ele fica triste e chora a noite toda.” Os médicos aprovaram a ideia de Célia e viram que o encontro não causaria complicações de saúde para o aposentado. Antes de ser levado ao hospital, Sheike passou por atendimento veterinário e tomou banho.

Para o encontro, foi montada toda uma operação, já que o animal não pode entrar no ambiente hospitalar. Para Sheike ver seu dono, seria necessário descer com o paciente.

Em uma maca e acompanhado por toda a equipe médica, Arthur foi levado até o jardim do hospital, onde o encontro aconteceu. Além dos médicos, familiares do aposentado também acompanharam a visita.

“Eu nunca vi um amor tão puro e verdadeiro. Foi emocionante e meu pai ficou muito feliz”, disse Célia.

De acordo com o coordenador médico do hospital, Rogério Lima Duarte, que acompanha o tratamento do aposentado, o encontro com Sheike trouxe diversos benefícios para a saúde de Arthur e vai ajudar na melhora de seu quadro clínico.

“Além da fratura, o Arthur teve uma pneumonia recente e isso o deixou muito debilitado. Mas depois que ele encontrou com o Sheike, a melhora já foi excepcional. Tiramos o oxigênio e ele já está bem melhor. Além da melhora clínica, sentimos também outros benefícios como no humor, na questão psicológica e na expectativa de se recuperar e ir para a casa logo”, disse o médico.

PRAZO PARA FAZER A BIOMETRIA VAI ATÉ A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA. CARTÓRIO ELEITORAL FARÁ PLANTÃO NESTE FINAL DE SEMANA

Se o prezado leitor e a estimada leitora estão entre os mais de 7.000 retardatários da 152ª Zona Eleitoral de Jales que ainda não foram ao Cartório para realizar o recadastramento biométrico, é melhor interromper seus afazeres e dar um pulo até lá.

Para facilitar sua vida, o Cartório estará aberto no sábado e no domingo, das 08 às 14 horas. Será o último final de semana em que o Cartório estará de plantão, já que o prazo final para o recadastramento se encerra na quinta-feira, 19. De segunda-feira até a quinta, o horário de atendimento será das 08 às 19 horas.

A 152ª Zona Eleitoral reúne os eleitores de Jales, Dirce Reis e Pontalinda. No total, são 43.457 eleitores, dos quais 36.287 já tinham encontrado um tempinho para fazer o recadastramento. Dos três municípios, Jales é o que tem os eleitores mais folgados. Até a quarta-feira passada, 91% dos eleitores de Dirce Reis e 88% dos eleitores de Pontalinda já tinham realizado o recadastramento. Entre os eleitores de Jales, o percentual é de apenas 83%.

O castigo para quem não providenciar o recadastramento biométrico não fica apenas na impossibilidade de votar nas próximas eleições. O eleitor relapso terá o título cancelado e, se for aprovado, por exemplo, em um concurso público, não poderá tomar posse.

Além disso, não conseguirá obter passaporte ou CPF e nem tampouco poderá obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo. Entre outras coisas.

Para realizar o recadastramento biométrico, o eleitor deve levar documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal, certidão de nascimento ou de casamento), comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias, etc., desde que contenham nome e endereço e sejam recentes, com menos de três meses de emissão), e o título eleitoral, caso o tenha.

UNIJALES: QUATRO TRABALHOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÃO ENTRE OS DEZ MELHORES DO CONIC 2019

Com informações da assessoria de imprensa da Unijales:

Os alunos do curso de Administração da Unijales, a coordenadora Luciana Rocha e os professores estão em comemoração. No último mês de novembro, nos dias 29 e 30, eles estiveram em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi para participar do 19º CONIC- Congresso Nacional de Iniciação Científica.

Do curso de Administração, todos os alunos enviaram seus artigos e 100% foram aprovados pelo CONIC. A ótima notícia é que quatro trabalhos se classificaram entre os dez melhores do CONIC 2019.

“Fatores causadores do Turnover- Um estudo de caso numa Usina Sucroalcooleiro do Noroeste Paulista”, apresentado pelos alunos Vinicius Rocha e Jayni Ribeiro dos Santos (foto acima) e “Satisfação do cliente: Um estudo numa academia Jalesense”, apresentado pela aluna Janaine Naves Ros (ao lado) foram dois dos quatro trabalhos escolhidos.

“Parabenizamos a todos os alunos por essa conquista, professores e orientadores, pelo excelente trabalho desenvolvido, a qualidade do curso e a recente nota 4 no Enade demonstram que o curso de Administração vem se desenvolvendo positivamente, permitindo que os profissionais formados pela Unijales se destaquem no mercado de trabalho”, disse a coordenadora de Administração, Luciana Rocha. 

O CONIC tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Ao mesmo tempo, o CONIC promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados. 

DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, o principal destaque é a boa avaliação obtida pela UPA de Jales, em fiscalização do Tribunal de Contas do Estado. De vez em quando, o TCE realiza fiscalizações surpresa em unidades de saúde para verificar as condições dos serviços oferecidos à população. Dessa vez, foram fiscalizadas 299 unidades de saúde em 230 municípios paulistas, incluindo a UPA de Jales. Segundo a notícia, dois fatores que influíram na boa avaliação da nossa UPA foram a atuação proativa do Conselho Municipal de Saúde e a redução das filas de atendimento, em virtude da contratação de um terceiro médico. A notícia diz, ainda, que a nossa UPA recebe mensalmente cerca de 8 mil pessoas de Jales e cidades da região e, aproximadamente, mais de 1.200 pacientes de cidades mais distantes, inclusive de outros estados.

A capa destaca, ainda, a comemoração dos 60 anos da Diocese de Jales, criada em 12 de dezembro de 1959 pelo papa João XXIII e instalada no dia 15 de agosto de 1960. Nas páginas internas, o jornal traz notícia sobre o prêmio recebido pela Sabesp como um dos “Cases de Sucesso em Água e Saneamento 2019”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). O uraniense Benedito Pinto Ferreira Braga Júnior, presidente da Sabesp, representou a autarquia na entrega do prêmio.

Na coluna FolhaGeral, o diligente redator-chefe Roberto Carvalho está informando que em alguns municípios da região já começa a aparecer os nomes de pretensos candidatos a prefeito. Em Aspásia, por exemplo, fala-se que o ex-prefeito Elias Roz Canos “Lia do Bar” (PSDB), teria confidenciado aos amigos mais próximos que tem intenção a de disputar a cadeira do Poder Executivo novamente. O problema é que, segundo seus adversários, Lia estaria fora da disputa em 2020, por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O colunista registra, porém, que somente será possível saber com certeza se a ficha do Lia está suja, quando ele registrar sua candidatura.

APAE DE JALES E AVCC SÃO BENEFICIADAS COM EMENDA DO DEPUTADO ITAMAR BORGES

A notícia é da assessoria de imprensa do deputado:

O deputado Itamar Borges destinou emenda parlamentar para a AVCC – Associação de Voluntários de Combate ao Câncer, por meio da Prefeitura de Jales, que será usada para a aquisição de um veículo. E para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jales – APAE, no valor de R$ 100 mil, para a aquisição de veículo, equipamentos e mobiliários. A liberação foi feita em 09 de dezembro, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. 

“Iniciativa importante que fortalece o município e beneficia diretamente a população, que mais precisa de atenção”, destaca o deputado Itamar Borges, ao comemorar a conquista.

Na oportunidade, também foram firmados convênios de mais de R$ 12 milhões com entidades de 193 municípios. Serão beneficiados ações e projetos voltados a crianças, jovens e idosos e as instituições poderão realizar obras de melhorias ou comprar veículos e equipamentos.

O governador João Doria, a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, realizaram a assinatura com o preito Flá. O evento foi acompanhado pelo chefe de gabinete do deputado Itamar, Carlos José Zigart, e pelas assessoras Mara Amaral e Marcia Fonseca.

“Ações sociais transformam a vida e a realidade de crianças, adolescentes e idosos e contribuem para a criação de um mundo mais justo e igualitário. O apoio a entidades sociais e assistenciais é uma das marcas mais fortes dos meus mandatos, além de ser uma das causas que eu defendo e acredito, é um trabalho fundamental para os cidadãos que mais necessitam de ajuda e se encontram em situação de vulnerabilidade”, finaliza Itamar Borges.

PREFEITO DE CIDADE DO MARANHÃO BAIXA PREÇO DA CARNE POR DECRETO

Eis aí uma boa sugestão para o nosso prefeito Flá Prandi. Além de baixar o preço da carne, ele bem que podia aproveitar o decreto para revogar a lei da oferta e procura. A charge é do Lute e a notícia é do Conjur:

O prefeito Francisco Clidenor Ferreira do Nascimento (Cidania), de Lagoa Verde, no interior do Maranhão, decidiu baixar o preço da carne na canetada.

O decreto 040/2019 estabelece que os açougues da cidade voltem a cobrar o preço anterior à alta do produto.

O documento estabelece que a carne bovina com osso deve custar R$ 12 e a desossada ,R$ 15.

O decreto foi publicado no último dia 6 de dezembro e entrou em vigor no mesmo dia.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o secretário de Fazenda e Planejamento do município, Geyson Monteiro Aragão, disse que prefeitura estuda enviar aos açougues uma nova tabela de preços por ofício.

Aragão revelou que é cultural na cidade a prefeitura intervir no preço da proteína animal. Segundo ele, a administração local tentará um acordo para que o produto seja mais barato ao menos no final de ano.

PADRE É PRESO SOB SUSPEITA DE ESTUPRAR GAROTO QUE TRABALHAVA EM SINAL

A notícia é do iG:

Um padre de 43 anos foi preso após estuprar um adolescente de 14 em situação de vulnerabilidade social dentro de um shopping na cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo, na última segunda-feira (9).

A vítima de Anderson Moraes Domingues estava em um grupo de amigos vendendo balas em um sinal da cidade quando o padre parou o veículo, comprou a mercadoria, saiu do local e voltou cerca de dez minutos depois oferecendo um passeio, milk shake, uma ida ao cinema e brincadeiras aos jovens em um shopping da região.

Os garotos aceitaram a oferta e seguiram até o local com o padre. Desconfiados das atitudes do homem após o cumprimento das promessas dele, os adolescentes avisaram ao segurança do local o que estava ocorrendo e se esconderam dele no banheiro, mas o padre os encontrou e conseguiu capturar um dos jovens no local. O adolescente reagiu, gritou e lutou com o padre, chamando atenção dos seguranças em alerta.

padre foi preso em flagrante por estupro e favorecimento de prostituição. Ele está à disposição da justiça no 1º DP da cidade litorânea. A Diocese de Campo Limpo afirmou que medidas cabíveis no meio eclesiástico serão tomadas. Em nota, ela afirmou, ainda, que está “unida em oração pelos que sofrem”.

TRF-4 MANDA SOLTAR EMPRESÁRIO WALTER FARIA

Do Diário da Região:

A Oitava Turma do TRF-4 concedeu nesta quarta-feira, 11, um habeas corpus ao empresário de Fernandópolis Walter Faria, dono do grupo Petrópolis preso em agosto na Lava Jato. Ele é acusado de lavar dinheiro para a Odebrecht na distribuição de propinas por meio de contas no exterior.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), entre 2006 e 2007, Faria e dois sobrinhos teriam recebido de operadores financeiros mais de US$ 3,6 milhões em contas secretas mantidas na Suíça. As investigações apontam que executivos do grupo são suspeitos de lavar R$ 329 milhões entre 2006 e 2014 no interesse da construtora.

Faria teve a prisão preventiva decretada no final de julho, em nova fase da Operação Lava Jato suspeito de comandar suposto esquema de pagamento de propinas e doações para campanhas eleitorais a pedido do Grupo Odebrecht entre 2006 e 2014.

Segundo informações da Lava Jato, integrantes do Grupo Petrópolis foram presos pela lavagem de R$ 329 milhões entre 2006 e 2014 em doações eleitorais, consideradas propinas de interesse da Odebrecht.

Equipes da PF de Jales foram mobilizadas naquela ocasião para cumprir as decisões da Lava Jato na região de Rio Preto. Segundo a força-tarefa, Walter Faria, que seria “grande operador de propina”, foi considerado foragido até se apresentar à Polícia Federal, em Curitiba, no dia 5 de agosto e estava preso desde então.

TRÂNSITO NA ÁREA CENTRAL DE JALES SERÁ MODIFICADO DURANTE DIAS DO ‘NATAL MAIS FELIZ’

Da Secretaria Municipal de Comunicação:

Um pedido da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jales) foi atendido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jales e trechos de ruas e avenidas serão interditados em horário especial durante o Natal Mais Feliz, que se estende de 16 a 23 de dezembro, enquanto o comércio estiver aberto após as 18 horas.

“Na verdade é um pedido dos nossos associados que repassamos para a Prefeitura e fomos atendidos. Condutores precisam ficar atentos para os horários e trechos que sofrerão interdição a partir da próxima segunda-feira”, ressaltou o presidente da ACIJ, Leandro Rocca.

De segunda, 16, a sexta-feira, dia 20, após as 18 horas, e na segunda-feira, dia 23, serão interditados trechos da Avenida Francisco Jales (da Rua 6 até a Avenida João Amadeu); a Rua 12 (da Avenida Francisco Jalles até a Rua 9); a Rua 10 ( da Rua 9 até a Rua 11) e a Rua 8 (da Rua 9 até a Rua 11).

“Muitas pessoas utilizaram até as redes sociais para pedir que os trechos fossem interditados para facilitar o acesso às lojas durante o período que antecede o Natal, alegando segurança para as crianças que acompanham os pais e mais facilidade durante essa semana que costuma ser muito mais movimentada nesses dias”, frisou Leandro.

1 450 451 452 453 454 1.806