ESCOLA ‘DOM ARTUR’ INTEGRARÁ PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL A PARTIR DE 2020

O Governador João Doria e o Secretário da Educação Rossieli Soares anunciaram na sexta-feira (13), o que eles estão chamando de “a maior expansão do ensino integral da história de São Paulo”. Segundo o que está sendo noticiado, mais 247 escolas estaduais estarão no Programa de Ensino Integral (PEI), a partir do ano que vem, juntando-se às 417 que já funcionam nessa modalidade.

Até este ano de 2019, apenas uma escola da Diretoria Regional de Ensino de Jales funcionava no regime de tempo integral: a EE “Carlos Arnaldo Silva”, no Jardim América, que aderiu ao programa em 2014. A partir de 2020, pelo menos outras 08 escolas vinculadas à Diretoria Regional de Jales integrarão o Programa de Ensino Integral.

Uma delas é a EE “Dom Artur Horsthuis”, aqui de Jales. As outras são das cidades de Mesópolis, Santa Clara D’Oeste, Marinópolis, Dolcinópolis, Aparecida D’Oeste, Santa Rita D’Oeste e Dirce Reis. Na região de Fernandópolis, são 11 as escolas que integrarão o PEI, enquanto na região de Votuporanga serão 07.

Nas escolas de ensino integral, a carga horária é de até nove horas e meia, enquanto nas demais escolas da rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Os alunos terão direito a três refeições diárias. E os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.

Tem, porém, um porém. Os professores das escolas de ensino integral são obrigados a aderir ao regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola. Ou seja, os professores da “Dom Artur” – como já acontece com os professores da “Carlos Arnaldo” – não poderão dar aulas em outra escola, durante o dia.

Segundo o governador, estudos apontam que o ensino integral melhora a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior no último Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em relação a estudantes das escolas regulares.

RECORD É CONDENADA A PAGAR INDENIZAÇÃO A EX-GOLEIRO DO GUARANI

A Rede Record de Televisão, do bispo Edir Macedo, foi condenada a indenizar o ex-goleiro do Guarani de Campinas, Sérgio Neri, em R$ 150 mil. A sentença é do juiz Valdeci Mendes de Oliveira, da 4ª Vara Cível da Comarca de Marília(SP).

O juiz considerou ofensiva uma reportagem sobre a carreira do ex-jogador, exibida pela Record, em 2018. A reportagem tratou do envolvimento de Neri com o álcool e para ilustrar a matéria, a Record utilizou-se de atores que representavam o ex-goleiro vivendo em estado de mendicância.

Para o juiz, a liberdade de expressão e de informação possui limites, não podendo ultrapassar os princípios da dignidade da pessoa humana. As cenas da Record mostravam um homem sentado no chão, com uma garrafa ao lado, levando os telespectadores a acreditar que se tratava de Néri.

Sérgio Néri iniciou a carreira no Guarani e começou a ganhar destaque no Campeonato Brasileiro de 1986, no qual o Guarani foi vice-campeão. Em 1988, Sérgio Néri voltou a viver grande momento no Guarani, ao disputar o título do campeonato paulista com o Corinthians.

O Guarani perdeu, é claro, ficando com o vice-campeonato paulista. Três anos depois, Sérgio Néri foi negociado para o Bahia, mas não conseguiu jogar o mesmo futebol dos tempos do Bugre. Também atuou em equipes de menor expressão do interior paulista.

A foto lá de cima mostra um dos times do Guarani da época de Sérgio Neri, com craques como Ricardo Rocha, Evair, Marco Antônio Boiadeiro e João Paulo. O grandalhão agachado, ao lado do Evair, é o Tite, atual técnico da seleção brasileira.

“UM HOMEM NEFASTO E SEM CARÁTER”, DIZ VIÚVA DE PAULO FREIRE SOBRE BOLSONARO

O UOL explica que, segundo o Houaiss, o termo “energúmeno” possui três significados: 1) indivíduo possuído pelo demônio, possesso, endemoniado. 2) pessoa que age com violência, de forma irracional, brutal, desequilibrado, desatinado. 3) indivíduo ignorante, boçal, imbecil.

Reparando bem, talvez o Bozo estivesse se referindo a si mesmo. Deu no Brasil 247:

Ana Maria Araújo Freire, educadora e viúva de Paulo Freire, rebateu Jair Bolsonaro, que ofendeu um dos principais educadores da história do Brasil e reconhecido mundialmente chamando Freire de “energúmeno”.

“A palavra não se adequa a Paulo. Paulo não é isso. Paulo não é nenhum demônio que veio à Terra. Pelo contrário, Paulo veio à Terra para pacificar o mundo”, disse Ana Maria, em entrevista à coluna de Guilherme Amado, na Época.

Ela ainda acredita que “no fundo, ele (Bolsonaro) pensa que Paulo é um grande homem, como é,” e ataca dizendo que Paulo é um ser diabólico. “Paulo foi um ser da paz. No fundo, ele tem um pouco de inveja também, queria ser como Paulo foi, mas não pode, não consegue. Tem de estar o tempo todo de pontaria armada para atingir alguém”, disse a educadora.

Ana Freire salientou que o tipo de crítica feita por Bolsonaro não é “postura de um presidente” e que ele é um homem “nefasto”.

“Paulo está lá sossegado no lugar dele, está lá no céu. Bolsonaro é um homem sem nenhum pudor, sem nenhum caráter, sem nenhuma autocensura. Tudo o que ele tem na cabeça é contra as outras pessoas, ele só tira das ofensas os três filhos, nem os outros dois ele tira. É um homem nefasto, uma coisa absolutamente terrível”, frisou.

18 DOS 27 VEREADORES DE UBERLÂNDIA SÃO PRESOS EM OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Você acha que a Câmara de Jales é ruim? Então me diga se os eleitores de Uberlândia sabem escolher seus representantes. Deu no G1:

Vinte dos 27 vereadores de Uberlândia foram alvos de mandados de prisão na manhã desta segunda-feira (16) em uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG). A ação apura desvio de verbas de gabinete e também inclui mandados para prender outras 20 pessoas, entre funcionários e assessores da Câmara Municipal e donos de gráficas.

Entre os investigados estão o presidente da Câmara, Hélio Ferraz, o Baiano (PSDB), que foi preso. Também estão na lista dos vereadores alvos de mandado de prisão os vereadores Juliano Modesto (SD) e Alexandre Nogueira (PSD) — o primeiro já estava preso, e o segundo cumpria prisão domiciliar e foi levado para a delegacia.

Para os três, o mandado é de prisão preventiva. Para todos os demais, prisão temporária. (confira nomes abaixo).

Até por volta de 10h45, 18 vereadores já estavam presos e dois ainda não haviam sido localizados — o nome deles não foi divulgado. Das outras 20 pessoas alvos dos mandados, 15 já estavam presas às 10h45. Foram expedidos, ainda, 42 mandados de busca e apreensão, inclusive na Câmara.

O grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-MG, responsável pela ação, informou que a operação investiga desvio de recursos da verba indenizatória de gabinete da Casa, por meio de uso de notas fiscais frias de gráficas.

“Tivemos nesses últimos três anos 17,5 milhões de informativos impressos por esses vereadores, que corresponde a 35 informativos por eleitor. Obviamente esse número é irreal, se fizer pesquisa percebemos que muitas pessoas nas ruas não receberam informativos”, disse o promotor de Justiça Daniel Marotta Martinez.

Ainda segundo o promotor, durante a operação “O Poderoso Chefão”, o dono de uma gráfica afirmou ter uma empresa de fachada utilizada para desvio de verbas indenizatórias. Com base nestas informações, o Gaeco começou a verificar quais outras gráficas eram utilizadas pelos parlamentares já presos.

“De janeiro de 2017 a dezembro de 2019 os vereadores gastaram mais de R$ 4 milhões em serviços de impressões. Constatamos que essas gráficas não tinham capacidade de prestar esse tipo de serviço que estão nas notas. Não se compravam insumos usados. Algumas funcionam, sim, regularmente, mas não compravam material suficiente dos descritos nas notas fiscais. As notas são rigorosamente do mesmo valor para vereadores diferentes”, explicou.

BOLSONARO SE VACINA CONTRA SUPOSTAS “NOVAS REVELAÇÕES” SOBRE O ASSASSINATO DE MARIELLE FRANCO

Deu no Brasil 247:

Tudo indica que o clã Bolsonaro será atingido por novas revelações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, nos próximos dias. Isso porque o próprio Bolsonaro se vacinou contra o que está por vir, ao dizer que novas armações estão sendo preparadas por adversários, insinuando que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, poderia acusar alguém de sua família pelo brutal assassinato. A atitude de Bolsonaro gerou certa perplexidade, no meio jornalístico.

“Ora, um presidente que diz coisas definitivas sobre um assassinato —vêm aí novas armações contra mim—, mas não define muito bem as coisas, não precisa de imprensa ou de gente malévola para se enrolar. Bolsonaro tropeça na própria língua. Parece atormentado pela síndrome do que está por vir. E o país se pergunta: O que só Bolsonaro sabe sobre o caso Marielle?”, questionou Josias de Souza, em sua coluna no Uol.

Percepção semelhante foi a do jornalista George Marques, que comentou sobre a vacina de Bolsonaro em seu twitter:

O que parece certo é que o clã em breve terá que voltar a dar explicações sobre o caso, que tem relação direta com as milícias apadrinhadas pela família Bolsonaro.

JORNAL DE JALES: PARA TOSHIRO SAKASHITA, TER SIDO ELEITO POR ACLAMAÇÃO PARA PROVEDORIA AUMENTA RESPONSABILIDADE

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cujo principal destaque é a eleição do empresário Toshiro Sakashita para o posto de provedor da Santa Casa de Jales, no biênio 2020/21. Ele deve assumir a provedoria no dia 1º de janeiro, no lugar de Júnior Ferreira que ocupou o cargo durante três anos e meio, desde quando Garça se afastou para se candidatar a vice-prefeito. Em entrevista ao jornal, Toshiro disse que o fato de ter sido eleito por aclamação torna a tarefa de administrar o hospital “uma responsabilidade ainda maior”. Ele afirmou, também, que “não existe nada que dê certo se não houver a dedicação dos funcionários” e, por isso mesmo, pretende manter um diálogo permanente com os colaboradores do hospital.

O jornal está destacando, igualmente, a investigação de um possível caso de receptação de carne roubada. Uma operação com três delegados e 23 policiais civis de Santa Fé do Sul e região, realizada em uma rede de supermercados, resultou na apreensão de seis toneladas de carne bovina, que seria produto de roubo. Os policiais receberam a informação de que a carne estaria sendo comercializada em Santa Fé e Jales. O dono da rede comercial apresentou a nota fiscal emitida por uma empresa de São Paulo e a polícia constatou que o documento era verdadeiro. A operação teve desdobramentos em São Carlos e na região de Ribeirão Preto.

A excelente avaliação obtida pela UPA de Jales, após fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado; as novidades da programação do “Natal Feliz”, que começa nessa segunda-feira com o comércio aberto até as 22 horas e apresentações artísticas na Praça do Jacaré; o grande sucesso alcançado no lançamento do Condomínio Bella Vista, do grupo BVLX; o leilão em prol do Hospital de Amor, realizado no domingo passado, que teve menos gado e uma arrecadação maior do que em edições anteriores; e o caso do médico de Jales, que deixou a prisão depois de pouco mais de dois meses preso, beneficiado pela decisão do STF sobre segunda instância, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior comenta que a ascensão da professora Marynilda Cavenaghi à presidência do MDB de Jales foi antecedida de interessante movimentação de bastidores. Segundo o colunista, Marynilda estava na iminência de assumir a presidência de outro partido – o Podemos – antes de ser convencida pelo experiente João Missoni Filho a ficar no MDB. Deonel informa que já havia até uma conversa pré-agendada entre Marynilda e dirigentes do Podemos, em São Paulo, articulada pelo pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Luiz Henrique Moreira. LH teria conseguido seu intento, não fosse o poder de persuasão do traquejado “manda-brasa” João Missoni.   

LULU SANTOS E MARINA DE LA RIVA – “ADIVINHA O QUÊ”

Assim como o Ney Matogrosso – assunto deste modesto blog na semana passada – Lulu Santos é filho de militar. Batizado Luís Maurício Progana dos Santos, ele começou a tocar aos doze anos e, adolescente ainda, formou uma banda inspirada nos Beatles.

O pai o queria militar também, mas, não muito disposto a realizar o sonho do velho, Lulu Santos tratou de fugir de casa antes mesmo de completar o colegial e foi percorrer o Brasil junto com alguns hippies. Aos vinte anos, já tendo se dispensado da companhia dos hippies, ele se juntou ao Lobão e ao Ritchie, formando a banda Vímana.

O casamento musical não durou muito e Lulu acabou expulso da banda pelo tecladista Patrick Moraz, ex-Yes. Já o casamento com a jornalista Scarlet Moon, que ele conheceu em uma festa na casa de Caetano Veloso, até que durou bastante: de 1978 a 2006.

Findo o enlace hétero, Lulu manteve, de 2008 a 2016, um discreto namoro com o empresário Bruno Azevedo. Em 2018, aos 65 anos, ele saiu definitivamente do armário e assumiu publicamente sua bissexualidade, ao mesmo tempo em que anunciava um novo namoro, dessa vez com o analista de sistemas Clebson Teixeira, com quem se casou.

Isso, porém, não nos interessa. O que interessa, na verdade, é a grande obra musical de Lulu Santos, que já conta com 22 álbuns de estúdio e mais de 7 milhões de discos vendidos. “Adivinha o Quê” integra o segundo álbum de Lulu – “O Ritmo do Momento”, de 1983 – que trouxe também os megassucessos “Um Certo Alguém” e “Como Uma Onda”, esta última composta para a trilha sonora de um filme.

“Adivinha o Quê” também integrou uma trilha sonora, só que de uma novela, a telelágrimas global “Guerra dos Sexos”, de 1983. A versão do vídeo é cantada quase totalmente em castelhano, mas dá para entender.

Sobre a esfuziante Marina de La Riva – filha de pai cubano e mãe mineira – eu já escrevi alguma coisa aqui, de modo que o melhor a fazer, agora, é vê-la cantando com Lulu:

A TRIBUNA: NOVA PRESIDENTE DO MDB DE JALES DIZ QUE NÃO VAI APOIAR REELEIÇÃO DE FLÁ

No jornal A Tribuna deste final de semana, o principal destaque é a decisão do Órgão Especial do TJ-SP, que aprovou a transformação das cinco varas de Jales, de cumulativas – aquelas onde o juiz é uma espécie de “clínico geral”, ou seja, julga todo tipo de matéria – para varas especializadas. A partir de agora, a 1ª e a 2ª varas cuidarão apenas de processos da área criminal, enquanto a 3ª, a 4ª e a 5ª varas julgarão somente ações cíveis e ou fiscais. O objetivo é dar maior agilidade ao Judiciário. A mudança irá causar uma grande movimentação de processos, no Fórum de Jales. Por exemplo: a ação penal que envolve a ex-tesoureira Érica Cristina Carpi sairá da 5ª Vara, cujo titular é o juiz Adílson Vagner Ballotti, e irá para a 1ª Vara, atualmente com uma juíza substituta.

O jornal está destacando, também, o início da recuperação do Bosque Municipal, que foi tomado por um incêndio em setembro deste ano. De acordo com a notícia, a recuperação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, cuja titular, Sílvia Andreu Avelhaneda Pigari, explicou que o trabalho – que inclui a limpeza do local e plantio de diversas espécies – será intenso e complexo. Segundo a secretária, serão cultivadas espécies do tipo pioneiras (que apresentam crescimento rápido), secundárias iniciais, secundárias tardias e clímax.

As investigações da polícia, que está apurando a venda de carne roubada em um supermercado da região; a avaliação bastante positiva dos serviços prestados pela UPA de Jales, que recebeu uma visita surpresa de fiscais do Tribunal de Contas; a declaração da nova presidente do diretório do MDB de Jales, a professora Marynilda Cavenaghi, onde ela deixa claro que não vai apoiar a reeleição do prefeito Flá Prandi; e o livramento condicional do ex-prefeito de Dolcinópolis, José Luiz Reis Inácio de Azevedo, que deixou o Centro de Ressocialização de Araçatuba e está morando em São José do Rio Preto, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, informação dá conta de que os carnês de impostos municipais – IPTU, ISS, etc – poderão chegar aos contribuintes jalesenses com ligeiro atraso, em 2020. O problema está na licitação aberta para contratação da empresa que cuidará da confecção e impressão dos indigitados carnês. Duas empresas se interessaram pelo serviço, mas uma delas foi desclassificada (erro na proposta) e a outra foi inabilitada (documentos vencidos). Na página de opinião, os costumeiros artigos do doutor Bolan e do blogueiro Hélio Consolaro. E no caderno social, destaque para a coluna do Douglas Zílio.

MARIANA SAAD É UMA DAS CINCO YOUTUBERS MAIS RELEVANTES DO PAÍS, DIZ PORTAL DA RECORD

O portal R7 publicou neste sábado uma matéria sobre a filha mais famosa do Dario Carvalho e da Raquel Saad. A matéria completa, com vários vídeos e fotos da Mariana Saad, pode ser vista aqui. Abaixo, uma parte do texto publicado pelo R7:

Certamente, o Brasil possui uma teia de youtubers de maquiagem que fazem muito sucesso. É impossível falar disso, aliás, sem lembrar de Mariana Saad. O seu canal do Youtube, que leva seu próprio nome, possui quase dois milhões de seguidores. Além disso, sua conta no Instagram possui mais de três milhões de seguidores.

No auge dos seus 24 anos de idade, ela é considerada pela Revista Vogue Brasil uma das cinco influencers digitais mais relevantes do Instagram no país. Além disso, ela já foi citada pela Revista Forbes na famosa lista dos 30 empresários com menos de 30 anos de idade.

Primeiramente, Mariana Saad nasceu em Jales, no interior de São Paulo. A cidade possui uma população estimada de 50.112 habitantes e está a cerca de 586 km da cidade de São Paulo.

Ela nasceu no dia 24 de agosto de 1995 e veio de uma família de classe média. Ela é filha de um fisioterapeuta e uma dentista.

Sua paixão por maquiagem, aliás, veio da mãe e acabou se tornando profissão. Além de maquiadora profissional, ela se tornou blogueira e youtuber para poder compartilhar suas dicas e experiências através de tutoriais detalhados.

Ao contrário de muitas blogueiras de moda de sucesso, a virginiana não tinha acesso às grifes caras e nem às viagens internacionais. Ela, então, começou sem os luxos e as riquezas de muitas blogueiras por aí.

Também chamada de Mari Saad, na adolescência tinha o sonho de fazer medicina na capital paulista. Aos 16 anos de idade, contudo, desistiu de vez do curso para começar sua carreira como maquiadora e, posteriormente, no Youtube.

É perceptível o crescimento dela em frente a câmara ao longo dos anos. Ou seja, como passar dos anos, ela foi ganhando cada vez mais seguidores, mais experiência, fama, intimidade com a câmera e, claro, patrocínios.

Atualmente, Saad já cobriu semanas de moda internacionais – como, por exemplo, as Londres e Nova York – e nacionais. Também já participou de campanhas e parcerias profissionais com marcas como Avon, Natura, Niely, Boticário, Vult, Colgate, Riachuelo, Adrun Tenis, entre outras.

Nesta altura do campeonato, ela é muito mais do que uma youtuber. Certamente, se tornou uma grande empresária. Mariana, aliás, tem seu próprio escritório, lançando linha de produtos licenciados, como as marcas de cosméticos Océane e Payot.

Além disso, ela também reúne multidões em suas palestras pelo país. Ela, basicamente, motiva e inspira mulheres de todas as idades a descobrirem sua real beleza e autoestima, deixando uma mensagem de garra e otimismo.

Em contraste com muitas outras youtubers, ela fez um vídeo contando sobre sua cirurgia plástica antes mesmo de realizá-la. Ademais, é possível ver no vídeo acima, o antes e depois da sua cirurgia de retirada de gordura localizada da garganta (papada) e axilas.

Vale lembrar ainda que, durante um tempo, Mari  se tornou a embaixadora do silicone no Youtube.Todavia, ela nunca fez esse tipo de intervenção cirúrgica. Portanto, sua única outra intervenção é o preenchimento labial. Pelo menos é isso que a youtuber afirma em seus vídeos.

Mariana Saad não viveu muitos relacionamentos, na verdade apenas um durante o seu tempo em frente as telas. Ela está noiva do seu primo Guilherme Suetugo. Os dois namoram há mais de cinco anos e sempre que têm oportunidade, gravam um vídeo juntos para o canal de Youtube da Mariana Saad.

1 449 450 451 452 453 1.806